Liveblog UD Leiria vs Tondela maio 2025
O golo de Miro devolve o Tondela aos lugares de subida e à primeira posição com 64 pontos. O Alverca cumpre, mas passa para o segundo lugar com 63 pontos. Neste momento, de nada vale a reviravolta do Vizela, que soma 62.
É noite de festa em Leiria e Alverca. O Tondela venceu por 2-0 na cidade do Lis e carimbou a conquista da Liga 2. Miro deu um pontapé nos nervos e inaugurou o marcador aos 83', antes de Roberto confirmar a subida e o título já na compensação. No Ribatejo, os veteranos David Bruno e Fernando Varela foram decisivos.
Termina em Alverca. Os ribatejanos regressam à Liga 21 anos depois e sobem pela segunda vez consecutiva.
GOLO DO TONDELA E CHEIRA A CAMPEÃO: Roberto demonstra que até domina a Liga 2, mas quer mesmo é voltar à Liga.
Golo do Portimonense em Alverca: Kelechi John reduz a desvantagem algarvia
GOLO DO VIZELA: Morschel não tremeu e carimbou a cambalhota no marcador.
Com esta combinação de resultados, o Vizela passa a somar os mesmos 62 pontos do Tondela e ultrapassa a turma de Luís Pintom por nutrir de vantagem no confronto direto.
Penálti para o Vizela, depois de Guirassy pisar o pé de Morschel
As contas são fáceis de fazer: um golo do Vizela na Madeira atira o Tondela para o lugar de play-off.
Pede-se penálti em Leiria. Kieszek borrou a pintura, deixou Talocha com a porta do golo escancarado, mas Sylla voltou a ser decisivo.
Após o VAR ter confirmado que não havia razão para ser assinalado penálti, Luís Pinto protestou e recebeu ordem de expulsão.
GOLO DO ALVERCA: Fernando Varela saltou mais alto e alargou a vantagem frente ao Portimonense. O veterano defesa central regressou a Portugal esta época e pode regressar à Liga treze anos depois de ter representado o Feirense.
,
Talocha voltou a ganhar embalo no corredor direito, mas Habib Sylla evitou males maiores.
Substituição no Tondela: saiu António Xavier, entrou Roberto
Novamente Bernardo Fontes. Munoz procurou marcar um monumento do meio-campo, mas o guarda-redes brasileiro esteve atento e evitou um golaço.
Início de segunda parte marcado por maior fogo ofensivo do Tondela, que aposta de forma mais consistente em ataques rápidos. Ainda assim, o nulo não parece estar em perigo.
Jogo parado para ser prestada assistência a Ricardo Alves após ter chocado com Kieszek.
Substituição na UD Leiria: saiu Daniel dos Anjos, entrou Mbina. Troca por troca no ataque unionista.
Grande moldura humana em Leiria. Adeptos do Tondela compareceram em peso no Magalhães Pessoa.
Recomeçam as três partidas.
O Vizela por cima do jogo, a equipa forasteira assumiu o jogo e tentou ir em busca do golo da vantagem, mas acabou por sofrer aos 12’, com um grande remate de Ibrahima Guirassy. O empate surgiu em cima do intervalo, aos 45+1+, Afonso Freitas marcou na própria baliza, dando esperança ao Vizela.
Em Alverca, jogo de sentido único à baliza dos algarvios, mas aproveitado apenas por uma vez, por David Bruno (15’), uma das várias oportunidades que criaram. Se a vida já era complicada para o Portimonense com onze, a expulsão de Alemão aos 10 minutos acabou por complicar. O Alverca está cada vez mais perto de regressar à Liga, mas ainda faltam 45 minutos
Terminam as primeiras partes nos três campos. O domínio ribatejano contrasta com maior equilíbrio de forças na Madeira e em Leiria. Na cidade do Lis, Bernardo Fontes tem sido decisivo para segurar resultado relativamente positivo para os tondelenses, visivelmente nervosos. O guardião brasileiro evitou que Juan Munoz cimentasse liderança na tabela dos melhores marcadores.
UD Leiria-Tondela, 0-0
Marítimo-Vizela, 1-1
Alverca-Portimonense, 1-0
É golo do Vizela na Madeira. Afonso Freitas desviou para a própria baliza cruzamento de Damien Loppy. Renasce a esperança minhota.
Que grande remate de Munoz e... surpresa das surpresas: Bernardo Fontes defende. Grande exibição do guardião brasileiro.
Talocha correu uma maratona no corredor esquerdo, teve via verde para cruzar, mas Pawel Kieszek evitou males maiores.
Alverca-Portimonense: Maycon vai evitando o segundo golo ribatejano. Comandados de Vasco Botelho da Costa pecam na finalização.
Marítimo-Vizela: Depois de Morschel ficar novamente perto do 1-1 (32'), Tomás Domingo ameaçou o 2-0 (34').
Outra vez Bernardo Fontes, novamente a remate de Juan Munoz. O avançado espanhol aproveitou facilidades concedidas pela defesa tondelense e obrigou o guarda-redes a ir ao relvado.
Defende Bernardo Fontes. Juan Munoz finalmente teve licença para rematar sem oposição, mas encontrou as luvas do guarda-redes formado em Braga.
Pede-se cartão vermelho em Leiria. Victor Rofino e Diogo Amado travaram Pedro Maranhão que seguia embalado, mas o árbitro da partida apenas admoestou o defesa central brasileiro com cartão amarelo.
Alverca-Portimonense: ribatejanos pedem grande penalidade após lance entre Kelechi John e Ageu. Tiago Martins mandou seguir e Bruno Esteves (VAR) também nada alertou.
Alguma tensão nos bancos de suplentes resulta em cartão amarelo para um elemento tondelense.
De regresso a Leiria, o jogo pauta-se por um ritmo baixo e um maior domínio da equipa da casa. Ainda assim, o jogo rendilhado não se tem materializado em ocasiões de real perigo.
Marítimo-Vizela: Na marcação de um pontapé livre direto, Morschel esteve muito perto de empatar as contas mas atirou ao poste.
O golo de Miro devolve o Tondela aos lugares de subida e à primeira posição com 64 pontos. O Alverca cumpre, mas passa para o segundo lugar com 63 pontos. Neste momento, de nada vale a reviravolta do Vizela, que soma 62.
Golo do Alverca: David Bruno emenda remate de Anthony Carter defendido por Malcom para dentro da baliza do Portimonense.
Golo do Marítimo e o sonho do Vizela desvanece. Grande pontapé de Ibrahima Guirassy dá vantagem aos insulares.
Carão vermelho para o Portimonense. Alemão travou Brenner após jogada maradoniana e recebeu o segundo cartão amarelo.
Defende Kieszek. António Xavier escapou pela esquerda e valeu o veterano guarda-redes polaco.
A UD Leiria tem procurado aproveitar a mobilidade dos homens da frente com passes frontais entrelinhas, mas o Tondela tem criado o perigo.
Primeiros cinco minutos marcados por nervosismo de ambas equipas. O 3x4x3 tondelense encaixa no modelo escalado por Silas. Mais bola para a UD Leiria.
Rola a bola nas decisões da subida. Seguiremos ao detalhe o duelo entre UD Leiria e Tondela, sempre com via aberta para Alverca e para a Madeira.
Luis Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica e do Alverca, está presente no Ribatejo.
As contas são fáceis de fazer: Alverca e Tondela apenas precisam de replicar o resultado do Vizela para ser feliz.
As três equipas entram em campo em Leiria, em Alverca e no Funchal.
Em relação à derrota caseira do Tondela frente ao Alverca (1-2), o homem do leme Luís Pinto opera duas alterações: saíram Maviram e Rodrigo Ramos; entraram Pedro Maranhão e António Xavier.
O Alverca foi recebido em grande naquele que pode ser o jogo de de uma vida.
Uma grande recepção à nossa equipa 👊 JUNTOS!#VoaAlverca pic.twitter.com/NfTQTFNuET
— FC Alverca (@FCAlverca) May 16, 2025
Suplentes do Marítimo: Suplentes: Pedro Teixeira, Pedrinho, Carlos Daniel, Rodrigo Borges, China, Dani Benchi, França, Martim Tavares e Rodri
Suplentes do Vizela: Kacper Bieszczad, Jota, Bastunov, Petrov, Busnic, Milovanovic, Pedro Ramos, Prosper Obah e Jójó
Suplentes do Alverca: Pedro Silva, Alysson, Iago Mendonça, Reinaldo Satorno, Rodrigo Pereira, Pires, Bukia, Ricardo Dias e João Lima
Suplentes do Portimonense: Tear, Kelechi John, Shyon, Kim, João Neto, Kristofer Kait, Juan Arango, Malcolm Moyo e Elijah
Suplentes do UD Leiria: Marcos Vinícius, Fábio Ferreira, Bura, Ryan Guilherme, Kaká, Tiago Ferreira, David Monteiro, Martim Ribeiro, Patrick Mbina
Suplentes do Tondela: Gabriel Sousa, Roberto, Cascavel, Nuno Cunha, Rodrigo Ramos, João Cesco, Maviram, Moudjatovic e Cícero
Diretamente da pérola do Atlântico chegam os onzes do Marítimo-Vizela:
XI do Marítimo: Gonçalo Tabuaço; Tomás Domingos, Romain Correia, Noah Madsen e Afonso Freitas; Danilovic e Guirassy; Michel Costa Patrick e Enrique Zauner; Alexandre Guedes
XI do Vizela: Morro; Rodrigo Ramos, Rhyner, Anthony e João Reis; Morschel, Diogo Nascimento e Yannick Semedo; Thio, Vivaldo e Loppy
Já há escolhas iniciais também em Alverca:
XI do Alverca: João Bravim; David Bruno, Varela, Sema Velazquez e Thauan Lara; Ageu e Bicalho; Andrézinho, Diogo Martins e Brenner Lucas; Anthony Carter
XI do Portimonense: Maycon; Heitor, Alemão e Jefferson Maciel; Ruan, Diaby, Diogo Ferreira e Paulo Vitor; Camilo Durán, Tamble Monteiro e Dânio Djassi
Já há onzes em Leiria:
XI do UD Leiria: Kieszek; Victor Rufino, Zé Vítor e Marc Baró; Habib Sylla, Crystopher, Diogo Amado e Jair; Juan Munoz, João Resende e Daniel dos Anjos
XI do Tondela: Bernardo Fontes; João Afonso, Ricardo Alves e Talocha; Tiago Manso, Bebeto, André Ceitil e Pedro Maranhão; António Xavier, Miro e Costinha
Neste momento, o Tondela tem a faca e o queijo na mão, mas tudo pode mudar caso as três equipas terminem empatadas na tabela. Por ter vantagem sobe vizelenses e beirões, o rei do confronto direto é o Alverca.
Numa luta alternativa, mas também importante estão dois protagonistas dos três encontros de hoje. Anthony Carter, do Alverca, e Juan Munoz, do UD Leiria, estão empatados no topo da lista dos melhores marcadores da Liga 2 com 15 golos cada. O goleador do ano sairá da cidade do Lis ou do Ribatejo.
Apesar de UD Leiria, Portimonense e Marítimo chegarem à última jornada tranquilos, desengane-se quem pensa que os três candidatos terão a vida facilitada. Na primeira volta, os algarvios venceram por 1-0, os leirienses triunfaram por 4-1 em Tondela e o Vizela teve de virar um 0-2 para 3-2 contra os insulares.
Enquanto o Vizela não perde há 16 jornadas, mas empatou três das últimas cinco, o Alverca chega à última jornada em grande. Os ribatejanos vivem uma série de quatro triunfos consecutivas e não perdem há oito partidas.
O Tondela chega à última jornada líder, mas com o pior registo recente entre as três equipas. Os beirões venceram apenas um dos últimos quatro jogos que disputaram, tendo perdido frente a Vizela (0-1) e Alverca (1-2).
Apesar do horário pouco convidativo, os adeptos das três equipas apostam tudo para estarem presentes. O Tondela informou que partem de Beira Baixa 15 autocarros rumo a Leiria. Já em Alverca, os ribatejanos informaram que o jogo da possível subida terá lotação esgotada.
A turma beirã pode selar a subida de divisão, dez anos depois de ter sido promovida à Liga pela primeira vez. André Carvalhas foi herói em Freamunde ao marcar um livre direto aos 90+4' para garantir um lugar na elite.
Das três equipas posicionadas em lugares de subida, o Tondela tem sido a mais regular ao longo da época. A turma de Luís Pinto está no pódio desde a sétima jornada e é líder desde a 24.ª.
Com Fábio Pereira ao leme, o Vizela ainda não perdeu, somando 13 vitórias e 6 empates em 19 jornadas. Ainda assim, os minhotos não venceram três dos últimos cinco jogos.
Entre os três treinadores que lutam por uma promoção inédita à Liga, apenas Luís Pinto começou a temporada no clube que agora representa. Vasco Botelho da Costa substituiu Zé Pedro após a quarta jornada, enquanto Fábio Pereira chegou a Vizela depois da 14ª.
O Vizela pode garantir a promoção, logo na época seguinte a ter sido despromovido. Os minhotos terminaram a edição 2023/2024 da Liga no 17.º lugar. Enquanto o Tondela não está no convívio dos grandes desde 2021/2022, o Alverca está afastado da elite há mais de 20 anos (2003/2004).
Esta é a classificação da Liga 2 antes de a bola rolar na Madeira, em Alverca e em Leiria.
O Vizela ocupa o terceiro lugar da tabela, que dá acesso ao lugar de play-off, com 59 pontos. O golo sofrido depois dos 90' na receção da última jornada ao Académico de Viseu (1-1) obriga a turma de Fábio Pereira a vencer na casa do Marítimo e esperar um deslize dos adversários diretos.
Em segundo lugar está o Alverca, com 60 pontos. Os ribatejanos recebem o já tranquilo Portimonense com a oportunidade de subir de divisão pela segunda época consecutiva. Há um ano, João Pereira, atual técnico do Casa Pia, comandou os campeões da Liga 3.
À entrada para a derradeira jornada da Liga 2, o Tondela é o líder com 61 pontos. Os beirões desperdiçaram a primeira oportunidade de selar a promoção na receção ao Alverca (1-2). Ainda assim, a turma de Luís Pinto apenas necessita de fazer o mesmo resultado do que ribatejanos e vizelenses na visita a Leiria, para carimbar a subida de divisão.
Boa tarde, sejam muito bem-vindos ao acompanhamento ao minuto da corrida à promoção direta à Liga. Tondela, Alverca e Vizela chegam todos à última jornada com a hipótese de carimbar o regresso ao principal escalão.