Siga o Rio Ave vs Sporting em direto
Final da partida: Rio Ave 1-4 Sporting
Os vila-condenses entraram mais fortes e justificaram o bom começo com um golo. Os leões, por seu turno, foram atrás do resultado e chegaram ao empate de penálti (Luis Suárez, aos 35').
A coisa, para o Rio Ave, começou a piorar quando Gustavo Mancha, aos 43', fez um autogolo. O reatamento também não começou da melhor maneira, com a expulsão de Petrasso (52').
Trincão aproveitou a superioridade numérica para fazer o terceiro dos verdes e brancos da capital. Quenda sentenciou o resultado final aos 90' - já depois de Sotiris Silaidopoulos ver mais um jogador seu ser expulso.
Com este resultado e o do Benfica-SC Braga (2-2), a turma de Rui Borges regressa ao segundo lugar.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
O SC Braga faz o 2-1 no Estádio da Luz e os adeptos leoninos festejam a dobrar no Estádio dos Arcos.
GOLOOOOO! Quenda! Maxi Araújo partiu em contra ataque e serviu o jovem atacante à esquerda, que fez o 4-1!
EXPULSO! Ryan Guilherme comete falta sobre Kochorashvili, recebe o segundo amarelo e vai para a rua! O médio viu as cartolinas num espaço de dois minutos.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Daniel Bragança sai do campo e é substituído por Kochorashvili.
Pedro Gonçalves sai do campo e é substituído por Eduardo Felicíssimo.
Reveja o vídeo da expulsão de Petrasso.
Enquanto o Sporting controla o jogo, Silaidopoulos aproveitou a paragem para dar algumas indicações aos seus jogadores.
O jogo é reiniciado.
Estão 3747 espetadores no Estádio dos Arcos.
O jogo está parado porque Miszta está deitado no chão.
Diogo Bezerra sai do campo e é substituído por Antonis Papakanellos.
Dario Spikic sai do campo e é substituído por Andreas-Richardos Ntoi.
Nelson Abbey sai do campo e é substituído por Omar Richards.
GOLOOOOO! Trincão, numa jogada de génio, da direita para o meio, muito bem recortada tecnicamente, faz o terceiro do Sporting com um golaço de fora de área.
Luís Guilherme sai do campo e é substituído por Geny Catamo.
Marious Vrousai sai do campo e é substituído por João Tomé.
Luis Suárez cheirou o golo, a passe de Luís Guilherme, mas a bola saiu ao lado!
O Sporting assenta o seu jogo e assume o controlo total, perante um Rio Ave agora incapaz de sair para o ataque
O jogo é reiniciado.
Tamble Monteiro é o sacrificado, após a expulsão, e é substituído por Brabec.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
EXPULSO! Pancho Petrasso faz falta sobre Luis Suárez à entrada da área, recebe o segundo amarelo e vai para a rua!
Reveja o autogolo bizarro que deu o 2-1 ao Sporting, antes do intervalo.
Os adeptos do Sporting gritam golo na bancada, porque... o SC Braga marcou, contra o Benfica (1-1).
De recordar que águias e leões estão na luta pelo 2.º lugar que dá acesso à Liga dos Campeõpes.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Início da segunda parte.
As equipas regressam dos balneários!
Intervalo: Rio Ave 1-2 Sporting
Os vila-condenses entraram melhor, ameaçaram e conseguiram chegar ao golo, aos 13', por Tamble Monteiro.
Enquanto os comandados de Sotiris Silaidopoulos tiveram oportunidades para dilatar a vantagem, os leões ainda tentavam encontrar-se na partida.
Luis Suárez caiu uma vez na área, caiu duas, caiu três - e, à terceira (e depois de um amarelo), foi mesmo assinalada grande penalidade. Foi o próprio colombiano a empatar o encontro.
Aos 42', os verdes e brancos do Sul passaram para a frente, graças a um autogolo para os apanhados. Gustavo Mancha atrasou a bola para Miszta. O primeira mediu mal o passe, o segundo mediu mal a trajetória da bola e estava feito o 2-1.
O árbitro apita para o intervalo
Que duas grandes oportunidades para o Rio Ave!! À primeira, Rui Silva defendeu, com as pernas, um remate de Tamble Monteiro, pela esquerda. Na insistência, do outro lado, veio um cruzamento rasteiro, em que Eduardo Quaresma quase fazia autogolo... Deu canto para os vila-condenses!
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
Reveja o primeiro golo do encontro, apontado por Diogo Bezerra!
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Marinakis assiste ao Rio Ave-Sporting, nos camarotes.
GOLOOOOO! Luis Suárez não treme, na conversão, e empata o jogo. O colombiano bateu para a direita, Cezary Miszta foi para a esquerda.
Luis Suárez cai na área pela terceira vez e... agora é mesmo penálti!
Cartão amarelo para Ousmane Diomande. Falhará, por castigo, o último jogo do campeonato, contra o Gil Vicente.
O jogo é reiniciado.
O árbitro diz que não há nada, mas Luis Suárez continua no chão.
O jogo está parado porque Luis Suárez está deitado no chão. Entra a equipa médica.
Luis Suárez cai na área e Sporting queixa-se de penálti.
O Rio Ave continua a afligir o Sporting e a somar oportunidades, destemidamente, junto à baliza defendida por Rui Silva! Entre duas aproximações dos anfitriões, Luis Suárez tentou assutar com um remate de fora de área, mas a bola saiu muito por cima.
Diogo Bezerra tirou a camisola nos festejos e o árbitro mostra-lhe o cartão amarelo.
GOLOOOOO! - Diogo Bezerra inaugura o marcador! Numa transição ofensiva, Tamble Monteiro abriu à direita para Diogo Bezerra que, dentro de área, não tremeu e fez o primeiro do encontro!
Agora foi a vez do Sporting ameaçar! Pote, num movimento com bola da esquerda para o meio, rematou ao lado...
Que perdida do Rio Ave! Spikic e Blesa trabalharam bem pela esquerda, com o espanhol a servir Tamble Monteiro com um bom cruzamento. À boca da baliza, o número 9 cabeceou ao lado...
Entrada acutilante dos vila-condenses e conquistam o primeiro pontapé de canto!
Rio Ave sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Evangelos Marinakis está num camarote a assistir ao encontro contra o Sporting!
De recordar que há história passada entre os leões e os mulimilionário grego, por causa de... Jota Silva.
Blesa (possivelmente, com frio) deu nas vistas ao aquecer... de calças.
As equipas recolhem aos balneários!
Veja as equipas a aquecer neste fim de tarde, em Vila do Conde!
Veja o aquecimento dos guardiões das duas equipas!
Ambas as equipas já realizam o aquecimento no relvado!
Já Rui Borges faz duas mexidas em relação ao triunfo por 5-1 contra o Vitória de Guimarães: entram Diomande e Luís Guilherme, para os lugares de Debast e Gany Catamo, respetivamente.
Sotiris Silaidopoulos não promove qualquer alteração em relação ao onze apresentado no empate sem golos diante do Gil Vicente, na última jornada.
Os guardiões já aquecem no Estádio dos Arcos!
Suplentes do Sporting: João Virginia, Geovany Quenda, Geny Catamo, Giorgi Kochorashvili, Souleymane Faye, Salvador Blopa, Eduardo Felicíssimo, Rafael Nel e Ricardo Mangas.
Suplentes do Rio Ave: Van der Gouw, Andreas Ntoi, Antonios Papakanellos, João Tomé, Jakub Brabec, Georgios Liavas, Lomboto, Omar Richards e Olinho.
📃 11 INICIAL #RAFCSCP #RemamosJuntos #LigaPortugalBetclic pic.twitter.com/eOdHrO0wxW
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) May 11, 2026
Onze do Sporting (4x2x3x1): Rui Silva; Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio (C) e Maxi Araújo; Morita e Daniel Bragança; Luís Guilherme, Trincão e Pedro Gonçalves; Luis Suárez
O 1️⃣1️⃣ 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 dos Leões para o #RAFCSCP 👥 pic.twitter.com/SErD6LjYlt
— Sporting CP (@SportingCP) May 11, 2026
Onze de Rio Ave (4x3x3): Miszta; Vrousai (C), Petrasso, Gustavo Mancha e Nelson Abbey; Spikic, Nikitscher, Ryan Guilherme e Diogo Bezerra; Blesa e Tamble Monteiro.
Já há onzes!
Contrariedade de última hora na equipa do Sporting
O árbitro desta partida é João Gonçalves (AF Porto), assistido por Pedro Ribeiro e Miguel Martins. Na função de 4.º árbitro estará Diogo Araújo, enquanto o VAR/AVAR ficará a cargo de Vasco Santos/Hugo Santos.
Sporting vai jogar com equipamento alternativo.
▹🟢⚪️⚪️ Dia de 𝑺𝑷𝑶𝑹𝑻𝑰𝑵𝑮 ⚪️⚪️⚪️⚪️ #RAFCSCP pic.twitter.com/TAhYPsesan
— Sporting CP (@SportingCP) May 11, 2026
Tudo preparado no Estádio dos Arcos.
Stadium ready 🤝🏟️#RemamosJuntos #RAFCSCP #LigaPortugalBetclic pic.twitter.com/iqlI7Mux6X
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) May 11, 2026
Segundo a A BOLA apurou, Rui Borges apenas deverá mudar hoje diante do Rio Ave uma peça no onze em relação ao apresentado frente ao Vitória de Guimarães.
Apesar do passado, por vezes, glorioso, os vila-condenses não vencem os leões nos Arcos há dez anos, desde 2016.
Quem também esteve à comversa com o nosso jornal e sabe o que é ganhar (e de goleada!) o Sporting é Zé Gomes.
O antigo capitão do emblema da Caravela foi colega de equipa e treinador de... Rui Borges - e fala do mister dos leões, que, em tempos, lhe «levou» um adjunto.
A primeira vez que o Rio Ave venceu o Sporting foi em 1984, em Vila do Conde. Adérito fazia parte dessa equipa dos barbudos, que, no mesmo ano, chegou à final da Taça de Portugal (perdeu 1-4, para o FC Porto).
Em entrevista a A BOLA, o antigo médio revelou qual a melhor receita para os rioavistas levaram de vencida a formação leonina, nesta segunda-feira...
Mas há mais baixas para os lados de Alvalade...
Na antevisão, o técnico verde e branco revelou haver um jogador ainda em dúvida para o jogo de hoje.
Rui Borges, por seu turno, na já habitual mais longa conferência leonina falou não só sobre os vilaconfenses, mas também do foco no 2.º lugar e do mercado de transferências.
Na antevisão ao jogo, Sotiris Silaidopoulos destacou a motivação natural da sua equipa para defrontar um dos «três grandes». O técnico grego agradeceu ainda o apoio dos adeptos e pediu que mantenham a mesma paixão para o último jogo da época no Estádio dos Arcos, que descreveu como «crucial».
No jogo da primeira volta, entre rioavistas e sportinguistas, os de Lisboa levaram a melhor. 4-0 foi o resultado final, com hat trick de Luís Suárez e um golo de Maxi Araújo.
Já os verdes e brancos da capital vêm de uma vitória gorda (5-1) sobre o Vitória de Guimarães, em Alvalade.
Os vilacondenses voltam a jogar em casa, depois de terem recebido o Gil Vicente, na última ronda, num encontro sem golos.
O Sporting regressou aos triunfos, no último encontro, depois de ter estado cinco jogos sem provas o sabor da vitória - naquela que foi a pior fase da época dos leões.
O Rio Ave tem apenas uma derrota (1-2, conta o Alverca, a 4 de abril) nos últimos cinco confrontos disputados em casa e quer, naturalmente, despedir-se do Estádio do Arcos (nesta temporada) a pontuar.
Marcam encontro na noite desta segunda-feira (ao mesmo tempo que decorrem outros seis encontros do campeonato) uma equipa ainda com a ambição bem viva de chegar ao segundo lugar (de acesso à Liga dos Campeões) e outra mais tranquila (em termos de objetivos), que está no 12.º lugar, tendo já a manutenção garantida.
Olá! Estamos em direto, a partir do Estádio dos Arcos, para fazer o acompanhamento em direto do Rio Ave-Sporting da jornada 33 da Liga Portugal Betclic! Fique connosco!