Portugal
1 - 2
Bélgica

Siga o Portugal vs Bélgica em direto

Portugal-Bélgica: fim do sonho luso no Europeu!
Wullaert, logo aos 3 minutos, e Cayman, no período de compensação, marcaram os golos do triunfo belga, de nada valendo às Navegadoras o tento apontado por Telma Encarnação (87')

FINAL DA PARTIDA!! PORTUGAL 1 BÉLGICA 2. Ponto final no sonho luso neste Campeonato da Europa. As Navegadoras estavam obrigadas a vencer (e por alguns golos de vantagem) - e ainda esperar por um triunfo de Espanha diante de Itália, o que, de resto, acabou mesmo por acontecer (3-1) -, mas além de não conseguirem os seus intentos ainda terminaram esta fase final com mais um desaire. Wullaert, logo aos 3 minutos, colocou a Bélgica na frente, e esse tento deixou Portugal completamente à nora. A primeira parte da formação orientada por Francisco Neto foi fraca, registando-se, depois, uma reação na etapa complementar. Porém, mesmo nesse bom período, a Seleção Nacional demorou a encontrar o caminho do golo, algo apenas conseguido aos 87 minutos, quando Telma Encarnação deu o melhor seguimento a um passe sublime de Kika Nazareth. Já era, porém, demasiado tarde... E a imagem ficou ainda mais manchada quando Cayman, em período de compensação - e já depois de Tysiak ter visto um golo anulado -, fez o gosto ao pé e selou o triunfo belga. Portugal despede-se do Europeu no último lugar do Grupo B, com 1 ponto e um saldo de golos extremamente negativo: 2-8. Espanha (9 pontos) e Itália (4) seguem para os quartos de final da competição.

90+6': GOLO DA BÉLGICA (e agora vale mesmo)! Cayman, à segunda - após um primeiro corte de Carole Costa - atira sem contemplações e devolve a vantagem à formação belga. 1-2.

GOLO ANULADO À BÉLGICA! Depois de ir ver as imagens, a árbitra do encontro decidiu invalidar o lance. Mantém-se a igualdade na partida. 1-1.

O lance está a ser analisado pelo VAR.

90+2': GOLO DA BÉLGICA! Canto cobrado por Wullaert do lado esquerdo e depois de alguma confusão no interior da pequena área surgiu o desvio oportuno de Tysiak. 1-2.

No outro jogo do grupo, marca novamente a Espanha diante de Itália (3-1).

87': GOLO DE PORTUGAL!! Passe de rotura de Kika Nazareth e Telma Encarnação, já no interior da área, remata de pé esquerdo para o empate. 1-1.

81': Cruzamento da direita de Diana Gomes e cabeceamento de Fátima Pinto por cima da barra.

79': Última substituição em Portugal, com a saída de Joana Marchão para a entrada de Dolores Silva.

79': Dupla substituição na Bélgica, com as saídas de Teulings e Janssens para as entradas de Dhont e Philtjens.

77': Na barra! Cruzamento da esquerda de Wullaert e Toloba, à entrada da pequena área, ganhou o duelo aéreo com Fátima Pinto e cabeceia ao travessão da baliza de Patrícia Morais

Não tem sido por falta de apoio que Portugal não chega ao golo. Nas bancadas tudo vai servindo para puxar pelas Navegadoras:

Adeptos portugueses não se cansam de incentivar as Navegadoras (Foto: A BOLA)

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 7.515

74': Perto do poste! Livre direto apontado por Kika Nazareth, da meia-esquerda, com a bola a sair a poucos centímetros ao lado do poste esquerdo da baliza belga - e sem que nenhuma jogadora lusa conseguisse o desvio certeiro quando a bola passou no coração da área.

71': Mais uma substituição na Seleção Nacional: sai Diana Silva e entra Telma Encarnação.

69': Portugal pede penálti! Vanhaevermaet tocou com o braço na cara de Diana Silva e as jogadoras nacionais ficaram a pedir grande penalidade. A árbitra da partida não deu ouvidos aos protestos e mandou seguir a partida.

GOLO ANULADO À BÉLGICA! Após ver as imagens, a árbitra da partida entendeu que tinha havido falta de Detruyer sobre Andreia Jacinto, no início da jogada, e invalidou aquele que seria o segundo tento do conjunto belga. Mantém-se, portanto, o 0-1.

O lance está a ser revisto. A árbitra da partida foi alertada pelo VAR e foi ver as imagens.

64': GOLO DA BÉLGICA! Assistência de Wullaert e Toloba, na cara de Patrícia Morais, remata de primeira para o 0-2. As Navegadoras estão em grandes dificuldades...

64': Partida interrompida para que seja prestada assistência a Lúcia Alves.

60': Cartão amarelo a Vanhaevermaet (Bélgica).

Nesta segunda parte, e fruto das duas alterações feitas por Francisco Neto ao intervalo (entradas de Lúcia Alves e Andreia Jacinto para os lugares de Catarina Amado e Andreia Norton), Portugal mudou de sistema tático e joga agora em 3x5x2. Fátima Pinto juntou-se a Diana Gomes e a Carole Costa no eixo da retaguarda, com Lúcia Alves a fazer o flanco direito e Joana Marchão o esquerdo. Andreia Jacinto joga no centro do terreno, juntamente com Tatiana Pinto e Kika Nazareth, sendo que a dupla de ataque é constituída por Diana Silva e Jéssica Silva (que entretanto rendeu Ana Capeta).

56': Nova substituição na Seleção Nacional: sai Ana Capeta e entra Jéssica Silva.

53': Responde a Bélgica! Passe atrasado de Detruyer e Toloba, no interior da área, rematou de primeira, de pé direito, por cima da barra da baliza à guarda de Patrícia Morais.

52': Que corte milagroso!! Kika Nazareth tinha tudo para marcar, mas na hora da verdade apareceu Cayman a negar autenticamente o golo à camisola 7 de Portugal.

Do outro jogo deste Grupo B chegam boas notícias: a Espanha completou a reviravolta e já vence Itália por 2-1.

48': Grande oportunidade para Portugal! Passe de Kika Nazareth e Ana Capeta, no coração da área e com tudo para empatar, rematou para defesa de Lichtfus.

Francisco Neto, selecionador de Portugal, operou duas mudanças ao intervalo: sairam Catarina Amado e Andreia Norton, entraram Lúcia Alves e Andreia Jacinto.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO! PORTUGAL 0 BÉLGICA 1. Primeiros 45 minutos muito nivelados por baixo das Navegadoras, à imagem, de resto, do que já tinha acontecido nos dois jogos anteriores, frente a Espanha e Itália. É certo que o golo madrugador de Wullaert não ajudou, uma vez que tirou discernimento às jogadoras portuguesas, mas também não é menos verdade que apenas por duas ou três vezes a equipa das Quinas conseguiu criar perigo nesta etapa inicial, com especial destaque para as perdidas de Diana Gomes (28'), Diana Silva (29') e Ana Capeta (45+3'). No outro jogo do grupo, recorde-se, Espanha e Itália estão empatadas a uma bola, pelo que o Portugal tem uma montanha gigante para escalar se quiser marcar presença nos quartos de final deste Campeonato da Europa.

Portugal tem vantagem na posse de bola: 55/45%

45+3': Grande oportunidade para Portugal! Passe longo de Andreia Norton para Ana Capeta e a número 21 lusa, isolada, na cara de Lichtfus, tentou o chapéu, mas a guarda-redes belga não foi em cantigas e segurou o esférico. Que desperdício...

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 5 MINUTOS

44': Excelente passe de rotura de Kika Nazareth na tentativa de explorar o aparecimento de Tatiana Pinto na área belga, mas as centrais contrárias estavam atentas e evitaram males maiores para a baliza de Lichtfus.

Pela lente da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, podemos aferir o momento em que Blom, jogadora da Bélgica, é retirada de maca do relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion.

Blom lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo e teve de sair de maca (Foto: A BOLA)

34': Confirma-se o pior cenário para Blom: a avançada belga sai de maca e não volta à partida. Para o seu lugar entrou Detruyer.

Partida interrompida para que seja prestada assistênca a Blom (Bélgica). A avançada está em grandes dificuldades, queixando-se do joelho esquerdo, e pode mesmo ser obrigada a ser substituída.

30': Cartão amarelo a Diana Gomes (Portugal).

29': Passe longo de Joana Marchão e Diana Silva, já na área, fletida para o lado esquerdo, remata cruzado para defesa de Lichtfus.

28': Que grande oportunidade para Portugal! Livre da esquerda de Kika Nazareth e Diana Gomes, à entrada da pequena área, desvia muito ao lado do poste direito da baliza belga. Foi o primeiro verdadeiro sinal de perigo das Navegadoras.

23': Kika Nazareth tentou a assistência para Ana Capeta, mas o passe da número 7 de Portugal saiu com um pouco de força a mais e a jogada gorou-se.

22': Diana Gomes subiu à área belga na sequência de uma bola parada, mas a defesa-central não conseguiu disputar o duelo aéreo porque a guarda-redes Lichtfus foi ao segundo andar e amarrou o esférico.

Ao minuto 20 cantou-se «Diogo Jota, allez», em homenagem ao malogrado jogador português recentemente falecido.

Portugal repete o esquema tático apresentado frente a Itália: 4x4x2 em losango. Patrícia Morais é a guarda-redes, tendo à sua frente um quarteto defensivo composto por Catarina Amado (à direita), Diana Gomes e Carole Costa (no eixo) e Joana Marchão (à esquerda). No meio-campo, Fátima Pinto joga na posição mais recuada, Andreia Norton e Tatiana Pinto são as interiores, Kika Nazareth alinha no vértice mais adiantado do losango. Na frente de ataque, a dupla é constituída por Ana Capeta e Diana Silva.

Nem tudo pode ser mau... Espanha chega ao empate frente a Itália (1-1).

O pesadelo parece não ter fim! No outro jogo do grupo, a Itália adianta-se no marcador frente a Espanha e, neste momento, Portugal até está, em tempo real, no último lugar.

Se o cenário já estava mau, pior ficou logo nos instantes iniciais. Além de estar obrigado a vencer, Portugal terá também de recuperar de uma grande desvantagem de golos, pelo que essa margem está cada vez maior. Veremos qual será a resposta das Navegadoras. No outro jogo deste Grupo B, Espanha e Itália ainda não desfizeram o nulo.

3': GOLO DA BÉLGICA! Cruzamento da direita de Janssens e desvio certeiro de Wullaert para o primeiro da partida. 0-1.

INÍCIO DA PARTIDA!

Eis as jogadoras de Portugal e Bélgica a subirem ao relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion. Confira o vídeo da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça:

Jogadoras de Portugal e Bélgica sobem ao relvado

Entram as equipas em campo. Segue-se a cerimónia protocolar dos hinos de Portugal e Bélgica.

Está tudo pronto no relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion, para que as craques de Portugal e Bélgica entrem em campo para disputarem esta partida da 3.ª e última jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa.

Relvado está impecável para o duelo entre Portugal e Bélgica (Foto: A BOLA)

Domingos Paciência, antigo internacional português e atual Diretor Técnico Nacional, também está na Suíça para assistir ao vivo ao decisivo Portugal-Bélgica.

Que grande ambiente está a ser proporcionado pelos adeptos portugueses que marcam presença em grande número no Estádio de Tourbillon. Há camisolas, cachecóis, bandeiras e até um bombo, que vai dando o mote para os cânticos de apoio às Navegadoras.

As jogadoras de Portugal já terminaram os exercícios de aquecimento e recolheram aos balneários do Estádio de Tourbillon, em Sion. Dentro de instantes, as eleitas de Francisco Neto para iniciarem a partida com a Bélgica estarão de regresso ao tapete verde para que fique tudo a postos para o início do encontro.

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto encontra-se em solo helvético para dar todo o apoio à Seleção Nacional e, há instantes, em declarações à RTP, assumiu estar confiante numa grande noite nas Navegadoras:

«É um jogo importante para Portugal e esperamos muito compromisso e muito foco. Acima de tudo, esperamos vencer esta partida, que é o passo mais importante para nos podermos qualificar. Gosto de todo o desporto, incluindo o futebol. Mas este ano tem sido extraordinário para o desporto feminino português. Nas modalidades coletivas estivemos em todas as fases finais de Campeonatos da Europa, como hóquei em patins, basquetebol, andebol, voleibol, futebol e futsal. Tem sido um ano extraordinário e este é um tónico importante para que temos de fazer hoje, que é vencer e aguarda que corra tudo bem.»

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto está na Suíça a apoiar as Navegadoras (Foto: D. R.)

Jogadoras de Portugal e Bélgica já estão no relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion, para os exercícios do aquecimento. Confira as imagens captadas pela jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça:

Jogadoras de ambas as seleções já fazem os habituais exercícios de ativação

Os adeptos portugueses, que vão, com toda a certeza, puxar do início ao fim pelas Navegadoras, já vão tomando os seus lugares nas bancadas do Estádio de Tourbillon, em Sion (Suíça).

Tal como já era expectável, Portugal vai estar devidamente apoiado em Sion (Foto: A BOLA)

Relativamente a presenças institucionais na Suíça, Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, estará, naturalmente, a apoiar as Navegadoras, o mesmo acontecendo com Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto. Ambos terão também a companhia de Júlio Vilela, embaixador de Portugal na Suíça.

O jogo desta noite será especial para Francisco Neto, como já dissemos, uma vez que o selecionador nacional comemora hoje o seu 44.º aniversário, mas também terá um enorme significado para Patrícia Morais: a guarda-redes nacional vai chegar à 100.ª internacionalização.

Relativamente ao jogo anterior, com Itália (1-1), Francisco Neto faz apenas uma alteração no onze: sai Ana Borges (castigada) e entra Catarina Amado.

Bélgica (selecionadora): Elísabet Gunnarsdóttir

Bélgica (suplentes): Evrard (1), Bastiaen (12), Philtjens (2), Van Kerkhoven (3), Wijnants (5), De Caigny (6), Eurlings (7), Dhont (13), Mertens (16), Iliano (18), Detruyer (20) e Missipo (23)

Bélgica (titulares): Lichtfus (21); Janssens (17), Tysiak (4), Kees (19), Cayman (11) e Deloose (22); Toloba (15), Vanhaevermaet (10) e Teulings (8); Wullaert (9) C e Blom (14)

Portugal (selecionador): Francisco Neto

Portugal (suplentes): Inês Pereira (1), Sierra Cota-Yarde (22), Lúcia Alves (3), Ana Seiça (4), Andreia Jacinto (6), Jéssica Silva (10), Dolores Silva (14), Andreia Faria (16), Carolina Correia (18), Beatriz Fonseca (20) e Telma Encarnação (23)

Portugal (titulares): Patrícia Morais (12); Diana Gomes (19), Carole Costa (15) C e Fátima Pinto (13); Catarina Amado (2), Andreia Norton (8), Tatiana Pinto (11), Kika Nazareth (7) e Joana Marchão (5); Ana Capeta (21) e Diana Silva (17)

Árbitra: Tess Olofsson (Suécia); Assistentes: Almira Spahic (Suécia) e Monica Lokkeberg (Noruega); 4.ª Árbitra: Shona Shukrula (Países Baixos); VAR/AVAR: Jarred Gillet (Áustria) e Sian Massey-Ellis (Inglaterra)

Já há equipas oficiais!

A Fan Zone existente junto ao Estádio de Tourbillon tem permitido vários momentos de alegria para os mais novos e que são devidamente illustrados em fotografias. Nada escapa à lente da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça.

Há espaço e tempo para que os momentos sejam devidamente guardados (Foto: A BOLA)

A expressão maior do futebol português, já se sabe, é Cristiano Ronaldo e, como tal, é ver os mais novos a envergarem camisolas do astro nacional.

Cristiano Ronaldo não podia 'faltar' (Foto: A BOLA)

De todo o Mundo... e mais houvesse. Portugal nunca joga fora de casa. Os emigrantes estão espalhados por todo o globo e têm orgulho em demonstrar as suas raízes. Neste caso, estamos na presença de portugueses com ligações a Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.

Os apoiantes da equipa das Quinas vão anunciando orgulhosamente as suas oriegens (Foto: A BOLA)

O futebol é muito mais bonito quando impera o desportivismo. Eis um belo exemplo da sã convivência entre adeptos belgas e portugueses.

Cores belgas de lado, alegria portuguesa do outro (Foto: A BOLA)

É Portugal dos pés à cabeça. Todos são poucos para gritarem pelas Navegadoras!

Dos mais pequenos aos maiores: todos no apoio às Navegadoras (Foto: A BOLA)

Já fazem fila! Os adeptos portugueses caminham a passos largos para o recinto do jogo decisivo para as Navegadoras.

São cada vez os adeptos lusos que vão chegando ao Estádio de Tourbillon, em Sion (Foto: A BOLA)

A caravana portuguesa faz-se ouvir nas imediações do Estádio de Tourbillon, em Sion. Confira o vídeo da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça:

Adeptos da Seleção Nacional vão fazendo a festa em Sion

Vai aumentando (e de que maneira!) o número de adeptos de Portugal junto ao palco onde, a partir das 20 horas, vai ser jogado este duelo com a Bélgica, relativo à 3.ª jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa. A festa tem sido uma constante e, claro, na língua de Camões.

São cada vez mais os portugueses em redor do Estádio de Tourbillon, em Sion (Foto: A BOLA)

A madeirense Margarida Sá, que jogou no Marítimo, está em Sion para dar força às Navegadoras. Tal como relata a jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, a jogadora portuguesa está sedenta de festejar a vitória de Portugal e, se possível, com golos de Telma Encarnação ou Fátima Pinto, duas conterrâneas que fazem parte da equipa das Quinas que está presente neste Campeonato da Europa.

Margarida Sá, antiga jogadora do Marítimo, está na Suíça a apoiar Portugal (Foto: A BOLA)

O pontapé de saída do Portugal-Bélgica está agendado para as 20 horas, mas, fora do estádio, o jogo... já começou. Nem que seja apenas uma partida de matraquilhos. Tudo serve para o convívio antes do embate de todas as decisões para a Seleção Nacional.

Adeptos divertem-se com uma partida de matraquilhos (Foto: A BOLA)

Criar memórias. Esta família não perdeu a oportunidade de registar o momento para que fique devidamente eternizado em fotografia.

Há sempre tempo para um registo para a posteridade (Foto: A BOLA)

A Fan Zone existente junto ao Estádio de Tourbillon, em Sion, já está devidamente preenchida com adeptos portugueses:

Já são muitos os adeptos lusos nas imediações do Estádio de Tourbillon, em Sion (Foto: A BOLA)

Dos miúdos aos graúdos. Quem sente Portugal tudo faz para apoiar a equipa da Quinas, onde quer que jogue.

A festa portuguesa na Suíça não escolhe idades (Foto: A BOLA)

Diogo Jota continua bem presente na memória de todos os portugueses. Mallory Vieira, apoiante das Navegadoras faz-se acompanhar de um cachecol alusivo ao antigo internacional português, recentemente falecido na sequência de um acidente de viação, em Espanha, despiste que tirou também a vida ao seu irmão, André Silva, que alinhava no Penafiel.

Diogo Jota continuará eternamente nos corações dos portugueses (Foto: A BOLA)

Leonor Maria é mais uma das portuguesas que estão ao lado da Seleção Nacional. E se a camisola e a bandeira não fossem suficientemente ilustrativas, o lenço à minhota também não enganava.

Do Minho a... Sion (Foto: A BOLA)

O Estádio de Tourbillou, em Sion, tem capacidade para 7.750 espectadores e já está garantida a lotação esgotada. No interior do recinto prevê-se um forte apoio às Navegadoras e nas horas antecedentes da partida esse amor a Portugal já era bem visível nas imediações do palco do jogo, tal como testemunham os vários apontamentos de reportagem da jornalista de A BOLA, Filipa Reis.

Maria Soares, Sara Pinheiro, Mariana Marqueiro de Mariana Sousa viajaram do Porto para apoiar a Seleção Nacional (Foto: A BOLA)

Recorde a antevisão feita por Francisco Neto, selecionador de Portugal, ao encontro de hoje frente à Bélgica:

Ainda nas redes sociais da FPF é possível vislumbrar o palco do jogo desta noite. O Portugal-Bélgica, recorde-se, vai realizar-se no Estádio de Tourbillon, em Sion.

O dia de hoje é também particularmente especial para Francisco Neto, uma vez que o selecionador nacional comemora o seu 44.º aniversário. A Federação Portuguesa de Futebol não deixou passar a data em claro e deu os parabéns ao treinador.

Ana Borges, expulsa por acumulação de amarelos no embate com Itália, é a única baixa de Portugal para o encontro desta noite frente à Bélgica. Lúcia Alves pode ser a substituta da experiente número 9 nacional.

Portugal, recorde-se, entrou com o pé esquerdo neste Campeonato da Europa, baqueando de forma clara frente a Espanha (0-5). Depois disso, as comandadas de Francisco Neto empataram (1-1) com Itália, num duelo em que ficou patente a capacidade das Navegadoras em reagirem às (várias) adversidades. O ponto acabou por saber a pouco, mas deu, pelo menos, a possibilidade de Portugal chegar a esta 3.ª e última jornada com possibilidades de lutar pelo apuramento para os quartos de final da competição.

À entrada para os jogos de todas as decisões deste Grupo B, a já qualificada Espanha está na frente, com 6 pontos, seguida de Itália (4), Portugal (1) e Bélgica (0). Quer isto dizer que a Seleção Nacional está obrigada a vencer a Bélgica - e, se possível, por vários golos de diferença, por forma a anular a desvantagem que ainda tem (1-6 contra os 2-1 de Itália) - e esperar por uma ajuda de Espanha, entenda-se, uma vitória de nuestras hermanas diante da squadra azzurra e também com uma margem folgada.

Portugal defronta esta noite (20 horas) a Bélgica, em partida referente à 3.ª e última jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa e que vai ter como palco o Estádio de Tourbillon, em Sion (Suíça). Tal como tem sido apanágio ao longo de toda a competição, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio das Navegadoras e contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!