Siga o Moreirense vs Boavista em direto
O golo de Alanzinho, que colocou o Moreirense em vantagem no jogo:
A crónica do encontro, com as notas dos jogadores e as reações dos treinadores:
Resultado final: Moreirense 1-0 Boavista
Vitória justíssima para a equipa de Cristiano Bacci, e o golo de alanzinho (31'), de penálti, até soube a pouco. Ainda assim o Moreirense salta para a 10.ª posição e soma 31 pontos. Já o Boavista fica no último lugar, com 15 pontos.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Miguel Reisinho atira com força de fora da área, mas Kewin volta a segurar a bola com tranquilidade.
O quarto árbitro mostra 7 minuto(s) de descontos
Não há resultado mais perigoso no futebol do que o 1-0, mas o Moreirense dá poucas hipóteses ao Boavista de ter bola e quanto desperdiça oportunidades de golo, não deixa que o adversário crie as suas.
Diaby sai do campo e é substituído por Seba Pérez.
O árbitro não aceita as queixas de Jeremy Antonisse e mostra-lhe o cartão amarelo
Cédric Teguia sai do campo e é substituído por Pedro Santos.
Luís Asué sai do campo e é substituído por Joel Jorquera.
As oportunidades para o Moreirense multiplicam-se, mas o desacerto de Antonisse continua a prejudicar a equipa.
O árbitro não aceita as queixas de Miguel Reisinho e mostra-lhe o cartão amarelo
Antonisse foi muito egoísta: após ganhar espaço num contra-ataque, preocupou-se demasiado em servir Asué, acabou por perder tempo e rematou para fora.
Kakay agarrou a camisola de Sidnei Tavares num lance na área do Boavista, mas o VAR analisou rapidamente o lance e decidiu não assinalar penálti para o Moreirense, cuja equipa técnica muito reclamou com esta decisão.
Bozeník desvia a bola de cabeça em cima da pequena área, mas Kewin Silva recolhe com facilidade.
Apesar da garra característica da equipa do Boavista, o resultado já começa a pecar por escasso para o Moreirense. Asué e Teguia estão a fazer exibições muito competentes e ajudam a equipa a criar perigo. A maior crítica que se pode fazer à turma de Bacci é a falta de acerto na hora de finalização.
Steven Vitória sai do campo e é substituído por Layvin Kurzawa.
Leonardo Buta sai do campo e é substituído por Godfried Frimpong.
Rúben Ismael sai do campo e é substituído por Sidnei Tavares.
Alanzinho fica muito perto do bis! Mais uma boa jogada de eguia, a deixar a bola para o médio e este remata cruzado, mas ao lado da baliza de Vaclík, que só podia defender com os olhos.
O árbitro não aceita as queixas de Robert Bozenik e mostra-lhe o cartão amarelo
O Boavista não desarma e continua a pressionar o Moreirense. Van Ginkel dispôs agora de um livre perigoso à entrada da área e apesar de ter batido contra a barreira, o Moreirense está longe de encontrar a tranquilidade neste jogo.
O árbitro não aceita as queixas de Kewin e mostra-lhe o cartão amarelo
Benny sai do campo e é substituído por Jeremy Antonisse.
EXPULSO! - Depois de uma falta grave Salvador Agra é expulso.
Salvador Agra vê o cartão vermelho após uma entrada com os pitons sobre o joelho de Leonardo Buta. Agra já tinha visto o cartão amarelo, mas o árbitro mostra mesmo o vermelho direto, após rever as imagens do lance no VAR.
Vidigal já esgotou três subsitutições nos minutos iniciais da 2.ª parte, trocando agora o médio Camará pelo avançado Robert Bozeník. Mas a equipa demora a entender-se com estas mudanças.
Ibrahima sai do campo e é substituído por Robert Bozenik.
O golo de Alanzinho, que colocou o Moreirense em vantagem no jogo:
Lito Vidigal faz duas mudanças ao intervalo: Miguel Reisinho e Moussa Koné entram em campo e o Boavista não quer perder tempo na busca do empate.
Ilija Vukotic sai do campo e é substituído por Miguel Reisinho.
Gboly Ariyibi sai do campo e é substituído por Moussa Kone.
Início da segunda parte.
Intervalo: Moreirense 1-0 Boavista
Resultado escasso para as oportunidades que ambas as equipas criaram, especialmente o Moreirense: para além do penálti de Alanzinho (31’), Leonardo Buta (28’) e Cédric Teguia (40’) também estiveram perto do golo.
Boavista até cresceu com a desvantagem, mas falta acerto na frente para a equipa assustar Kewin Silva.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos
DEFESA FANTÁSTICA DE VACLÍK! Bom movimento de Cédric Teguia, a puxar do pé esquerdo para rematar com força à baliza do Boavista, onde valeram os reflexos de Vaclík ao Boavista.
PERDIDA DO BOAVISTA! Van Ginkel recebeu a bola com espaço à entrada da área, mas o remate acaba por ser desviado. A bola ainda sobrou para Diaby, que se precipitou e atirou fraco, para defesa simples de Kewin Silva.
Grande confusão na área do Moreirnese, onde Steven Vitória ficou a quexiar-se de penálti após uma entrada de Marcelo. Os jogadores das duas equipas começam depois a discutir e o árbitro acaba por amarelar Benny, Abascal e Vitória.
Para além do penálti, Alanzinho mostra o porquê de ser o jogador mais indispensável do Moreirense: todas as jogadas de ataque passam por ele. Já na cobrança do penálti, o médio não deu hipóteses a Vaclík e ultrapassou Asué na lista de melhores marcadores da equipa na Liga (tem agora seis).
O árbitro não aceita as queixas de Steven Vitória e mostra-lhe o cartão amarelo
O árbitro não aceita as queixas de Rodrigo Abascal e mostra-lhe o cartão amarelo
G O O O O O L O - Alanzinho, de pé direito, marca o penálti! Tomás Vaclík escolheu mal o lado.
O árbitro não aceita as queixas de Salvador Agra e mostra-lhe o cartão amarelo
PENÁLTI DE SALVADOR AGRA! Cruzamento de Leonardo Buta bate no braço de Agra, que reclama bastante da decisão e vê, por isso, o cartão amarelo.
O Moreirense começa a bailar: Que belo passe de calcanhar de Asué para Alaanzinho, o médio soltou-se da marcação e deixou a bola em Leornardo Buta, que rematou com força, mas ao lado da baliza boavisteira. A equipa de Bacci fez sete remates nos últimos 15 minutos.
Asué remata de fora da área, mas muito por cima da baliza de Vaclík.
QUE CORTE FENOMENAL DE STEVEN VITÓRIA! Teguia solta-se na direita, vai à linha de fundo e faz um passe atrasado para Asué rematar na passada, mas Steven Vitória estava bem colocado para, com o pé direito, impedir um golo certo do Moreirense.
Cruzamento teleguiado de Dinis Pinto para Cédric Teguia, que à entrada da área rematou ao lado.
Alanzinho é alvo de marcação individualizada e Abascal segue-o para quase todo o lado, exceto quando o médio-ofensivo recua até ao próprio meio-campo.
Primeira boa jogada coletiva do Moreirense: sempre com Alanzinho a pegar na batuta, o brasileiro combina com Asué e depois com Teguia, antes de ganhar um canto. Mas, até ao momentos, nenhum dos guarda-redes teve qualquer trabalho.
O Boavista entra com o pé direito e impõe o seu jogo em Moreira de Cónegos. A equipa de Cristiano Bacci está, até ao momento, muito dependente de inspiração individual para se aproximar da área adversária.
Troca de cadeiras 🪑 entre 𝘾𝙧𝙞𝙨𝙩𝙞𝙖𝙣𝙤 𝘽𝙖𝙘𝙘𝙞 e 𝙇𝙞𝙩𝙤 𝙑𝙞𝙙𝙞𝙜𝙖𝙡 🔄
— Liga Portugal (@ligaportugal) March 16, 2025
Quem terá a memória mais fresca 🧠 para traçar a estratégia vitoriosa contra a antiga equipa?#LigaPortugal #LigaPortugaBetclic #MFCBFC pic.twitter.com/Zea7M411zE
Primeiro sinal de perigo é do Boavista: boa jogada iniciada por uma bola longa de Fogning e Abascal integra-se bem no ataque para fazer um cruzamento perigoso, que dá em canto. Este é que não foi batido da melhor maneira.
Benny atua mais como médio, dando uma enorme vantagem numérica ao Moreirense no meio-campo: Benny, Alanzinho, Ofori e Ismael, em relação a Vukotic e Camará.
Boavista sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Lito Vidigal reúne as tropas mesmo antes do apito inicial, para uma última palestra motivacional.
As equipas entram agora em campo - está tudo a postos para o apito inicial!
Com os resultados desta 26.ª jornada que já se conhecem, o Boavista sabe que uma vitória tira a equipa do último lugar, por troca com o Farense. Para o Moreirense, três pontos poriam a equipa num vantajoso 10.º lugar.
O 3x4x3 é o sistema designado por Lito vidigal, com as alas entregues a Salvador Agra e a Osman Kakay, que rende Fogning na ala, que por sua vez tirou o lugar no onze a Lystov.
Prontos para a ação ⚔️#FeitosDeXadrez #MFCBFC pic.twitter.com/LjiA6dE56Q
— Boavista FC (@boavistaoficial) March 16, 2025
Cristiano Bacci deve cotinuar a apostar no 4x2x3x1 que César Peixoto já implementava na equipa, com Alanzinho e Asué responsáveis pela produção ofensiva (têm, entre si, 10 dos 30 golos que a equipa já marcou no campeonato). Nota ainda para a importante batalha a meio-campo, onde Ofori e Rúben Ismael terão pela frente Ibrahima Camará e Ilija Vukotic.
O palco do jogo de hoje, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas:
JÁ HÁ ONZES INICIAIS!
Onze do Moreirense: Kewin Silva; Dinis Pinto, Marcelo, Maracás, Leonardo Buta; Lawrence Ofori, Rúben Ismael; Benny, Alanzinho, Cédric Teguia; Luís Asué.
Onze do Boavista: Tomás Vaclík; Rodrigo Abascal, Steven Vitória, Sidoine Fogning; Salvador Agra, Ibrahima Camará, Ilija Vukotiv, Osman Kakay; Marco van Ginkel, Abdoulay, Gregory Ariyibi.
📋 𝗟𝗜𝗡𝗘 𝗨𝗣 #MFCBFC#FeitosDeXadrez pic.twitter.com/3yyEdGTcCL
— Boavista FC (@boavistaoficial) March 16, 2025
A missão de Lito Vidigal no Boavista é simples: ganhar cinco jogos e manter a equipa na luta pela manutenção. O primeiro triunfo já foi alcançado, na receção ao Santa Clara, mas com apenas mais oito jornadas pela frente, o tempo escasseia para as panteras.
Durante 21 jogos nesta época, Cristiano Bacci tentou fazer omeletes sem ovos com os escassos recursos de que dispôs no Boavista. Saiu da equipa após duas vitórias em 21 partidas, com esta no último lugar da Liga, e poucos dias antes de o clube anunciar os primeiros reforços após cinco janelas de transferências sem poder inscrever jogadores.
Nos 29 encontros que se registam entre Moreirense e Boavista, os da cidade Invicta apresentam uma ligeira vantagem, com 11 vitórias e oito derrotas. No duelo da 1.ª volta, o Moreirense venceu no Estádio do Bessa por 2-0, com golos de Gabriel Schiettine e de Gabrielzinho.
As equipas chegam a este jogo separadas por 13 pontos e cinco posições. Têm uma coisa em comum: ambas somam apenas uma vitória nos últimos 10 jogos, período durante o qual mudaram de treinadores, com Cristiano Bacci a render César Peixoto nos Cónegos e Lito Vidigal a render... Bacci.
Na antevisão a este jogo, Cristiano Bacci comentou assim o reencontro com o Boavista: «Não será muito relevante o facto de conhecer bem os jogadores, mas conheço a instituição Boavista, sei o que significa representar o Boavista e a alma do Boavista. Por isso, sei que vão tentar fazer tudo para ganhar o jogo. Espero um jogo de luta e temos de preparar a equipa para ganhar as primeiras e segundas bolas. Essas serão as dificuldades maiores.»
Já Lito Vidigal destacou o crescimento do Boavista desde a sua chegada e dos reforços de inverno: «Os jogadores têm tido uma atitude fantástica. Estão mais identificados com o clube, com a situação e começam a perceber a grandeza do Boavista. Neste momento estamos mais próximos de ganhar. Os jogadores estão mais competitivos, esperamos um jogo difícil, mas continuamos a pensar sempre na vitória.»
Miguel Reisinho é o melhor marcador do Boavista no campeonato, com quatro golos (todos de penálti). Do lado do Moreirense, essa distinção pertence a Luís Asué (Alanzinho tem os mesmos cinco golos que o colega, mas mais jogos disputados).
Boa noite! Pode acompanhar aqui ao minuto tudo o que vai acontecer no encontro entre Moreirense e Boavista, com início marcado para as 20.30 horas!