FC Porto em Braga? O poder da Pedreira e os 'explosivos' de Carvalhal

Arsenalistas imparáveis no seu estádio em 2025. Nas anteriores passagens pelos minhotos, e apenas em jogos do campeonato, técnico leva duas vitórias e um empate nos duelos caseiros com os dragões

15 de janeiro: Lusitano de Évora (2-1), oitavos de final da Taça de Portugal. 26 de janeiro: Boavista (3-0), 19.ª jornada da Liga. 30 de janeiro: Lazio (1-0), 8.ª jornada da UEFA Europa League. 9 de fevereiro: Gil Vicente (2-0), 21.ª jornada da Liga. 21 de fevereiro: Nacional (1-0), 23.ª jornada da Liga.

Foram estes os resultados averbados pelo SC Braga na condição de visitado desde o início do presente ano civil. Cinco (vitórias) em cinco (jogos). Significa isto que a Pedreira tem sido um autêntico baluarte para os arsenalistas em 2025.

A invencibilidade dos guerreiros do Minho será (novamente) colocada à prova já no próximo sábado e logo num grande clássico: receção ao FC Porto, às 20h30. Sendo que o duelo com os dragões tem mais um fator de extrema importância indexado: o pódio da Liga.

Os bracarenses estão a 3 pontos dos portistas, pelo que, em caso de vitória, as duas equipas voltam a ficar igualadas no 3.º lugar da classificação – cenário que se verificava antes da realização da ronda anterior, mas que acabou por ser desfeito em função do desaire sofrido pelos minhotos no reduto do Rio Ave (1-2).

Mas tal como fazemos referência no título, não é só o SC Braga que está imbatível no seu estádio no ano civil em curso. Também Carlos Carvalhal entra nesta equação, ainda que os dados que vamos aflorar digam respeito a outras épocas.

Centremo-nos, pois, em Carvalhal - que está na terceira passagem pelos arsenalistas - e nos embates para a Liga que realizou em Braga frente ao FC Porto: dois triunfos e um empate.

Na Pedreira, e apenas para o campeonato (reforçamos), levou a melhor sobre Jesualdo Ferreira na época 2006/2007 (2-1, golos de Marcel e Luís Filipe), empatou com Sérgio Conceição em 2020/2021 (2-2, golos de Fransérgio e Gaitán), e bateu… Sérgio Conceição em 2021/2022 (1-0, golo de Ricardo Horta).

Juntando o útil ao agradável (na ótica dos minhotos, claro está), Carlos Carvalhal parece ter o poder fazer explodir a Pedreira nos encontros com os dragões. Lembra-se das datas no início deste texto, caro leitor? Talvez o dia 8 de março possa vir a ser acrescentado ao referido registo. Basta, para isso, que o SC Braga vença o FC Porto. Algo que, com Carvalhal, até já poderá ser chamado de… clássico.

Artigos Relacionados:

Martín Anselmi no treino do FC Porto
// Nacional //
FC Porto: quatro ausentes no penúltimo treino antes da visita a Braga
Marcano voltou quase um ano e meio depois da lesão (FOTO GRAFISLAB)
// Nacional //
Marcano: do processo de recuperação à gestão de minutos
Ricardo Horta soma três golos pelo SC Braga diante do FC Porto e sempre que marca os arsenalistas vencem os dragões
// Nacional //
SC Braga: há um 'segredo' para marcar (e ganhar) ao FC Porto
Luís Godinho em Braga e André Narciso na Luz: os árbitros da 25.ª jornada
// Nacional //
Luís Godinho em Braga e André Narciso na Luz: os árbitros da 25.ª jornada
Martín Anselmi a dar ordens aos jogadores no treino do Olival
// Nacional //
FC Porto: quatro jogadores em tratamento na preparação para o SC Braga
Robson Bambu recupera de uma lesão no ombro e ainda não é líquido que possa dar o contributo ao SC Braga na receção ao FC Porto
// Nacional //
Não é só Roger que 'tira o sono' a Carvalhal para a receção ao FC Porto
Treino do FC Porto no Olival
// Nacional //
FC Porto: marquesa do Olival com novo paciente
Namaso estará na lista de reforços do Fulham de Marco Silva (foto: IMAGO)
// Nacional //
FC Porto: o (sério) candidato a substituir Fábio Vieira em Braga
Nehuén Pérez, Marcano e Otávio formaram o tridente defensivo em Arouca
// Nacional //
O que Anselmi ainda não repetiu no FC Porto
Roger Fernandes tem uma lesão muscular e vai ficar afastado dos relvados durante seis semanas
// Nacional //
SC Braga: confirma-se uma ausência de peso para o FC Porto (e não só)
Marcano regressou à competição
// Nacional //
FC Porto: a superação de Marcano
Rodrigo Mora está lesionado
// Nacional //
FC Porto: má notícia para Rodrigo Mora
Martín Anselmi, treinador do FC Porto
// Nacional //
FC Porto: Anselmi deixa mensagem de esperança
Martín Anselmi explica utilização de Eustáquio no lado direito do ataque
// Nacional //
Martín Anselmi explica utilização de Eustáquio no lado direito do ataque
Destaques do SC Braga - Hornicek foi clarão  em equipa sem chama
// Nacional //
Destaques do SC Braga - Hornicek foi clarão em equipa sem chama
Adeptos do FC Porto estarão em força no Estádio Municipal de Braga
// Nacional //
FC Porto: bilhetes para o SC Braga esgotam em menos de 24 horas
Petit no comando técnico do Rio Ave
// Nacional //
Petit: «Podíamos ter matado o encontro em várias situações»
Carlos Carvalhal: «Um jogo ingrato para nós»
// Nacional //
Carlos Carvalhal: «Um jogo ingrato para nós»
Um Panzo decisivo sob a batuta de Aguilera: as notas dos jogadores do Rio Ave
// Nacional //
Um Panzo decisivo sob a batuta de Aguilera: as notas dos jogadores do Rio Ave
Fran Navarro falhou o dérbi com o Vitória de Guimarães, devido a lesão, mas deverá estar ao dispor de Carlos Carvalhal para a receção ao Nacional
// Nacional //
Fran Navarro ainda procurou outro desfecho: as notas dos jogadores do SC Braga
Bambu saiu do relvado direto para o hospital
// Nacional //
Bambu saiu do relvado direto para o hospital
Em vésperas de Óscares, um argumento bem rico (crónica)
// Nacional //
Em vésperas de Óscares, um argumento bem rico (crónica)
VÍDEO: erro inacreditável de Hornicek deixa SC Braga em maus lençóis
// Nacional //
VÍDEO: erro inacreditável de Hornicek deixa SC Braga em maus lençóis