Rodrigo Mora e Samu marcaram no último jogo do FC Porto, no Estoril (2-1)
Rodrigo Mora e Samu marcaram no jogo do FC Porto, no Estoril (2-1)
Foto: IMAGO

O onze provável do FC Porto para o clássico com o Benfica (fotos)

NACIONAL06.04.202518:16

Martín Anselmi pode repetir a equipa pelo terceiro jogo consecutivo, naquele que será o primeiro duelo do argentino contra as águias. Maiores dúvidas residem no trio de defesas e na ala direita

Aí está o primeiro duelo de Martín Anselmi contra o Benfica! Depois de já ter defrontado o Sporting, na jornada 21 (1-1), o treinador argentino do FC Porto prepara-se para disputar o segundo clássico do futebol português da carreira, novamente no Estádio do Dragão.

Depois de ter repetido um onze pela primeira vez no banco azul e branco na ronda transata, no reduto do Estoril (2-1), o técnico pode voltar a apostar na equipa que conseguiu dois triunfos consecutivos - feito inédito na era Anselmi até ao último fim de semana.

Além dos resultados positivos, a equipa portista tem melhorado em vários aspetos do seu jogo e cimentado alguma estabilidade, fruto de um núcleo duro que começa a formar-se no modelo tático do argentino.

Algumas dúvidas

É no setor mais recuado que residem as principais dúvidas em relação às escolhas iniciais de Anselmi. Não na baliza, certamente, com Diogo Costa a assumir o papel de guardião e a envergar a braçadeira de capitão - será o décimo clássico do guarda-redes de 25 anos contra as águias e o saldo é positivo (cinco vitórias e quatro derrotas).

É, sim, no trio de defesas e na ala direita que pode haver surpresas. Embora pareça inevitável que o treinador dos dragões lance no onze Nehuén Pérez, Eustáquio (como líbero) e Marcano, que, juntos, têm oferecido mais alguma segurança na defesa, o argentino pode sacar um coelho da cartola e introduzir um elemento novo no eixo.

FC Porto: das debilidades à melhor defesa da Liga

5 abril 2025, 08:40

FC Porto: das debilidades à melhor defesa da Liga

Dragões apresentaram muitos problemas na retaguarda ao longo da temporada, mas neste momento são a equipa que menos golos encaixou no campeonato. Regresso de Marcano ajudou (muito) a estancar a crise

Já na posição de lateral/ala direito, João Mário parece ser a escolha mais óbvia, ele que tem sido titular, mas a hipótese de jogar Martim Fernandes não pode ser descartada. O jovem de 19 anos ainda só entrou em campo três vezes com Anselmi, mas importa recordar esteve parado durante várias semanas devido a lesão, tendo regressado aos relvados no início de março, em Arouca (2-0).

No meio-campo, as presenças de Alan Varela e Fábio Vieira são praticamente incontestáveis, com o argentino a dar equilíbrio e o português perfume ao jogo dos azuis e brancos.

Nos corredores ofensivos, também não parece haver grandes dúvidas. Rodrigo Mora, que tem estado em grande forma, é quase uma garantia no onze e Pepê também espreita a terceira titularidade seguida. Samu vai liderar a frente de ataque e espera marcar novamente às águias - fez o golo de honra dos portistas na derrota pesada na Luz (1-4), no duelo da primeira volta.

Sugestão de vídeo:

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer