Portugal-Nigéria: Inês Pereira quase deita tudo a perder!
Amadora recebe o único jogo de preparação das portuguesas, tendo em vista a participação no Euro 2025

Boa tarde! Vamos seguir aqui ao minuto o encontro entre Portugal e Nigéria, o primeiro da Equipa das Quinas no estágio de preparação para o Euro2025! O jogo começa às 19.00 horas e tem lugar no Estádio José Gomes, casa do Estrela da Amadora.

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto. Daqui a pouco publicaremos a crónica, as notas das jogadoras e as reações ao encontro. Obrigado pela sua companhia e preferência!

FINAL DO JOGO: PORTUGAL 0-0 NIGÉRIA

O empate acabou por saber a pouco a ambas as equipas, mas sobretudo para Portugal, porque mostrou ter mais qualidade técnica do que as adversárias, mas de facto pecou na finalização e por pouco que não partiu rumo à Suíça com cinco derrotas consecutivas.

90' - A árbitra dá 5 minutos de compensação.

88' - Francisco Neto faz nova substituição: sai Andreia Jacinto e entra Samara Lino.

80' - Momento inacrditável quase dava golo à Nigéria!

Inês Pereira sai bem da baliza para afastar o perigo, mas acerta muito mal na bola, oferecendo-a numa bandeja de prata a Francisca Ordega. A avançada fez um chapéu praticamente perfeito... que embateu na trave da baliza portuguesa!

Novas mexidas na equipa de Portugal, aos 77'.

Saem Diana Silva, Jéssica Silva e Andreia Norton. Entram Bárbara Lopes (que soma a 1.ª internacionalização), Stephanie Ribeiro e Andreia Faria.

71' - Depois da pequena avalanche ofensiva portuguesa no início da 2.ª parte, a Nigéria equilibrou as coisas e também se aproximou da área adversária. O jogo está agora muito dividido.

As primeiras substituições de Portugal, aos 64 minutos.

Saem Dolores Silva e Beatriz Fonseca. Entram Tatiana Pinto e Ana Capeta.

55' - O que desperdiça Jéssia Silva - estava sozinha!

Grande passe de Fátima Pinto a isolar Jéssica Silva perante a guarda-redes, mas a avançada hesitou no remate, tentou contornar Nnadozie que, mais uma vez, levou a melhor.

53' - Cabeceamento de Ana Seiça deixa a bola a pingar na área, mas foi uma jogadora nigeriana quem chegou primeiro ao esférico, afastando o perigo.

51' - Diana Silvaaaa mais uma vez tão perto! Beatriz Fonseca solta-se muito bem na direita, ganha terreno e faz um cruzamento rasteiro para Diana Silva, cuja ação foi dificultada pela defesa nigeriana, que permitiu nova defesa atenta de Nnadozie.

Começa a 2.ª parte, sem substituições de nenhum dos lados.

Intervalo

Portugal controla a posse de bola, mas não domina a Nigéria porque cria poucas oportunidades de golo e quando chegou na frente, pecou na hora da decisão (quer fosse a rematar ou a assistir). Por outro lado, o processo defensivo tem sido coriáceo e só permitiu um remate tímido de Rashedat Ajibade.

Diana Silva (24' e 29') foi quem mais se aproximou do golo. Espera-se mais acerto das Navegadoras na 2.ª parte e uma melhoria na velocidade da tomada de decisão. A ver se Francisco Neto opera alguma mudança ao intervalo.

40' - Portugal quer, claro, construir desde trás - por isso é que joga com três centrais frente a uma adversária que cria pouco perigo - só que isso está a criar um jogo muito mastigado e previsível. A verdade é que as Navegadoras se impõem mais no ataque quando apostam em bolas longas e na velocidade de Diana Silva, Jéssica Silva e também de Beatriz Fonseca.

35' - Pontapé de canto para Portugal passa por todo o mundo, com nenhuma jogadora a ser capaz de desviar a bola, que estava mesmo à mercê. Carole Costa bradou aos céus pela oportunidade que Portugal desperdiçou.

29' - Portugal fica a centímetros do golo!

Catarina Amado aparece isolada na área e faz um cruzamento de trivela para a pequena área, mas tanto Jéssica Silva como Diana Silva não conseguiram desviar a bola à boca da baliza por muito pouco.

24' - Que perigo, Diana Silvaaaa! Boa desmarcação da avançada pela direita do ataque, de onde desferiu um pontapé forte que obrigou Nnadozie a voar para fazer uma defesa muito complicada.

20' - Há benefícios de acompanhar um jogo no Estádio José Gomes: ouvem-se imensas indicações do campo. «VAI BIA, VAI!», gritava há pouco Francisco Neto para Beatriz Fonseca e a jogadora do Sporting tem respondido. É o motor da ala direita portuguesa, movimenta-se bem, mas ainda não acertou um cruzamento.

16' - Rasheedat Ajibade: capitã da Nigéria, cabelo pintado de azul e um perigo à solta no ataque. Acaba de invadir a área portuguesa e fazer o primeiro remate enquadrado do jogo, para defesa de Inês Pereira.

As jogadoras nigerianas têm alguma vantagem nos duelos físicos corpo a corpo, mas a qualidade técnica portuguesa vai-se impondo. As Navegadoras vão trocando a bola com qualidade, enquanto a Nigéria praticamente só vê jogar nestes 10 minutos iniciais.

7'- A primeira ameaça é de Portugal! Diana Silva ganha a bola em zona avançada do terreno e remata ao lado da baliza de Nnadozie.

5' - Portugal joga num 3x5x2 muito rígido, com Diana Silva a descer um pouco para as entrelinhas, enquanto Jéssica fixa a posição a frente.

COMEÇA A PARTIDA!

A poucos minutos do apito inicial, alguns milhares de pessoas pintam as bancadas do Estádio José Gomes, que mesmo assim não tem meia casa completa.

Francisco Neto mantém a aposta no 3x5x2 que utilizou nos últimos jogos, nas derrotas com Bélgica e Inglaterra. As alas deverão ficar entregues a Beatriz Fonseca e a Catarina Amado. Jéssica Silva e Diana Silva partilham o apelido e as despesas do ataque português.

Já há onzes!

O onze da Nigéria: Chiamaka Nnadozie; Omorinsola Babajide, Oluwatosin Demehin,Osinachi Ohale, Shukurat Oladipo; Christy Ucheibe, Miracle Usani; Toni Payne, Francisca Ordega, Rasheedat Ajibade; Jennifer Echegini

AS ESCOLHAS INICIAIS DE FRANCISCO NETO

Inês Pereira; Fátima Pinto, Carole Costa, Ana Seiça; Beatriz Fonseca, Andreia Norton, Andreia Jacinto, Dolores Silva, Catarina Amado; Jéssica Silva, Diana Silva

Kika Nazareth nem está convocada para o jogo. Estas são as suplentes de Portugal:

Sierra Cota-Yarde, Patrícia Morais, Lúcia Alves, Joana Marchão, Ana Borges, Tatiana Pinto, Andreia Faria, Diana Gomes, Ana Capeta, Telma Encarnação, Bárbara Lopes, Carolina Correia, Samara Lino, Stephanie Ribeiro.

Suplentes da Nigéria: Toshukwu Oluechi, Udoka Unachukwu, Ashleigh Plumptre, Ifeoma Onumonu, Sikiratu Isah e Halimatu Ayinde.

A Nigéria só tem um jogo realizado em 2025: uma vitória a três de junho frente aos Camarões (2-0). Christy Ucheibe, jogadora do Benfica, é uma das estrela da seleção, que esteve nos Jogos Olímpicos do ano passado, onde perdeu os três jogos que realizou, com Brasil (0-1), Espanha (0-1) e Japão (1-3). Ainda em 2024, ganhou à Argélia por duas vezes (2-0 e 4-1) e perdeu com França (1-2).

A uma hora do apito inicial, as bancadas do Estádio José Gomes estão praticamente despedidas. Uma imagem que certamente se espere que melhore ao longo dos próximos 60 minutos.

Francisco Neto vai tirar importantes ilações neste jogo, já que tem até dia 25 de junho para entregar a convocatória final de 23 jogadoras que vão ao Europeu. A Seleção viaja para Genebra a 28 de junho e estreia-se no Europeu a 3 de julho, frente à Espanha.

A indisponibilidade de Kika Nazareth tem marcado a atualidade da Seleção Nacional.

Selecionador Nacional divulgou nomes para estágio antes da competição na Suíça em julho e falou em fazer avaliação das jogadoras condicionadas

A recuperar de uma lesão que sofreu ao serviço do Barcelona, a estrela portuguesa regressou ontem aos treinos na relva.

O Campeonato da Europa realiza-se na Suíça de 2 a 27 de julho. Portugal está no Grupo B com Espanha, Bélgica (duas das seleções que enfrentou recentemente na Liga das Nações) e Itália.

2025 está a ser um ano difícil para as Navegadoras - quatro derrotas e apenas uma vitórias em seis jogos - depois de um 2024 sem derrotas, com 10 vitórias em 12 jogos e a qualificação para o Europeu.

Mais do que se preparar para o Europeu, Portugal quer esquecer as quatro derrotas consecutivas que soma: 2-4 e 1-7 com Espanha, 0-6 com Inglaterra e 0-3 com a Bélgica. Resultados que ditaram a descida à Liga B da Liga das Nações. A última vitória de Portugal foi contra a Bélgica (1-0) a 23 de fevereiro.

A boa disposição marca o dia a dia das Navegadoras, como se pode ver no vídeo publicado ontem pela FPF: «Ana Borges leva-nos ao media day das Navegadoras!»

Boa tarde! Vamos seguir aqui ao minuto o encontro entre Portugal e Nigéria, o primeiro da Equipa das Quinas no estágio de preparação para o Euro2025! O jogo começa às 19.00 horas e tem lugar no Estádio José Gomes, casa do Estrela da Amadora.