Siga o Noruega vs Inglaterra em direto
Este é um jogo especial para Jordan Pickford: torna-se o internacional inglês com mais jogos de sempre em Mundiais - 18. Imediatamente atrás estão Peter Shilton (17), Harry Kane (chega hoje aos 17), John Stones (chega hoje aos 16) e Marcus Rashford (15, se jogar hoje, chega aos 16).
ONZE DE INGLATERRA: Jorda Pickford; Ezri Konsa, John Stones, Marc Guéhi e Nico O’Reilly; Elliot Anderson e Declan Rice; Noni Madueke, Jude Bellingham e Anthony Gordon; Harry Kane (C).
SUPLENTES: Dean Henderson, James Trafford, Chalobah, Dan Burn, Reece James, Djed Spence, Kobbie Mainoo, Morgan Rogers, Eberechi Eze, Bukayo Saka, Marcus Rashford, Ollie Watkins e Ivan Toney.
ONZE DA NORUEGA: Orjan Nyland; Julian Ryerson, Ajer, Heggen e Wolfe; Martin Odegaard (C), Sander Berge e Patrick Berg; Alexander Sorloth, Erling Haaland e Andreas Schjelderup.
SUPLENTES: Tangvik, Selvik, Ostigard, Bjorkan, Holmgren Pedersen, Langas, Falchener, Thorsby, Aursnes, Thorstvedt, Aasgaard, Bobb, Hauge, Strand Larsen e Nusa.
Andreas Schjelderup é titular na Noruega e a principal novidade de Stale Solbakken. O jogador do Benfica fez as duas assistências no encontro dos oitavos de final com o Brasil e é assim premiado com a segunda titularidade no Mundial - já o tinha sido contra a França, jogo em que Solbakken rodou quase toda a equipa.
Pela sua frente, Schjelderup deverá ter Konza, central adaptado a lateral-direito, devido à lesão de Reece James e ao castigo de dois jogos (por expulsão contra o México) de Quansah.
Este jogo também marca um reencontro para Erling Haaland e Jude Bellingham: foram companheiros de equipa em 65 jogos, nas épocas 2020/21 e 2021/22, e ganharam juntos uma Taça da Alemanha.
Na antecipação a este jogo, Harry Kane falou da experiência que teve quando jogou golfe... com Donald Trump.
«Maggie Thatcher, estás a ouvir-me?»
A primeira vitória de sempre da Noruega sobre Inglaterra foi em 1981. Após o apito final, Bjorge Lillelien, radialista norueguês teve um discurso que ficou famoso na sabedoria popular norueguesa: «Vencemos Inglaterra! Inglaterra, a terra dos gigantes! Maggie Thatcher, estás a ouvir-me? Tenho uma mensagem para ti, em plena campanha eleitoral. Tenho uma mensagem para ti… Como se costuma dizer nos bares de boxe à volta do Madison Square Garden, em Nova Iorque: os teus rapazes levaram uma grande tareia!»
O duelo entre Harry Kane e Erling Haaland é o grande cartão de visita para este duelo. São os dois melhores pontas de lança do Mundo atualmente, que têm apresentado números estratosféricos.
Harry Kane tem simplesmente 73 golos por clube e seleção esta época! Um valor que, por exemplo, Cristiano Ronaldo nunca atingiu numa só temporada. O recorde de mais golos numa época (incluindo clube e seleção) é de Lionel Messi, que fez 82 golos em 2011/12.
Haaland nasceu em Leeds em 2000, no verão em que o pai trocou o Leeds pelo Man. City. Só com três anos se mudou para a Noruega e na estreia em Mundiais, já leva 7 golos (mais um que Kane), estando na luta com Messi e Mbappé (8 golos) pela bota de ouro do torneio. Pela seleção, este viking soma 62 golos... em 54 internacionalizações!
Caminho para a final do Mundial
O vencedor deste duelo jogará com Argentina ou Suíça (jogo é esta noite às 02h00) nas meias-finais, que já têm um encontro definido: França-Espanha.
Assim se comparam as duas equipas neste Mundial. Um dado curioso: 5 dos 12 golos da Noruega foram marcados depois do minuto 75.
O jogo tem lugar no Estádio de Miami, ou Estádio Hard Rock quando é a casa dos Miami Dolphins, equipa da NFL. Portugal empatou (0-0) aqui com a Colômbia na última jornada da fase de grupos.
A Inglaterra ficou no 1.º lugar do Grupo L ao vencer Croácia (4-2) e Panamá (2-1), mas empatando a zeros com o Gana de Carlos Queiroz. Seguiu-se uma vitória (2-1) muito suada sobre a RD Congo, graças a um bis tardio de Harry Kane, e outra galvanizadora contra o México (3-2), no Estádio Azteca, onde Bellingham foi herói e Quansah foi expulso aos 54'.
A Noruega chegou aqui ao ficar no 2.º lugar do Grupo I, atrás da França, mas vitórias sobre Iraque (4-1) e Senegal (3-2). Depois, eliminou a Costa do Marfim e o Brasil pelo mesmo resultado: 2-1.
O árbitro desta partida é o experiente francês Clément Turpin, áribitro FIFA desde 2010. Está no terceiro Mundial da carreira, tendo também já estado em três Europeus. Já arbitrou três jogos neste Mundial, incluindo o de Inglaterra na estreia (vitória por 4-2 sobre a Croácia).
Inglaterra quer vingança por 1993!
A Noruega já eliminou Inglaterra de um Mundial... mas na fase de qualificação. Foi em 1993, quando venceu por 2-0 e garantiu que Inglaterra não ia ao Mundial que, curiosamente, se realizou nos Estados Unidos. A outra vitória dos escandinavos sobre este adversário foi em 1981. Estes seleções já se enfrentaram 12 vezes, com 3 empates e 7 vitórias para os ingleses.
Mas foi em 1993 que a Noruega marcou um golo (de Lars Bohinen) pela última vez a Inglaterra, que manteve a baliza a zeros nos últimos quatro duelos entre si.
Como tem jogado Inglaterra
Thomas Tuchel não abdica do 4x2x3x1 para que, com a segurança dada por Elliot Anderson e Declan Rice no meio-campo, Jude Bellingham possa atuar como o vagabundo, uma liberdade que muito o favorece. Harry Kane dispensa apresentações, sendo secundado no ataque por Anthony Gordon e por Bukayo Saka, que parece ter ganho o golo a Madueke ao já somar 3 assistências no Mundial. A posição de lateral-direito é a mais débil, com o castigo de Quansah e a lesão de Reece James. A dupla de centrais de Guéhi e Konsa também não tem transmitido a segurança desejada, muitas vezes assegurada por Jordan Pickford.
Como tem jogado a Noruega
A Noruega chegou aqui correndo que se fartando. Não é fácil encontrar um meio-campo mais dinâmico do que aquele composto por Odegaard, Sander Berge e Patrick Berg. Na frente, o sacrificado Sorloth, a jogar à direita para acomodar Haaland, incomoda sempre o lateral-esquerdo oposto, dando espaço a Erling para brilhar. Já Antonio Nusa, Andreas Schjlederup e Oscar Bobb são opções para um jogo de ataque mais vertiginoso. Ryerson também é um motor na lateral-direita. E Aursnes, entrando em qualquer lado, deixa sempre tudo em campo.
Booooa noite! O Mundial aquece hoje a partir das 22h00 com o grande jogo entre Noruega e Inglaterra, para decidir o terceiro semifinalista da prova! No duelo entre Erling Haaland e Harry Kane, quem irá levar a melhor? É um jogo para acompanhar aqui n'A BOLA ao minuto!
