Canadá
-
Não iniciado
Marrocos

Siga o Canadá vs Marrocos em direto

Canadá-Marrocos: capitão Eustáquio contra favoritismo africano
Primeiro jogo dos oitavos de final antecipa duelo entusiasmante, entre equipas batalhadoras

Canadá chega a exte jogo com mais de um dia de descanso em relação a Marrocos: jogou às 20h00 de 28 de junho, enquanto Marrocos só entrou em campos nos 16 avos de final às 02h00 de 30 de junho, num jogo que ainda foi a penáltis. Um fator que pode ter influência no jogo.

Os fãs norueguesas fingem que remam barcos, os canadianos fingem que remam canoas:

Estas adepta de Marrocos roubou todas as atenções em Houston:

Mohamed Ouahbi só faz uma mudança no onze em relação ao jogo com os países Baixos: o defesa-central Riad, titular indiscutível, mas que saiu lesionado desse jogo,  cede o lugar a Redouane Halhal.

Alphonso Davies, ainda à procura da melhor forma física, volta a começar um jogo no banco. Ainda só jogou 15 minutos neste Mundial, frente à África do Sul nos 16 avos de final. Jesse Marsch opera três mudanças no onze: Luc De Fougerolles (central), Niko Sigur e Ali Ahmed (médios) rendem respetivamente Derek Cornelius, Nathan Saliba e Liam Millar.

ONZE DO CANADÁ: Maxime Crepeau; Alistair Johnston, Moise Bombito, Luc De Fougerolles e Richie Laryea; Tajon Buchanan, Niko Sigur, Stephen Eustáquio (C) e Ali Ahmed; Jonathan David e Tani Oluwaseyi.

Imagem: CANMNT_Official/X

SUPLENTES: Owen Goodman, Dayne St. Clair, Joel Waterman, Alphonso Davies, Alfie Jones, Derek Cornelius, Jonathan Osorio, Mathieu Choinière, Jacob Shaffelburg, Nathan-Dylan Saliba, Liam Millar, Promise David, Cyle Larin e Jayden Nelson.

ONZE DE MARROCOS: Yassine Bounou; Achraf Hakimi (C), Redouane Halhal, Issa Diop e Nousaair Mazraoui; Ayyoub Bouaddi e Neil El Ayanoui; Brahim Díaz, Azzedine Ounahi e El Khanouss; Ismael Saibari.

Imagem: EnMaroc/X

SUPLENTES: Munir El Kajoui, Ahmed Reda Tagnaouti, Anass Salah-Eddine, Marwane Saadane, Zakaria El Ouahdi, Youssef Belammari, Chadi Riad, Amine Sbai, Sofyan Amrabat, Samir El Mourabet, Chemsdine Talbi, Gessime Yassine, Ayoub El Kaabi, Soufiane Rahimi e Ayoube Amaimouni Echghouyab.

História do Estádio: O Houston Stadium (casa dos Houston Texans da NFL) já testemunhou nesta edição o recorde de Cristiano Ronaldo (primeiro jogador a marcar em 6 Mundiais), a estreia de Curaçau e o apuramento histórico de Cabo Verde para a fase a eliminar.

A reportagem de João Pimpim, André Carvalho e Miguel Nunes, enviados-especiais A BOLA ao Mundial 2026

Selecionadores têm a palavra

«Estamos entusiasmados com este momento. Quando se fala de Marrocos, trata-se de uma equipa com um talento individual incrível, muito organizada. E os resultados demonstram a confiança que têm neste momento. Jogam com garra. Sabemos que estamos perante um enorme desafio.» — Jesse Marsch, treinador do Canadá.

«Temos muito respeito por esta equipa, eles têm qualidade. O nível que demonstrámos nestes últimos jogos não será suficiente. Temos de o demonstrar em campo para vencer. Gosto da energia do Canadá, da intensidade, da forma como tudo está bem preparado. Têm uma identidade, tudo está sob controlo, até mesmo os lançamentos laterais. Jogam de acordo com os seus pontos fortes.» — Mohamed Ouahbi, selecionador de Marrocos.

O vencedor deste duelo jogará com França ou Paraguai (que começa às 22h00 deste sábado) nos quartos de final, a 9 de julho.

Marrocos e Canadá encontraram-se no último Mundial, com a vitória a sorrir aos magrebinos (2-1). As seleções já fizeram outros três jogos particulares entre si, registando-se um empate e mais duas vitórias marroquinas.

A comitiva africana procura rescrever história, depois de, no Mundial de 2022, se ter tornado na primeira equipa africana a chegar a umas meias-finais, eliminando Portugal pelo caminho.

Lançamento do encontro

O Canadá está a desbravar terreno completamente desconhecido, depois de ter vencido o primeiro jogo da sua história numa fase a eliminar de um Mundial. Mas antes de 2026, a seleção só tinha derrotas nos 6 jogos que fizeram em Campeonatos do Mundo. Esse registo negativo foi pulverizado: começaram com um empate frente à Bósnia (1-1) e seguiram com um triunfo categórico sobre o Qatar (6-0). No entanto, a derrota com a Suíça (1-2) impediu a equipa de continuar a jogar no Canadá.

Já a vitória diante da África do Sul, com o golo decisivo de Stephen Eustáquio, faz agora com que todo o país sonhe com uma presença nos quartos de final.

Do outro lado, a caminhada de Marrocos até esta fase não foi nada fácil. Teve de medir forças logo a abrir com o Brasil, empatando num jogo em que até foi ligeiramente superior. Venceu Escócia (1-0) e Haiti (4-2) e acabou no 2.º lugar do Grupo C pela diferença de golos.

Os Leões do Atlas cruzaram-se com os Países Baixos nos 16 avos de final, estavam a perder aos 90+1’ quando Issa Diop levou o jogo a prolongamento, antes do desempate por penáltis. O experiente guarda-redes Bono brilhou ao travar o remate de Crysencio Summerville, abrindo caminho para que Ismael Saibari — que, entretanto, assinou pelo Bayern — marcasse o penálti decisivo.

Booooa tarde! O Mundial 2026 não sabe parar e hojeàs 18h00 já temos o primeiro jogo dos oitavos de final! O anfitrião Canadá, obrigado a jogar nos Estados Unidos porque ficou atrás da Suíça no Grupo B, encontra Marrocos, uma das equipas que mais tem entusiasmado neste Mundial e ainda não conheceu qualquer derrota. A BOLA vai acompanhar aqui o jogo ao minuto!

A iniciar sessão com Google...