Siga o Benfica vs SC Braga em direto
FINAL DA PARTIDA! BENFICA 1 SC BRAGA 3. Surpresa só para quem não viu o jogo. Os arsenalistas superiorizaram-se às águias e garantiram a segunda vaga para a final da Taça da Liga, agendada para as 20 horas do próximo sábado, também no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Essa partida, acrescente-se, terá um cariz emocional de grande monta, uma vez que será um dérbi minhoto, diante do Vitória de Guimarães. Na partida desta noite, Pau Víctor adiantou os bracarenses no marcador, aos 19 minutos, cabendo a Rodrigo Zalazar aumentar a vantagem dos comandados de Carlos Vicens. Pavlidis, já na etapa complementar (64'), reduziu para a formação orientada por José Mourinho, na conversão de um penálti, mas os guerreiros fecharam aos contas aos 81 minutos, com um golo de Gustaf Lagerbielke. Até final, registo ainda para a expulsão de Otamendi, por acumulação de amarelos, pelo que o capitão das águias vai falhar o encontro com o FC Porto, para a Taça de Portugal. No final da partida, acrescente-se os adeptos encarnados presentes no anfiteatro leiriense brindaram a equipa com um enorme coro de assobios. Em sentido contrário, naturalmente, foi grande a festa dos jogadores do SC Braga com a sua massa associativa.
Segundo cartão amarelo e consequente vermelho para Otamendi (Benfica).
Segura Lukas Hornicek! Remate de longe de Sidny Cabral para defesa atenta do guarda-redes do SC Braga.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 6 MINUTOS
Substituição no SC Braga, com a saída de Ricardo Horta para a entrada de Diego Rodrigues.
Pavlidis volta a ameaçar! Cruzamento de Prestianni, do flanco direito, e desvio de cabeça do ponta de lança grego com a bola a sair ao lado do poste direito da baliza dos arsenalistas.
Substituição no SC Braga, com a saída de Rodrigo Zalazar para a entrada de Gabriel Moscardo.
GOOOOOLOOOOO DO SC BRAGA! Livre batido por Ricardo Horta, do lado direito, Trubin ainda conseguiu uma primeira defesa, mas, na recarga, Lagerbielke não perdoou e fez o 1-3.
Substituição no Benfica, com a saída de Aursnes para a entrada de Ivanovic.
Cartão amarelo a Fran Navarro (SC Braga).
Richard Ríos tentou o empate de meia distância, a cerca de um quarto de hora do fim, Lukas Hornicek não deixou:
Na resposta ao golo do ponta de lança grego do Benfica, Fran Navarro esteve muito perto do terceiro para o SC Braga, valendo às águias um corte decisivo de Tomás Araújo:
Valeu Lukas Hornicek! Remate forte de Richard Ríos, em zona frontal, para defesa difícil do guarda-redes do SC Braga. Pavlidis ainda tentou a recarga, mas estava em fora de jogo.
Pavlidis, aos 64 minutos, de penálti, relançou o Benfica na discussão pelo resultado e por uma presença na final da Taça da Liga:
Cartão amarelo a Lagerbielke (SC Braga).
Cartão amarelo a Prestianni (Benfica).
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 17.469
Grande corte de Tomás Araújo! Fran Navarro fugiu à defensiva encarnada, rematou, já dentro da área, mas valeu ao Benfica a dobra que o central havia feito a Trubin, que já estava batido.
Substituição no Benfica, com a saída de Sudakov para a entrada de Sidny Cabral.
Penalti
GOOOOOOOOLOOOOOOO DO BENFICA! Chamado à conversão do castigo máximo, Pavlidis não perdoou e bateu Lukas Hornicek. 1-2.
Pau Víctor tentou o bis, aos 52 minutos, mas Trubin não deixou:
Penálti para o Benfica! Falta de Paulo Oliveira sobre Pavlidis e os encarnados vão ter oportunidade soberana para reduzirem a desvantagem.
Tripla substituição no SC Braga, com as saídas de Vítor Carvalho, Mario Dorgeles e Pau Víctor, para as entradas de Paulo Oliveira, Víctor Gómez e Fran Navarro.
Sudakov tentou reduzir para o Benfica, logo a abrir a etapa complementar, mas o remate do camisola 10 das águias saiu ao lado:
Segura Lukas Hornicek! Remate de meia distância de Sudakov para intervenção atenta do guarda-redes do SC Braga.
No último lance da primeira parte, Ricardo Horta esteve perto do terceiro para os guerreiros do Minho:
Grande defesa de Trubin! Cruzamento de Rodrigo Zalazar, do lado direito, e remate de Pau Víctor, no interior da grande área, para bela intervenção do guarda-redes ucraniano do Benfica.
Rodrigo Zalazar, aos 33 minutos, aumentou a vantagem do SC Braga, na sequência de uma excelente jogada individual:
Ao lado! Livre direto batido por Sudakov, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza defendida por Lukas Hornicek.
Cartão amarelo a Vítor Carvalho (SC Braga).
Substituição no Benfica, com a saída de Manu para a entrada de Prestianni.
INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!
Eis o lance em que João Pinheiro, árbitro da partida, tinha assinalado penálti a favor do SC Braga, decisão que acabou por ser revertida após intervenção do VAR:
Pau Víctor colocou o SC Braga em vantagem, aos 19 minutos:
Richard Ríos também tentou a sua sorte, à passagem do quarto de hora, mas a bola saiu a rasar o poste:
A primeira grande oportunidade de golo pertenceu ao Benfica e em dose dupla: Lukas Hornicek negou a felicidade a Pavlidis, primeiro, e a Sudakov, depois:
INTERVALO! BENFICA 0 SC BRAGA 2. Primeira parte quase toda dominada pelos arsenalistas, com e sem bola. A estratégia de Carlos Vicens está a resultar em pleno, uma vez que os minhotos têm conseguido aniquiliar por completo o ataque dos encarnados. Uma vez em posse, os bracarenses têm sido letais no último terço. Pau Víctor (19') e Rodrigo Zalazar (33') apontaram os tentos que vão dando vantagem aos guerreiros em tempo de descanso. Na saída para os balneários, os adeptos do Benfica não perdoaram a má primeira parte da sua equipa e reservaram um enorme coro de assobios para os comandados de José Mourinho.
Que perigo! Erro de Samuel Dahl na saída de bola, Rodrigo Zalazar chama Ricardo Horta à jogada e o capitão do SC Braga não pediu licença para rematar de primeira, à entrada da área, levando a bola à malha lateral esquerda da baliza à guarda de Trubin.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 4 MINUTOS
Bom corte de Bright Arrey-Mbi! Aursnes cruzou da direita, Leandro Barreiro estava pronto para o desvio, à entrada da pequena área, mas o defesa-central do SC Braga estava no sítio certo e afastou o perigo.
GOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SC BRAGA! Arrancada fulminante de Rodrigo Zalazar, que, pelo caminho, deixou para trás Sudakov e Otamendi, sendo que, já no interior da grande área, o internacional uruguaio rematou certeiro para o 0-2.
Por cima! Passe de Richard Ríos e remate de Aursnes, ainda de fora da área, com a bola a ganhar demasiada altura e a não levar perigo para Lukas Hornicek.
Grande corte de Otamendi! Transição rápida do SC Braga, passe de rotura de Pau Víctor para Mario Dorgeles, valendo ao Benfica a atenção do seu capitão, que evitou males maiores para a baliza de Trubin.
GOOOOOOOLOOOOOOO DO SC BRAGA! Assistência de Rodrigo Zalazar e remate certeiro de Pau Víctor, no coração da área, sem hipótese de defesa para Trubin. Os guerreiros do Minho adiantam-se no marcador. 0-1.
Volta a ameaçar o Benfica! Investida de Leandro Barreiro pela direita, passe do internacional pelo Luxemburgo para Pavlidis, cabendo ao grego amortecer para o tiro exterior de Richard Ríos, que tirou tinta ao poste esquerdo da baliza à guarda de Lukas Hornicek.
Contra a barreira! Rodrigo Zalazar tentou visar a baliza do Benfica, na marcação do livre direto, mas o tiro do internacional uruguaio do SC Braga foi devolvido pela muralha defensiva das águias.
Penálti revertido! Depois de ser alertado pelo VAR, João Pinheiro alterou a sua decisão uma vez que Otamendi derrubou Rodrigo Zalazar fora da grande área.
O lance está em avaliação no VAR. Que há falta de Otamendi parece claro, mas talvez tenha sido fora da grande área.
Cartão amarelo a Otamendi (Benfica).
Penálti para o SC Braga! Otamendi derrubou Rodrigo Zalazar no interior da área e João Pinheiro apontou de imediato para a marca dos 11 metros.
Grande oportunidade para o Benfica! Cruzamento da direita de Dedic, desvio de primeira de Pavlidis para excelente intervenção de Lukas Hornicek, e, na recarga, o dono da baliza do SC Braga voltou a negar os intentos a Sudakov.
INÍCIO DA PARTIDA!
Entram as três equipas no relvado. Depois da habitual saudação ao público e da escolha de campo e bola por parte dos capitães de Benfica (Otamendi) e SC Braga (Ricardo Horta), estará tudo pronto para o apito inicial.
Períodos de aquecimento terminados. Os jogadores de Benfica e de SC Braga já recolheram aos balneários, tal como, de resto, a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro, e daqui a breves instantes os artistas estarão de regresso ao relvado do recinto leiriense para que seja dado o pontapé de saída nesta segunda meia-final da Allianz Cup.
Os adeptos vão tomando os seus lugares nas bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Ainda há muitas clareiras no anfiteatro leiriense, mas prevê-se que durante a próxima meia hora entre muita gente e que o recinto da cidade do Lis possa ficar perto da lotação esgotada. Recorde-se que o Sporting-Vitória de Guimarães, aqui realizado ontem à noite, foi acompanhado ao vivo por 14.268 espectadores.
Entram as três equipas para aquecimento. A noite está fria em Leiria, mas de chuva nem sinal. O relvado parece estar em ótimas condições para a prática do futebol, tal como, de resto, aconteceu ontem por ocasião do embate entre Sporting e Vitória de Guimarães, que os conquistadores venceram por 2-1, carimbando, assim, o passaporte para a final do próximo sábado (20 horas).
Carlos Vicens, técnico do SC Braga, faz quatro mudanças na equipa titular tendo como termo de comparação a partida frente ao Estrela da Amadora (3-3), realizada no passado sábado e também referente à 17.ª ronda do campeonato: saem Víctor Gómez, Gorby, Gabriel Moscardo e Fran Navarro, entram Gustaf Lagerbielke, Florian Grillitsch, Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta.
José Mourinho, treinador do Benfica, procede a uma alteração relativamente ao jogo com o Estoril (3-1), do passado sábado, para a 17.ª jornada da Liga: sai Prestianni e entra Aursnes.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga); Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º Árbitro: Bruno Costa; VAR/AVAR: Bruno Esteves e Jonathan Babo
Os suplentes do SC Braga: Tiago Sá (12), Víctor Gómez (2), Paulo Oliveira (15), Gabriel Moscardo (17), Gorby (29), Fran Navarro (39), Yanis da Rocha (41), Diego Rodrigues (50) e Gabri Martínez (77)
Eis o onze inicial do SC Braga: Lukas Hornicek (1); Gustaf Lagerbielke (14), Vítor Carvalho (6) e Bright Arrey-Mbi (26); Mario Dorgeles (20), João Moutinho (8), Florian Grillitsch (27) e Leonardo Lelo (5); Rodrigo Zalazar (10), Pau Víctor (18) e Ricardo Horta (21) C
Os suplentes do Benfica: Diogo Ferreira (50), Ivanovic (9), Sidny Cabral (15), Schjelderup (21), Prestianni (25), José Neto (62), Gonçalo Oliveira (64), João Rego (84) e Diogo Prioste (86)
Eis as escolhas de José Mourinho: Trubin (1); Dedic (17), Tomás Araújo (44), Otamendi (30) C e Dahl (26); Manu (16) e Ríos (20); Aursnes (8), Barreiro (18) e Sudakov (10); Pavlidis (14)
Já há onze do Benfica!
O vencedor deste embate entre Benfica e SC Braga garantirá, então, presença no jogo decisivo da presente edição da Taça da Liga. A grande final está agendada para as 20 horas do próximo sábado, também no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e há já uma presença garantida: o Vitória de Guimarães. Os conquistadores venceram, ontem, o Sporting, por 2-1, e já caribaram o passaporte para a disputa do troféu.
Eis a projeção feita por Carlos Vicens, treinador do SC Braga:
Recorde a antevisão de José Mourinho ao encontro de hoje, em Leiria:
O encontro desta noite será o segundo entre Benfica e SC Braga em poucos dias. A 28 de dezembro do ano passado, houve clássico na Pedreira, para a 16.ª e penúltima jornada da primeira volta da Liga, com o 2-2 a ser o resultado final. Nessa partida, recorde-se, os encarnados queixaram-se da arbitragem, com José Mourinho a afirmar mesmo (em tom irónico, naturalmente) que o Benfica tinha ganho por 3-2.
Analisando o passado recente do SC Braga, constata-se que os minhotos têm estado algo intermitentes. Depois de duas derrotas consecutivas diante de FC Porto (1-2), para a Liga, a 2 de novembro de 2025, e Genk (3-4), para a Liga dos Campeões, no dia 6 do mesmo mês, a turma de Carlos Vicens voltou a um registo muitíssimo interessante, vencendo seis dos sete jogos seguintes - Moreirense (2-1), Arouca (4-0), Famalicão (2-1) e Santa Clara (1-0), todos para o campeonato, bem como Nacional (4-2), para a Taça de Portugal), e ainda Nice (1-0), para a Liga Europa. O único empate neste período aconteceu no duelo com o Rangers (1-1), de novo para a Liga Europa. Depois disso, os bracarenses baquearam frente ao Estoril (0-1), na 15.ª jornada da Liga, a 29 de dezembro, retomando o caminho do sucesso diante do Caldas (3-0), na prova rainha do futebol português. Seguiram-se dois empates, com Benfica (2-2) e Estrela da Amadora (3-3), para a Liga.
Olhando ao registo do Benfica em todas as competições na presente temporada, os encarnados estão no melhor registo de 2025/2026. A formação orientada por José Mourinho está invencível há 11 jogos - oito vitórias e três empates -, sendo que o último desaire remonta a 5 de novembro de 2025, frente ao Bayer Leverkusen (0-1), para a Liga dos Campeões. Daí para cá, as águias bateram Nacional (2-1), Moreirense (4-0), Famalicão (1-0) e Estoril (3-1), todos para a Liga, Atlético (2-0) e Farense (2-0), ambos para a Taça de Portugal, Ajax (2-0) e Nápoles (2-0), ambos para a Liga dos Campeões, tendo empatado frente a Casa Pia (2-2), Sporting (1-1) e SC Braga (2-2), todos para o campeonato.
Já os arsenalistas garantiram a presença em Leiria após terem goleado (5-0) o Santa Clara na ronda anterior. Também a 29 de outubro de 2025, na Pedreira, Pau Víctor, Leonardo Lelo, Fran Navarro, Diego Rodrigues e Mario Dorgeles assinaram os tentos do conjunto orientado por Carlos Vicens na receção aos açorianos.
As águias estão nesta final four depois de terem batido o Tondela (3-0), nos quartos de final. A 29 de outubro de 2025, Otamendi, Lukebakio e Pavlidis pintaram o triunfo encarnado diante dos beirões.
Esta quarta-feira fica marcada pela realização da segunda meia-final da Taça da Liga. A partir das 20 horas, Benfica e SC Braga medem forças no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, sendo que o vencedor deste duelo carimbará o passaporte para a grande final da competição, que está agendada para as 20 horas do próximo sábado, também no anfiteatro leiriense. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este clássico do futebol português e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!