Liveblog Portugal vs Dinamarca março 2025
Gonçalo Ramos fechou a eliminatória 🔫 #sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/8Txu0pdcgZ
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Foi a dois tempos, mas bem resolvido: Portugal está, com justiça, nas meias-finais da Liga das Nações. Para o fazer, entregou-se a um jogo emotivo em que se colocou por duas vezes em vantagem e passou por dois sustos, até que foi salvo pela entrada fulminante de Francisco Trincão, que garantiu a vitória em tempo regulamentar.
Inspirado, o atacante sportinguista voltou a marcar ao fim de poucos segundos de prolongamento e encaminhou a equipa nacional para um tempo extra em que foi superior nos argumentos técnicos, físicos e também anímicos, fixando o resultado final em 5-2 e continuando, assim em prova. Segue-se a final four e a Alemanha... em casa desta.
Final de jogo!
O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos
Em comum, os intervenientes têm o facto de terem saltado a partir do banco: Portugal acrescentou qualidade ao seu jogo, perante uma Dinamarca incapaz de manter os níveis competitivos do período regulamentar.
Portugal não matou antes, mas não desperdiçou logo a seguir: excelente trabalho de Diogo Jota a receber, disparar e a combinar com Trincão, que devolveu a Jota para que este, de forma inteligente, entrasse na área e servisse Gonçalo Ramos para que este finalizasse com a baliza à sua mercê.
113': Portugal quase sentencia o jogo e a eliminatória através de uma aceleração de Diogo Jota para finalização de Bruno Fernandes com selo de golo... não fora a intervenção de Schmeichel, com a ponta dos dedos. Grande defesa!
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
A Dinamarca chama a si a posse de bola e conquista um canto ao fim do primeiro minuto; Portugal resiste.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Joga-se a segunda parte do prolongamento.
Fim do tempo extra. Portugal está na frente e a 15 minutos das meias-finais da Liga das Nações!
105+3': Joachim Andersen - o homem que abriu o marcador, para Portugal - procurou acertar na baliza correta, mas Diogo Costa travou bem o seu cabeceamento.
Terminou a primeira parte do prolongamento.
O guarda-redes dinamarquês ficou queixoso no seguimento da jogada, mas já se encontra restabelecido.
O jogo é reiniciado.
105+1': Diogo Jota acelera a partir do meio-campo, ultrapassa Schmeichel e finaliza com sucesso, mas o lance foi invalidado por ter arrancado a partir de posição de fora-de-jogo.
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Bom trabalho de Portugal, até ver, na preservação da preciosa vantagem, com bons períodos com bola que foram adiando a expectável reação dinamarquesa.
Vitinha sai do campo e é substituído por Rúben Neves.
Outra vez Trincão! 🔥 #sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/oqNkLlHqbO
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Patrick Dorgu sai do campo e é substituído por Conrad Harder.
A entrada de Trincão está a revelar-se verdadeiramente decisiva - entrou em jogo aos 81 minutos e vale, para já, o apuramento português com dois golos.
Apenas 48 segundos bastaram para que Portugal marcasse neste tempo extra. Schmeichel ainda defendeu o primeiro remate de Gonçalo Ramos, mas a recarga de pé esquerdo de Francisco Trincão foi colocada e indefensável!
Trincão de primeira 😍#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/Umw2ZnYtp8
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Joga-se a primeira parte do prolongamento.
Já se joga o tempo extra e bola para Portugal.
Termina, por isso, o tempo regulamentar, ainda com tudo por decidir. Portugal venceu por 3-2, mas esse resultado permite apenas igualar a disputa. O tempo extra decidirá quem segue para as meias-finais.
Jogam-se alucinantes instantes finais do tempo regulamentar e tanto a Dinamarca quanto Portugal estiveram perto de evitar o prolongamento. Froholt, primeiro, e Diogo Jota, na resposta, ficaram perto de marcar.
Cristiano Ronaldo sai do campo e é substituído por Gonçalo Ramos.
Tempo adicional: 4 minutos.
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
Portugal passa para a frente do marcador pela terceira vez e deve-o ao suplente utilizado Francisco Trincão: Nuno Mendes amorteceu para o disparo do extremo do Sporting que, numa execução difícil à entrada da área, voltou a deixar tudo igual nas contas do apuramento!
Quando Portugal pretendia manter-se adiantado para procurar resolver o apuramento, Gonçalo Inácio complicou numa tentativa de interceção e foi obrigado a sprintar para não deixar Hojlund isolar-se. Ficou o susto!
Eriksen faz o empate 🥶#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/ic8J7M1B84
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Assistência: 47.123 espectadores.
Um e outro lado vão implementando mexidas: Portugal para agitar, a Dinamarca para refrescar.
A equipa lusa vai dispondo de cantos e um ou outro lançamento lateral mas a Dinamarca vai-se mantendo sólida e a levar a água ao seu moinho.
Christian Eriksen sai do campo e é substituído por Morten Frendrup.
Christian Noergaard sai do campo e é substituído por Victor Froholdt.
Já dentro dos últimos dez minutos de jogo, Portugal está obrigado a voltar a marcar: a igualdade não serve as pretensões da equipa nacional, que procura voltar a empurrar o seu opositor para o seu último reduto.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
Francisco Conceição sai do campo e é substituído por Nélson Semedo.
Diogo Dalot sai do campo e é substituído por Trincão.
Cristiano na recarga 🎯 #sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/0gtc0jLOJg
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Kristensen coloca a Dinamarca na frente da eliminatória 😰 #sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/YLN95TI1iw
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Durou cinco minutos a alegria portuguesa: a Dinamarca voltou a mostrar-se confiante e a pressionar alto, conseguindo recuperar a bola em zona adiantada numa perda de bola de Rúben Dias. Patrick Dorgu soltou-se em velocidade pela esquerda, invadiu a área portuguesa e serviu Eriksen, que só precisou de encostar, solto na pequena área.
Depois de muito tentar, Cristiano Ronaldo alcança, finalmente, a redenção e atira a contar. Remate ao poste de Bruno Fernandes e o ressalto embate nas costas de Schmeichel, permitindo a recarga bem-sucedida ao 7 nacional. Portugal está na frente do resultado... e novamente nivelado na eliminatória!
O árbitro não aceita as queixas de Diogo Jota e mostra-lhe o cartão amarelo
Gustav Isaksen sai do campo e é substituído por Victor Kristiansen.
Rasmus Hojlund sai do campo e é substituído por Mika Biereth.
G O O O O O L O - Cristiano Ronaldo coloca no fundo das redes de pé direito!
Portugal procura voltar a assaltar a baliza nórdica, mas não consegue chegar a situações efetivas de remate. A Dinamarca vai conseguindo conquistar faltas ofensivas e foras-de-jogo.
Jesper Lindstroem sai do campo e é substituído por Andreas Skov Olsen.
Esse remate em desequilíbrio acabou por ser a última ação do extremo do AC Milan na partida, visto que este foi rendido por Diogo Jota, que procura trazer outra objetividade ao ataque português.
Rafael Leão sai do campo e é substituído por Diogo Jota.
60': Portugal volta a visar a baliza contrária, mas Rafael Leão remata muito por alto.
Os jogadores de Portugal queixaram-se de um eventual bloqueio na pequena área no decorrer do lance, num pedido ao qual a equipa de arbitragem não atendeu.
Tudo demasiado fácil para os nórdicos neste lance: canto batido por Eriksen pela direita para desvio de cabeça de Rasmus Kristensen, que saltou sem qualquer oposição.
G O O O O O O L O - Rasmus Kristensen (Dinamarca) marca um golo de cabeça.
Francisco Conceição tentava cruzar, mas a bola embateu num central adversário e quase voltava a trair Schmeichel. Desta feita, resultou em canto.
53': Portugal reage bem aos últimos minutos de maior pressão dinamarquesa e quase marca!
50': Calafrio para a baliza portuguesa: uma má entrega de Diogo Dalot permite um remate perigoso para a Dinamarca. Hjulmand esteve perto de marcar numa baliza que bem conhece e a sua tentativa passou pouco ao lado do poste direito.
O árbitro não aceita as queixas de Rúben Dias e mostra-lhe o cartão amarelo
Seguiu a bola a Dinamarca... mas num ápice o controlo voltou a pertencer a Portugal, que procura o segundo golo e consumar a reviravolta na eliminatória.
Início da segunda parte.
As duas equipas estão de regresso, sem alterações a registar.
Autogolo e Portugal empata a eliminatória! 🤩 #sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/ufitlnMxhP
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Para já, uma parte do objetivo está conseguido: Portugal já conseguiu anular a desvantagem com que partia para a segunda mão.
Um autogolo de Joachim Andersen, aos 38 minutos, permitiu igualar a eliminatória numa primeira parte na qual a equipa nacional dominou em boa parte, nem sempre de forma consequente.
45+2': Cristiano Ronaldo marca, mas o lance é invalidado. O capitão português encontrava-se adiantado no momento em que cabeceou em direção à baliza dinamarquesa.
O árbitro apita para o intervalo
2 minutos de compensação.
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Golo de Portugal e através de um autogolo! Canto batido pela esquerda por Bruno Fernandes e o cruzamento foi desviado por um defensor dinamarquês, Joachim Andersen, na tentativa de se antecipar ao ataque português. Um desvio que acabou por ludibriar Kasper Schmeichel e entrar na baliza, servindo os interesses da equipa lusa. Está igualada a eliminatória!
AUTOGOLO - Joachim Andersen atira a bola para a própria baliza!
37': Responde a Dinamarca, por Eriksen, mas o seu remate, forte, passou torto e bastante distante da baliza portuguesa.
36': Boa jogada de envolvimento de Portugal que termina com finalização, porém Vitinha atirou por cima.
CR7 falhou o penálti 😔#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/GsrsahoGQV
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
Nuno Mendes deitado no relvado após um mau apoio no seu joelho esquerdo. Felizmente, tudo parece não ter passado de um susto.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Perdeu-se um pouco do ímpeto com que Portugal entrou em jogo; a Dinamarca vai sabendo refrear os ânimos nacionais e o nulo prolonga-se.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
23': Primeiro remate enquadrado da Dinamarca, por Rasmus Hojlund. Diogo Costa estava atento e amarrou com segurança.
A Dinamarca conseguiu ganhar algum protagonismo nos últimos minutos e ter, também, um pouco mais de bola.
Foi a segunda vez que o lateral esquerdo do PSG conseguiu cruzar com perigo: na primeira incursão, causou o penálti que Ronaldo, instantes depois, desperdiçaria; na segunda, cruzou com conta, peso e medida para desvio do capitão, mas Schmeichel defendeu para canto.
17': Novamente a fórmula Nuno Mendes - Cristiano Ronaldo perto de funcionar: valeu Schmeichel aos nórdicos!
Como se esperava, a equipa lusa tomou conta do jogo nos dez minutos iniciais e dispôs até de uma soberana ocasião para marcar.
Portugal por cima, com uma sucessão de cantos, mas não consegue visar com êxito a baliza dinamarquesa.
O capitão da equipa nacional atirou denunciado para a sua direita, permitindo a intervenção ao guarda-redes e capitão adversário, Kasper Schmeichel.
6': Cristiano Ronaldo desperdiça a cobrança!
O VAR confirma a infração e Portugal pode marcar logo após a sua primeira presença efetiva na área adversária.
DEFENDIDO - Cristiano Ronaldo atira o penalti, mas Kasper Schmeichel defende!
Nuno Mendes cruzou para a área e Cristiano Ronaldo sofreu um empurrão quando procurava intercetar a bola.
3': Penálti para Portugal!
Portugal saiu com a bola e procura instalar-se no meio-campo dinamarquês nos minutos iniciais.
Portugal sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Portugal e Dinamarca encaminham-se para o relvado. Vai começar dentro de instantes!
Escuta-se A Portuguesa em Alvalade.
Com as duas seleções já perfiladas, Bernardo Silva é aplaudido por celebrar, esta noite, a 100.ª internacionalização ao serviço de Portugal.
As equipas sobem ao relvado!
A equipa de arbitragem para esta (decisiva) partida provém da Eslovénia: Slavko Vincic será o árbitro principal e será coadjuvado por Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic (árbitros auxiliares) e David Smajc (4.º árbitro).
Também o VAR será esloveno e essa função caberá a Alen Borosak (Aleksandar Matkovic será o AVAR).
Por sua vez, Cristiano Ronaldo foi homenageado por (mais um!) feito histórico: cumpriu as 132 vitórias por uma seleção nacional, algo inédito no futebol mundial. Hoje, CR7 bater o próprio recorde será imperioso para a continuidade de Portugal em prova.
Vitinha recebeu uma placa que assinalou a sua 25.ª internacionalização pela Seleção Nacional (cumpriu, na Dinamarca a 26.ª), ao passo que Rúben Neves foi distinguido pelas 50 internacionalizações por Portugal (já chegou, entretanto, às 55).
Antes de iniciarem o aquecimento, Vitinha, Rúben Neves e Cristiano Ronaldo foram homenageados pela Federação Portuguesa de Futebol.
Na véspera da partida, Cristiano Ronaldo apelou à união dos portugueses em torno da Seleção Nacional - esta noite, a equipa das Quinas contará com o apoio fervoroso de 50 mil adeptos.
Habituado ao ambiente de Alvalade está... este adversário: o sportinguista Morten Hjulmand será, esta noite, intruso naquela que é a sua «casa».
Também o capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, antecipou a partida, prometendo dar o máximo pela reviravolta perante o apoio de um Estádio de Alvalade lotado.
Recorde ainda o que disse o selecionador nacional, Roberto Martínez, na antevisão ao encontro.
Recorde-se que, além de Portugal, vencedor da primeira edição, em 18/19, seguiram-se França e Espanha.
O 𝗫𝗜 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 escolhido por Roberto Martínez 💫 #FazHistória | #PORDEN #NationsLeague pic.twitter.com/4zLMv0qKuX
— Portugal (@selecaoportugal) March 23, 2025
As bancadas compõem-se em Alvalade e o objetivo é claro: afastar a Dinamarca, seguir em prova e manter viva a esperança de conquistar a Liga das Nações pela segunda vez. Feito que, a confirmar-se, seria inédito.
Na sexta-feira, esta batalha particular de goleadores foi vencida pelo dinamarquês Hojlund. Hoje espera-se um desfecho diferente, até porque a influência e rendimento de Cristiano Ronaldo aparecem, quase invariavelmente, nos grandes momentos...
🇩🇰 𝑺𝑻𝑨𝑹𝑻𝑶𝑷𝑺𝑻𝑰𝑳𝑳𝑰𝑵𝑮𝑬𝑵 🇩🇰
— Fodboldlandsholdene 🇩🇰 (@dbulandshold) March 23, 2025
De 11 spillere som landstræner Brian Riemer har valgt til Herrelandsholdets afgørende Nations League-kvartfinale mod Portugal 🫡
📸 @fbbillederdk #ForDanmark #NationsLeague pic.twitter.com/M7jmPHOBMv
Suplentes da Dinamarca:
Hermansen, Jorgensen, Nelsson, Victor Kristiansen, Frendrup, Skov Olsen, Biereth, Hogsberg, Wind, Harder e Froholdt
Suplentes de Portugal:
José Sá, Rui Silva, Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha, Gonçalo Ramos, João Félix, Geovany Quenda, João Neves, Rúben Neves, Trincão e Diogo Jota
Onze da Dinamarca:
Schmeichel; Rasmus Kristensen, Andersen, Vestergaard e Dorgu; Eriksen, Hjulmand e Norgaard; Isaksen, Hojlund e Lindstrom
E já há onzes:
PORTUGAL: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Bernardo Silva, Vitinha e Bruno Fernandes; Francisco Conceição, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão
Certas estarão duas mexidas na equipa portuguesa, visto que Roberto Martínez deixou de fora da ficha de jogo o defesa central Renato Veiga e o extremo Pedro Neto, que haviam sido titulares em Copenhaga.
Em caso de qualificação, Portugal defrontará nas meias-finais a nação organizadora da final four.
As partidas referentes às meias-finais, atribuição de terceiro e quarto lugares e final realizar-se-ão ou na Alemanha ou em Itália, dependendo da seleção que vier a qualificar-se esta noite.
Estamos prontos 🦾😁#FazHistória | #NationsLeague pic.twitter.com/14OAYug2en
— Portugal (@selecaoportugal) March 23, 2025
𝗧𝗜𝗖 𝗧𝗔𝗖 ⏰ @UEFAEURO #FazHistória | #NationsLeague pic.twitter.com/Z7WyAon0bl
— Portugal (@selecaoportugal) March 23, 2025
O resultado adverso registado no Parken, em solo dinamarquês, leva a que apenas um resultado interesse às cores portuguesas: a vitória.
Se a equipa das Quinas vencer por um golo, forçará prolongamento; um triunfo por pelo menos dois golos de diferença qualificará os comandados de Roberto Martínez para as meias-finais da prova, nas quais defrontarão o vencedor da eliminatória entre Itália e Alemanha, a decidir também este domingo.
Na partida relativa à primeira mão, na passada sexta-feira, em Copenhaga, a equipa nacional foi derrotada por 1-0, o que a obriga a vencer esta noite para evitar a eliminação.
A BOLA estará presente onde tudo se decidirá, em Alvalade, e contamos com a sua companhia para acompanhar, a par e passo, esta empreitada portuguesa pela reviravolta!
Boa noite! Portugal entra em campo pelas 19h45 frente à Dinamarca, em Alvalade, sem margem de erro pela continuidade na Liga das Nações e a consequente passagem às meias-finais da prova.