Europeu de sub-19 em futsal: Portugal revalida o título!
Equipa portuguesa disputa hoje a final do Euro, prova na qual defende o estatuto de detentor o título e defronta a Espanha com a esperança de sagrar-se bicampeã europeia do escalão

Termina a partida: Portugal revalida o título europeu de sub-19 em futsal com uma meritória reviravolta!

Grande jogada de Renato Almeida pela esquerda, a servir Tchuda que surgiu ao segundo poste a confirmar o golo português!

10': Golo de Portugal! A equipa nacional passa para a frente a 14 segundos do final e coloca-se a um passo da revalidação do título!

10': cartão amarelo para Rodrigo Monteiro (Portugal).

8': Portugal desperdiça um livre de dez metros! Tchuda forçou a sexta falta espanhola, mas na conversão Rodrigo Monteiro permitiu a defesa do guarda-redes Iker Abad, que entrou para defender o pontapé do pivot nacional.

8': cartão amarelo para Miquel (Espanha).

6': Renato Almeida surge em evidência a atirar para a baliza pela esquerda, mas Javi Bule saiu com coragem e defendeu para canto.

Já se joga a segunda parte do tempo extra. Tudo empatado!

Intervalo no prolongamento: Portugal 2-2 Espanha

Quase a reviravolta para Portugal, a 36 segundos do final da primeira parte do tempo extra! Diogo Sousa desviou para golo, mas... Miquel surgiu sobre a linha de golo a afastar.

Portugal assume as despesas no prolongamento, mas sem encontrar espaço para atacar a baliza espanhola com o perigo desejado.

Já se joga o tempo extra na Moldávia!

A partida retomou e... prolongamento!

Timeout, com pouco mais de dez segundos para jogar no tempo regulamentar

39: Golo de Portugal! A aposta no guarda-redes avançado revelou-se certeira para a equipa nacional - Rodrigo Monteiro atirou ao poste e, solícito, surgiu na recarga Tiago Rodrigues a igualar a partida.

Risco total para Portugal, que aposta no 5x4!

36': Na resposta, quase marca a Espanha por Miquel, que atirou para defesa apertada de Eurico Cunha, com as pernas.

36': Portugal perto de empatar! Bom trabalho de Renato Almeida pela esquerda para finalização de primeira de Tchuda, para boa defesa de Bule.

35': A defesa portuguesa hesitou e Olivares quase aproveitou, tendo rematado em zona frontal, embora ao lado.

33': Rodrigo Monteiro volta a tentar... e a passar perto! Remate de pé esquerdo, em rotação, e ainda a embater na malha lateral

31': Golo de Portugal! Num lance de alguma fortuna, a equipa portuguesa voltou a acreditar... e reduz - bola rechaçada em Ruano para o remate pronto de Simão Cordeiro para o 1-2.

30': contra a corrente... golo de Espanha! Em resposta aos últimos minutos de maior ímpeto português, Espanha responde com eficácia, num lance de futsal direto e para o pivot, Nacho Olivares, que recebeu, virou-se e atirou para o 0-2.

29': Novamente Renato Almeida, com duas ocasiões e ambas defendidas por Javi Bule - Portugal a subir de produção!

29': Portugal novamente muito perto de marcar! Renato Almeida dispôs de espaço para atirar à baliza e a bola ainda beija o travessão

28': A melhor oportunidade do segundo tempo até ao momento e para Portugal! Rodrigo Monteiro tinha tudo para atacar com sucesso a baliza espanhola, porém atirou por cima.

Depois de um início de segunda parte de maior pressão portuguesa, Espana volta a subir em quadra e volta a rematar, porém com perigo relativo

Portugal mais rematador nos primeiros cinco minutos de segunda parte, mas Espanha vai resistindo e segurando a (preciosa) vantagem

24': Tchuda novamente a rematar, em rotação, mas a tentativa sai torta e sem perigo

23': Primeira ação ofensiva de realce de Portugal no segundo tempo, com Tchuda a atirar cruzado, mas com Bule a corresponder com segurança.

22: Lahoz novamente em evidência e a rematar, mas a sua tentativa passou ao lado da baliza nacional.

21': Uma hesitação da defesa portuguesa quase foi aproveitada por Lahoz, que se antecipou, mas encontrou a oposição de Eurico Cunha.

Já se joga a segunda parte!

Intervalo: Portugal 0-1 Espanha

20': Rodrigo Monteiro, em esforço, quase é recompensado! O pivot português projeta-se para acertar na bola, mas esta sai junto ao poste esquerdo da baliza espanhola.

19': Bule, guardião espanhol, novamente em ação ofensiva e a colocar Eurico Cunha em apuros, com defesa apertada

18': Eurico Cunha foi novamente incomodado e defendeu como pôde, com a bola a afastar-se para canto - a vantagem reforçou a condição de Espanha, agora melhor no jogo

17': Defende Eurico Cunha, à segunda! Pressionado, o guardião português segura a bola e a vantagem mínima mantém-se - valeu Martim Castela que, sobre a linha de golo, evitou que o toque de Nacho Olivares valesse o 0-2.

Volta a jogar-se em Chisinau, com a equipa portuguesa a procurar anular a desvantagem

Timeout, pedido por Portugal

15': Golo de Espanha! Futsal rápido e bem jogado por nuestros hermanos, com Miquel, a solicitar a partir da esquerda a ação de Daniel Ruano, que recebeu e atirou rasteiro para o primeiro golo da final!

14': Miquel - a unidade mais inconformada e rematadora dos espanhóis - volta a tentar, de meia distância, mas por cima.

13': Novamente a Espanha e o guardião português, Eurico Cunha, a responder com os pés a remate de David, em zona frontal.

11': Algum espaço concedido ao ataque espanhol, porém Jaime, num remate acrobático, atirou torto e ao lado.

10': Tiago Rodrigues procura o remate de meia distância, mas a bola prensou num defensor espanhol e chegou, fácil, até Bule.

Espanha procura envolver o seu guardião, Javi Bule, em processo ofensivo, mas sem conseguir incomodar a equipa nacional, que não se desposiciona

7': Simão Cordeiro dispôs de algum espaço e até desviou a bola do alcance do guardião espanhol, mas a bola passa ao lado.

Portugal ganha algum ascendente e procura rematar, mas a defensiva espanhola opõe-se com coragem, concedendo cantos sucessivos.

6': cartão amarelo para Antonio Añasco (Espanha).

5': Portugal chega pela primeira vez com algum perigo à baliza espanhola e Diogo Sousa atira ao lado, pressionado por um defensor adversário.

4': A equipa portuguesa troca, de uma assentada, os quatro jogadores de campo - entram Leonildo Injai, Miguel Malhão, Diogo Sousa e Afonso Mourinha.

3': Miquel volta a visar a baliza nacional, mas Eurico Cunha correspondeu, com uma defesa com os pés!

2': O primeiro remate da partida: Miquel González atirou à baliza portuguesa, mas (muito) ao lado.

Começa o jogo!

Portugal começa com bola. Tudo a postos!

As equipas já entram em campo e escutam-se os respetivos hinos.

Eis os cincos iniciais de Portugal e Espanha.

Cinco inicial de Espanha: Javi Bule, Antonio Añasco, Nacho Olivares, Miguel Lahoz e Miquel González.

Cinco inicial de Portugal: Eurico Cunha, Martim Castela, Renato Almeida, Tiago Rodrigues e Rodrigo Monteiro.

Já há cincos iniciais!

As equipas já aquecem na arena em Chisinau, onde decorrerá a final dentro de pouco mais de meia hora.

O momento é solene e justifica a presença do responsável máximo pela FPF - Pedro Proença, líder federativo, está em Chisinau para assistir à final.

Os dois vizinhos ibéricos voltam a disputar o domínio europeu da modalidade e, de resto, estão habituados a fazê-lo: além da final de 2023, ambas conhecem a sensação de conquistar este troféu - Portugal é o detentor do título, enquanto a Espanha venceu as duas primeiras edições, em 2019 e 2022.

Atendendo aos resultados até agora alcançados, as perpetivas são igualmente promissoras - Portugal tem-se imposto com clareza perante todos os adversários com que se deparou e a mais recente foi a Eslovénia, numa meia-final que dominou e venceu por confortáveis 3-0.

A equipa nacional defronta, ao final da tarde, a congénere espanhola e apresenta-se confiante tendo em conta o contexto histórico: em 2023, na Croácia, o título europeu de sub-19 foi decidido por estas mesmas duas seleções e numa memorável reviravolta: o conjunto nacional transformou um desfavorável 0-2 num confortável 6-2 e levou o troféu para a Cidade do Futebol.

Boa tarde! Seja bem-vindo ao acompanhamento em direto do Portugal - Espanha, jogo pela final do Campeonato da Europa sub-19 em futsal! A partida terá início pelas 18h30.