Liveblog Milan vs Monza maio 2025
Termina a partida. O Milan vence 2-0 e sobe ao sétimo lugar, mas sabe que vai terminar na pior classificação desde 2015/16. João Félix foi o centro do ataque rossonero, tendo rubricado uma das melhores exibições em Milão. O criativo luso carimbou uma boa prestação com um golo de belo efeito aos 74', na marcação de um livre direto. Gabbia inaugurou o marcador aos 74'.
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
Defende Maignan. Na sequência de um pontapé de canto, Keita Baldé desferiu um míssil de cabeça, mas o guardião francês segurou o 2-0.
Christian Pulisic sai do campo e é substituído por Alessandro Florenzi.
Substituição no Monza: sai Semuel Pizzignacco, entra Andrea Mazza. Alessandro Nesta troca de guarda-redes
João Félix sai do campo e é substituído por Youssouf Fofana.
Luca Caldirola sai do campo e é substituído por Armando Izzo.
Keita Balde sai do campo e é substituído por Andrea Petagna.
G O O O O O L O, é do Milan. João Félix sofreu uma falta em zona perigosa e, chamado a bater, desferiu um arco do triunfo com morada no fundo da baliza do Monza. 2-0 em San Siro.
Patrick Ciurria sai do campo e é substituído por Stefano Sensi.
Gianluca Caprari sai do campo e é substituído por Gaetano Castrovilli.
G O O O O O O L O do Milan. Gabbia saiu da pequena área, para desferir um cabeceamento à meia volta que furou as redes do Monza.
Félix à trave. Indubitavelmente, o melhor momento da partida. O criativo a um cruzamento açucarado de Tomori com um cabeceamento colocadíssimo ao ferro.
Davide Bartesaghi sai do campo e é substituído por Alex Jimenez.
Tijjani Reijnders atirou ao lado em boa posição, mas ficou a reclamar uma entrada de carrinho, já dentro da área.
João Félix desferiu um míssil do meio da rua, mas Pizzignaco encaixou.
Devia ter valido. Camarada recebeu a bola dentro da área, picou a bola sobre o adversário e obrigou Pizzignaco a uma grande defesa. Ainda assim, foi assinalado fora-de-jogo.
Milan aperta o cerco. Trinta segundos depois de Pulisic ter acertado nas redes laterais do Monza, numa jogada a papel químico, João Félix descobriu Chukwueze, que atirou ao lado.
Substituição no Milan: sai Yunus Musah, entra Samuel Chukwueze.
Pulisic encontrou espaço no lado esquerdo da grande área, mas rematou às malhas laterais de Pizzignacco.
Substituição no Milan: sai Luka Jovic, entra Francesco Camarda.
Início da segunda parte.
O menino de 17 anos Francesco Camarda está pronto para entrar em campo.
Termina a primeira parte. Muito espaço, poucas ideias. Num jogo claramente de final de temporada, nenhuma das equipas soube aproveitar a fragilidade do adversário. João Félix foi dos mais perigosos do Milan, mas pecou bastante na decisão. O Monza aproveitou várias vezes as costas do meio-campo rossonero e até marcou as 44', mas o golo foi anulado.
Golo anulado ao Monza. Keita Baldé desferiu um grande remate com a parte de fora do pé, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo prévio à tentativa.
Tijjani Reijnders terminou uma transição rápida com um remate desajustado.
João Félix ao lado. Pulisic cavalgou pelo lado esquerdo e, sem ângulo para rematar, assistiu o criativo português. À semelhança de todos os lances de relativo perigo nesta tarde/noite, a tentativa saiu transviada.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Primeira meia-hora de jogo muito pobre em Milão. João Félix, Jovic e Pulisic ainda ameaçaram nos primeiros quinze minutos, mas a grande maioria das jogadas foi inconsequente. O Monza tem aproveitado as costas do meio-campo rossoneri para iniciar transições rápidas, mas tem tomado as piores decisões no último terço.
Tomori aventurou-se no último terço do Monza e cruzou para área, onde Pulisic cabeceou de forma transviada.
Como anunciado nos dias anteriores à partida, a Curva Sud, claque rossoneri abandonou San Siro em protesto com a época rubricada pelos comandos de Sérgio Conceição. No início da partida, o grupo de adeptos organizados realizou uma coreagrafia "especial".
Maignan encaixa a primeira tentativa do Monza, na sequência de um pontapé de canto.
Que grande defesa de Pizzignacco. Pavlovic surpreendeu tudo e todos com um pontapé livre exímio, mas o guardião italiano impressionou pela elastecidade e por uma palmada acertiva.
Pulisic perde timing de remate, mas é travado em zona perigosa. Pontapé livre a favor do Milan.
João Félix aparece cara a cara com o guarda-redes, permite a defesa, mas queixa-se que foi puxado pelo adversário direto dentro da área. O árbitro Matteo Gariglio nada assinala.
O Milan apresenta-se num 3x4x3 enquanto o Monza sem bola apresenta-se em 5x4x1.
Rola a bola em San Siro.
San Siro apresenta-se com uma lotação bem abaixo do normal no adeus ao Milan.
As três equipas entram no relvado de San Siro.
Antes do começo da partida, Tijjani Reinjders recebe o prémio de melhor médio da Serie A.
O Milan vai a jogo pela primeira vez com o novo equipamento do clube, apresentado esta semana, para a próxima temporada.
Inside the home dressing room 👀#MilanMonza #SempreMilan pic.twitter.com/jYaO8K5BGW
— AC Milan (@acmilan) May 24, 2025
Onze do Monza: Pizzignacco; Pedro Pereira, Caldirola e Carboni; Birindelli, Bianco, Akpa Akpro e Kyriakopoulos; Ciurria, Keita Baldé e Caprari
Suplentes: Stefano Turati, Andrea Mazza, Izzo, Palacios, Lekovic, Brorosson, Postiglione, Colombo, Sensi, Urbanski, Castrovilli, Zeroli, Kevin Martins, Vignato e Petagna
Onze do Milan (3x4x2x1): Mike Maignan; Tomori, Gabbia e Pavlovic; Musah, Loftus-Cheek, Reijnders e Bartesaghi; João Félix e Pulisic; Jovic
Suplentes: Marco Sportiello, Torriani, Álex Jiménez, Theo Hernández, Emerson Royal, Florenzi, Malick Thiaw, Youssouf Fofana, Filippo Terracciano, Warren Bondo, Rafael Leão, Camarda, Chukwueze, Sottil e Abraham
No último jogo da época, Sérgio Conceição promove uma estreia a titular: David Bartesaghi, de apenas 19 anos, vai entrar de início no corredor esquerdo pela primeira vez. Esta época somou apenas 112 minutos.
O Monza também conta com representação portuguesa no onze: Pedro Pereira entrará de início no corredor direito defensivo.
Já há onze do Milan.
Sérgio Conceição manteve João Félix no onze e deixou Rafael Leão no Banco. Em relação à partida em Roma, o técnico luso promove apenas duas alterações: saem Ález Jiménez e o castigado Santi Giménez, entram Davide Bartesaghi e Luka Jovic.
Our Starting XI for the final game of the season 📋#MilanMonza #SempreMilan
— AC Milan (@acmilan) May 24, 2025
Brought to you by 𝗞𝘂𝗺𝗵𝗼 𝗧𝗶𝗿𝗲 pic.twitter.com/qqtCoeXlVr
Para terminar uma campanha desapontante na Serie A, o Milan recebe um adversário que não sabe o que é pontuar em San Siro. Os rossoneri venceram cinco em cinco frente ao Monza, em casa.
O treinador português não realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão à partida e não deve falar no final da mesma. Sob o comando de Conceição, o Milan venceu 15 e perdeu 10 dos 30 jogos que disputou. Os rossoneri conquistaram a Supertaça Italiana, perderam na final da Coppa e foram eliminados no play-off da UEFA Champions League.
Para a receção ao Monza, o Milan não poderá contar com Sérgio Conceição no banco de suplentes e Santiago Giménez no relvado. Os dois protagonistas foram expulsos na última jornada, em Roma (1-3).
O médio neerlandês, indubitavelmente o melhor jogador dos rossoneri esta temporada, está a ser seguido com muita atenção pelo Manchester City.
Na primeira volta, ainda com Paulo Fonseca no comando, o Milan venceu por 1-0, graças a um golo de Tijjani Reijnders, aos 43'.
Pior está o Monza, que regista 15 derrotas em 19 jornadas disputadas em 2025.
O 3x4x3 parecia ter estabilizado o Milan para o final de época, tendo resultado em cinco vitórias nos primeiros seis jogos. Ainda assim, nos dois encontros fulcrais, os rossoneri perderam de forma consecutiva e chegam sem objetivos a San Siro.
Em protesto com a campanha insuficiente rubricada pelo plantel do Milan, os adeptos do clube orgarizaram um projeto para o último jogo da temporada.
O Milan pode selar contra o Monza a pior classificação na Serie A em dez anos. Em 2014/15, os rossoneri terminaram no décimo lugar com 52 pontos.
O Monza vai despedir-se do primeiro escalão italiano em San Siro. Após ter subido de divisão em 2021/22, e de ter estabilizado a meio da tabela nas duas temporadas seguintes (11.º em 22/23 e 12.º em 23/24), esta época marcou o início do fim. Os visitantes seguram a lanterna vermelha da Serie A desde a 16.ª jornada.
Este pode ser um encontro de despedidas para vários protagonistas lusos. Sérgio Conceição, castigado, deve fazer o último encontro no comando técnico do Milan, diretamente da bancada. As notícias recentes colocam o treinador luso na porta de saída, tal como João Félix. De acordo com Fabrizio Romano, o Milan não vai negociar a transferência em definitivo do criativo, que deve regressar ao Chelsea.
À entrada para a última jornada, o Milan ocupa o nono lugar com 60 pontos somados. Já o Monza vai terminar a Serie A no último lugar.
As duas equipas chegam a San Siro com os destinos traçados. Depois de perder na final da Taça de Itália frente ao Bolonha (0-1) e na última jornada frente à Roma (1-3), o Milan já não consegue garantir a qualificação para as competições europeias. Já o Monza confirmou a despromoção à Serie B a três jornadas do fim.
Sejam muito bem-vindos ao acompanhamento em direto da partida entre o Milan e o Monza, a contar para a última jornada da Serie A.