Siga o Vitória de Guimarães vs FC Porto em direto
Noah Saviolo a passar por Alberto, a servir Ndoye que deixou para Samu, mas surgiu a defensiva portista para evitar a finalização.
FC Porto sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Jogadores recolhem aos balneários para colocarem os equipamentos de jogo. Faltam cerca de 15 minutos para o apito inicial!
Restantes jogadores sobem ao relvado para realizarem o aquecimento.
Os guarda-redes de ambas as equipas já realizam os exercícios de aquecimento.
No Vitória, o herói Charles volta ao banco, com Juan Castillo a reassumir a titularidade na baliza, como tem sido habitual no campeonato. João Mendes e Nélson Oliveira, expulsos na final da Taça da Liga com o SC Braga, são rendidos por Lebedenko e Alioune Ndoye, a outra grande figura da conquista vimaranense. Diogo Sousa e Telmo Arcanjo começam como suplentes; entram Samu e Oumar Camara para a equipa titular.
Farioli muda duas peças em relação ao clássico com o Benfica: Pablo Rosario (castigado) e Bednarek (no banco) cedem os respetivos lugares a Alan Varela e Alberto Costa. A dupla de centrais portista será formada por Thiago Silva e Kiwior.
Suplentes do V. Guimarães: Charles, Miguel Maga, Thiago Balieiro, Matija Mitrovic, Diogo Sousa, Telmo Arcanjo, Rodrigo Duarte, Fabio Blanco e Gustavo Silva.
Onze do V. Guimarães: Juan Castillo; Tony Strata, Miguel Nóbrega, Rodrigo Abascal e Lebedenko; Beni Mukendi e Gonçalo Nogueira; Oumar Camara, Samu e Noah Saviolo; Alioune Ndoye
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Bednarek, Prpic, Francisco Moura, Eustáquio, Rodrigo Mora, Oskar Pietuszewski, William Gomes e Deniz Gul
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Thiago Silva, Kiwior e Martim Fernandes; Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Pepê, Samu e Borja Sainz
Já Francesco Farioli, treinador do FC Porto, mencionou que o V. Guimarães é um rival muito complicado, ainda abordou o tema do mercado de transferências e confirmou a titularidade de Alan Varela, no lugar do castigado Pablo Rosário.
Na antevisão a esta partida, Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, sublinhou que a confiança no futebol pode perder-se com maior facilidade do que se ganha. Técnico alertou para os perigos do FC Porto, mas pretende uma equipa igual a si própria para procurar bater, mais uma vez, os azuis e brancos.
João Gonçalves (AF Porto) é o árbitro deste encontro e vai ser auxiliado por Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro. No VAR vai estar Tiago Martins.
Já o FC Porto ainda não conta com os lesionados Nehuén Pérez e Luuk de Jong, assim como segue sem Zaidu que deve chegar à invicta por estes dias, depois de ter estado ao serviço da seleção da Nigéria na CAN.
O Vitória de Guimarães não pode contar com os castigados João Mendes e Nélson Oliveira que foram expulsos na final da Allianz Cup.
Já com um título na bagagem, os conquistadores vêm de três vitórias seguidas, porém têm feito uma Liga mais intermitente, sendo que na receção ao Sporting para o campeonato saíram derrotados por 1-4.
Depois da derrota perante os vimaranenses, os azuis e brancos entraram num ciclo 100 por cento vitorioso, somando já oito triunfos consecutivos, em todas as competições.
Um confronto entre duas equipas bastante moralizadas, pois o V. Guimarães vem da conquista da Allianz Cup, frente ao rival SC Braga e o FC Porto continua sem perder na Liga e acabou de eliminar o Benfica, no clássico que marcou os quartos de final da Taça de Portugal.
No início da segunda volta, os dragões visitam o Estádio D. Afonso Henriques, sendo que já defrontaram os conquistadores em duas ocasiões esta temporada, tendo vencido para a Liga e perdido nos quartos de final da Allianz, ambos no Estádio do Dragão.
Olá, sejam bem-vindos ao direto do V. Guimarães-FC Porto!