Betis
1 - 4
Chelsea

Siga o Betis vs Chelsea em direto

Betis Betis
1 - 4
Terminado
Chelsea Chelsea
Já temos vencedor da Conference League!
Sevilhanos querem a 1.ª taça europeia de sempre e não ligam ao favortismo dos londrinos, que podem fazer história

Fica por aqui o acompanhamento em direto deste encontro. Obrigado pela sua companhia!

Os registos histórico que marcam o resultado final desta UEFA Conference League:

- O Chelsea é a primeira equipa de sempre a vencer as três competições da UEFA em vigor, depois da UEFA Champions League (ganha em 2012 e em 2021) e da UEFA Europa League (ganha em 2013 e em 2019).

- Pedro Neto, mas também Renato Veiga e João Félix vencem a competição - os dois primeiros por terem jogado na fase de liga da prova, antes de serem emprestados a Juventus e Milan respetivamente. 

- Para Enzo Maresca, é o coroar de uma primeira época de sucesso no Chelsea, após terminar a Premier League no 4.º lugar e de garantir a qualificação para a UEFA Champions League. É o segundo troféu do treinador italiano que ganhou o Championship com o Leicester há um ano. 

- Pela primeira vez em 24 anos, uma equipa espanhola perdeu uma final europeia. As equipas castelhanas tinham vencido, até hoje, cada uma das últimas 23 finais europeias em que marcaram presença. 

90 +6

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +6

O jogo é reiniciado.

90 +5
Cartão Amarelo

O árbitro mostra a Romain Perraud o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

90 +5

O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir.

90 +1
Golo

G O O O O O L O - Está feito! O Chelsea é o grande vencedor da Conference League! Novamente com um belo remate, Moisés Caicedo atirou colocado para o golo que cimenta a 2.º parte espetacular da turma de Enzo Maresca.

90 +1

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

90

O jogo é reiniciado.

89

O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir.

88
Cartão Amarelo

Antony comete falta e é admoestado. O brasileiro discute muito com os jogadores do Chelsea. Acaba por ser, infelizmente para o Betis, o lance no qual Antony mais dá nas vistas em todo o encontro.

87
Substituição

Cole Palmer sai do campo e é substituído por Marc Guiu.

85
Substituição

Pablo Fornals sai do campo e é substituído por Sergi Altimira.

85
Substituição

Johnny Cardoso sai do campo e é substituído por Giovani Lo Celso.

85
Cartão Amarelo

Depois de ter tirado a camisola, o árbitro é forçado a mostrar a Jadon Sancho o cartão amarelo.

O golo de Jackson, a fazer o 2-1 aos 70':

83
Golo

Que golaçoooooo de Jadon Sancho! Está praticamente decidida a final, graças a uma pontapé espetacular e colocado do jogador emprestado pelo Manchetser United!

O Betis tem mesmo poucas opções: Aitor Ruibal, habitual lateral direito, está agora atuar a ponta de lança após render Bakambu. Cucho Hernández não está inscrito na Conference, deixando poucas opções para Pellegrini mexer na frente de ataque, quando a equipa mais precisa de marcar.

80
Substituição

Nicolas Jackson está lesionado e é substituído por Kiernan Dewsbury-Hall.

O golo do empate do Chelsea, apontado pelo Ex-Benfica Enzo Fernández:

79
Cartão Amarelo

O árbitro mostra a Cole Palmer o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

79

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Cole Palmer acordou nesta 2.ª parte, chamou o protagonismo para si assistiu na perfeição so golos de Enzo Fernández e de Nicolas Jackson, que colocam o Chelsea muito perto de conquistar a Conference League.

72
Substituição

Cedric Bakambu sai do campo e é substituído por Aitor Ruibal.

71
Golo

G O O O O O O L O - Nicolas Jackson marca de cabeça à boca da baliza! Que maravilha de Cole Palmer, a rodopiar sobre Jesús Rodriguez e assistir Jackson com o pé direito!

69

Cole Palmer remata com força, mas à figura de Adrián.

A ver como o Betis responde ao empate. A equipa quase deixou de atacar e permitiu demasiadas aproximações do Chelsea à sua baliza.

66
Golo

G O O O L O O O - Enzo Fernández finalmente recebe um grande passe (de Cole Palmer) e cabeceou com qualidade para o golo do empate!

61
Substituição

Benoit Badiashile sai do campo e é substituído por Levi Colwill.

61
Substituição

Pedro Neto sai do campo e é substituído por Jadon Sancho. Jogo inglório para o português, ainda fez três passes-chave, que ninguém aproveitou, e rematou só uma vez, desenquadrado com a baliza.

60

É difícl de pereceber o papel de Enzo Fernández: o ex-Benfica ataca com muita ânsia a linha defensiva do Betis com desmarcações agressivas, mas isso faz com que tenha poucas ações com a bola. E na frente de ataque, ainda não conseguiu ser decisivo, até porque não lhe chegam muitos passes em condições.

56

Que perigo!!! Na sequência de um canto, Reece James atira com muita força e perigo, mas um corte de Natan com o tronco desvia a bola para canto. O cenral brasileiro celebra como se tivesse marcado um golo.

56

O jogo é reiniciado.

55
Cartão Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Benoit Badiashile e mostra-lhe o cartão amarelo

55

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão. Adrián choca com Nicolas Jackson numa disputa de bola aérea. Enzo Maresca grita a reclamar por um penálti. O árbitro manda jogar.

54
Substituição

Abdessamad Ezzalzouli está lesionado e é substituído por Jesus Rodriguez. Más notícias para o Betis: o autor do golo da equipa sai de campo com queixas físicas.

A festa dos adeptos do Betis e do Chelsea no Estádio Wroclaw:

Adeptos do Betis (IMAGO)
Fãs do Chelsea (IMAGO)
46
Substituição

Ricardo Rodriguez sai do campo e é substituído por Romain Perraud. Troca por troca entre laterais esquerdos.

46
Substituição

Malo Gusto sai do campo e é substituído por Reece James. Sem surpresas, dado o rendimento do francês na 1.ª parte. James é igualmente capaz de atuar como lateral direito invertido, que se posiciona no meio-campo.

46

Início da segunda parte.

O golo de Ezzalzouli, após passe de Isco, que vai dando vantagem ao Betis:

Intervalo: Betis 1-0 Chelsea. Grande jogo do Betis até ao momento, partindo muitas vezes para cima do adversário com muita confiança e, mais importante, perigo. O resultado, estabelecido por Ezzalzouli, é merecido. O Chelsea tem de mudar qualquer coisa – um jogador ou uma estratégia - porque ainda mal assustou Adrián, fazendo apenas um remate (fraco) na direção da baliza, cortesia de Cole Palmer.

45 +2

O árbitro apita para o intervalo

45 +1

O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos

43

Bom passe de Madueke para a desmarcação de Enzo, mas Adrián é mais rápido a sair da baliza e segura o esférico antes que o argentino conseguisse rematar.

43

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

42

Antony bate o livre, a bola fica a pingar na grande área e Natan atira com força, mas a bola é desviada por um defesa do Chelsea, que depois afasta o perigo.

41

Livre perigoso para o Betis. Antony vai bater.

40

 A estrutura ofensiva do Chelsea parte de um 3-3-4, com Malo Gusto ao lado de Enzo e Caicedo e Palmer junto a Jackson na linha de ataque, com Madueke e Neto abertos nas alas. Mas as ligações entre setores são feitas com dificuldade e as incursões de Enzo nunca são aproveitadas. Jackson também está muito sozinho. Muito mérito do Betis em anular esta estratégia. 

35

Pedro Neto arrisca no remate pela primeira vez no jogo, mas a bola sai completamente desenquadrada com a baliza de Adrián. Um lance que representa, até agora, a desinspiração ofensiva dos blues.

Em Sevilha, no Estádio Benito Villamarín, os adeptos do Betis reagiram assim ao golo inaugural:

Pedro Neto bem tenta, mas ainda não conseguiu ferir a defesa do Betis (IMAGO)
30

Até agora, o Betis está a fazer um jogo perfeito. A defender, não dá espaço aos avançados do Chelsea e quando alguém recebe um passe vertical, um jogador cai logo sobre o receptor. A equipa é depois rápida a atacar (Ezzalzouli compensa a desinspiração de Antony) e já podia ter marcado dois golos.

21

Ezzalzouli dribla Malo Gusto com facilidade, entra na área e oferece o golo a Johnny Cardoso, cujo remate é desviado por Badiashile. O Chelsea volta a tremer.

Malo Gusto está a atuar como um lateral invertido, incorporando o meio-campo do Chelsea quando a equipa tem bola. Mas foi um erro do francês que permitiu ao Betis marcar: o jogador não só ofereceu a bola, como depois estava fora de posição e longe de Ezzalzouli, que marcou.

14

Defesa espetacular de Jorgensen! Grande remate de Marc Bartra, pleno de intenção, a obrigar o guarda-redes dinamarquês a aplicar-se para impedir o 2-0.

Quase que parece que o jogo está a decorrer no Estádio Benito Villamarín tanto é o barulho dos adeptos do Betis fazem após o golo da equipa. A conquista do primeiro troféu europeu da história do clube está um bocadinho mais perto.

9
Golo

G O O O O O L O - Abdessamad Ezzalzouli marca de pé direito! Perda de bola de Malo Gusto em zona proibida e depois Isco é muito inteligente a encontrar o marroquino, que remata cruzado para o 1-0!

9

Maresca quer dominar o jogo e o Chelsea consegue bater a pressão alta do Betis com alguma tranquilidade. De momento, parece que a melhor estratégia para os andaluzes será defender de forma segura e apostar em transições ofensivas.

6

Responde Cole Palmer com uma série de bons dribles, mas acaba por fazer um remate à figura de Adrián.

5

Ezzalzouli aproveita o espaço na defesa do Chelsea e chega à linha de fundo para fazer um cruzamento ao qual Antony responde, só que o cabeceamento do brasileiro saiu muito por cima da baliza de Jorgensen. É o primeiro sinal de perigo da partida.

1

O jogo é reiniciado.

1

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão. Ezzalzouli atinge, sem querer, Chalobah na cara com o joelho, enquanto o jogador do Chelsea fazia um carrinho. Mas o central não se demorou a levantar.

1

Chelsea sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

A UEFA acaba de revelar que os adeptos do Chelsea não esgotaram os bilhetes disponibilizados para esta final: apenas foram comprados 11 mil, apesar de existirem 12.500 ingressos disponíveis. Os fãs do Betis esgotaram os bilhetes a si destinados.

As equipas entram agora no relvado - tudo a postos para o apito inicial do árbitro bósnio Irfan Peljto e as bancadas estão ao rubro!

As bancadas do Estádio Wroclaw já estão preenchidas para esta final europeia. A antecipação, ambição e também o receio já são palpáveis.

Estádio Wroclaw (IMAGO)

Aos 38 anos, Adrián San Miguel é titular nesta final, ele que tem experiência em bater o Chelsea em competições europeias: fê-lo ao serviço do Liverpool, na Supertaça eurpeia de 2019. O guardião espanhol foi mesmo herói e decisivo no desempate por grandes penalidades.  

Ambas as equipas devem apostar no 4x2x3x1, com extremos rápidos dos dois lados. Espera-se uma velocidade vertiginosa nos flancos. A meio-campo, Fornals e Cardoso terão a díficil tarefa de travarem a dupla dinâmica de Caicedo e Enzo Fernández.

JÁ TEMOS EQUIPAS INICIAS!

Onze do Bétis: Adrián; Youssouf Sabaly, Marc Bartra, Natan, Ricardo Rodríguez; Pablo Fornals, Johnny Cardoso; Antony, Isco, Ezzalzouli; Cédric Bakambu. 

Pedro Neto é titular no Chelsea: Filip Jorgensen; Malo Gusto, Trevor Chalobah, Benoit Badiashile, Marc Cucurella; Enzo Fernández, Moisés Caicedo; Noni Madueke, Cole Palmer, Pedro Neto; Nicolas Jackson.  

O excelente ambiente proporcionado por adeptos do Betis e do Chelsea em Wroclaw:

Manuel Pellegrini, treinador do Betis, em discurso direto:

«Seria fácil dizer que era o Chelsea, têm muito dinheiro, mas creio que temos as mesmas hipóteses de ganhar. Não vai ser David contra Golias. Tentaremos ganhar desde o primeiro minuto.»

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, em discurso direto:

«Provavelmente, a parte mais complicada desta caminhada foi convencer os jogadores de que, para nós, era a melhor competição do mundo. Não estou focado em vencer esta competição ou ganhar este troféu porque será bom para mim. Com certeza que ficarei feliz se vencermos, mas estou especialmente feliz pelo clube e pelos adeptos. E também porque o Chelsea se pode tornar o primeiro clube a vencer todas as competições europeias.»

Para um destes clubes, será uma noite histórica: o Chelsea pode ser a primeira equipa de sempre a ganhar todas as provas europeias em vigor, juntando a Conference à Champions (ganha em 2012 e em 2021) e à Liga Europa (ganha em 2013 – ao Benfica – e em 2019). Para o Betis, este pode ser o primeiro troféu europeu de sempre, até porque é a primeira vez que disputa uma final europeia. 

Há muitos portugueses que hoje podem vencer um título europeu: desde logo, Pedro Neto, o único que pode jogar em Wroclaw. Foi titular nas últimas sete jornadas da Premier League e soma 6 golos e 8 assistências esta temporada. Depois, João Félix e Renato Veiga também podem ser campeões por terem jogado na fase de liga, antes de serem emprestados respetivamente a Milan e Juventus. 

Pedro Neto fez o 2-1 aos 90 minutos. #DAZNPremier

Do lado do Betis, William Carvalho será um mero espectador. O estrangeiro com mais jogos na história do clube rompeu o tendão de Aquiles no início da época e, por isso, não foi inscrito na Conference.  

Curiosamente, um jogador do Manchester United vai hoje ganhar a Conference: a equipa de Ruben Amorim emprestou Jadon Sancho ao Chelsea e Antony ao Betis. O brasileiro está em grande forma desde que saiu de Inglaterra, com 9 golos e 6 assistências ao serviço do Betis. 

Mais um grande momento do extremo emprestado pelo Man. United ao Betis. #DAZNLaLiga

Histórico de vencedores da UEFA Conference League: 

2021/22: Roma, de José Mourinho;

2022/23: West Ham, de David Moyes;

2023/24: Olympiakos, de José Luis Mendilibar.

Jogadores portugueses que já ganharam a Conference: Rui Patrício e Sérgio Oliveira fizeram-no pela Roma em 2021, Daniel Podence, Chiquinho, André Horta, André Horta e João Carvalho fizeram-no pelo Olympiakos no ano passado. 

É assim que Betis e Chelsea se equiparam esta época na UEFA Conference League: 

O Légia de Varsóvia, de Gonçalo Feio, é a única equipa que ganhou ao Chelsea nesta prova (2-1 na 2.ª mão dos quartos de final). Os londrinos ganharam os restantes 11 jogos.  

Manuel Pellegrini contra Enzo Maresca: relação de mestre e aprendiz começou no Málaga, passou pelo West Ham e hoje culmina em Wroclaw.

26 anos de idade separam os treinadores que têm um passado em comum. Mas primeiro, o chileno, com uma vasta e gloriosa experiência, já é visto por muitos espanhóis como o melhor treinador da história do Betis – e a conquista da Conference cimentaria esse legado. 

Já Maresca está apenas na terceira época como treinador principal: após uma experiência (2021/22) falhada no Parma, trabalhou com Pep Guardiola no Manchetser City, foi para o Leicester vencer o Championship antes de assinar pelo Chelsea, onde ficou em 4.º e se qualificou para a Champions.

O Chelsea garantiu o acesso à Liga dos Campeões no último dia da Premier League, graças a uma vitória por 1-0 sobre o Nottingham Forest no City Ground

Antes de tudo isso, Pellegrini treinou Maresca no Málaga, entre 2010 e 2012. Mas a relação não se ficou por aqui, porque Maresca foi adjunto de Pellegrini, no West Ham, de 2018 a 2020. 

Manuel Pellegrini e Enzo Maresca num jogo do West Ham em 2018 (IMAGO)

As comparações entre Mac Guiu e Cédric Bakambu, os melhores marcadores na Conference de Chelsea e Btis, respetivamente:

O jogo tem lugar no Estádio Wroclaw, na Polónia. Construído para o Euro 2012, tem lugar para pouco mais de 40 mil espectadores.  

Estádio Wroclaw (Foto: Chelsea/X)

O Chelsea ficou no 1.º lugar da fase de liga, já o Betis ficou em 15.º e teve de ir ao play-off de acesso aos oitavos de final. Desde então, a equipa de Sevilha venceu (no agregado), Vitória de Guimarães (6-2), Jagiellonia (3-1) e Fiorentina (4-3). Já o Chelsea bateu Copenhaga (3-1), Légia de Varsóvia (4-1) de Gonçalo Feio, de Rúben Vinagre e Claude Gonçalves, e o Djurgarden (5-1). 

Boa tarde! Vamos acompanhar aqui ao minuto a final da UEFA Conference League, entre o Betis e o Chelsea, de Pedro Neto! Duas equipas que hoje vão fazer história, por vários motivos.