Intervalo: Itália 1-1 Portugal
Falhou a estratégia para o lance de bola parada, com a defesa italiana a mostrar-se devidamente preparada e Portugal não conseguiu concretizar o desejado remate.
Desconto de tempo pedido por Portugal, tendo em vista os últimos segundos da primeira parte. Pode perspetivar-se uma jogada de laboratório...
O golo português despertou, naturalmente, a Itália, que joga de uma forma mais direta, com maior intervenção ofensiva do guardião Bellobuono, com bolas colocadas na área lusa.
18': A Itália quase retoma o comando do marcador! Pulvirenti antecipou-se a Kutchy e saltou mais alto, cabeceando na direção do travessão da baliza portuguesa.
16': Golo de Portugal! Bem na partida, Diogo Santos atirou com convicção e mestria para a igualdade, que a equipa das Quinas já vinha fazendo por merecer.
15': Merlim volta a aparecer com perigo e foi o companheiro de clube e adversário de seleção, Bernardo Paçó, quem lhe negou o golo com boa defesa!
15': cartão amarelo para Diogo Santos (Portugal).
15': Portugal novamente perto do golo! Diogo Santos surgiu na passada e desviou a bola do guarda-redes italiano, mas o remate roçou no poste direito e afastou-se das redes.
Timeout pedido pelo selecionador italiano, que procurará continuar a gerir o resultado que, para já, é favorável aos transalpinos.
13': cartão amarelo para Merlim (Itália).
12': Boa jogada de entendimento entre Pany Varela e Erick, que conseguiu o desvio, pressionado, mas não na direção desejada.
10': Diagonal rápida de Pany Varela, seguida de remate forte, mas ao lado.
10': cartão amarelo para Motta (Itália).
9': Um duelo certamente muito visto nos treinos do Sporting: Merlim atira de pé esquerdo, Bernardo Paçó defendeu.
8': André Coelho procurou ser prático e atirou de posição ainda distante após reposição lateral, mas atirou ao lado.
7': Tiago Brito, em esforço, deslizou pelo solo e ainda conseguiu chegar à bola, atirando ao lado, perto do poste esquerdo.
5': Kutchy, segundos após ter entrado em jogo, desperdiça uma excelente oportunidade - colocado em frente à baliza, acertou mal na bola e falhou a emenda.
4': A primeira boa situação para Portugal e por duas vezes! Lúcio e Diogo Santos tentaram, mas esbarraram na parede Bellobuono, o guardião italiano.
Jorge Braz promove as primeiras alterações, fazendo entrar Diogo Santos, Afonso Jesus e Lúcio Rocha.
2': Golo da Itália! O conjunto transalpino entrou com eficácia e com um golo de belo efeito, de Carmelo Musumeci, que rematou colocado em zona frontal após ter sido servido por reposição lateral de Merlim.
Com 20 segundos disputados, é o guarda-redes Bernardo Paçó quem protagoniza o primeiro remate do encontro.
Começa a partida!
Estamos prontos para 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮𝗿 𝗼 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝘂 ▶️ #FazHistória | #FutsalEURO pic.twitter.com/EcXLQ8ilAs
— Portugal (@selecaoportugal) January 24, 2026
A nossa caminhada no Europeu começa 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮. 🦾 #FazHistória | #FutsalEURO pic.twitter.com/Cmirrx0rrz
— Portugal (@selecaoportugal) January 24, 2026
Escutam-se os hinos, a começar pel'A Portuguesa.
As equipas entram em campo e já perfilam em quadra.
Árbitro: Denys Kutsyi (Ucrânia)
Segundo(a) árbitro(a): Mariia Myslovska (Ucrânia)
Terceiro árbitro: Grigori Ošomkov (Estónia)
Quarto árbitro: Petar Radojcic (Sérvia)
Cronometrista: Dominykas Norkus (Lituânia)
Falta sensivelmente meia hora para o início do encontro na Arena Stozice, em Ljublijana, na Eslovénia.
PORTUGAL: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Erick Mendonça, Pauleta e Bruno Coelho (c).
ITÁLIA: Bellobuono, Liberti, Merlim, Júlio de Oliveira e Carmelo Musomeci (c).
Já há equipas!
Dia de estreia no Europeu de Futsal 🫡 #FazHistória | #FutsalEURO pic.twitter.com/FmCmPRcjp2
— Portugal (@selecaoportugal) January 24, 2026
O internacional português Tomás Paçó alinhou o seu discurso com o do seu líder, aceitando com naturalidade a responsabilidade de revalidar o título de campeão e apontar a um inédito tri europeu.
Na antevisão à partida - e ao Europeu - o selecionador Jorge Braz assume que conquistar o tricampeonato é a ambição, mas identifica os opositores lusos como perigosos obstáculos, a começar pela Itália, na partida de abertura.
Por sua via, a Itália apurou-se para o Euro via play-off de qualificação a duas mãos, tendo deixado para trás o Cazaquistão.
A equipa nacional cumpriu a sua qualificação para a prova com distinção, tendo vencido os seis encontros que disputou, frente a Países Baixos, Andorra e Macedónia do Norte.
Portugal arranca a sua participação na prova e, mais concretamente, no Grupo D, tendo também encontro marcado com a Hungria, na terça-feira, e, finalmente, a Polónia, na quinta-feira.
Boa tarde! A Seleção Nacional de futsal defronta este sábado a Itália, a partir das 13:30 horas, em jogo da 1.ª jornada do Campeonato da Europa da modalidade, cuja organização é tripartida por Letónia, Lituânia e Eslovénia.