Estrela da Amadora
0 - 1
Aves SAD

Liveblog Estrela da Amadora vs Aves SAD maio 2025

Estrela da Amadora - Aves SAD: nova vida para os avenses - vem aí louca última jornada pela manutenção!
Aos tricolores, uma vitória bastava para selar a manutenção na Liga; vitória preciosa para os avenses, que ainda sonham com a permanência direta na última jornada

A vitória pela margem mínima ajusta-se a quem mais soube procurá-la: o Aves SAD pareceu sempre mais prático, objetivo e, acima de tudo, mais adaptado às circunstâncias da partida.

Os avenses entraram com espírito de final e garantiram o triunfo e os pontos que procuravam, ao passo que os tricolores não conseguiram encontrar um ritmo constante.

A luta pela manutenção está, mais que nunca, relançada, com o Aves SAD a chegar aos 27 pontos e a conseguir, por isso, espreitar a permanência direta na última ronda em função de se ter colocado a somente dois pontos do Estrela (mantém os 29) e ter, com este resultado, assegurado vantagem no confronto direto numa eventual igualdade pontual no encerramento da prova.

Equipa do Estrela da Amadora sai de campo assobiada pelo seu público.

90 +9

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

O tempo escasseia e o Estrela não consegue atacar a baliza avense como pretende. A equipa visitante vai conseguido escoar o tempo com eficácia.

90 +7
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Guillermo Ochoa.

A tarefa não se afigura, porém, fácil - o Aves SAD recolheu-se de imediato, num esforço suplementar para segurar uma vantagem preciosa que poderá ser fundamental para a eventual continuidade na Liga.

No risco total de forma a, pelo menos, evitar a derrota, o Estrela improvisa Dramé como ponta de lança, juntando-o a Rodrigo Pinho.

90 +2
Substituição

Gustavo Mendonça sai do campo e é substituído por Aderllan Santos.

Com um lance cuja definição foi tentada por algumas vezes na partida, o Aves SAD poderá retirar os pontos de que tanto necessita: a entrada de Vasco Lopes foi essencial e Zé Luís, que já tinha ensaiado alguns cabeceamentos, acertou desta feita e deixou os adeptos estrelistas à beira de um ataque de nervos.

90

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

88
Substituição

Nilton Varela sai do campo e é substituído por Tiago Ferreira.

88
Substituição

Guilherme Montoia sai do campo e é substituído por Fábio Ronaldo.

Os minutos finais tinham o jogo em banho-maria, e poderá ter sido o Aves SAD a alimentar-se com os três pontos: marca Zé Luís, desviando de forma oportuna para silêncio absoluto na Reboleira!

Assistência: 6.728 espectadores

85
Golo

G O O O O O O L O - Zé Luís (Aves SAD) marca um golo de cabeça.

As situações de perigo começam a distribuir-se pelas duas áreas face ao maior desgaste de ambos os conjuntos e, claro está, a proximidade do apito final.

82
Substituição

Babatunde Akinsola sai do campo e é substituído por Vasco Lopes.

82
Substituição

John Mercado sai do campo e é substituído por Rodrigo Ribeiro.

O Estrela parece crescer na partida para o último quarto de hora.

79
Substituição

Kikas sai do campo e é substituído por Rodrigo Pinho.

78
Substituição

Lucas Piazon sai do campo e é substituído por Gustavo Mendonça.

Apostado em ganhar a batalha no miolo, José Faria mudou a sua dupla de médios, procurando ganhar maior energia com Keliano e Léo Cordeiro em campo.

71
Substituição

Amine Oudrhiri sai do campo e é substituído por Leo Cordeiro.

71
Substituição

Paulo Moreira sai do campo e é substituído por Manuel Keliano.

Perde-se fluidez na partida, com os jogadores envolvidos em algumas divididas, com quezílias à mistura.

70

O jogo é reiniciado.

70

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

A partida vai-se mantendo dividida, com o Aves SAD muito prático e objetivo sempre que se aproxima da área estrelista.

63': Kikas consegue voltar a visar a baliza, mas o seu cabeceamento passou por alto.

62

O jogo é reiniciado.

61

O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.

Na cobrança, Piazon atirou forte e por cima, não tendo conseguido introduzir o efeito que pretendia.

58': Vem aí livre de potencial perigo para a baliza do Estrela: Dramé chegou tarde e derrubou Zé Luís à entrada da área.

54': Ao contrário da primeira parte, as duas equipas parecem conceder mais espaços e, com isso, sucedem-se as situações de finalização: John Mercado cabeceou pouco por cima do travessão e criou muito perigo, Kikas respondeu com remate rasteiro travado por Ochoa.

52': Num raro momento em que dispôs de espaço, Kikas tentou colocar a bola, ficando a ideia que, possovelmente, não quisesse rematar. Picou a bola na direção da baliza, mas sem perigo nem grande critério.

José Mota introduziu uma alteração para a segunda parte. Kiki não terá recuperado do problema que o obrigou a ser assistido no primeiro tempo e foi substituído por Rafael Rodrigues numa troca direta entre laterais esquerdos.

49
Cartão Amarelo

Fernando Fonseca puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

46
Substituição

Kiki Afonso está a sair com queixas físicas e é substituído por Rafael Rodrigues.

46

Início da segunda parte.

Tempo de intervalo na Reboleira e ainda não se verificaram golos na Reboleira. O resultado pode ajustar-se mas, numa comparação entre a produção ofensiva de ambos os conjuntos, o Aves SAD criou mais perigo e até já obrigou João Costa a aplicar-se, por Tunde, e também Zé Luís já rondou o golo.

45 +4

O árbitro apita para o intervalo

O tempo adicional justifica-se com as paragens que se verificaram - várias, mas pouco significativas. Kiki, do Aves SAD, foi o mais recente caso, mas já regressou ao relvado.

45 +1

O jogo é reiniciado.

45

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

45

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

39': Voltam a criar perigo os visitantes, numa jogada algo atabalhoada, com cortes incompletos e insistências dos atacantes até que Gustavo Assunção rematou pouco ao lado, com a bola ainda a desviar num defesa.

39

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

35': O Aves SAD volta a manifestar-se, agora por Zé Luís, que se antecipou à defesa adversária para cabecear com algum perigo, ao lado.

33

O jogo é reiniciado.

32

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

31

O jogo é reiniciado.

29

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

27': Jogo reatado e o Aves SAD novamente mais perigoso: Tunde escapou-se à defesa estrelista e atirou à baliza, mas ao lado.

A assistência a Nilton Varela permite às duas equipas um timeout improvisado - regista-se um grande equilíbrio até agora.

26

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

23': Cheirou a golo na Reboleira! Jogada de insistência na área, com Chico Banza a perder espaço e tempo para rematar mas a bola chegou até à entrada da área, onde Paulo Moreira atirou forte, colocado e perto do poste direito da baliza avense.

A competitividade entre os dois conjuntos faz-se notar nos duelos e meio-campo e também na área. Tiago Martins precisou de incutir alguma calma aos jogadores dos dois conjuntos, avisando-os.

20

O jogo é reiniciado.

20

O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir.

13': Sem conseguir ainda penetrar, foi através da meia distância que Amine conseguiu visar a baliza. A bola, porém, sofreu um desvio num defesa e saiu para canto.

11': Grande defesa de João Costa! Tunde teve espaço para progredir, num movimento interior, e só não abriu o marcador face à boa intervenção do guardião estrelista, para canto.

Mais Estrela, embalado pelo seu público, mas ainda sem conseguir ultrapassar a defesa visitante, até ao momento impenetrável.

7
Cartão Amarelo

Kiki Afonso comete falta e é admoestado.

4': Embora tenha sido o Estrela a começar com maior entusiasmo, o primeiro remate ensaiado pertence ao Aves SAD e por Zé Luís, que atirou pouco por alto.

Já se joga na Reboleira, com um ambiente de festa num José Gomes que, como se previa, está muito bem composto.

1

Aves SAD sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

As equipas entram em campo!

As equipas preparam-se para recolher aos balneários. A bola está quase a rolar na Reboleira!

No seu primeiro encontro como treinador do Aves SAD, José Mota introduziu também duas mexidas, fazendo entrar Kiki Afonso e Zé Luís para os lugares de Eric Veiga e Nenê, respetivamente.

José Faria operou apenas as duas alterações a que era forçado visto não contar com os castigados Diogo Travassos e Alan Ruiz, fazendo entrar Nilton Varela e Chico Banza pelas respetivas vagas.

Suplentes do Aves SAD: Simão, Rafael Rodrigues, Lucas Fernandes, Vasco Lopes, Nenê, Rodrigo Ribeiro, Gustavo Mendonça, Tomás Tavares e Aderllan Santos.

Suplentes do Estrela da Amadora: Francisco Meixedo, Ferro, Fábio Ronaldo, Rodrigo Pinho, Gerson Sousa, Léo Cordeiro, Rúben Lima, Manuel Keliano e Mamede.

AVES SAD: Ochoa (c), Fernando Fonseca, Devenish, Baptiste Roux e Kiki; Gustavo Assunção, Jaume Grau e Lucas Piazon; Tunde, John Mercado e Zé Luís.

ESTRELA DA AMADORA: João Costa, Pantalon, Dramé e Montóia; Jovane Cabral, Amine, Paulo Moreira e Nilton Varela; Bucca, Chico Banza e Kikas (c).

Já há onzes!

Já o Aves SAD apresentará como grande novidade... o seu treinador, José Mota, contratado para assumir a equipa para as duas jornadas que faltam disputar-se e tentar, num último esforço, garantir a manutenção direta ou, pelo menos, assegurar o lugar de play-off e, aí, procurar a salvação numa eliminatória a duas mãos.

Para este encontro, José Faria não poderá contar com os castigados Diogo Travassos e Alan Ruiz, dois habituais titulares, que cumprem castigo por terem atingido séries de cartões amarelos.

Nenhum nome foi incluído no boletim clínico, o que suscita a dúvida sobre se Miguel Lopes e Fábio Ronaldo, que têm estado ausentes por lesão, poderão regressar aos eleitos nesta partida.

Com mais cinco pontos somados, o Estrela encontra um cenário mais favorável e até dispõe da possibilidade de selar, já hoje, a manutenção na Liga caso vença a partida - o empate poderá também bastar, dependendo do rumo que tiverem os encontros disputados por Boavista e Farense.

As duas equipas partilham o mesmo objetivo de garantir a manutenção na Liga apesar de, face à débil classificação que ocupa, o emblema visitante se apresentar mais pressionado para vencer: o Aves SAD iniciará a partida a partilhar o(s) último(s) lugar(es) com o Boavista e o Farense, os três com 24 pontos.

A partida irá iniciar-se pelas 15h30 e será arbitrado por Tiago Martins, da AF Lisboa.
O árbitro lisboeta será coadjuvado por Hugo Ribeiro e José Mira, com Flávio Lima como quarto árbitro. Rui Silva e Carlos Martins serão o VAR e AVAR destacados para esta partida, respetivamente.

Boa tarde! A BOLA irá acompanhar, ao pormenor, o Estrela da Amadora - Aves SAD, pela 33.ª e penúltima jornada da Liga. Fique na nossa companhia!