Siga o Famalicão vs Moreirense em direto
Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na nossa companhia porque dentro de instantes iremos trazer-lhe a reportagem e a crónica deste dérbi minhoto em que o Famalicão levou a melhor sobre o Moreirense.
Final da partida! Famalicão 2 Moreirense 0. Dérbi pintado de azul. Sem sombra de dúvida. A formação orientada por Hugo Oliveira dominou quase por completo as operações, sendo que apenas a ineficácia na finalização fez com que o nulo imperasse ao intervalo. Os cónegos ainda apresentaram alguma organização nos primeiros 45 minutos, mas na etapa complementar não resistiram à pressão dos da casa. E tudo ficou resolvido em pouco mais de 10 minutos: Óscar Aranda entrou com tudo e inaugurou o marcador, com um remate fortíssimo já no interior da área após assistência de Gustavo Sá (47') e Sorriso sentenciou o desafio na sequência de um passe de morte de Václav Sejk (58'). O Famalicão volta a vencer em casa seis meses depois (!) - o último triunfo em Vila Nova havia sido a 24 de agosto de 2024, diante do Boavista (1-0) - e aumenta para cinco o número de jogos consecutivos a pontuar. O Moreirense voltou a ceder, depois de ter regressado às vitórias na jornada passada, frente ao Casa Pia (3-2).
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Vaclav Sejk sai do campo e é substituído por Simon Elisor numa substituição tática.
Óscar Aranda sai do campo e é substituído por Rochinha numa substituição tática.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Václav Sejk, à passagem da meia hora, ameaçou abrir o ativo neste lance:
Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Otar Mamageishvili numa substituição tática.
Sorriso sai do campo e é substituído por Gil Dias numa substituição tática.
Benny sai do campo e é substituído por Luis Asue numa substituição tática.
A rasar o poste!! Livre direto apontado por Justin de Haas, a bola sofre um ligeiro desvio na barreira do Moreirense e passa a centímetros do ferro.
Leonardo Buta do Moreirense recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
O Moreirense tenta reagir, na esperança de fazer um golo para reduzir a desvantagem e reentrar na discussão pelos pontos, mas o Famalicão não tem dado chances aos cónegos e continua a dominar.
Sorriso volta a testar Kewin! Cabeceamento perigoso do extremo famalicense com defesa atenta do guarda-redes dos cónegos.
Depois de ter controlado a bola com a mão, Sidnei Tavares é castigado
Pedro Santos sai do campo e é substituído por Cedric Teguia numa substituição tática.
Ivo Rodrigues sai do campo e é substituído por Sidnei Tavares numa substituição tática.
Lawrence Ofori sai do campo e é substituído por Rúben Ismael numa substituição tática.
Mathias de Amorim sai do campo e é substituído por Mirko Topic numa substituição tática.
GOLO DO FAMALICÃO!! Recuperação em zona alta dos azuis e brancos, assistência de Václav Sejk e Sorriso, no coração da área, atira de pé esquerdo para o 2-0.
Dinis Pinto, logo aos 6 minutos, tentou a sua sorte por duas vezes no mesmo lance, mas Lazar Carevic estava atento:
Reage o Moreirense! Passe de Alan e remate de Pedro Santos, já na área, por cima da barra da baliza à guarda de Lazar Carevic.
GOLO DO FAMALICÃO!! Assistência de Gustavo Sá e remate fortíssimo de Óscar Aranda para o primeiro da partida em Vila Nova. Golaço do extremo dos azuis e brancos do Minho. 1-0.
Início da segunda parte!
Início da segunda parte.
Intervalo! Famalicão 0 Moreirense 0. Está interessante o dérbi. E com mais azul e branco, diga-se. Depois de Óscar Aranda tentar a sua sorte logo no minuto inicial, Dinis Pinto (com dois remates no mesmo lance) testou a atenção de Lazar Carevic. Foram os únicos momentos em que o guarda-redes internacional por Montenegro foi colocado à prova nesta primeira parte. Depois disso, a formação orientada por Hugo Oliveira assentou arraiais no meio-campo ofensivo e conseguiu várias aproximações (relativamente) perigosas à baliza defendida por Kewin: Tom van de Looi (17'), Václav Sejk (19' e 30') e Gustavo Sá (36') deram corpo à supremacia dos da casa, ainda que sem conseguirem os seus intentos. Está tudo em aberto para a etapa complementar!
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 2 minuto(s).
Gustavo Sá completou uma série de cinco cartões amarelos e é baixa garantida para a deslocação do Famalicão ao terreno do Nacional, na próxima jornada.
Tenta reagir o Moreirense... mas sem direção! Pedro Santos ousou a meia distância, mas a bola ganhou muita altura e a sua trajetória foi completamente controlada por Lazar Carevic.
Gustavo Sá do Famalicão recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
Agora foi Gustavo Sá! Cruzamento da direita de Sorriso e cabeceamento do jovem internacional sub-21 português, com a bola a passar por cima da barra da baliza contrária.
A rasar a barra!! Passe de rotura de Gustavo Sá e Václav Sejk atirou em arco, à entrada da área, com a bola a sair a milímetros do travessão da baliza à guarda de Kewin. O guarda-redes brasileiro dos cónegos acompanhou o esférico... com os olhos.
Depois de uma falta útil, Mathias de Amorim tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.
Que perigo! Remate em jeito de Václav Sejk, já dentro da área, mas a bola sofreu um desvio num defensor contrário e saiu perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Kewin..
Meia distância... para as nuvens! Tom van de Looi tentou a sua sorte do meio da rua, mas a bola ganhou muita altura e não ofereceu qualquer perigo a Kewin.
Substituição no Moreirense, com a saída de Frimpong (lesionado) para a entrada de Leonardo Buta.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Responde o Moreirense e em dose dupla! Remate de Dinis Pinto para defesa de Lazar Carevic a punhos, e, na recarga, o lateral-direito dos cónegos voltou a testar a atenção do guarda-redes dos famalicenses, que encaixou.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Primeiro sinal do Famalicão! Remate de Óscar Aranda, à entrada da área, para defesa segura de Kewin.
O Famalicão sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Início da partida!
As equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento. Daqui a poucos instantes os jogadores voltarão ao relvado do Estádio Municipal de Famalicão para que possa rolar a bola neste dérbi minhoto da 23.ª jornada da Liga.
César Peixoto, técnico do Moreirense, também só mexe numa peça em relação ao onze que havia escalado para a ronda anterior, frente ao Casa Pia (3-2): sai Gilberto Batista e entra Marcelo.
Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, faz apenas uma alteração relativamente à equipa que havia apresentado na última jornada, diante do Gil Vicente: sai Léo Realpe e entra Enea Mihaj.
Moreirense (treinador): César Peixoto
Moreirense (suplentes): Caio Secco (22), Sidnei Tavares (5), Rúben Ismael (6), Luís Asué (9), Jeremy Antonisse (10), Leonardo Buta (15), Cédric Teguia (17), Joel Jorquera (19) e Gilberto Batista (66)
Moreirense (titulares): Kewin Silva (40); Dinis Pinto (76), Maracás (26), Marcelo (44) C e Frimpong (23); Ivo Rodrigues (8), Lawrence Ofori (80) e Alan (11); Pedro Santos (21), Guilherme Schettine (95) e Benny (20)
Famalicão (treinador): Hugo Oliveira
Famalicão (suplentes): Gabriel Cabral (22), Léo Realpe (3), Mirko Topic (8), Rochinha (10), Simon Elisor (12), Pedro Bondo (13), Otar Mamageishvili (15), Gil Dias (23) e Samuel Lobato (88)
Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Enea Mihaj (4) C, Justin de Haas (16) e Rafa Soares (5); Tom van de Looi (6) e Mathias de Amorim (14); Sorriso (7), Gustavo Sá (20) e Óscar Aranda (11); Václav Sejk (29)
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora); Assistentes: Rui Teixeira e Vanessa Gomes; 4.º Árbitro: Vasco Santos; VAR/AVAR: Nélson Cunha
Já há equipas oficiais!
Eis a projeção de César Peixoto, técnico do Moreirense, ao encontro em Vila Nova:
Recorde a antevisão feita por Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, à partida desta noite:
Na primeira volta, Moreirense e Famalicão empataram sem golos. O duelo foi realizado há cerca de cinco meses, mais propriamente a 21 de setembro de 2024, sendo que, nessa altura, os famalicenses eram ainda orientados por Armando Evangelista, técnico que entretanto já deixou o clube, tendo sido substituído por Hugo Oliveira. Já César Peixoto mantém-se firme ao leme dos cónegos.
No que à classificação diz respeito, as duas equipas estão relativamente tranquilas. O Famalicão está no 9.º posto, com 28 pontos, o Moreirense encontra-se no 11.º lugar, com 26 pontos. Em caso de triunfo, a formação de Vila Nova iguala o Vitória de Guimarães (31 pontos). Mas se a vitória pender para o conjunto de Moreira de Cónegos, então a formação orientada por César Peixoto dá um salto na classificação, ultrapassando Rio Ave (26 pontos) - que ontem perdeu na deslocação ao reduto do Estoril (1-2) - e o próprio Famalicão.
O Moreirense parece estar a querer reabilitar-se da pior fase da época. Depois de oito jogos consecutivos sem vencerem para a Liga - derrotas com Nacional (0-1), FC Porto (0-3), Arouca (0-1), SC Braga (1-2) e Benfica (2-3), e empates diante de Estoril (2-2), Aves SAD (1-1) e Farense (0-0) -, os cónegos bateram, na ronda anterior, o Casa Pia (3-2), pelo que têm como objetivo voltar aos bons momentos por que já passaram esta temporada.
O Famalicão entra em campo com o conforto de estar a passar pelo melhor período da temporada. Os azuis e brancos do Minho pontuam há quatro jogos consecutivos - vitórias diante de Boavista e Gil Vicente (ambas por 2-0) e empates frente a Estrela da Amadora de Vitória de Guimarães (ambos 0-0) - e pretendem manter este rumo positivo. Será o terceiro dérbi minhoto consecutivo para os comandados de Hugo Oliveira, depois do nulo frente aos vimaranenses e do triunfo com os gilistas.
O penúltimo jogo da 23.ª ronda da Liga - que encerra amanhã, com o FC Porto-Vitória de Guimarães (20.15 horas) - terá como palco o Estádio Municipal de Famalicão e logo com um sempre apetecível dérbi minhoto, um dos vários da presente edição do campeonato. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre famalicenses e cónegos e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!