Tondela
0 - 1
SC Braga

Siga o Tondela vs SC Braga em direto

Tondela-SC Braga: final de loucos ditou o destino!
Hugo Félix falhou um penálti aos 86 minutos, e Rodrigo Zalazar, já em período de compensação, não perdoou... da marca dos 11 metros. Auriverdes continuam abaixo da linha de água, arsenalistas voltam a sorrir

Rodrigo Zalazar não tremeu da marca dos 11 metros e apontou o golo que deu a vitória ao SC Braga:

Aos 89 minutos, Bebeto cometeu penálti sobre Gabri Martínez:

Chamado à conversão do castigo máximo, Hugo Félix permitiu a defesa de Lukas Hornicek (86'):

Eis o momento em que Gustaf Lagerbielek cometeu penálti sobre Hugo Félix (82'):

Ricardo Horta ficou perto de marcar, aos 80 minutos, mas Bernardo Fontes foi gigante entre os postes:

Remate de Rodrigo Zalazar, aos 68 minutos, tirou tinta ao poste:

Maviram viu Lukas Hornicek negar-lhe o golo, ao minuto 67, mas o lateral/ala do Tondela estava em posição irregular:

João Moutinho, aos 58 minutos, tentou a sua sorte de meia distância:

FINAL DA PARTIDA! TONDELA 0 SC BRAGA 1. Valeu... pelo fim. Depois de uma primeira parte de fraca qualidade e em que apenas Pau Víctor (11' e 41') e João Moutinho (41') ousaram deixar a marca dos arsenalistas, a etapa complementar manteve-se intensa, mas igualmente pouco interessante. Os minhotos dominaram (como seriam de esperar), mas os beirões tiveram o condão de defender muito bem. E, aqui e ali, os da casa espreitaram as transições. As emoções estavam guardadas para os últimos instantes. Aos 86 minutos, Hugo Félix - que sofrera falta de Lagerbielke (que viu o segundo amarelo e foi expulso) - falhou um penálti, permitindo a defesa de Lukas Hornicek, sendo que, pouco depois, já dentro do período de compensação, Bebeto derrubou Gabri Martínez no interior da área e Rodrigo Zalazar, chamado à marca dos 11 metros, não perdoou e selou o regresso dos guerreiros às vitórias na Liga mais de um mês depois. O internacional uruguaio, recorde-se, havia falhado um castigo máximo na final da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães, mas esta tarde/noite não tremeu e foi feliz.

90 +9

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +8
Cartão Amarelo

O árbitro mostra a Jordan Pefok o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

94

Grande defesa de Lukas Hornicek! Cruzamento de Makan Aiko e intervenção espetacular do guarda-redes do SC Braga.

90 +2
Substituição

Yaya Sithole sai do campo e é substituído por Afonso Rodrigues.

90 +2
Substituição

Bebeto sai do campo e é substituído por Jordan Pefok.

90 +2

O quarto árbitro mostra 8 minuto(s) de descontos

90 +2

G O O O O O L O - Rodrigo Zalazar, do SC Braga, marca de pé direito. Bernardo Fontes esteve perto de defender.

89

Penálti para o SC Braga! Bebeto derrubou Gabri Martínez e os arsenalistas têm tudo para passarem para a frente do marcador.

89
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Bebeto.

88
Substituição

Vítor Carvalho sai do campo e é substituído por Bright Arrey-Mbi.

86
Substituição

Pedro Maranhão sai do campo e é substituído por Joe Hodge.

86
Substituição

Hugo Félix sai do campo e é substituído por Ouattara Moudjatovic.

86

DEFENDIDO - Hugo Félix atira o penalti, mas Lukas Hornicek defende!

83

Penálti para o Tondela! Gustavo Correia, árbitro da partida, entende que Lagerbielke coloca a mão na cara de Hugo Félix e aponta de imediato para a marca dos 11 metros. Além disso, o defesa-central sueco do SC Braga viu cartão amarelo, que, no caso, foi o segundo, pelo que recebeu ordem de expulsão.

83

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

82
Duplo Cartão Amarelo

EXPULSO! - Lagerbielke recebe o segundo amarelo e é expulso!

81
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Vítor Carvalho.

80

Grande defesa de Bernardo Fontes! Livre direto batido por Ricardo Horta e o guarda-redes do Tondela voou para junto do seu poste direito e negou o golo ao capitão do SC Braga.

73
Substituição

Mario Dorgeles sai do campo e é substituído por Gabri Martínez.

72
Substituição

Leonardo Lelo sai do campo e é substituído por Víctor Gómez.

68

Tão perto! Na resposta, Rodrigo Zalazar tentou o golo, mas o remate em jeito do internacional uruguaio saiu a rasar o poste esquerdo da baliza de Bernardo Fontes.

67

Que calafrio para os minhotos! Passe de Hugo Félix a isolar Maviram e o lateral/ala esquerdo dos auriverdes entrou na área e rematou cruzado para grande defesa de Lukas Hornicek. O lance estava, porém, invalidado por fora de jogo do camisola 60 dos tondelenses.

66
Cartão Amarelo

Lagerbielke do SC Braga recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.

63
Substituição

Pau Victor sai do campo e é substituído por Fran Navarro.

63
Substituição

Florian Grillitsch sai do campo e é substituído por Diego Rodrigues .

As duas grandes oportunidades de golo para o SC Braga surgiram ainda antes do intervalo (41'): João Moutinho cabeceou à barra, e, ato contínuo, Pau Víctor rematou para grande defesa de Bernardo Fontes:

58

Sem direção! Remate exterior de João Moutinho, com a bola a sair por cima da barra da baliza à guarda de Bernardo Fontes.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 2.476

Não há alterações em nenhuma das equipas. Cristiano Bacci e Carlos Vicens, treinadores de Tondela e SC Braga, respetivamente, trazem para a segunda parte os mesmos jogadores que haviam escalado para a titularidade.

46

Início da segunda parte.

Pau Víctor, logo aos 11 minutos, viu Yaya Sithole dar o corpo às balas e impedir que a bola seguisse na direção da baliza:

INTERVALO! TONDELA 0 SC BRAGA 0. Jogo muito pobre no Estádio João Cardoso. Os arsenalistas têm tido mais iniciativa, como se esperava, mas as oportunidades de golo têm sido uma autêntica raridade. Depois de um fogacho de parte a parte, foi já perto do intervalo que o marcador esteve verdadeiramente perto de funcionar. E por duas vezes na mesma jogada: canto de Mario Dorgeles, cabeceamento de João Moutinho à barra, e, na recarga, Pau Víctor também tentou a sua sorte, mas o camisola 18 dos guerreiros viu Bernardo Fontes agigantar-se e negar-lhe os intentos. Os auriverdes têm estado bastante compactos defensivamente e vão tentando, sempre que podem, as transições rápidas. Espera-se (muito) mais de ambos os contendores na etapa complementar...

45 +3

O árbitro apita para o intervalo

45

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

41

No ferro! Pontapé de canto cobrado por Mario Dorgeles, do lado direito, e cabeceamento de João Moutinho à barra da baliza de Bernardo Fontes. Na recarda, Pau Víctor também tentou a sua sorte, valendo aos auriverdes uma excelente intervenção do seu guarda-redes.

29

Cícero imperial! Corte precioso do médio-defensivo a evitar que a baliza de Bernardo Fontes ficasse em apuros na sequência de um cruzamento de Rodrigo Zalazar.

25

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Carlos Vicens mantém o 3x4x3 habitual, apesar de ter feito... sete alterações no onze: Lukas Hornicek é o dono da baliza, sendo que à sua frente alinha um trio de centrais composto por Gustaf Lagerbielke, Vítor Carvalho e Sikou Niakaté. Mario Dorgeles joga pela direita, Leonardo Lelo pela esquerdo, com a dupla do miolo a ser formada por Florian Grillitsch e João Moutinho. No último terço ofensivo, Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta jogam no apoio ao ponta de lança, Pau Víctor.

12

Valeu Vítor Carvalho! Transição rápida dos auriverdes, cruzamento de Rodrigo Conceição, da direita, e excelente corte do defesa-central brasileiro dos bracarenses, a evitar males maiores para a baliza de Lukas Hornicek.

11

Yaya Sithole deu o corpo às balas! Remate de Pau Víctor, à entrada da pequena área, com o médio sul-africano do Tondela a intercetar o tiro do avançado espanhol do SC Braga e a ceder canto.

Cristiano Bacci apresenta uma linha de três centrais, com Bebeto a juntar-se a Christian Marques e a Brayan Medina no eixo. Rodrigo Conceição joga na ala direita e Maviram na esquerda, cabendo a Cícero e a Yaya Sithole as tarefas da intermediária. Na frente de ataque, Pedro Maranhão e Makan Aiko aparecem pelos corredores, com Hugo Félix como falso ponta de lança.

10
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Brayan Medina.

7

Segura Lukas Hornicek! Cruzamento de Pedro Maranhão à procura de um desvio no coração da área, mas a bola seguiu na direção do guarda-redes do SC Braga, que amarrou com tranquilidade.

1

SC Braga sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

Já Carlos Vicens, técnico do SC Braga, muda sete (!) jogadores relativamente à partida com o Fafe (1-2), para a Taça de Portugal: saem Tiago Sá, Víctor Gómez, Paulo Oliveira, Bright Arrey-Mbi, Gorby, Gabriel Moscardo e Fran Navarro, entram Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vítor Carvalho, Sikou Niakaté, João Moutinho, Rodrigo Zalazar e Pau Víctor.

Cristiano Bacci, treinador do Tondela, faz três alterações em relação ao jogo com o Moreirense (0-1): saem Juan Rodríguez, Joe Hodge e Jordan Pefok, entram Yaya Sithole, Rodrigo Conceição e Makan Aiko (em estreia absoluta com a camisola auriverde).

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio João Cardoso. A tarde está muito fria na Beira, mas nem as baixas temperaturas afastam os adeptos desta partida. O sócios e simpatizantes do Tondela já vão tomando os seus lugares no anfiteatro auriverde, o mesmo acontecendo com os aficionados do SC Braga, que, apesar do mau momento do clube, acompanham a equipa neste duelo de arranque da segunda volta do campeonato.

SC Braga (treinador): Carlos Vicens

SC Braga (suplentes): Alaa Bellaarouch (36), Víctor Gómez (2), Paulo Oliveira (15), Gabriel Moscardo (17), Bright Arrey-Mbi (26), Gorby (29), Fran Navarro (39), Diego Rodrigues (50) e Gabri Martínez (77)

SC Braga (titulares): Lukas Hornicek (1); Gustaf Lagerbielke (14), Vítor Carvalho (6) e Sikou Niakaté (4); Mario Dorgeles (20), Florian Grillitsch (27), João Moutinho (8) e Leonardo Lelo (5); Rodrigo Zalazar (10), Pau Víctor (18) e Ricardo Horta (21) C

Tondela (treinador): Cristiano Bacci

Tondela (suplentes): Lucas Cañizares (30), João Afonso (5), Hélder Tavares (8), Joe Hodge (10), Afonso Rodrigues (19), Jordan Pefok (29), Juan Rodríguez (32), Tiago Manso (48) e Ouattara Moudjatovic (70)

Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Bebeto (2) C, Christian Marques (4), Brayan Medina (20) e Maviram (60); Cícero (97) e Yaya Sithole (15); Rodrigo Conceição (27), Hugo Félix (79) e Pedro Maranhão (7); Makan Aiko (90)

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto); Assistentes: André Dias e Fábio Silva; 4.º Árbitro: Flávio Jesus; VAR/AVAR: Vasco Santos e Valdemar Maia

Já há equipas oficiais!

O SC Braga precisa de vencer para continuar na luta pelo 4.º lugar. Os arsenalistas já viram o Gil Vicente ganhar nesta ronda (2-1 ao Nacional, ontem à tarde), pelo que só um triunfo em Tondela lhes permitirá voltar a ficar a apenas um ponto de distância dos gilistas. Sendo que os guerreiros ainda podem aproveitar a derrota (1-2) do Moreirense no terreno do Alverca (ontem à noite) para descolarem dos axadrezados do Minho, que têm os mesmos 27 pontos com que os bracarenses entrarão em campo esta tarde.

O Tondela tem, esta tarde/noite, uma possibilidade de deixar os lugares de descida direta: o Casa Pia perdeu em Alvalade, frente ao Sporting (0-3), na passada sexta-feira, pelo que, em caso de vitória na receção ao SC Braga, os auriverdes passarão a somar 15 pontos, mais um do que os gansos.

No que à Liga diz respeito, a formação orientada por Carlos Vicens precisa rapidamente de inverter o cenário para que possa haver alguma serenidade interna - os adeptos têm andado com os nervos em franja... - e para que o comboio dos lugares cimeiros não tenha ainda mais sobressaltos no caminho. Afinal, para encontrar o último triunfo do SC Braga para o campeonato é preciso recuar mais de um mês: a 15 de dezembro, diante do Santa Clara (1-0), jogava-se, então, a 14.ª jornada. Depois disso, e ainda no mais alto patamar nacional, os guerreiros perderam (0-1) no terreno do Estoril, e empataram na receção ao Benfica (2-2) e na deslocação ao reduto do Estrela da Amadora (3-3).

Já por parte dos arsenalistas há um desejo imenso de regressar... à normalidade. Isto porque a última semana foi absolutamente negra para o SC Braga. Em apenas quatro dias, dois objetivos voaram: a Taça da Liga - derrota (1-2) com o Vitória de Guimarães, na final realizada no passado sábado, em Leiria - e a Taça de Portugal - desaire (1-2) no reduto do Fafe, nos quartos de final que tiveram lugar na última quarta-feira.

Do lado dos auriverdes, e além da extrema necessidade de conquista de pontos, há também a vontade de regressar às vitórias. A formação orientada por Cristiano Bacci perdeu (0-1) com o Moreirense, no passado domingo, num encontro relativo à 16.ª jornada e que tinha sido adiado relativamente à data inicial. No embate anterior, refira-se, os tondelenses haviam ganho (3-1) em casa, ao Arouca, naquele que foi, efetivamente, o jogo da 17.ª ronda, a última da primeira volta.

Frente a frente vão estar duas equipas que têm, naturalmente, objetivos totalmente diferentes. O Tondela luta pela permanência no principal escalão do futebol português - onde regressou, precisamente, esta temporada -, o SC Braga tem sempre olhares (muito) cimeiros. Os beirões encontram-se, atualmente, no 17.º e penúltimo posto da tabela classificativa, com 12 pontos, os minhotos estão no 5.º posto, com 27 pontos.

A 18.ª jornada da Liga, que marca o arranque da segunda volta, tem passagem por território beirão. A partir das 18 horas, Tondela e SC Braga medem forças no Estádio João Cardoso e A BOLA, claro, vai contar-lhe tudo sobre este desafio. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!