Santa Clara
1 - 2
Sporting

Siga o Santa Clara vs Sporting em direto

Santa Clara-Sporting: de loucos, com polémica, mas leão encosta ao dragão
Açorianos estiveram a vencer, fruto do golo de Vinícius Lopes, logo aos 5 minutos, mas o bicampeão deu a volta, com golos de Pedro Gonçalves (que saiu lesionado) e Morten Hjulmand. Formação de Rui Borges iguala, de forma provisória, o FC Porto no topo da classificação

Foi desta forma que Morten Hjulmand deu a vitória aos leões no reduto dos açorianos. O capitão dos verdes e brancos saltou mais alto do que toda a concorrência na sequência de um pontapé de canto (inexistente) cobrado por Geovany Quenda e o Sporting saiu dos Açores com os três pontos na bagagem:

FINAL DA PARTIDA! SANTA CLARA 1 SPORTING 2. Foi até à última e com muita polémica à mistura. Os leões deram a volta ao texto, venceram nos Açores e igualam, à condição, o FC Porto no topo da classificação. Vinícius Lopes deu vantagem aos insulares, logo aos 5 minutos, mas os verdes e brancos empataram ainda na primeira parte - período em que dispuseram de várias oportunidades claras -, por intermédio de Pedro Gonçalves (32'). A etapa complementar também foi controlada pelo conjunto leonino, ainda que nem sempre com a melhor definição no último terço. Depois de algumas ocasiões desperdiçadas, o Sporting conseguiu selar a reviravolta já em tempo de compensação: pontapé de canto cobrado por Geovany Quenda (bola parada que não tinha razão de ser, uma vez que tinha sido o camisola 7 dos leões o último a tocar na bola) e Morten Hjulmand, de cabeça, ofereceu os três pontos aos verdes e brancos. O final do jogo teve muitos momentos feitos, sendo que já depois de Maxi Araújo ser expulso, também Adriano Firmino e Sidney Lima foram admoestados com o cartão vermelho.

90 +10

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +6
Cartão Amarelo

Rui Silva vê cartão por conduta violenta

90 +6
Duplo Cartão Amarelo

CARTÃO VERMELHO! - Sidney Lima vê o segundo amarelo e é expulso!

94

GOOOOOOOOLOOOOOOO DO SPORTING! Pontapé de canto cobrado por Geovany Quenda do lado direito e Morten Hjulmand foi ao segundo andar para cabecear para o fundo das redes da baliza açoriana. Está consumada a reviravolta nos Açores. 1-2.

90 +4
Cartão Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Adriano e mostra-lhe o cartão amarelo

90 +4
Duplo Cartão Amarelo

EXPULSO! - Adriano vê o segundo cartão amarelo por protestos

90 +4
Golo

G O O O O O O L O - Morten Hjulmand (Sporting) marca um golo de cabeça.

93

Para as nuvens! Sidney Lima soltou a bomba de livre direto, mas a bola saiu sem qualquer direção e não levou perigo à baliza de Rui Silva.

Maxi Araújo derrubou Brenner Lucas quando este seguia isolado na direção de Rui Silva e a decisão do árbitro não poderia ser outra: cartão vermelho para o lateral-esquerdo do Sporting!

90 +3
Substituição

Trincão sai do campo e é substituído por Matheus Reis.

90

O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos

90
Cartão Vermelho

EXPULSO! - Maxi Araújo vê diretamente o cartão vermelho por empurrar o adversário.

90

O que desperdiça Brenner Lucas!! Erro de Diomande e Brenner Lucas, já dentro da área, remata cruzado a rasar o poste direito da baliza de Rui Silva. O Santa Clara ficou a centímetros do golo...

88
Substituição

Serginho sai do campo e é substituído por Brenner Lucas.

88
Substituição

Vinícius Lopes sai do campo e é substituído por João Costa.

87

Como é que esta bola não entra?? Cruzamento perfeito de Maxi Araújo e cabeceamento de Fotis Ioannidis a rasar o poste direito. Que oportunidade flagrante para o Sporting!!

82

Forte... mas ao lado! Remate potente de Maxi Araújo, na sequência de um canto, mas a saída da bola foi controlada por Gabriel Batista, que acompanhou a trajetória do esférico e nem tão pouco teve de esboçar defesa.

81

Que oportunidade para o Sporting! Fotis Ioannidis provocou o erro adversário, tentou a assistência, mas a bola foi cortada para canto no último momento.

80

Maxi Araújo não teve medo! Livre direto batido por Serginho, o remate saiu forte e (parecia) bem direcionado, mas o lateral-esquerdo do Sporting colocou (literalmente!) a cabeça à bola e impediu que esta seguisse na direção da baliza de Rui Silva.

78

Ao lado! Luis Suárez aproveitou uma segunda bola que lhe chegou aos pés após um corte de cabeça de Sidney Lima, mas o tiro do ponta de lança colombiano dos verdes e brancos não levou a melhor direção.

76
Substituição

Fresneda sai do campo e é substituído por Alisson Santos.

74

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

73

Segura Gabriel Batista! Remate exterior de Francisco Trincão, em jeito, para as mãos do guarda-redes brasileiro do Santa Clara.

72
Cartão Amarelo

Sidney Lima vê o cartão amarelo por empurrar o adversário.

69

Ao lado! Geovany Quenda fletiu da direita para o centro e rematou cruzado, ainda de fora da área, levando a bola a sair muito perto do poste direito da baliza à guarda de Gabriel Batista.

68

O Santa Clara tenta sacudir a pressão e chegou, finalmente, à baliza do Sporting nesta etapa complementar. Vinícius Lopes rematou à entada da área, mas a bola saiu à figura de Rui Silva, que segurou sem problema.

67

O jogo é reiniciado.

66
Substituição

Wendel Silva sai do campo e é substituído por Matheus Pereira.

65

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

63

Para as nuvens! Luis Suárez fletiu da esquerda para o centro e tentou visar a baliza do Santa Clara, com um remate à entrada da área (e sob forte pressão de Sidney Lima, que condicionou bastante a ação do ponta de lança colombiano do Sporting), mas a bola saiu sem ponta de direção.

60
Cartão Amarelo

Frederico Venâncio puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

Pedro Gonçalves lesionou-se e faz sinal para o banco de que não poderá continuar em campo.

57
Substituição

Geny Catamo sai do campo e é substituído por Quenda.

57
Substituição

Pedro Gonçalves está lesionado e é substituído por Morita.

54
Cartão Amarelo

Fresneda puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

Luis Suárez, aos 38 minutos, voltou a esbarrar na competência de Gabriel Batista, que voou para impedir o tento do ponta de lança colombiano:

50

Por cima! Remate de meia distância de Pedro Gonçalves, a bola desvia num adversário e sai pela linha final. O Sporting entra a todo o gás na etapa complementar, dando, assim, sequência ao que tinha feito na reta final da primeira parte.

Depois das ameaças, o Sporting conseguiu mesmo chegar à igualdade, por intermédio de Pedro Gonçalves (32'):

Geny Catamo, aos 21 minutos, também tentou a sua sorte, mas o guarda-redes do Santa Clara negou-lhe os intentos:

Pedro Gonçalves viu Gabriel Batista negar-lhe o golo, aos 20 minutos:

Luis Suárez, aos 16 minutos, cabeceou a rasar o poste:

46
Substituição

João Simões sai do campo e é substituído por Fotis Ioannidis.

46

Início da segunda parte.

INTERVALO!! SANTA CLARA 1 SPORTING 1. A entrada em falso dos leões custou caro aos comandados de Rui Borges e Vinícius Lopes, logo aos 5 minutos, disse que sim a um cruzamento de Wendel Silva e inaugurou o marcador. A reação imediata do bicampeão nacional foi tímida, mas a partir do quarto de hora de jogo foi acionado o modo rolo compressor. Luis Suárez cabeceou a rasar o poste (16'), Pedro Gonçalves viu Gabriel Batista negar-lhe os intentos (20'), e o mesmo aconteceu a Geny Catamo, no minuto seguinte. Maxi Araújo também tentou a sua sorte, com um cabeceamento a rasar a barra (28'). Sentia-se que o empate estava para chegar e... chegou mesmo: aos 32 minutos, Geny Catamo cruzou com conta, peso e medida e Pedro Gonçalves, ao segundo poste, cabeceou certeiro. Sidney Lima não permitiu a reviravolta a Luis Suárez, com um corte em cima da linha (35') e Gabriel Batista voltou a brilhar na sequência de um remate cruzado de Luis Suárez (38'). Os verdes e brancos vão para o descanso na mó de cima, pelo que, a manterem esta toada na etapa complementar, estão claramente lançados para o triunfo. Os insulares terão de rever processos para evitarem males maiores.

45 +3

O árbitro apita para o intervalo

45 +1

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

O relvado está a ceder com o decorrer do encontro e já há muitas pelas no tapete (que já foi totalmente) verde do Estádio de São Miguel.

Foi desta forma que Vinícius Lopes colocou o Santa Clara em vantagem logo aos 5 minutos do desafio:

38

Que oportunidade! Passe de Pedro Gonçalves e remate cruzado de Luis Suárez, de pé esquerdo, para uma extraordinária intervenção de Gabriel Batista (e o árbitro, por lapso, apontou para a marca de pontapé de baliza e não de pontapé de canto, como deveria ter feito)!

36
Cartão Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Serginho e mostra-lhe o cartão amarelo

36
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Ousmane Diomande.

35

Em cima da linha! Sidney Lima sentiu o perigo e colocou-se onde mais era necessário para impedir o golo de Luís Suárez, que entretanto havia contornado Gabriel Batista e rematado de pé esquerdo.

32

GOOOOLOOOOOOOO DO SPORTING!! Cruzamento da direita de Geny Catamo e Pedro Gonçalves, ao segundo poste, cabeceia para o empate. 1-1.

32
Golo

G O O O O O O L O - Pedro Gonçalves (Sporting) marca um golo de cabeça.

29

Que corte de Sidney Lima! O defesa-central do Santa Clara chegou na hora certa para impedir que Pedro Gonçalves visasse a baliza de Gabriel Batista, isto na sequência de um passe longo bem medido de Gonçalo Inácio.

28

Por cima! Cruzamento da direita de Iván Fresneda e cabeceamento de Maxi Araújo a rasar a barra.

26

O jogo é reiniciado.

25

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

21

Agora tentou Geny Catamo! O camisola 10 dos leões também procurou o golo, mas Gabriel Batista, bem colocado, voltou a impedir o empate ao bicampeão nacional.

20

Valeu Gabriel Batista! Excelente defesa do guarda-redes do Santa Clara na sequência de um remate de Pedro Gonçalves, em zona frontal.

16

Que grande ocasião para o Sporting! Cruzamento da esquerda de Maxi Araújo e cabeceamento de Luis Suárez a rasar o poste direito da baliza à guarda de Gabriel Batista. Os verdes e brancos ficaram a milímetros do empate...

13
Cartão Amarelo

João Simões vê o cartão amarelo por empurrar o adversário.

10

Responde o Sporting, mas... para as nuvens! Pedro Gonçalves tentou a sua sorte de fora da área, mas a bola ganhou demasiada altura e não ofereceu qualquer perigosidade a Gabriel Batista.

5

GOOOOOLOOOOOO DO SANTA CLARA!! Cruzamento da direita de Wendel Silva e Vinícius Lopes, ao segundo poste, remata de primeira, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza à guarda de Rui Silva. Os açorianos ganham vantagem. 1-0.

5
Golo

G O O O O O L O - Vinícius Lopes marca de pé esquerdo!

3

Segura Gabriel Batista! Luis Suárez tentava explorar a profundidade, pela esquerda, mas o guarda-redes do Santa Clara saiu dos postes e amarrou com segurança.

1
Cartão Amarelo

Wendel Silva vê o cartão amarelo por empurrar o adversário.

1

Santa Clara sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. O tapete verde parece estar em boas condições para o espetáculo. A noite está fria, mas não chove nos Açores. As bancadas começam a ficar bem compostas e prevê-se uma grande lotação no recinto insular.

Já no conjunto açoriano, Vasco Matos opera apenas uma mudança relativamente ao encontro frente ao Gil Vicente (0-1), da 10.ª jornada da Liga: sai Brenner Lucas e entra Frederico Venâncio.

Nota para as reentradas de Fresneda, Geny Catamo e Luis Suárez em relação ao duelo dos leões em Itália, diante da Juventus. Vagiannidis, Quenda e Ioannidis serão apostas, desta vez, a partir do banco de suplentes.

Santa Clara (suplentes): João Afonso (50), Diogo Calila (2), Matheus Pereira (3), Elias Manoel (7), Brenner Lucas (11), João Costa (17), Luquinhas (28), José Tavares (65) e Henrique Silva (94)

Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (21), Luís Rocha (13) e Frederico Venâncio (21); Lucas Soares (42), Pedro Ferreira (8), Adriano Firmino (6), Serginho (35) e Paulo Victor (64); Wendel Silva (29) e Vinícius Lopes (70)

Sporting (suplentes): João Virgínia (12), Matheus Reis (2), Morita (5), Quenda (7), Vagiannidis (13), Kochorashvili (14), Alisson (27), Eduardo Quaresma (72) e Ioannidis (89)

Sporting (titulares): Rui Silva (1); Iván Fresneda (22), Diomande (26), Gonçalo Inácio (25) e Maxi Araújo (20); Morten Hjulmand (42) C e João Simões (52); Geny Catamo (10), Francisco Trincão (10) e Pedro Gonçalves (8); Luis Suárez (97)

Voltando a centrar atenções na Liga, agora no que ao Sporting diz respeito, os leões vêm, então, desse sucesso na receção ao Alverca. Fotis Ioannidis e Pedro Gonçalves foram os autores dos tentos do triunfo (2-0) verde e branco sobre os ribatejanos:

Já na presente temporada, o rendimento caseiro dos açorianos não está a ser o melhor. Juntando partidas nacionais e internacionais, os encarnados de Ponta Delgada somam três vitórias, dois empates e três derrotas. Mas os comandados de Vasco Matos têm boas memórias do último embate caseiro, que terminou com um triunfo (2-0) sobre o Aves SAD. Serginho (de penálti) e Vinícius Lopes escreveram a história da vitória insular:

Lembrando a última deslocação do Sporting ao terreno do Santa Clara, na época 2024/2025, Geny Catamo foi o grande herói dos leões, ao apontar o tento solitário que garantiu o triunfo aos verdes e brancos. Estávamos na 29.ª jornada, no dia 12 de abril, e os leões davam mais um passo de gigante para o bicampeonato, que haveriam de conquistar poucas semanas depois.

No que às contas da Liga diz respeito, o Sporting tem a oportunidade de voltar, ainda que à condição, a igualar o FC Porto no topo da classificação. Os leões têm 25 pontos e estão a 3 dos dragões, que jogam apenas amanhã (18 horas), no reduto do Famalicão. Já o Santa Clara está (bastante) longe do fulgor da época passada (ficou no 5.º lugar e garantiu o apuramento para as pré-eliminatórias da Liga Conferência) e ocupa atualmente o 9.º posto da tabela, com 11 pontos.

Já o Sporting regressa à ação depos do empate (1-1) em Turim, diante da Juventus, num encontro relativo à 4.ª jornada da fase de liga da Champions. Antes desse embate europeu, o conjunto de Rui Borges tinha conseguido uma série de quatro triunfos consecutivos: Alverca (2-0), para a Liga, Alverca (5-1), para a Taça da Liga, Tondela (3-0), para a Liga), e Marselha (2-1), para a Champions.

O Santa Clara chega a este jogo depois de duas derrotas consecutivas - SC Braga (0-5), para a Taça da Liga, e Gil Vicente (0-1) -, para a Liga, pelo que a formação orientada por Vasco Matos deseja reencontrar-se o quanto antes com as vitórias - o último triunfo foi a 25 de outubro, na receção ao Aves SAD (2-0), na 9.ª ronda do campeonato.

O Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores, é um dos palcos da 11.ª jornada da Liga. A partir das 20h30, Santa Clara e Sporting medem forças num duelo que se prevê muito interessante e que, como sempre, pode acompanhar em direto em A BOLA. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!