Siga o Portugal vs Bélgica em direto
FINAL DA PARTIDA!! PORTUGAL 1 BÉLGICA 2. Ponto final no sonho luso neste Campeonato da Europa. As Navegadoras estavam obrigadas a vencer (e por alguns golos de vantagem) - e ainda esperar por um triunfo de Espanha diante de Itália, o que, de resto, acabou mesmo por acontecer (3-1) -, mas além de não conseguirem os seus intentos ainda terminaram esta fase final com mais um desaire. Wullaert, logo aos 3 minutos, colocou a Bélgica na frente, e esse tento deixou Portugal completamente à nora. A primeira parte da formação orientada por Francisco Neto foi fraca, registando-se, depois, uma reação na etapa complementar. Porém, mesmo nesse bom período, a Seleção Nacional demorou a encontrar o caminho do golo, algo apenas conseguido aos 87 minutos, quando Telma Encarnação deu o melhor seguimento a um passe sublime de Kika Nazareth. Já era, porém, demasiado tarde... E a imagem ficou ainda mais manchada quando Cayman, em período de compensação - e já depois de Tysiak ter visto um golo anulado -, fez o gosto ao pé e selou o triunfo belga. Portugal despede-se do Europeu no último lugar do Grupo B, com 1 ponto e um saldo de golos extremamente negativo: 2-8. Espanha (9 pontos) e Itália (4) seguem para os quartos de final da competição.
90+6': GOLO DA BÉLGICA (e agora vale mesmo)! Cayman, à segunda - após um primeiro corte de Carole Costa - atira sem contemplações e devolve a vantagem à formação belga. 1-2.
GOLO ANULADO À BÉLGICA! Depois de ir ver as imagens, a árbitra do encontro decidiu invalidar o lance. Mantém-se a igualdade na partida. 1-1.
O lance está a ser analisado pelo VAR.
90+2': GOLO DA BÉLGICA! Canto cobrado por Wullaert do lado esquerdo e depois de alguma confusão no interior da pequena área surgiu o desvio oportuno de Tysiak. 1-2.
No outro jogo do grupo, marca novamente a Espanha diante de Itália (3-1).
87': GOLO DE PORTUGAL!! Passe de rotura de Kika Nazareth e Telma Encarnação, já no interior da área, remata de pé esquerdo para o empate. 1-1.
81': Cruzamento da direita de Diana Gomes e cabeceamento de Fátima Pinto por cima da barra.
79': Última substituição em Portugal, com a saída de Joana Marchão para a entrada de Dolores Silva.
79': Dupla substituição na Bélgica, com as saídas de Teulings e Janssens para as entradas de Dhont e Philtjens.
77': Na barra! Cruzamento da esquerda de Wullaert e Toloba, à entrada da pequena área, ganhou o duelo aéreo com Fátima Pinto e cabeceia ao travessão da baliza de Patrícia Morais
Não tem sido por falta de apoio que Portugal não chega ao golo. Nas bancadas tudo vai servindo para puxar pelas Navegadoras:
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 7.515
74': Perto do poste! Livre direto apontado por Kika Nazareth, da meia-esquerda, com a bola a sair a poucos centímetros ao lado do poste esquerdo da baliza belga - e sem que nenhuma jogadora lusa conseguisse o desvio certeiro quando a bola passou no coração da área.
71': Mais uma substituição na Seleção Nacional: sai Diana Silva e entra Telma Encarnação.
69': Portugal pede penálti! Vanhaevermaet tocou com o braço na cara de Diana Silva e as jogadoras nacionais ficaram a pedir grande penalidade. A árbitra da partida não deu ouvidos aos protestos e mandou seguir a partida.
GOLO ANULADO À BÉLGICA! Após ver as imagens, a árbitra da partida entendeu que tinha havido falta de Detruyer sobre Andreia Jacinto, no início da jogada, e invalidou aquele que seria o segundo tento do conjunto belga. Mantém-se, portanto, o 0-1.
O lance está a ser revisto. A árbitra da partida foi alertada pelo VAR e foi ver as imagens.
64': GOLO DA BÉLGICA! Assistência de Wullaert e Toloba, na cara de Patrícia Morais, remata de primeira para o 0-2. As Navegadoras estão em grandes dificuldades...
64': Partida interrompida para que seja prestada assistência a Lúcia Alves.
60': Cartão amarelo a Vanhaevermaet (Bélgica).
Nesta segunda parte, e fruto das duas alterações feitas por Francisco Neto ao intervalo (entradas de Lúcia Alves e Andreia Jacinto para os lugares de Catarina Amado e Andreia Norton), Portugal mudou de sistema tático e joga agora em 3x5x2. Fátima Pinto juntou-se a Diana Gomes e a Carole Costa no eixo da retaguarda, com Lúcia Alves a fazer o flanco direito e Joana Marchão o esquerdo. Andreia Jacinto joga no centro do terreno, juntamente com Tatiana Pinto e Kika Nazareth, sendo que a dupla de ataque é constituída por Diana Silva e Jéssica Silva (que entretanto rendeu Ana Capeta).
56': Nova substituição na Seleção Nacional: sai Ana Capeta e entra Jéssica Silva.
53': Responde a Bélgica! Passe atrasado de Detruyer e Toloba, no interior da área, rematou de primeira, de pé direito, por cima da barra da baliza à guarda de Patrícia Morais.
52': Que corte milagroso!! Kika Nazareth tinha tudo para marcar, mas na hora da verdade apareceu Cayman a negar autenticamente o golo à camisola 7 de Portugal.
Do outro jogo deste Grupo B chegam boas notícias: a Espanha completou a reviravolta e já vence Itália por 2-1.
48': Grande oportunidade para Portugal! Passe de Kika Nazareth e Ana Capeta, no coração da área e com tudo para empatar, rematou para defesa de Lichtfus.
Francisco Neto, selecionador de Portugal, operou duas mudanças ao intervalo: sairam Catarina Amado e Andreia Norton, entraram Lúcia Alves e Andreia Jacinto.
INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!
INTERVALO! PORTUGAL 0 BÉLGICA 1. Primeiros 45 minutos muito nivelados por baixo das Navegadoras, à imagem, de resto, do que já tinha acontecido nos dois jogos anteriores, frente a Espanha e Itália. É certo que o golo madrugador de Wullaert não ajudou, uma vez que tirou discernimento às jogadoras portuguesas, mas também não é menos verdade que apenas por duas ou três vezes a equipa das Quinas conseguiu criar perigo nesta etapa inicial, com especial destaque para as perdidas de Diana Gomes (28'), Diana Silva (29') e Ana Capeta (45+3'). No outro jogo do grupo, recorde-se, Espanha e Itália estão empatadas a uma bola, pelo que o Portugal tem uma montanha gigante para escalar se quiser marcar presença nos quartos de final deste Campeonato da Europa.
Portugal tem vantagem na posse de bola: 55/45%
45+3': Grande oportunidade para Portugal! Passe longo de Andreia Norton para Ana Capeta e a número 21 lusa, isolada, na cara de Lichtfus, tentou o chapéu, mas a guarda-redes belga não foi em cantigas e segurou o esférico. Que desperdício...
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 5 MINUTOS
44': Excelente passe de rotura de Kika Nazareth na tentativa de explorar o aparecimento de Tatiana Pinto na área belga, mas as centrais contrárias estavam atentas e evitaram males maiores para a baliza de Lichtfus.
Pela lente da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, podemos aferir o momento em que Blom, jogadora da Bélgica, é retirada de maca do relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion.
34': Confirma-se o pior cenário para Blom: a avançada belga sai de maca e não volta à partida. Para o seu lugar entrou Detruyer.
Partida interrompida para que seja prestada assistênca a Blom (Bélgica). A avançada está em grandes dificuldades, queixando-se do joelho esquerdo, e pode mesmo ser obrigada a ser substituída.
30': Cartão amarelo a Diana Gomes (Portugal).
29': Passe longo de Joana Marchão e Diana Silva, já na área, fletida para o lado esquerdo, remata cruzado para defesa de Lichtfus.
28': Que grande oportunidade para Portugal! Livre da esquerda de Kika Nazareth e Diana Gomes, à entrada da pequena área, desvia muito ao lado do poste direito da baliza belga. Foi o primeiro verdadeiro sinal de perigo das Navegadoras.
23': Kika Nazareth tentou a assistência para Ana Capeta, mas o passe da número 7 de Portugal saiu com um pouco de força a mais e a jogada gorou-se.
22': Diana Gomes subiu à área belga na sequência de uma bola parada, mas a defesa-central não conseguiu disputar o duelo aéreo porque a guarda-redes Lichtfus foi ao segundo andar e amarrou o esférico.
Ao minuto 20 cantou-se «Diogo Jota, allez», em homenagem ao malogrado jogador português recentemente falecido.
Portugal repete o esquema tático apresentado frente a Itália: 4x4x2 em losango. Patrícia Morais é a guarda-redes, tendo à sua frente um quarteto defensivo composto por Catarina Amado (à direita), Diana Gomes e Carole Costa (no eixo) e Joana Marchão (à esquerda). No meio-campo, Fátima Pinto joga na posição mais recuada, Andreia Norton e Tatiana Pinto são as interiores, Kika Nazareth alinha no vértice mais adiantado do losango. Na frente de ataque, a dupla é constituída por Ana Capeta e Diana Silva.
Nem tudo pode ser mau... Espanha chega ao empate frente a Itália (1-1).
O pesadelo parece não ter fim! No outro jogo do grupo, a Itália adianta-se no marcador frente a Espanha e, neste momento, Portugal até está, em tempo real, no último lugar.
Se o cenário já estava mau, pior ficou logo nos instantes iniciais. Além de estar obrigado a vencer, Portugal terá também de recuperar de uma grande desvantagem de golos, pelo que essa margem está cada vez maior. Veremos qual será a resposta das Navegadoras. No outro jogo deste Grupo B, Espanha e Itália ainda não desfizeram o nulo.
3': GOLO DA BÉLGICA! Cruzamento da direita de Janssens e desvio certeiro de Wullaert para o primeiro da partida. 0-1.
INÍCIO DA PARTIDA!
Eis as jogadoras de Portugal e Bélgica a subirem ao relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion. Confira o vídeo da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça:
Entram as equipas em campo. Segue-se a cerimónia protocolar dos hinos de Portugal e Bélgica.
Está tudo pronto no relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion, para que as craques de Portugal e Bélgica entrem em campo para disputarem esta partida da 3.ª e última jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa.
Domingos Paciência, antigo internacional português e atual Diretor Técnico Nacional, também está na Suíça para assistir ao vivo ao decisivo Portugal-Bélgica.
Que grande ambiente está a ser proporcionado pelos adeptos portugueses que marcam presença em grande número no Estádio de Tourbillon. Há camisolas, cachecóis, bandeiras e até um bombo, que vai dando o mote para os cânticos de apoio às Navegadoras.
As jogadoras de Portugal já terminaram os exercícios de aquecimento e recolheram aos balneários do Estádio de Tourbillon, em Sion. Dentro de instantes, as eleitas de Francisco Neto para iniciarem a partida com a Bélgica estarão de regresso ao tapete verde para que fique tudo a postos para o início do encontro.
Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto encontra-se em solo helvético para dar todo o apoio à Seleção Nacional e, há instantes, em declarações à RTP, assumiu estar confiante numa grande noite nas Navegadoras:
«É um jogo importante para Portugal e esperamos muito compromisso e muito foco. Acima de tudo, esperamos vencer esta partida, que é o passo mais importante para nos podermos qualificar. Gosto de todo o desporto, incluindo o futebol. Mas este ano tem sido extraordinário para o desporto feminino português. Nas modalidades coletivas estivemos em todas as fases finais de Campeonatos da Europa, como hóquei em patins, basquetebol, andebol, voleibol, futebol e futsal. Tem sido um ano extraordinário e este é um tónico importante para que temos de fazer hoje, que é vencer e aguarda que corra tudo bem.»
Jogadoras de Portugal e Bélgica já estão no relvado do Estádio de Tourbillon, em Sion, para os exercícios do aquecimento. Confira as imagens captadas pela jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça:
Os adeptos portugueses, que vão, com toda a certeza, puxar do início ao fim pelas Navegadoras, já vão tomando os seus lugares nas bancadas do Estádio de Tourbillon, em Sion (Suíça).
Relativamente a presenças institucionais na Suíça, Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, estará, naturalmente, a apoiar as Navegadoras, o mesmo acontecendo com Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto. Ambos terão também a companhia de Júlio Vilela, embaixador de Portugal na Suíça.
O jogo desta noite será especial para Francisco Neto, como já dissemos, uma vez que o selecionador nacional comemora hoje o seu 44.º aniversário, mas também terá um enorme significado para Patrícia Morais: a guarda-redes nacional vai chegar à 100.ª internacionalização.
Relativamente ao jogo anterior, com Itália (1-1), Francisco Neto faz apenas uma alteração no onze: sai Ana Borges (castigada) e entra Catarina Amado.
Bélgica (selecionadora): Elísabet Gunnarsdóttir
Bélgica (suplentes): Evrard (1), Bastiaen (12), Philtjens (2), Van Kerkhoven (3), Wijnants (5), De Caigny (6), Eurlings (7), Dhont (13), Mertens (16), Iliano (18), Detruyer (20) e Missipo (23)
Bélgica (titulares): Lichtfus (21); Janssens (17), Tysiak (4), Kees (19), Cayman (11) e Deloose (22); Toloba (15), Vanhaevermaet (10) e Teulings (8); Wullaert (9) C e Blom (14)
Portugal (selecionador): Francisco Neto
Portugal (suplentes): Inês Pereira (1), Sierra Cota-Yarde (22), Lúcia Alves (3), Ana Seiça (4), Andreia Jacinto (6), Jéssica Silva (10), Dolores Silva (14), Andreia Faria (16), Carolina Correia (18), Beatriz Fonseca (20) e Telma Encarnação (23)
Portugal (titulares): Patrícia Morais (12); Diana Gomes (19), Carole Costa (15) C e Fátima Pinto (13); Catarina Amado (2), Andreia Norton (8), Tatiana Pinto (11), Kika Nazareth (7) e Joana Marchão (5); Ana Capeta (21) e Diana Silva (17)
Árbitra: Tess Olofsson (Suécia); Assistentes: Almira Spahic (Suécia) e Monica Lokkeberg (Noruega); 4.ª Árbitra: Shona Shukrula (Países Baixos); VAR/AVAR: Jarred Gillet (Áustria) e Sian Massey-Ellis (Inglaterra)
Já há equipas oficiais!
A Fan Zone existente junto ao Estádio de Tourbillon tem permitido vários momentos de alegria para os mais novos e que são devidamente illustrados em fotografias. Nada escapa à lente da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça.
A expressão maior do futebol português, já se sabe, é Cristiano Ronaldo e, como tal, é ver os mais novos a envergarem camisolas do astro nacional.
De todo o Mundo... e mais houvesse. Portugal nunca joga fora de casa. Os emigrantes estão espalhados por todo o globo e têm orgulho em demonstrar as suas raízes. Neste caso, estamos na presença de portugueses com ligações a Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
O futebol é muito mais bonito quando impera o desportivismo. Eis um belo exemplo da sã convivência entre adeptos belgas e portugueses.
É Portugal dos pés à cabeça. Todos são poucos para gritarem pelas Navegadoras!
Já fazem fila! Os adeptos portugueses caminham a passos largos para o recinto do jogo decisivo para as Navegadoras.
A caravana portuguesa faz-se ouvir nas imediações do Estádio de Tourbillon, em Sion. Confira o vídeo da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça:
Vai aumentando (e de que maneira!) o número de adeptos de Portugal junto ao palco onde, a partir das 20 horas, vai ser jogado este duelo com a Bélgica, relativo à 3.ª jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa. A festa tem sido uma constante e, claro, na língua de Camões.
A madeirense Margarida Sá, que jogou no Marítimo, está em Sion para dar força às Navegadoras. Tal como relata a jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, a jogadora portuguesa está sedenta de festejar a vitória de Portugal e, se possível, com golos de Telma Encarnação ou Fátima Pinto, duas conterrâneas que fazem parte da equipa das Quinas que está presente neste Campeonato da Europa.
O pontapé de saída do Portugal-Bélgica está agendado para as 20 horas, mas, fora do estádio, o jogo... já começou. Nem que seja apenas uma partida de matraquilhos. Tudo serve para o convívio antes do embate de todas as decisões para a Seleção Nacional.
Criar memórias. Esta família não perdeu a oportunidade de registar o momento para que fique devidamente eternizado em fotografia.
A Fan Zone existente junto ao Estádio de Tourbillon, em Sion, já está devidamente preenchida com adeptos portugueses:
Dos miúdos aos graúdos. Quem sente Portugal tudo faz para apoiar a equipa da Quinas, onde quer que jogue.
Diogo Jota continua bem presente na memória de todos os portugueses. Mallory Vieira, apoiante das Navegadoras faz-se acompanhar de um cachecol alusivo ao antigo internacional português, recentemente falecido na sequência de um acidente de viação, em Espanha, despiste que tirou também a vida ao seu irmão, André Silva, que alinhava no Penafiel.
Leonor Maria é mais uma das portuguesas que estão ao lado da Seleção Nacional. E se a camisola e a bandeira não fossem suficientemente ilustrativas, o lenço à minhota também não enganava.
O Estádio de Tourbillou, em Sion, tem capacidade para 7.750 espectadores e já está garantida a lotação esgotada. No interior do recinto prevê-se um forte apoio às Navegadoras e nas horas antecedentes da partida esse amor a Portugal já era bem visível nas imediações do palco do jogo, tal como testemunham os vários apontamentos de reportagem da jornalista de A BOLA, Filipa Reis.
Recorde as crónicas assinadas pela jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, aos jogos de Portugal frente a Espanha (0-5) e Itália (1-1):
Elísabet Gunnarsdóttir, selecionadora da Bélgica, projetou desta forma o embate com Portugal:
Recorde a antevisão feita por Francisco Neto, selecionador de Portugal, ao encontro de hoje frente à Bélgica:
A jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, traz-lhe as novidades matinais desta sexta-feira das Navegadoras.
Ainda nas redes sociais da FPF é possível vislumbrar o palco do jogo desta noite. O Portugal-Bélgica, recorde-se, vai realizar-se no Estádio de Tourbillon, em Sion.
O dia de hoje é também particularmente especial para Francisco Neto, uma vez que o selecionador nacional comemora o seu 44.º aniversário. A Federação Portuguesa de Futebol não deixou passar a data em claro e deu os parabéns ao treinador.
Ana Borges, expulsa por acumulação de amarelos no embate com Itália, é a única baixa de Portugal para o encontro desta noite frente à Bélgica. Lúcia Alves pode ser a substituta da experiente número 9 nacional.
Portugal, recorde-se, entrou com o pé esquerdo neste Campeonato da Europa, baqueando de forma clara frente a Espanha (0-5). Depois disso, as comandadas de Francisco Neto empataram (1-1) com Itália, num duelo em que ficou patente a capacidade das Navegadoras em reagirem às (várias) adversidades. O ponto acabou por saber a pouco, mas deu, pelo menos, a possibilidade de Portugal chegar a esta 3.ª e última jornada com possibilidades de lutar pelo apuramento para os quartos de final da competição.
À entrada para os jogos de todas as decisões deste Grupo B, a já qualificada Espanha está na frente, com 6 pontos, seguida de Itália (4), Portugal (1) e Bélgica (0). Quer isto dizer que a Seleção Nacional está obrigada a vencer a Bélgica - e, se possível, por vários golos de diferença, por forma a anular a desvantagem que ainda tem (1-6 contra os 2-1 de Itália) - e esperar por uma ajuda de Espanha, entenda-se, uma vitória de nuestras hermanas diante da squadra azzurra e também com uma margem folgada.
Portugal defronta esta noite (20 horas) a Bélgica, em partida referente à 3.ª e última jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa e que vai ter como palco o Estádio de Tourbillon, em Sion (Suíça). Tal como tem sido apanágio ao longo de toda a competição, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio das Navegadoras e contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!