Siga o Salzburgo vs FC Porto em direto
Termina o encontro (0-1)! Triunfo dos dragões na ronda inaugural da UEFA Europa League! A vitória portista foi sofrida, com o único golo do jogo a aparecer nos instantes finais, por intermédio de William Gomes, que assinou um golaço.
GOLO DO FC PORTO! INCRÍVEL! Golo monumental de William Gomes dá os três pontos aos dragões na Áustria! Remate em arco de pé esquerdo sai muito colocado e bate Schlager.
Três minutos de compensação.
Deniz Gul aparece na área e faz um cabeceamento fraco que morre nas mãos do guardião do Salzburgo.
Que perigo! Cruzamento muito largo de William Gomes quase trai Schlager, que acaba por conseguir afastar a bola.
Bednarek! Polaco ganha nas alturas após canto de Rodrigo Mora e cabeceia por cima!
O que falha Vertessen! Avançado aparece isolado na área e, no frente a frente com Diogo Costa, remata ao lado da baliza! Ocasião de ouro para o Salzburgo a cerca de 10 minutos do fim.
William Gomes remata de pé esquerdo, mas a bola é intercetada pela defesa do Salzburgo.
Diogo Costa soca a bola após cruzamento de Lainer pela direita e passa o perigo.
Thomas Letsch, treinador do Salzburgo, mudou quatro peças de uma só vez.
Farioli lança Rodrigo Mora, que rende Alan Varela.
Lainer dispara rasteiro à figura de Diogo Costa.
Dragões ganham canto à esquerda, mas a defesa dos austríacos não facilita e alivia.
Golo anulado ao Salzburgo! Ratkov marca para os austríacos, mas o lance é invalidado por fora de jogo de Yeo. Fica o alerta para os azuis e brancos.
Com estas mudanças, Pablo Rosario passa para o meio-campo.
Farioli muda três peças de uma assentada. Pepê, Gabri Veiga e Zaidu dão lugar a William Gomes, Martim Fernandes e Francisco Moura.
Grande passe de Pepê para Samu, mas o espanhol acaba por perder a bola em posição privilegiada.
William Gomes, Martim Fernandes e Francisco Moura vão a jogo!
Martim Fernandes volta a vestir colete e parece que, afinal, será Francisco Moura a vai entrar.
Canto dos austríacos leva algum perigo, mas o FC Porto alivia.
Zaidu está com muitas queixas e Martim Fernandes deve ir a jogo!
Baidoo galga vários metros sozinho e tira o remate, mas a defesa portista interceta.
Os dois treinadores não mexeram ao intervalo.
Já se joga a segunda parte!
No último livre dos dragões antes do apito para o intervalo, houve um detalhe curioso. Lino Godinho, adjunto de Farioli, foi até perto do 4.º árbitro dar indicações à equipa, tendo ficado nessa zona durante quase 30 segundos, antes de ser obrigado a recolher ao banco.
Intervalo (0-0). Partida chega ao tempo de descanso sem golos, mas já houve oportunidades para os dois lados. Depois de um arranque autoritário dos dragões, o Salzburgo acordou e ficou muito perto do golo. Na reta final da primeira parte, a turma de Farioli retomou o controlo do jogo, com Gabri Veiga a ter na cabeça uma ocasião de ouro aos 45'.
Gabri Veiga! Espanhol aparece na área à ponta de lança, depois de um cruzamento de Pepê, e cabeceia à figura de Schlager!
9.993 espectadores no Stadion Salzburg, números oficiais.
Pepê remata à figura.
Pepê cruza para a área e Gadou corta com dificuldades para canto.
Alajbegovic remata do meio da rua, com a bola a sair ao lado da baliza de Diogo Costa. Exibição egoísta do prodígio bósnio, com muito desperdício no último terço.
William Gomes e Martim Fernandes iniciam exercícios de aquecimento.
Depois de um período difícil no jogo, o FC Porto volta a crescer e a aproximar-se da baliza dos austríacos, agora com um canto perigoso. Zaidu tem criado perigo na lateral-esquerda.
Froholdt! Dinamarquês remata cruzado na área em excelente posição, mas Schlager responde com uma boa defesa, com a perna!
Defende Diogo Costa! Bidstrup, capitão do Salzburgo, recupera a bola de Borja Sainz e remata à baliza. O guarda-redes português é chamado a intervir, mas passa o perigo para os dragões.
O FC Porto introduz a bola na baliza, mas não há golo! Após canto da direita, Samu tocou com o braço na bola e, na sequência da jogada, houve uma recarga que acabou com o esférico no fundo das redes. O juiz da partida invalidou prontamente a jogada e a decisão está confirmada.
Que slalom de Alajbegovic! Jovem bósnio galga metros com bola e atira contra a muralha portista.
Froholdt corta uma jogada de potencial perigo do lado esquerdo do ataque do Salzburgo, que ganha canto.
A equipa da casa acordou e tem dominado o FC Porto nos últimos minutos, com uma forte pressão sobre a defesa azul e branca.
Mais um lance de muito perigo junto da baliza portista! Diabaté enche o pé à entrada da área, mas Kiwior e Bednarek dão o corpo às balas e intercetam o remate!
Salzburgo perto do golo! Grande passe do meio descobre Ratkov na área, que passa por Diogo Costa e depois não consegue rematar para o fundo da baliza!
Boa triangulação no ataque dos austríacos, mas Pablo Rosario corta o lance.
Kiwior tenta encontrar Pepê na área com um excelente passe longo, mas Schlager está atento e antecipa-se.
Borja Sainz atira à barra! Grande remate do espanhol à entrada da área, na sequência de um canto de Froholdt, quase coloca os dragões na frente aos 3 minutos...
Curiosamente, as duas equipas atuam com as camisolas alternativas: o Salzburgo de vermelho escuro e o FC Porto de branco.
Arranca a partida!
Entram os protagonistas!
A instantes de começar o jogo, as bancadas do Stadion Salzburg estão ainda bastante despidas.
Quatro funcionários do Salzburgo dão retoques ao relvado, depois das queixas do Farioli na antevisão ao encontro.
Os jogadores do FC Porto já aquecem no relvado do Stadion Salzburg.
O central polaco de 29 anos falou ainda do entendimento com o compatriota Jakub Kiwior dentro das quatro linhas: «É muito simples, porque jogamos várias vezes juntos na seleção [da Polónia] e é bom ter alguém que fala a mesma língua, especialmente numa posição próxima de mim no campo.»
Antes do apito inicial, Jan Bednarek falou aos microfones da Sport TV, destacando a motivação para se estrear em provas europeias: «É uma nova competição para nós, com muitos jogos, e esperamos muitos momentos positivos. Estou ansioso pelo primeiro jogo. É uma prova importante, estamos motivados e esperamos conquistar os três pontos. Para mim, é como se fosse um jogo internacional pela seleção. É emocionante, mas no final do dia é um jogo normal de futebol e estou a tentar concentrar-me em fazer as coisas que o técnico nos disse para fazer. Esperamos fazer bem as coisas como equipa e ganhar o jogo. A equipa tem vencido e está a jogar bem. A parte mais difícil agora é manter as coisas como estão.»
Guarda-redes aquecem e Diogo Costa ouve cânticos da bancada:
Zaidu é a única novidade na equipa portista. O lateral-esquerdo nigeriano rende Francisco Moura.
Suplentes do Salzburgo: Zawieschitzky, Hamzic, Kitano, Onisiwo, Vertessen, Kratzig, Kjoergaard, Diambou, Douath, Trummer, Aguilar e Zikovic
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa, William Gomes, Alberto Costa, Prpic, Gül, Alarcon, Martim Fernandes, Gabriel Brás, Moura, Mora e João Teixeira.
Salzburgo: Schlager; Lainer, Gadou, Rasmussen e Terzic; Yeo, Bidstrup, Diabate e Alajbegovic; Baidoo e Ratkov.
Unsere Elf für den Europa League-Auftakt gegen Porto!#SALPOR 🔴⚪️ #UEL pic.twitter.com/5mf7eRgC3a
— FC Red Bull Salzburg (@RedBullSalzburg) September 25, 2025
FC Porto: Diogo Costa; Pablo Rosario, Bednarek, Kiwior e Zaidu; Froholdt, Alan Varela e Gabri Veiga; Pepê, Samu e Borja Sainz.
⚽ 𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃 ⚽#FCSFCP #UEL #SeguimosJuntos pic.twitter.com/SApAxnOxBU
— FC Porto (@FCPorto) September 25, 2025
Já são conhecidos os onzes das duas equipas!
A equipa portista já está no relvado:
Há um adepto do Salzburgo que vai assistir ao encontro com a camisola de... Amar Dedic, lateral-direito que passou pelo clube e agora joga no Benfica.
Os adeptos do FC Porto começam a entrar no estádio:
A odisseia do Tiago 🔵⚪ pic.twitter.com/jkRmwoGLMb
— FC Porto (@FCPorto) September 25, 2025
Os adeptos portistas já pintam as ruas de Salzburgo de azul e branco:
#SeguimosJuntos 💙 pic.twitter.com/ZIaOnhtLZX
— FC Porto (@FCPorto) September 25, 2025
Já o treinador do Salzburgo pediu «coragem» aos seus jogadores, admitindo que será um jogo de exigência máxima:
Diogo Costa, capitão dos dragões, também projetou o duelo:
Recorde o que disse o técnico italiano na antevisão ao desafio desta noite na Áustria, com destaque para as queixas sobre o estado do relvado do palco do encontro:
Após um início de campeonato imaculado, com seis vitórias em outros tantos jogos, os comandados de Francesco Farioli vão tentar entrar também com o pé direito na prova da UEFA, na qual têm grandes ambições.
Boa tarde! É no Stadion Salzburg que arranca a caminhada europeia do FC Porto em 2025/26, com duelo frente ao Salzburgo marcado para esta noite, às 20h00 portuguesas, na 1.ª ronda da fase de liga da UEFA Europa League!