Benfica
3 - 0
Aves SAD

Siga o Benfica vs Aves SAD em direto

Benfica domina Aves SAD, já com os olhos postos em Madrid
Águias recebem lanterna-vermelha da Liga, com a mira nos lugares cimeiros

FINAL DO JOGO. Ao Benfica só faltou… marcar mais, dada a superioridade que teve em relação ao adversário e oportunidades de que dispôs (Pavlidis e Ríos foram demasiado perdulários e Sidny ainda acertou no poste).

Schjelderup mostrou ser um jogador cada vez mais insubstituível e Bah teve o melhor regresso possível após um ano afastado por lesão, ao marcar o primeiro golo do jogo. Enzo Barrenechea e Rafa (de letra!) fecharam o resultado ainda antes do intervalo. A vitória do Sporting (3-0) com o Moreirense significa que o 2.º lugar se mantém em três pontos, mas as águias vão moralizadas ao Santiago Bernabéu onde, na quarta-feira, procuram carimbar a passagem aos oitavos de final da Champions League.

Este não foi um jogo do campeonato do Aves SAD, que vinha da primeira vitória da época e mantém os 8 pontos na Liga, assim como a posição muito delicada.

Os golos da partida:

90 +5

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo e fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do encontro. Daqui a pouco publicaremos todas as reações, crónica e notas dos jogadores. Obrigado pela companhia!

O golo de Alexander Bah, que inaugurou (11') o marcador:

Galeria de imagens 34 Fotos
90 +1

O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos

86
Substituição

Rafa Silva sai do campo e é substituído por Diogo Prioste.

Abraço entre Mourinho e Pavlidis quando o grego saiu de campo (Foto: Sérgio Miguel Santos)
82
Substituição

Pavlidis sai do campo e é substituído por Anísio Cabral, muito aplaudido pelas bancadas da Luz, ele que celebrou o 18.º aniversário há seis dias.

81
Substituição

Leonardo Rivas sai do campo e é substituído por Kiki Afonso.

80

Perigo de Enzo Barrenechea! Remate forte do argentino, a aobrigar Adriel a uma defesa de recurso, mas eficaz.

79

Na 2.ª parte, o Benfica gere a partida a seu bel-prazer, sendo evidente desde cedo que seria difícil para o Aves SAD incomodar do ponto de vista ofensivo. Está a ser a exibição desejada, com um resultado confortável e com capacidade para gerir muitas peças antes do jogo no Santiago Bernabéu.

Estão hoje no Estádio da Luz 58.784 espectadores. Recorde-se que o Benfica-Real Madrid de há quatro dias bateu o recorde de assistência no recinto:  66.387 espectadores.

Entrentanto, em Espanha, o Osasuna acaba de vencer o Real Madrid po 2-1. Antes da 2.ª mão do play-off da Champions League, na próxima quarta-feira, os merengues perdem um jogo importante que pode custar a liderança da LaLiga (dependendo do Barcelona-Levante de amanhã). O Benfica, por outro lado, irá a Madrid moralizado com uma vitória convincente frente ao Aves SAD.

71
Substituição

Andreas Schjelderup sai do campo e é substituído por Dodi Lukebakio.

71
Substituição

Alexander Bah sai do campo e é substituído por Franjo Ivanovic, que fora suplente não utilizado nos últimos quatro jogos do Benfica.

70

Aves SAD perde a bola em zona proibida, Pavlidis remata com violência, mas o remate é desviado para canto.

68

Após análise das imagens, o VAR julga não haver motivo para penálti. Sidny rematou contra Rivas, a bola parece bater na mão do paraguaio, mas o VAR nada assinala.

67

Bola no feeeerro! Sidny Lopes Cabral, que vem a crescer com o decorrer do jogo, faz um remate cruzado com o pé direito que acerta em cheio na base do poste avense! Na recarga, o Benfica pede penálti por mão na bola.

Na bancada Norte do Estádio da Luz, um jovem adulto sentiu-se mal e foi assistido pelos bombeiros no local, antes de sair do estádio, acompanhado por um bombeiro, mas pelo próprio pé.

64

Richard Ríos falha de novo após passe de Schjelderup! Bola açurada de Andreas para a desmacação do colombiano, que volta a falhar na hora do remate e a atirar por cima da baliza. O fiscal de alinha assinala foa de jogo, mas pelas repetições, Ríos parecia estar em jogo.

62

Oportunidade para Schjelderup! Se alguém merce hoje o golo é ele - bom cruzamento de Sidny para o norueguês rematar de primeira, com a bola a ser intercetada na pequena área.

Entretanto, o Sporting marcou dois golos de rajada ao Moreirense e assim prepara-se para manter a vantagem de 3 pontos para o Benfica.

João Henriques já fez quatro substituições, primeiro na defesa (Devenish e Pivô por Aderllan e Molina) e agora faz troca no meio-campo (sai Gustavo Mendonça, entra Galletto) e no ataque (Babatunde, que perdeu claramente o duelo com José Neto, por Perea). O Aves SAD procura qualquer fonte de inspiração para sair da Luz com um resultado menos avolumado.

57

O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.

54
Substituição

Gustavo Mendonça sai do campo e é substituído por Tiago Galletto.

54
Substituição

Babatunde Akinsola sai do campo e é substituído por Óscar Perea.

49

Que falhançooo de Richard Ríos! Cruzamento de Schjelderup (que está a fazer uma das melhores exibições com a camisola do Benfica) deixa Ríos sozinho, com tudo para marcar e já na pequena área. Mas o colombiano tocou mal na bola e esta sai por cima da baliza. O Estádio da Luz mal podia acreditar.

46
Substituição

Cristian Devenish sai do campo e é substituído por Aderllan Santos.

46
Substituição

Mateus Pivô sai do campo e é substituído por Guillem Molina.

46
Substituição

Nicolás Otamendi sai do campo e é substituído por Tomás Araújo.

46

Início da segunda parte.

Tomás Araújo está equipado e parece que vai entrar em campo para a 2.ª parte.

Após o apito para o intervalo, Schjelderup ficou 20 segundos a falar com o árbitro Miguel Fonseca a queixar-se de uma entrada que sofreu, antes de seguir para os balneários a coxear.

INTERVALO. Jogo de sentido único, com Schjelderup a brilhar, ainda que não tenha qualquer golo ou assistência! O norueguês participa em todas as jogadas de perigo do Benfica, abrindo espaço para que Bah (11'), Barrenechea (30') e Rafa Silva (43') construam o resultado.

Do outro lado, nota menos positivia para Pavlidis, que tem perdido os duelos com o guardião Adriel, de longe a maior fonte de esperança para um Aves SAD com muitas dificuldades e que ainda não rematou à baliza.

45 +3

O árbitro apita para o intervalo

Entretanto, O Sporting está empatado (0-0) com o Moreirense ao intervalo, deixando as águias, para já, a apenas um ponto de distância do 2.º lugar.

45 +1

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

44

Foi o 95.º golo de Rafa com a camisola do Benfica, o primeiro desde que regressou em ajneiro após a passagem de um ano e meio pelo Besiktas.

43
Golo

G O O O O O L O - Que espetáculo! Rafa Silva marca de letra com muita classe. Até parece fácil! Schjelderup (está em todas) ficou perto do golo com um remate colocado, que Adriel defendeu. A bola sobrou para Sidny Lopes Cabral, que encontra Rafa no coração da área.

42

Não está a ser o dia de Sidny Lopes Cabral... além de andar muito desaparecido em campo, teve agora a oportunidade de bater uma bola parada do lado esquerdo, e atirou diretamente para fora.

35

Que passe fantástico de Schjelderup (está endiabrado!), mas Adriel faz uma defesa ainda melhor! Mais uma vez Andreas em destaque, a receber uma bola de Rafa e a colocá-la direitinha nos pés de Pavlidis, que volta a permitir a defesa do guardião brasileiro.

Com o Sporting ainda empatado em Moreira de Cónegos, a classificação ao vivo da Liga deixa o Benfica a apenas um ponto dos leões.

30
Golo

G O O O O O O L O Benfica marca! Enzo Barrenechea faz o 2-0! Na sequência de um canto, a defesa do Aves SAD demora muito a regair a uma bola perdida e o argentino ganha espaço na área, para finalizar com qualidade.

29

Que desperdício de Raaaafa! Muito boa a recuperação do Benfica em zona alta, Rafa dribla um defsa com classe, mas depois remata contra Adriel, que defende para canto.

28

Sindy Lopes Cabral ganha a bola com espaço, em transição ofensiva, corre cheio de vontade e tenta desmarcar Pavlidis, mas o passe sai com uma força enorme e satravessa a linha de fundo.

27

Parece ser impossível parar Schlederup. O norueguês está claramente a jogar com confiança, decide bem o momento de driblar ou de passar a bola e, por isso, tem sido presença constante nas jogadas mais perigosas das águias.

26

Pavlidis tenta o cruzamento, a bola é afastada para a entrada da área onde estava Enzo Barrenechea, que remata por cima da baliza.

23

O jogo é reiniciado.

22

O jogo está parado porque Adriel está deitado no chão e recebe assistência médica. José Mourinho e João Henriques aproveitam para falarem com os seus jogadores.

21

Até agora, José Neto consegue conter o veloz e imprevisível Babatunde Akinsola, que tem claramanete pela frente um osso duro de roer.

20

Os adeptos do Benfica fazem a onda mexicana no Estádio da Luz, enquanto o Aves SAD tenta montar uma resposta ao golo sofrido, com um jogo rendilhado e à procura de espaços entrelinhas e nas alas.

15

Quaaaaase que era o 2-0 para o Benfica! Mais uma vez Schjelderup, que está muito irrequieto, a desmarcar Pavlidis na área, o grego tenta o remate, mas Adriel desvia para canto. Bah ainda ficou a centímetros de conseguir bisar à boca da baliza.

Os 378 dias longe dos relvados terminam da melhor maneira para Alexander Bah, que regressa de lesão (rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) logo a titular e a faturar! Finalização oportuna do dinamarquês, muito ativo na manobra ofensiva do Benfica - fez o sexto golo com a camisola das águias.

11
Golo

G O O O O O O L O - o Benfica marca! Boa jogada de Schjelderup, a bola sobra para Pavlidis que remata para defesa incompleta de Adriel e Alexander Bah estava no sítio certo para fazer a recarga e finalizar!

10

O Benfica insiste pelo corredor esquerdo, com Schjelderup e José Neto, tentano talvez aproveitar ainda alguma debilidade física de Pivô (lateral-direito do Aves SAD). Para já, os minhotos afastam o perigo.

8

Pivô sai de campo a coxear, mas já regressou ao relvado, ainda que com algumas queixas. Segue o jogo!

6

Choque entre Schjelderup e Mateus Pivô interrompe o jogo. O jogador do Benfica parece levar uma pancada inadvertida na face, mas já se levantou, enquanto Pivô ainda está no chão, com queixas no tornozelo.

4

Schjelderup tentava penetrar na área e cruza para fora, queixando-se de um empurrão do adversário. O árbitro nada assinala. De seguida, Adriel já houve assobios ao bater o pontapé de baliza.

1

Aves SAD sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

Jogo da 23.ª jornada entre águias e lanterna-vermelha da Liga

Hino cantado, equipas alinhadas cumprimentos dados, está tudo a postos para o apito inicial!

As formações já recolheram aos balneários.

Sudakov é baixa do jogo de hoje, não constando sequer nos convocados. O ucraniano está a contas com uma lombalgia (dores nas costas) e também fica em dúvida, para já, a sua disponibilidade para jogar com o Real Madrid na próxima quarta-feira.

Águis e minhotos encontram-se na 23.ª jornada da Liga

A equipa do Benfica é a primeira a entrar em campo.

Otamendi publica nas redes sociais aquele que será o equipamento do Benfica para o jogo de hoje:

Equipamento do Benfica frente ao Aves SAD (foto: Otamendi/Instagram)

Os guarda-redes das duas equipas já aquecem em campo, perante umas bancadas ainda bastante despidas.

Este é o onze do Aves SAD: Adriel; Mateus Pivô, Cristian Devenish, Paulo Vítor e Leonardo Rivas; Ángel Algobia, Roni e Gustavo Mendonça; Tunde Akinsola, Tomané e Diego Duarte.

Suplentes do Aves SAD: Simão Bertelli, Guitierrez, Aderllan Santos, Rúben Semedo, Kiki Afonso, Tiago Galletto, Guilherme Neiva Óscar Perea e Nenê,

José Neto, 17 anos, lateral-esquerdo campeão do mundo sub-17, será pela primeira vez titular. Tinha sido utilizado na equipa titular um minuto contra o Nápoles, na Luz, e cinco com o Moreirense, em Moreira de Cónegos.

Alexander Bah, que já tinha sido convocado para o jogo com o Real Madrid, volta a jogar mais de um ano depois de ter sofrido grave lesão no joelho esquerdo.

Em relação à equipa que entrou de início com o Real Madrid, saem Dedic, Tomás Araújo, Dahl, Prestianni (castigado), Leandro Barreiro e Fredrik Aursnes e entram Bah, António Silva, José Neto, Sidny, Ríos e Barrenechea.

Mourinho faz verdadeira revolução no onze: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e José Neto; Ríos e Barrenechea; Sidny, Rafa e Schjelderup; Pavlidis.

Suplentes do Benfica: Diogo Ferreira, Dedic, Tomás Araújo, Dahl, Leandro Barreiro, Lukebakio, Diogo Prioste, Ivanovic e Anísio Cabral.

Aplausos tímidos na chegada da equipa do Benfica à Luz.

Encarnados voltam à ação depois da derrota com o Real Madrid na Champions

José Mourinho cumpre hoje uma volta de campeonato à frente do Benfica: foi no terreno do Aves SAD que o técnico iniciou a segunda passagem pelo emblema da Luz, na altura vencendo a partida da 6.ª jornada por 3-0 (marcaram Pavlidis, Sudakov e Ivanovic). O registo de José Mourinho no Benfica esta temporada é o seguinte: 32 jogos, 19 vitórias, 6 empates e 7 derrotas; 57 golos marcados e 25 sofridos.

Assim se equiparam as duas equipas no campeonato:

João Henriques é o terceiro treinador da época do Aves SAD, depois de José Mota e de João Pedro Sousa. A equipa atravessa algo inédito esta semana: treinou após uma vitória na Liga, algo que só aconteceu na última jornada, e logo de forma convincente, frente ao Estoril (3-0).

Este técnico sabe o que é vencer o Benfica: fê-lo aqui na Luz pelo Santa Clara, em 2020, ganhando por 4-3. De resto, soma seis derrotas e dois empates contra as águias.

Os «vários tipos de pressão» que o Benfica enfrenta hoje, na receção ao Aves SAD, na opinião do treinador e comentador d'A BOLA TV, Paulo Robles:

Análise de Paulo Robles, treinador e comentador d'A BOLA TV

No primeiro jogo desde a derrota (0-1) com o Real Madrid no play-off da Champions League, o Benfica tenta deixar para trás todos os acontecimentos dessa noite, marcada pelas acusações de racismo de Vinícius Júnior a Prestianni. José Mourinho admitiu o impacto emocional que a situação teve no balneário.

Prestianni que hoje não estará em campo: cumpre castigo por ter visto o quinto cartão amarelo na Liga na última jornada, com o Santa Clara (vitória das águias por 2-1).

Histórico de confrontos

O Aves SAD procura a primeira vitória da sua curta história com o Benfica, que ganhou três dos quatro encontros disputados com os nortenhos, com um agregado acumulado de 13-1. Além disso, há um empate a uma bola entre as equipas, em dezembro de 2024.

Boa tarde! O Benfica recebe o Aves SAD às 18h00, ao mesmo tempo que o Sporting joga na casa do Moreirense e pode acompanhar tudo o que vai acontecer em A BOLA!