Siga o Casa Pia vs Aves SAD em direto
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado. A pouco mais de meia hora do início do desafio, os adeptos presentes no Estádio Municipal de Rio Maior contam-se... pelos dedos das mãos.
Está uma noite de Inverno absoluto em Rio Maior. Há frio para dar e vender (jornalista sofre...) e a chuva também não dá tréguas (umas vezes com mais intensidade, outras nem tanto). O relvado do anfiteatro ribatejano apresenta algumas lacunas (algo que se compreende devido à intempérie que tem assolado quase todo o País nos últimos dias), pelo que veremos como reagirá o tapete verde do municipal riomaiorense ao longo deste desafio entre Casa Pia e Aves, que, recorde-se, abre a 19.ª jornada da Liga.
Já João Henriques, técnico do Aves SAD, promove apenas uma mudança nos eleitos iniciais relativamente ao encontro da última ronda, diante do Arouca (0-1): sai Cristian Devenish e entra Álgel Algobia - o espanhol deve ocupar um lugar no meio-campo e Gustavo Mendonça poderá ser o escolhido para alinhar como lateral-direito.
Álvaro Pacheco, treinador do Casa Pia, faz três alterações no onze, isto tendo como termo de comparação o seu jogo de estreia ao leme dos gansos, na passada sexta-feira, no terreno do Sporting (0-3): saem José Fonte, Seba Pérez e Kelian Nsona, entram Khaly, Rafael Brito e Tiago Morais.
Aves SAD (treinador): João Henriques
Aves SAD (suplentes): Simão Bertelli (93), Diogo Spencer (2), Paulo Vítor (3), Leonardo Rivas (12), Nenê (18), Tiago Galleto (19), Diego Duarte (20), Guilherme Neiva (21) e Aderllan Santos (33)
Aves SAD (titulares): Adriel (1); Gustavo Mendonça (23), Rúben Semedo (35), Carlos Ponck (26) e Kiki Afonso (24) C; Ángel Algobia (27) e Roni (70); Babatunde Akinsola (11), Pedro Lima (8) e Óscar Perea (14); Tomané (7)
Casa Pia (treinador): Álvaro Pacheco
Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), Kelian Nsona (7), Dailon Livramento (10), Korede Osundina (13), Miguel Sousa (14), André Geraldes (18), Kevin Prieto (19), Iyad Mohamed (24) e Lawrence Ofori (80)
Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), Khaly (3) e David Sousa (43); Larrazabal (72), Renato Nhaga (74), Rafael Brito (8) e Abdu Conté (5); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) C e Tiago Morais (21)
Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa); Assistentes: Paulo Brás e Ricardo Carreira; 4.º Árbitro: Bruno Vieira; VAR/AVAR: Paulo Barradas e Rui Cidade
Já há equipas oficiais!
Eis a projeção de João Henriques, técnico do Aves SAD:
Recorde a antevisão de Álvaro Pacheco, treinador do Casa Pia:
Pior ainda está o Aves SAD, que é a única equipa que ainda não venceu na Liga 2025/2026. A prestação altamente negativa da equipa da Vila das Aves já levou a constantes mudanças no comando técnico - José Mota, Fábio Espinho (interino) e João Pedro Sousa não conseguiram o sucesso desejado e atualmente a equipa é liderada por João Henriques. O pecúlio avense cifra-se em apenas 4 pontos conquistados, fruto de quatro empates: SC Braga (2-2), Tondela (2-2), Gil Vicente (1-1) e Nacional (2-2). A segunda volta ainda agora começou, há tempo para alcançar o que ainda não foi conseguido, mas a grande verdade é que é necessário que a equipa entre definitivamente nos eixos sob pena de começar a ver a Liga 2 como cenário cada vez mais provável para a próxima temporada.
E além da necessidade de conquista de pontos, Álvaro Pacheco tem outro desafio para o encontro desta noite: a primeira vitória caseira (ainda que em Rio Maior, palco emprestado ao Casa Pia) da equipa lisboeta na presente edição da Liga. Os gansos realizaram oito partidas na condição de visitados neste campeonato, tendo somado quatro empates - Famalicão (1-1), Estoril (2-2), Gil Vicente (1-1) e Vitória de Guimarães (0-0) - e outras tantas derrotas - Sporting (0-2), Nacional (0-2), Estrela da Amadora (3-5) e Alverca (0-2). Significa isto que mais do dobro dos pontos conquistados pelos casapianos na Liga foram conquistados em terrenos adversários: 4 em casa e 10 fora de portas.
Já depois da saída de João Pereira, o Casa Pia decidiu promover Gonçalo Brandão (um dos até então adjuntos) a treinador principal. O antigo jogador não esteve muito tempo no cargo e foi entretanto substituído por Álvaro Pacheceo. O experiente técnico, de 54 anos, regressou, assim, a Portugal, depois de experiências no Brasil e na Arábia Saudita, e estreou-se ao leme dos gansos na jornada anterior, no reduto do Sporting. A deslocação a Alvalade não correu de feição e os casapianos perderam por 0-3 no reduto do bicampeão nacional.
No encontro realizado pelas duas equipas na primeira volta, mais concretamente na 2.ª ronda, no dia 15 de agosto de 2025, o Casa Pia foi ao reduto do Aves SAD vencer por 2-0, com golos de Korede Osundina e Duplexe Tchamba. Nessa altura, ambas as formações eram orientadas por treinadores que, atualmente, já não se encontram nos respetivos clubes: José Mota (Aves SAD) e João Pereira (Casa Pia).
O cenário não é nada agradável para lisboetas e nortenhos, pelo que a vitória tem caráter de urgência. Olhando à tabela classificativa, o Casa Pia está no 16.º e antepenúltimo lugar, com 14 pontos, ao passo que o Aves SAD ocupa o último posto, tendo apenas 4 pontos somados até esta altura.
Arranca esta sexta-feira a 19.ª jornada da Liga. A partir das 20h15, Casa Pia e Aves SAD defrontam-se no Estádio Municipal de Rio Maior, num embate em que os dois contendores só têm duas hipóteses: ganhar ou... ganhar. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e tal como sempre acontece contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!