Liveblog Newcastle vs Arsenal setembro 2025
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto desta partida. Daqui a pouco publicaremos a crónica da mesma. Obrigado pela sua companhia!
O golo de Gabriel Maglhães, que levou os três pontos para Londres:
O Newcastle ficou a reclamar de penálti neste lance em que a bola bate no braço de Gabriel Magalhães, quando o jogo ainda estava empatado:
O golo de Mikel Merino aos 85':
Final de mais um jogaço na Premier League: Newcastle 1-2 Arsenal
O Arsenal esteve a poucos segundos de cair para o 7.º lugar da Premier League, já que esteve 50 minutos em desvantagem em casa do Newcastle. Mikel Merino (85’) e Gabriel Magalhães (90+6’) deram três pontos muito importantes para a equipa, que aproveita a derrota do Liverpool para ficar a 2 pontos do líder e isolada na 2.ª posição.
As substituições de Mikel Arteta fizeram efeito, com Mikel Merino a marcar e Martin Odegaard a assistir. No fim, ganhou a equipa com mais profundidade no plantel e que, na verdade, esteve sempre mais próxima do golo – a exibição de Nick Pope acaba por ficar manchada pela má forma como abordou o lance do último golo do jogo.
Tal como acontecera com o Liverpool, o Newcastle voltou a claudicar nos momentos decisivos e, por isso, a sofrer uma derrota pesada que deixa a equipa no 15.º lugar. Se tivesse ganho, estaria em 8.º… uma posição atrás do Arsenal.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
G O O O O O O L O do Arsenal!!! Tinha de ser de pontapé de canto: batido por Martin Odegaard, Nick Pope foi incomodado por Saliba, o que permitiu a Gabriel Magalhães cabecear para uma baliza vazia.
Joelinton sai do campo e é substituído por Harvey Barnes.
Só dá Arsenal nos minutos finais.
O quarto árbitro mostra 8 minuto(s) de descontos
Leandro Trossard sai do campo e é substituído por Myles Lewis-Skelly.
Após análise do VAR, o árbitro manda seguir. Nova polémica, agora para espanto dos jogadores do Newcastle.
Pode haver penálti para o Newcastle! Cruzamento de Elanga é claramente desviado pelo braço de Gabriel Magalhães.
O árbitro não aceita as queixas de Joelinton e mostra-lhe o cartão amarelo
Novo desperdício de Gyokeres: finalmente ganha espaço em zona central, mas permite a recuperação de Dan Burn e depois escorrega na hora do remate, atirando por cima.
Martin Zubimendi sai do campo e é substituído por Martin Odegaard.
Tino Livramento está lesionado e é substituído por Jamaal Lascelles.
Tino Livramento sai de campo de maca, com queixas no joelho. O cenário não parece animador para o jogador do Newcastle.
A defesa monumental de Nick Pope a remate de Jurrien Timber, aos 59':
Após um canto, Gyokeres ganha a bola e faz um remate de priemira, à meia-volta, que assustou as hostes do Newcastle.
Riccardo Calafiori sai do campo e é substituído por Mikel Merino.
Bukayo Saka sai do campo e é substituído por Gabriel Martinelli.
Timber dribla dois adversários, passa para Saka que faz um grande pontapé, a bola desvia em Tonali e vai ter com Gyokeres, que parece ser apanhado de surpresa e não consegue finalizar no coração da área.
Trippier traz experiência a toda a equipa, Osula irreverância à frente de ataque e Elanga uma velocidade vertiginosa que pode ser muito útil em contra-ataques. Eddie Howe mexe na frente de ataque para manter a defesa do Arsenal em sentido.
Jacob Murphy sai do campo e é substituído por Kieran Trippier.
Anthony Gordon sai do campo e é substituído por Anthony Elanga.
Nick Woltemade sai do campo e é substituído por William Osula.
Trivela formidável de Bruno Guimarães para a desmarcação de Jacob Murohy, que não conseguiu fugir de Calafiori e, já na área, remtou contra o corpo do italiano.
Que defesa monumental de Nick Pope - e sai mais uma para a coleção! Zubimendi manda uma bola em arco para dentro da área e Jurrien Timber cabeceia quase em cima da baliza, mas Pope esticou-se todo e afastou a bola para canto. Que exibição formidável do guardião de 33 anos.
Remate perigoso de Joelinton desde a quina da área. O ponatpé é cruzado e não passa longe do poste de David Raya.
O Arsenal domina a posse de bola, mas tem uma abordagem mais cautelosa, de modo a não abrir espaços para um contra-ataque. Gyokeres está a ser muito bem marcado por Malick Thiaw e Sven Botman e desespera na procura de espaços para fazer a diferença.
Cristhian Mosquera sai do campo e é substituído por William Saliba.
Início da segunda parte.
A chave para o Arsenal está na conversão das oportunidades. Gyokeres ainda não dispôs de nenhuma flagrante, mas a equipa está a desperdiçar uma oportunidade de ouro de ganhar três pontos ao Liverpool. Se perder, acaba a jornada no 7.º lugar.
O golo de Woltemade que marca a diferença ao intervalo:
Intervalo: Newcastle 1-0 Arsenal
Nico Woltemade virou o jogo do avesso com um golo de cabeça (34') e já se afigura como o próximo heróis dos adeptos dos magpies. Até lá, o arsenal podia ter marcado, pelo menos, dois golos, mas esbarrou sempre no talento de Nick Pope.
O penálti sobre Gyokeres que o VAR cancelou vai marcar a história deste jogo, dado que foi um lance muito polémico.
O quarto árbitro mostra 7 minuto(s) de descontos
O lance polémico deste encontro - o VAR reverteu um penálti que tinha sido assinalado sobre Gyokeres:
Completamente contra a corrente do jogo, o Newcastle chega à vantagem com um golo do substituto de Alexander Isak. É apenas a terceira vez que o Arsenal sofre um golo nesta edição da Premier League - a defesa deixou Woltemade demasiado à-vontade no centro da área.
G O O O O O O L O - Nick Woltemade marca de cabeça para o Newcastle! Canto curto da equipa, Tonali cruza para a área e Woltemade cabeceia para o golo. O alemão ainda tocou em Gabriel Magalhães, que caiu ao chão, mas o golo não foi anulado.
Nick Pope volta a salvar o Newcastle, desta feita a remate do esquerdino Saka com o pé direito.
Nick Pope defende uma bomba de Eze! Lançamento longo de Riccardo Calafiori e a bola sobre para Eze, à entrada da área, que atira para uma defesa formidável do guardião dos magpies.
Vão-se somando as oportunidades para o Arsenal, mas o nulo persiste.
Leandro Trossard acerta no poste!! Excelente jogada de ataque do Arsenal, que apanha o Newcastle em contrapé. Rice deu em Trossard, o belga conduziu e disparou com toda a força que tinha, acertando em cheio no poste da baliza. Na resposta, Gordon finalizou um contra-ataque, para nova defsa de David Raya. Que ritmo frenético!
O lance polémico que marca este jogo: o árbitro marcou penálti por falta de Nick Pope sobre Gyokeres, mas o VAR ajudou a reverter essa decisão:
Tu és o VAR: Há penálti sobre Gyokeres? 🔍
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 28, 2025
Decisão final: Nada, GR toca na bola.#DAZNPremier pic.twitter.com/MRlTHc70DI
O árbitro reverte a decisão - não é penálti para o Arsenal! O juiz Jarred Gillett explica que Nick Pope tocou primeiro na bola antes de tocar em Gyokeres e, por isso, cancela a marcação do penálti. Mikel Arteta está incrédulo.
Há contacto entre os joelhos direitos de ambos os jogadores, mas o árbitro está a rever o lance no VAR.
PENÁLTI PARA O ARSENAL! Mau atraso de Jacob Murphy para Nick Pope, Gyokeres antecipa-se, ganha a bola e depois sofre falta do guarda-redes do Newcastle.
Canto batido por Tonali e Malick Thiaw sobe ao segundo andar e cabeceia para a baliza, onde estava David Raya à espera da bola. É o primeiro sinal de perigo (ainda que tímido) do Newcastle.
O Arsenal alinha num 4x2x3x1, com Eze a jogar nas costas de Gyokeres, Saka no flanco direito e Trossard no esquerdo. É uma abordagem mais ofensiva de Arteta, que esta época vinha a alinhar com um meio-campo composto por Zubimendi, Rice e Mikel Merino (que hoje está no banco).
Que grande jogada! Eberechi Eze recebe a bola com o pé direito, remata com o pé esquerdo e Nick Pope faz uma grande defesa. O Arsenal aproxima-se do golo.
Dan Burn, o gigante com 2 metros de altura, está a jogar a lateral-esquerdo. Terá Bukayo Saka pela frente.
Joelinton carrega Bukayo Saka em falta. Daí, surge um cruzamento venenoso de Declan Rice e Gyokeres aparece em boa posição a cabecear, mas Nick Pope estava atento e agarrou o esférico.
Arsenal sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As equipas entram agora em campo num St. James Park em polvorosa!
Mikel Arteta explica decisão de deixar Saliba no banco e antevê a partida: «Está a recuperar de uma lesão no tornozelo que está a tentar resolver. Temos de gerir o plantel. Estádios como estes momentos fazem parte da sua equipa. Estes desafios tornam qualquer equipa melhor. Vai ser um jogo físico.»
Eddie Howe, técnico do Newcastle, prevê o duelo: «Hoje será mais um grande jogo. Podemos seguir vários caminhos diferentes. Podemos mudar a nossa formação, se for necessário. O nosso desempenho geral tem sido forte. Merecíamos mais dos jogos que tivemos.»
Saliba, que já lidou com uma lesão esta época, tinha feito os 90 minutos nos últimos dois jogos, com Man. City e Port Vale (Taça da Liga), mas hoje cede o lugar a Mosquera, jovem de 21 anos que veio do Valência a troco de €15 milhões.
JÁ HÁ ONZES!
Onze do Newcastle: Nick Pope, Tino Livramento, Malick Thiaw, Sven Botman, Dan Burn; Joelinton, Sandro Tonali, Bruno Guimarães; Anthony Gordon, Nico Woltemade, Jacob Murphy.
Suplentes: Aaron Ramsdale, Kieran Trippier, Emil Krafth, Jamaal Lascelles, Lewis Miley, Joe Willock, Anthony Elanga, Harvey Barnes, Will Osula.
Onze do Arsenal: David Raya; Jurrien Timber, Cristhian Mosquera, Gabriel Magalhães, Riccardo Calafiori, Martin Zubimendi, Declan Rice; Eberechi Eze, Bukayo Saka, Leandro Trossard; Viktor Gyokeres.
Suplentes: Kepa Arrizabalaga, Ben White, Lewis-Skelly, William Saliba, Christian Norgaard, Mikel Merino, Martin Odegaard, Max Dowman, Gabriel Martinelli.
O Arsenal tem navegado por águas problemáticas. Perdeu com o Liverpool (0-1) e empatou com o Man. City (1-1), sendo incapaz de ganhar aí vantagem aos maiores adversários, na teoria, na luta pelo título. E com o City só não perdeu em casa graças a um golo de Martinelli aos 90+3'.
A defesa continua a ser a maior arma da equipa de Mikel Arteta, assente no par temível de centrais que é formado por Gabriel Magalhães e William Saliba e no guardião David Raya.
Gyokeres ainda não convenceu totalmente os adeptos ingleses. Soma 3 golos em 5 jogos na Premier League, mas também exibições apagadas frente a Manchester United, Liverpool e Manchester City. A visita a St. James Park, um dos estádios mais barulhentos em Inglaterra, será novo teste de fogo para o ex-Sporting.
O Newcastle só tem uma derrota na liga - num jogo em que foi muito superior ao Liverpool, mas que acabou por perder aos 90+10' -, mas também só tem uma vitória, contra o Wolverhampton (1-0) de Vítor Pereira. Deresto, soma três empates a zeros, com Aston Villa, Leeds e Bournemouth. O ataque tem sido um problema, mas epera-se que Nico woltemade, o substituto de Alexander Isak, comece a fazer valer o peso da sua transferência.
Este é um duelo entre duas das melhores defesas da Premier League: só há 5 golos sofridos no total entre si, dois para o Arsenal - de Liverpool e do Manchester City - e três para o Newcastle - todos marcados pelo Liverpool.
A enorme importânica deste jogo está ligada à derrota de ontem do Liverpool com o Crystal Palace, a primeira da época para o campeão inglês. Em caso de vitória, o Arsenal chega aos 13 pontos e fica a apenas dois de igualar o grande rival.
Recorde o resumo do Crystal Palace-Liverpool:
Boa tarde! Vamos seguir aqui o duelo entre Newcastle e arsenal ao minuto! O jogo tem início marcado para as 16.30 horas e tem grandes implicações na luta pelo título de campeão.