Liveblog Estrela da Amadora vs Aves SAD maio 2025
A vitória pela margem mínima ajusta-se a quem mais soube procurá-la: o Aves SAD pareceu sempre mais prático, objetivo e, acima de tudo, mais adaptado às circunstâncias da partida.
Os avenses entraram com espírito de final e garantiram o triunfo e os pontos que procuravam, ao passo que os tricolores não conseguiram encontrar um ritmo constante.
A luta pela manutenção está, mais que nunca, relançada, com o Aves SAD a chegar aos 27 pontos e a conseguir, por isso, espreitar a permanência direta na última ronda em função de se ter colocado a somente dois pontos do Estrela (mantém os 29) e ter, com este resultado, assegurado vantagem no confronto direto numa eventual igualdade pontual no encerramento da prova.
Equipa do Estrela da Amadora sai de campo assobiada pelo seu público.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O tempo escasseia e o Estrela não consegue atacar a baliza avense como pretende. A equipa visitante vai conseguido escoar o tempo com eficácia.
A tarefa não se afigura, porém, fácil - o Aves SAD recolheu-se de imediato, num esforço suplementar para segurar uma vantagem preciosa que poderá ser fundamental para a eventual continuidade na Liga.
No risco total de forma a, pelo menos, evitar a derrota, o Estrela improvisa Dramé como ponta de lança, juntando-o a Rodrigo Pinho.
Gustavo Mendonça sai do campo e é substituído por Aderllan Santos.
Com um lance cuja definição foi tentada por algumas vezes na partida, o Aves SAD poderá retirar os pontos de que tanto necessita: a entrada de Vasco Lopes foi essencial e Zé Luís, que já tinha ensaiado alguns cabeceamentos, acertou desta feita e deixou os adeptos estrelistas à beira de um ataque de nervos.
O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos
Nilton Varela sai do campo e é substituído por Tiago Ferreira.
Guilherme Montoia sai do campo e é substituído por Fábio Ronaldo.
Os minutos finais tinham o jogo em banho-maria, e poderá ter sido o Aves SAD a alimentar-se com os três pontos: marca Zé Luís, desviando de forma oportuna para silêncio absoluto na Reboleira!
Assistência: 6.728 espectadores
As situações de perigo começam a distribuir-se pelas duas áreas face ao maior desgaste de ambos os conjuntos e, claro está, a proximidade do apito final.
Babatunde Akinsola sai do campo e é substituído por Vasco Lopes.
John Mercado sai do campo e é substituído por Rodrigo Ribeiro.
O Estrela parece crescer na partida para o último quarto de hora.
Kikas sai do campo e é substituído por Rodrigo Pinho.
Lucas Piazon sai do campo e é substituído por Gustavo Mendonça.
Apostado em ganhar a batalha no miolo, José Faria mudou a sua dupla de médios, procurando ganhar maior energia com Keliano e Léo Cordeiro em campo.
Amine Oudrhiri sai do campo e é substituído por Leo Cordeiro.
Paulo Moreira sai do campo e é substituído por Manuel Keliano.
Perde-se fluidez na partida, com os jogadores envolvidos em algumas divididas, com quezílias à mistura.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
A partida vai-se mantendo dividida, com o Aves SAD muito prático e objetivo sempre que se aproxima da área estrelista.
63': Kikas consegue voltar a visar a baliza, mas o seu cabeceamento passou por alto.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
Na cobrança, Piazon atirou forte e por cima, não tendo conseguido introduzir o efeito que pretendia.
58': Vem aí livre de potencial perigo para a baliza do Estrela: Dramé chegou tarde e derrubou Zé Luís à entrada da área.
54': Ao contrário da primeira parte, as duas equipas parecem conceder mais espaços e, com isso, sucedem-se as situações de finalização: John Mercado cabeceou pouco por cima do travessão e criou muito perigo, Kikas respondeu com remate rasteiro travado por Ochoa.
52': Num raro momento em que dispôs de espaço, Kikas tentou colocar a bola, ficando a ideia que, possovelmente, não quisesse rematar. Picou a bola na direção da baliza, mas sem perigo nem grande critério.
José Mota introduziu uma alteração para a segunda parte. Kiki não terá recuperado do problema que o obrigou a ser assistido no primeiro tempo e foi substituído por Rafael Rodrigues numa troca direta entre laterais esquerdos.
Fernando Fonseca puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.
Kiki Afonso está a sair com queixas físicas e é substituído por Rafael Rodrigues.
Início da segunda parte.
Tempo de intervalo na Reboleira e ainda não se verificaram golos na Reboleira. O resultado pode ajustar-se mas, numa comparação entre a produção ofensiva de ambos os conjuntos, o Aves SAD criou mais perigo e até já obrigou João Costa a aplicar-se, por Tunde, e também Zé Luís já rondou o golo.
O árbitro apita para o intervalo
O tempo adicional justifica-se com as paragens que se verificaram - várias, mas pouco significativas. Kiki, do Aves SAD, foi o mais recente caso, mas já regressou ao relvado.
O jogo é reiniciado.
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
39': Voltam a criar perigo os visitantes, numa jogada algo atabalhoada, com cortes incompletos e insistências dos atacantes até que Gustavo Assunção rematou pouco ao lado, com a bola ainda a desviar num defesa.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
35': O Aves SAD volta a manifestar-se, agora por Zé Luís, que se antecipou à defesa adversária para cabecear com algum perigo, ao lado.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
27': Jogo reatado e o Aves SAD novamente mais perigoso: Tunde escapou-se à defesa estrelista e atirou à baliza, mas ao lado.
A assistência a Nilton Varela permite às duas equipas um timeout improvisado - regista-se um grande equilíbrio até agora.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
23': Cheirou a golo na Reboleira! Jogada de insistência na área, com Chico Banza a perder espaço e tempo para rematar mas a bola chegou até à entrada da área, onde Paulo Moreira atirou forte, colocado e perto do poste direito da baliza avense.
A competitividade entre os dois conjuntos faz-se notar nos duelos e meio-campo e também na área. Tiago Martins precisou de incutir alguma calma aos jogadores dos dois conjuntos, avisando-os.
O jogo é reiniciado.
O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir.
13': Sem conseguir ainda penetrar, foi através da meia distância que Amine conseguiu visar a baliza. A bola, porém, sofreu um desvio num defesa e saiu para canto.
11': Grande defesa de João Costa! Tunde teve espaço para progredir, num movimento interior, e só não abriu o marcador face à boa intervenção do guardião estrelista, para canto.
Mais Estrela, embalado pelo seu público, mas ainda sem conseguir ultrapassar a defesa visitante, até ao momento impenetrável.
4': Embora tenha sido o Estrela a começar com maior entusiasmo, o primeiro remate ensaiado pertence ao Aves SAD e por Zé Luís, que atirou pouco por alto.
Já se joga na Reboleira, com um ambiente de festa num José Gomes que, como se previa, está muito bem composto.
Aves SAD sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As equipas entram em campo!
As equipas preparam-se para recolher aos balneários. A bola está quase a rolar na Reboleira!
No seu primeiro encontro como treinador do Aves SAD, José Mota introduziu também duas mexidas, fazendo entrar Kiki Afonso e Zé Luís para os lugares de Eric Veiga e Nenê, respetivamente.
José Faria operou apenas as duas alterações a que era forçado visto não contar com os castigados Diogo Travassos e Alan Ruiz, fazendo entrar Nilton Varela e Chico Banza pelas respetivas vagas.
Suplentes do Aves SAD: Simão, Rafael Rodrigues, Lucas Fernandes, Vasco Lopes, Nenê, Rodrigo Ribeiro, Gustavo Mendonça, Tomás Tavares e Aderllan Santos.
Suplentes do Estrela da Amadora: Francisco Meixedo, Ferro, Fábio Ronaldo, Rodrigo Pinho, Gerson Sousa, Léo Cordeiro, Rúben Lima, Manuel Keliano e Mamede.
AVES SAD: Ochoa (c), Fernando Fonseca, Devenish, Baptiste Roux e Kiki; Gustavo Assunção, Jaume Grau e Lucas Piazon; Tunde, John Mercado e Zé Luís.
ESTRELA DA AMADORA: João Costa, Pantalon, Dramé e Montóia; Jovane Cabral, Amine, Paulo Moreira e Nilton Varela; Bucca, Chico Banza e Kikas (c).
Já há onzes!
Já o Aves SAD apresentará como grande novidade... o seu treinador, José Mota, contratado para assumir a equipa para as duas jornadas que faltam disputar-se e tentar, num último esforço, garantir a manutenção direta ou, pelo menos, assegurar o lugar de play-off e, aí, procurar a salvação numa eliminatória a duas mãos.
Para este encontro, José Faria não poderá contar com os castigados Diogo Travassos e Alan Ruiz, dois habituais titulares, que cumprem castigo por terem atingido séries de cartões amarelos.
Nenhum nome foi incluído no boletim clínico, o que suscita a dúvida sobre se Miguel Lopes e Fábio Ronaldo, que têm estado ausentes por lesão, poderão regressar aos eleitos nesta partida.
Com mais cinco pontos somados, o Estrela encontra um cenário mais favorável e até dispõe da possibilidade de selar, já hoje, a manutenção na Liga caso vença a partida - o empate poderá também bastar, dependendo do rumo que tiverem os encontros disputados por Boavista e Farense.
As duas equipas partilham o mesmo objetivo de garantir a manutenção na Liga apesar de, face à débil classificação que ocupa, o emblema visitante se apresentar mais pressionado para vencer: o Aves SAD iniciará a partida a partilhar o(s) último(s) lugar(es) com o Boavista e o Farense, os três com 24 pontos.
A partida irá iniciar-se pelas 15h30 e será arbitrado por Tiago Martins, da AF Lisboa.
O árbitro lisboeta será coadjuvado por Hugo Ribeiro e José Mira, com Flávio Lima como quarto árbitro. Rui Silva e Carlos Martins serão o VAR e AVAR destacados para esta partida, respetivamente.
Boa tarde! A BOLA irá acompanhar, ao pormenor, o Estrela da Amadora - Aves SAD, pela 33.ª e penúltima jornada da Liga. Fique na nossa companhia!