Siga o Galatasaray vs Fenerbahçe em direto
Num jogo considerado de alto risco que contou com a presença de muitos mais polícias nas imediações do Estádio do Galatasaray do que o habitual, o Fenerbahçe, de José Mourinho, não conseguiu vencer no dérbi de Istambul (0-0) e, por isso, continua a seis pontos da liderança do campeonato turco.
Fenerbahçe, de José Mourinho, continua a seis pontos do líder isolado do campeonato turco, o Galatasaray.
Termina a partida! Nulo no dérbi de Istambul.
Mais uma substituição de Mourinho: Talisca vai a jogo para o lugar de Dzeko.
Nulo mantém-se a poucos minutos do fim, com o Fenerbahçe a precisar mais da vitória que o Galatasaray.
Dupla defesa milagrosa de Muslera! Canto batido do Fenerbahçe resulta em cabeceamento de En-Nesyri, mas o guarda-redes do Galatasaray evita não só o seu golo, como também a recarga de Tadic.
Quase golo do Fenerbahçe! Depois de ter ameaçado há alguns minutos, quase que dava golo num cruzamento dos forasteiros, mas Muslera esticou-se e evitou o golo.
O turco já tinha cartão amarelo e o técnico português optou por tirá-lo de campo.
Dupla substituição de José Mourinho: Soyuncu sai por Djiku e Szymanski por Amrabat.
Contra-ataque muito perigoso do Fenerbahçe, mas Dzeko não consegue rematar à baliza, perdendo o duelo com Lemina, mas também estava em posição irregular.
José Mourinho e Buruk estão muito ativos no banco de suplentes, tanto com os seus jogadores como com a equipa de arbitragem.
O momento em que o árbitro esloveno teve de acalmar Osimhen, que pedia grande penalidade no primeiro tempo.
Galatasaray perto do golo! Cruzamento de Yilmaz não é desviado por ninguém e os reflexos do guarda-redes evitam o primeiro golo do encontro.
Cartão para Soyuncu, após uma entrada muito dura sobre o adversário, travando um contra-ataque.
Os mesmos 22 jogadores regressam ao relvado, com nenhum dos treinadores a optarem por fazer alterações ao intervalo.
Começa a segunda parte do dérbi de Istambul!
Neste primeiro tempo, houve apenas um momento em que os bancos de suplentes entraram em confronto, após um lance em que Osimhen ficou a pedir grande penalidade, e o árbitro resolveu a situação com um cartão amarelo para cada lado (não envolveu jogadores).
Se a partida terminar com este resultado (0-0), o Galatasaray é quem sai mais beneficiado: continua com seis pontos de diferença na liderança isolada do campeonato turco para o Fenerbahçe e tem vantagem também no confronto direto, por ter derrotado a equipa de José Mourinho na primeira ronda, por 3-1.
Destaque para Baris Yilmaz, que foi homenageado pelo Galatasaray antes do apito inicial, por ter somado 100 jogos pelo clube.
Sarı kırmızılı formamızla ligde 1️⃣0️⃣0️⃣ maçı geride bırakan @Barisalperyilmz'a, Galatasaray Spor Kulübü 2. Başkanı Metin Öztürk tarafından plaket ve kendisine özel hazırlanan forma hediye edildi. 💛❤️ #GSvFB pic.twitter.com/UON2d4Tynf
— Galatasaray SK (@GalatasaraySK) February 24, 2025
No total, foram feitas 17 faltas, com os forasteiros em vantagem nesse aspeto (9 contra 8). Apenas um remate à baliza, feito pelos visitantes, e nenhum canto nestes primeiros 45 minutos.
Nota muito positiva da equipa de arbitragem, liderada por Slavko Vincic, neste que pode ser o jogo do título da liga turca. O árbitro esloveno tem tentado manter os jogadores calmos durante o encontro e só deu um cartão amarelo a Osimhen, por uma entrada de sola sobre o guarda-redes, já perto do fim da primeira parte.
Como esperado, uma primeira falta muito dividida, física e com muitas faltas, mas sem grandes oportunidades de golo. O Fenerbahçe teve a melhor oportunidade do encontro, num lance em que Dzeko nem conseguiu acertar bem na bola, e ainda um golo anulado a Oguz, por falta sobre Muslera.
Termina a primeira parte! O árbitro apita para o intervalo!
Apenas um minuto de compensação neste primeiro tempo.
59% de posse de bola para o Galatasaray e 41% para o Fenerbahçe, em cima do intervalo.
Pontapé livre perigoso do Galatasaray, mas Sánchez não consegue desviar o cruzamento de Sara.
Mais uma falta e mais uma paragem no encontro, desta vez após Soyuncu derrubar Gabriel Sara.
Cabeceamento de En-Nesyri sai ao lado. Esta foi a primeira tentativa de remate em quase 20 minutos.
Primeiro cartão do jogo! Amarelo para Osimhen, após ter entrado de sola sobre o guarda-redes do Fenerbahçe, que afastou o perigo fora da grande área.
Cartão amarelo mostrado a um elemento de cada equipa no banco de suplentes.
Árbitro tenta acalmar o nigeriano, que foi até ao banco de suplentes do Fenerbahçe, afirmando que não havia motivo para grande penalidade.
Pedidos de grande penalidade por parte do Osimhen, após não conseguir cabecear a bola num duelo com os dois centrais, queixando-se de um empurrão de Skriniar.
Meia-hora de encontro e o nulo mantém-se. Foram escassas as oportunidades de golo, até agora, com o Fenerbahçe a ter a melhor oportunidade e ainda a ver um golo seu a ser (bem) anulado por falta sobre o guarda-redes.
Jogo continua muito físico e com muitas faltas, mas mais calmo, comparativamente com os primeiros minutos do encontro. A equipa de arbitragem está a fazer um bom trabalho e ainda não mostrou qualquer cartão.
Fenerbahçe perto do golo! Dzeko esteve perto de abrir o marcador, após um grande passe em profundidade, mas não conseguiu finalizar.
Jogo continua bastante dividido neste dérbi de Istambul, com o Fenerbahçe a melhorar ligeiramente nestes últimos minutos.
O remate do turco ainda desviou na defesa do Galatasaray, antes de entrar, mas o árbitro esloveno não teve dúvidas e assinalou imediatamente falta.
Golo anulado ao Fenerbahçe, por falta sobre Muslera! O guarda-redes saiu da baliza para agarrar a bola e colidiu com um adversário, antes de Oguz atirar para o fundo das redes.
Destaque para a equipa de arbitragem, liderada pelo esloveno Slavko Vincic, no possível jogo do título da liga turca.
Galatasaray ligeiramente superior relativamente à posse de bola e controlo de jogo, com a linha defensiva do Fenerbahçe em cima da grande área.
Icardi e Morata, ambos lesionados, estão no RAMS Park a assistir ao encontro.
🟡🔴 Alvaro Morata ve Mauro Icardi, Fenerbahçe derbisini birlikte takip ediyor! #GSvFB pic.twitter.com/fFgsJH5wR1
— beIN SPORTS Türkiye (@beINSPORTS_TR) February 24, 2025
Primeiro ataque perigoso é do Fenerbahçe! En-Nesyri aparece em zona de finalização, após um lance confuso na grande área, mas o seu remate sai bastante desenquadrado.
Como esperado, entrada agressiva de ambas as equipas e com muitas faltas duras nestes primeiros três minutos, mas ainda sem cartões.
Começa o dérbi de Istambul!
Os jogadores estão no túnel e prontos para o início da partida.
As bancadas do RAMS Park estão compostas:
🦁 Büyük Galatasaray taraftarı her zaman ve her yerde olduğu gibi takımını #NextLevel’a taşımak için tribünde! 🙌 @Pasifikholding #GSvFB pic.twitter.com/dMrwM8gvN3
— Galatasaray SK (@GalatasaraySK) February 24, 2025
Os dois clubes já se defrontaram uma vez esta temporada, em casa do Fenerbahçe, que acabou por perder por 1-3, a contar para a sexta jornada da liga turca.
Terminou o aquecimento e falta apenas um quarto de hora para o início do dérbi de Istambul.
📸 Isınma bölümünden fotoğraflar. #GSvFB pic.twitter.com/bQWhNFIRbP
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) February 24, 2025
Este é um jogo considerado de altíssimo risco e, por isso, vai ter a presença de cerca de 30 mil polícias no estádio do Galatasaray, segundo a imprensa turca, de forma a evitar qualquer tipo de confrontos entre os adeptos dos dois clubes.
🚨 Près de 30.000 policiers seront mobilisés autour du stade et dans le stade qui accueillera Galatasaray - Fenerbahçe à 18heures. 😳🇹🇷
— Instant Foot ⚽️ (@lnstantFoot) February 24, 2025
Les photos du dispositif déployé sont impressionnantes ! 😱🚔
Sécurité maximale. pic.twitter.com/FRWLPH2fXv
Duas jornadas atrás no campeonato turco, o Galatasaray venceu o Adana Demirspor, também em casa, na... secretaria, após os jogadores adversários sairem de campo, frustrados com a equipa de arbitragem.
Dois dias antes do dérbi de Istambul, José Mourinho revelou as condições de treino da sua equipa.
Já o Galatasaray só perdeu um jogo a nível nacional, esta temporada, também frente ao Besiktas e logo no primeiro oficial: a final da Supertaça da Turquia (0-5). De resto sofreu quatro desaires, mas todos em competições europeias.
A última derrota da formação orientada por José Mourinho aconteceu no início de dezembro de 2024, em casa frente ao Athletic Bilbao (0-2), depois de outro desaire frente ao Besiktas (0-1). Desde então somou 11 vitórias e 4 empates.
Ambas as equipas vêm de um empate a duas bolas para a segunda mão do play-off da UEFA Europa League, mas, ao contrário do Galatasaray, que foi eliminado pelo AZ Alkmaar (3-6), o Fenerbahçe apurou-se frente ao Anderlecht (5-2) e vai defrontar o Rangers nos oitavos de final.
Suplentes do Galatasaray: Guvenc, Akgun, Ayhan, Cuesta, Demirbay, Jelert, Kutlu, Kutucu e Mertens.
Ausentes: Icardi, Morata e Jakobs.
Suplentes do Fenerbahçe: Livakovic, Cetin, Djiku, Amrabat, Kahveci, Muldur, Osayi-Samuel, Talisca, Tosun e Yandas.
Ausentes: Diego Carlos, Oosterwolde, Rodrigo Becão, Saint-Maximin e Yuksek.
O onze de Buruk: Muslera, Frankowski, Sanchez, Bardakci, Elmali, Sallai, Torreira, Gabriel Sara, Lemina, Yilmaz e Osimhen.
Fenerbahçe karşısında ilk 11'imiz ve yedeklerimiz! #GSvFB 👇 pic.twitter.com/jc4k20z62W
— Galatasaray SK (@GalatasaraySK) February 24, 2025
O onze de Mourinho: Irfan Can, Yusuf, Caglar, Skriniar, Kostic, Oguz, Fred, Szymanski, Tadic, Dzeko e En-Nesyri
Galatasaray maçı ilk 11'imiz belli oldu. #GSvFB | @Ulker | #MaçVarsaÜlkerVar pic.twitter.com/9M3pO9Abtm
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) February 24, 2025
Já há onzes!
O jogo é em casa do líder isolado, que tem mais seis pontos que a equipa de José Mourinho.
Boa tarde, acompanhe aqui em direto o duelo entre o Galatasaray e o Fenerbahçe, a contar para a 25.ª jornada da liga turca, que começa a partir das 17 horas.