Portugal sub-21
0 - 0
France U21

Liveblog Portugal sub-21 vs France U21 junho 2025

Portugal-França: deu empate o duelo entre candidatos!
Encontro bem disputado entre lusos e gauleses, mas com as defesas a superiorizarem-se aos ataques

FINAL DA PARTIDA!! PORTUGAL 0 FRANÇA 0. Um resultado que se aceita, pese embora o empate com golos refletisse melhor o pendor ofensivo das duas equipas. Os jovens lusos foram superiores na primeira parte, dispuseram de várias situações para marcar, mas Roger Fernandes (por duas vezes), Tiago Tomás e Geovany Quenda não estiveram particularmente inspirados no momento da finalização. Os gauleses melhoraram na etapa complementar e Odobert, Doukouré e Lepenant também ameaçaram Samuel Soares. Neste período, acrescente-se, Paulo Bernardo (em duas ocasiões) e Rodrigo Gomes ficaram perto do golo, mas também eles não acertaram com a baliza contrária. Um ponto para cada uma das equipas, ambas candidatas à conquista do título europeu. Na próxima jornada, a 2.ª, Portugal irá medir forças com a Polónia, ao passo que França vai defrontar a Geórgia - ambos os jogos estão marcados para as 20 horas de sábado.

90 +4

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

91

Samuel Soares segura o empate! Lepenant, já no interior da área, rematou pleno de intenção, mas o guarda-redes português, seguro, impediu o golo aos gauleses.

90 +1

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

88
Substituição

Ismael Doukoure está a sair com queixas físicas e é substituído por Soungoutou Magassa.

87

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

82
Cartão Amarelo

[palyer1] é advertido, por simulação.

80
Substituição

Tiago Tomás sai do campo e é substituído por Gustavo Sá.

78

Desperdiça outra vez Paulo Bernardo! Passe Flávio Nazinho e remate do capitão luso, já na área, fraco e para defesa acessível de Restes.

77
Substituição

Mathys Tel sai do campo e é substituído por Loum Tchaouna.

71

Que oportunidade para Paulo Bernardo! Cruzamento com conta, peso e medida de Diogo Nascimento e o capitão português, já dentro da pequena área, falhou o desviou. O primeiro golo luso não surgiu por milímetros...

67

Defende Samuel Soares! Penetreção de Mathys Tel na grande área nacional, mas o guarda-redes português, bem colocado nega os intentos ao jogador que na última época esteve emprestado pelo Bayern Munique ao Tottenham.

65

Por cima! Cruzamento da esquerda de Carlos Forbes e remate de Rodrigo Gomes, de primeira, sem a melhor direção. Os dois extremos recentemente lançados por Rui Jorge já incomodam o último reduto francês.

62
Substituição

Matthis Abline sai do campo e é substituído por Thierno Barry.

60

Grande oportunidade para Portugal! Paulo Bernardo, à boca da baliza, tentou o desvio vitorioso, na sequência de um lance de bola parada cobrado por Paulo Bernardo, mas a bola saiu muito perto do poste direito da baliza à guarda de Restes.

60
Substituição

Roger Fernandes sai do campo e é substituído por Rodrigo Gomes.

60
Substituição

Quenda sai do campo e é substituído por Carlos Forbs.

58
Cartão Amarelo

Ismael Doukoure comete falta e é admoestado.

55

Outra vez a França! Grande trabalho de Merlin e remate de Doukouré com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza nacional.

54

Por cima da barra! Cabeceamento de Sildillia fazendo a bola passar por cima do travessão da baliza defendida por Samuel Soares.

54

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

52

Portugal fica a pedir penálti! Livre batido por Geovany Quenda à esquerda, Chico Lamba viu o seu cabeceamento intercetado por um adversário e de pronto os jogadores lusos reclamaram castigo máximo, mas o árbitro da partida mandou (e bem) jogar.

48

Grande oportunidade para a França! Passe de rotura de Sildillia e Odobert, já no interior da área, rematou cruzado e levou a bola a passar muito perto do poste direito da baliza à guarda de Samuel Soares.

46
Substituição

Rafael Rodrigues sai do campo e é substituído por Flávio Nazinho.

46

Início da segunda parte.

INTERVALO! PORTUGAL 0 FRANÇA 0. O nulo em tempo de descanso penaliza os jovens lusos. Mas é, no fundo, o preço a pagar pela falta de eficácia. O plano estratégico apresentado por Rui Jorge tem-se revelado acertado, com Portugal a conseguir dominar o jogo com e sem bola, sendo que, em posse, as esperanças nacionais têm conseguido criar perigo no último terço. A mira não tem estado, porém, afinada, e Roger Fernandes (14' e 20'), Tiago Tomás (15') e Geovany Quenda (18') desperdiçaram excelentes situações para que o marcador funcionasse. O conjunto gaulês ainda não conseguiu incomodar verdadeiramente Samuel Soares, sendo que a única vez em que a defensiva lusitana ficou em sentido foi aos 29 minutos, quando foi assinalado penálti por (suposta) falta de Rafael Rodrigues sobre Abline. A infração do lateral-esquerdo português existiu, de facto, mas foi fora da área, pelo que depois de ouvir as indicações do VAR o árbitro da partida reverteu a decisão e mandou marcar livre. Tudo em aberto para a etapa complementar e, a julgar por estes primeiros 45 minutos, Portugal tem todas as condições para sair a sorrir desta ronda inaugural do Grupo C da fase final do Campeonato da Europa de sub-21, que se realiza na Eslováquia.

45 +4

O árbitro apita para o intervalo

45 +1

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

43

O jogo é reiniciado.

42

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

40

O jogo é reiniciado.

39

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Passados alguns instantes do lance que motivou a marcação do penálti a favor de França, decisão que acabou por ser revertida pelo árbitro da partida, após intervenção do VAR, Portugal voltou a tomar as rédeas do desafio e retomou a posse de bola no meio-campo ofensivo.

Decisão revertida! Depois de ouvir as indicações do VAR, o árbitro da partida decidiu que a falta foi fora da área e, dessa forma, a França já não vai beneficar do penálti.

29

Penálti para a França! Falta de Rafael Rodrigues sobre Abline.

29
Cartão Amarelo

Rafael Rodrigues vê cartão amarelo por falta

28
Cartão Amarelo

Diogo Nascimento vê cartão amarelo por falta

26

O jogo é reiniciado.

24

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

20

Mais uma soberana ocasião para Portugal! Erro na saída de bola por parte da seleção francesa, Tiago Tomás aproveitou e assistiu Roger Fernandes, que já depois de uma primeira tentativa intercetada, rematou em jeito, à cabeça da área, fazendo a bola sair a rasar a barra da baliza contrária.

18

Por cima da barra! Cruzamento de Roger Fernandes e cabeceamento de Geovany Quenda a sair perto do travessão da baliza gaulesa.

15

Outra vez Portugal a ameaçar! Tiago Tomás ganhou o duelo individual a Matsima e, já dentro da área, rematou de pé esquerdo, para defesa atenta de Restes.

14

Grande oportunidade para Portugal! Paulo Bernardo falhou o primeiro remate, já no coração da área, e Roger Fernandes, na recarga, viu Lukeba negar-lhe o golo, com um corte em cima da linha.

Ouve-se 'Portugal, Portugal, Portugal' nas bancadas do Estádio Sihot, em Trencin. A Seleção Nacional está fortemente apoiada nesta sua primeira parte na fase final do Campeonato da Europa de sub-21.

13

Os jogadores franceses ficam a pedir penálti! O lance envolveu João Muniz que, na sequência de um ressalto, viu a bola bater-lhe na mão, mas o defesa-central de Portugal tinha o braço numa posição natural e, dessa forma, o árbitro da partida mandou jogar.

Primeiros 10 minutos ainda sem qualquer remate às balizas e com ligeiro ascendente de Portugal. A formação lusa tem mais posse de bola e tenta rendilhar o jogo no miolo para encontrar os melhores espaços tendo em vista o ataque ao último terço.

Confirma-se Portugal em 4x3x3. Samuel Soares é o guarda-redes, sendo que à sua frente alinha um quarteto defensivo composto por Rodrigo Pinheiro (à direita), Chico Lamba e João Muniz (no eixo) e Rafael Rodrigues (à esquerda). O tridente da intermediária é composto por Diogo Nascimento (médio mais recuado) e Mateus Fernandes e Paulo Bernardo (como interiores), estando a frente de ataque entregue a Geovany Quenda (pela direita), Roger Fernandes (pela esquerda) e Tiago Tomás (no centro).

1

O árbitro dá início à partida.

1

Portugal sub-21 sai com a bola, a partida começou!

Arrepiante! O Hino de Portugal foi (como sempre) um momento de enorme sentimento e foi cantando a plenos pulmões por todos os jogadores da Seleção Nacional, bem como pela restante estrutura lusa. Os adeptos portugueses, que marcam presença em número considerável nas bancadas do Estádio Sihot, em Trencin, também gritaram bem alto A Portuguesa.

Ecoa A Portuguesa nos céus eslovacos!

Aí estão os artistas no relvado do Estádio Sihot, em Trencin (Eslováquia). Seguem-se as cerimónias protocolares dos hinos nacionais de cada país e depois estará tudo a postos para o apito inicial.

As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e regressaram aos balneários para ultimarem todos os pormenores para o início do desafio.

A UEFA divulgou algumas imagens dos bastidores desta partida e, tal como se pode ver nesta fotografia, o balneário de Portugal tem tudo a postos para que os craques tenham uma noite de grande nível no arranque da fase final do Campeonato da Europa de sub-21:

Tudo pronto no balneário da Seleção Nacional (Foto: UEFA)

Roger Fernandes, jogador que pertence aos quadros do SC Braga, é a principal novidade no onze inicial de Portugal. O esquerdino, que realizou (mais) uma temporada de grande nível nos guerreiros do Minho, vai estrear-se de forma absoluta na Seleção Nacional de sub-21 e logo como titular! Na outra ala do ataque, refira-se, alinhará o virtuoso do Sporting, Geovany Quenda. Ambos os flanqueadores serão os principais municiadores da referência ofensiva, Tiago Tomás.

França (selecionador): Gérald Baticle

França (suplentes): Obed Nkambadio (1), Robin Risser (23), Lucien Agoumé (6), Loum Tchaouna (11), Noah Edjouma (12), Jean-Mattéo Bahoya (13), Christian Mawissa (14), Nathan Zeze (15), Soungoutou Magassa (17), Djaoui Cissé (18), Félix Lemaréchal (21) e Thierno Barry (22)

França (titulares): Guillaume Restes (16), Kiliann Sildillia (5), Chrislain Matsima (4) C, Castello Lukeba (2) e Quentin Merlin (3); Andy Diouf (20), Johann Lepenant (8) e Ismael Doukouré (14); Mathys Tel (7), Matthis Abline (9) e Wilson Odobert (10)

Portugal (selecionador): Rui Jorge

Portugal (suplentes): João Carvalho (12), Diogo Pinto (22), Henrique Araújo (9), Pedro Santos (10), Flávio Nazinho (13), Christian Marques (14), Lourenço Henriques (15), Mathias de Amorim (16), Gustavo Sá (18), João Marques (19), Carlos Fortes (20) e Rodrigo Gomes (23)

Portugal (titulares): Samuel Soares (1); Rodrigo Pinheiro (2), Chico Lamba (4), João Muniz (3) e Rafael Rodrigues (5); Mateus Fernandes (7), Diogo Nascimento (6) e Paulo Bernardo (8) C; Geovany Quenda (17), Tiago Tomás (11) e Roger Fernandes (21)

Árbitro: Manfredas Lukjancukas (Lituânia); Assistentes: Mangirdas Mirauskas e Aleksandras Stepanovas (Lituânia); 4.º Árbitro: Sander va der Eijk (Países Baixos); VAR/AVAR: Michael Salisbury e Clay Ruperti (Países Baixos)

Já há equipas oficiais!

Eis a lista de convocados de Rui Jorge para esta fase final:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (Benfica)

Defesas: Chico Lamba (Arouca), Christian Marques (Yverdon, Suiça), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), João Muniz (Sporting), Lourenço Henriques (Varzim), Rafael Rodrigues (Aves SAD), Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Inglaterra) e Rodrigo Pinheiro (Famalicão)

Médios: Diogo Nascimento (Vizela), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Southampton, Inglaterra), Mathias de Amorim (Famalicão), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Pedro Santos (Moreirense)

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Inglaterra), Geovany Quenda (Sporting), Henrique Araújo (Arouca), Roger Fernandes (SC Braga) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Alemanha)

Além de Portugal e França, também a Polónia e a Geórgia fazem parte deste Grupo C. Depois de defrontar, esta noite, a congénere gaulesa, a Seleção Nacional vai medir forças com os polacos - no próximo sábado, também às 20 horas - e, depois, com os georgianos - na terça-feira, às 17 horas

A Seleção Nacional de sub-21 inicia hoje a sua participação na fase final do Campeonato da Europa da categoria, que se realiza na Eslováquia. Na 1.ª jornada do Grupo C, Portugal defronta a França, a partir das 20 horas, numa partida que irá ter como palco o Estádio Sihot, em Trencin. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta caminhada das jovens esperanças nacionais e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!