Aves SAD
2 - 2
Tondela

Siga o Aves SAD vs Tondela em direto

Aves SAD-Tondela: esforços a rodos... mas ninguém saiu a sorrir
Nortenhos e beirões deram tudo pela vitória, mas o 2-2 acabou por ser o resultado final. Ambas as equipas continuam nos dois últimos lugares da tabela classificativa

Pedro Maranhão, na conversão de um pontapé de penálti (71') fez o 2-2, aquele que viria a confirmar-se como o resultado final:

Óscar Perea colocou o Aves SAD em vantagem, aos 62 minutos:

FINAL DA PARTIDA! AVES SAD 2 TONDELA 2. Belo jogo de futebol. Sem momentos de nota artística, entenda-se, mas com intensidade a rodos, golos, uma reviravolta e incerteza até final. Rony Lopes deu vantagem aos auriverdes, logo aos 14 minutos, mas Sidi Bane empatou para os avenses (43'). A etapa complementar manteve a toda do equilíbrio e o golo poderia voltar a aparecer em qualquer uma das balizas. Apareceu... em ambas. Marcou primeiro a formação orientada por João Pedro Sousa, com Óscar Perea a dar o melhor seguimento a uma excelente assistência de Diogo Spencer (62'), voltou a festejar o conjunto de Ivo Vieira, com Pedro Maranhão a concretizar um pontapé de penálti (71') - mão de Sidi Bane dentro da grande área. Até final da partida, Aves SAD e Tondela continuaram em busca da felicidade, mas não mais tiveram arte e engenho para chegarem ao triunfo. Desta forma, os dois clubes continuam nos lugares mais indesejados da tabela classificativa.

90 +7

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +5
Cartão Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Tomané e mostra-lhe o cartão amarelo

91

À figura! Remate de Pedro Lima, à entrada da área, para defesa segura de Bernardo Fontes. Os avenses também ainda acreditam no triunfo...

90

Por cima! Livre batido por Hugo Félix e Yefrei Rodríguez, de cabeça, ficou perto do golo. O Tondela voltou a ameaçar...

90

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

89
Cartão Amarelo

Leonardo Rivas comete falta e é admoestado.

88
Cartão Amarelo

Yaya Sithole comete falta e é admoestado.

87
Cartão Amarelo

Nenê comete falta e é admoestado.

84
Substituição

Tomané sai do campo e é substituído por Nenê.

84
Substituição

Kiki Afonso está a sair com queixas físicas e é substituído por Leonardo Rivas.

84

O jogo é reiniciado.

82

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

79

Mais uma grande ocasião para o Tondela! Excelente cruzamento da direita de Pedro Maranhão e Brayan Medina, à entrada da pequena área, desvia por cima da barra da baliza defendida por João Gonçalves. Os auriverdes estão com a corda toda...

77

O Tondela esteve perto da reviravolta! Bebeto cruzou do lado direito e Ivan Cavaleiro, completamente sozinho, ao segundo poste, não conseguiu o desvio vitorioso por milímetros...

74
Cartão Amarelo

Pedro Maranhão puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

73
Substituição

Óscar Perea sai do campo e é substituído por Babatunde Akinsola.

72
Cartão Amarelo

Diogo Spencer puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

71

GOOOOOOOLOOOOOOOO DO TONDELA!! Pedro Maranhão, chamado à marcação do pontapé de penálti, bate João Gonçalves e devolve a igualdade ao marcador. 2-2.

71

G O O O O O L O - Pedro Maranhão do Tondela de pé direito marca o penalti. Joao Goncalves esteve perto de defender.

70
Substituição

Hélder Tavares sai do campo e é substituído por Juan Rodríguez.

68

Penálti para o Tondela! Luís Filipe, árbitro da partida, entende que Sidi Bane toca a bola com o braço, no interior da grande área do Aves SAD, e, como tal, os auriverdes vão ter uma excelente oportunidade para chegarem ao empate.

68

O jogo é reiniciado.

68

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

65
Substituição

Jaume Grau sai do campo e é substituído por Bruno Lourenço.

65
Substituição

Rafael Barbosa sai do campo e é substituído por Pedro Lima.

63
Substituição

Tiago Manso sai do campo e é substituído por Bebeto.

63
Substituição

Rony Lopes sai do campo e é substituído por Hugo Félix.

62

GOOOOOOOOLOOOOOOO DO AVES SAD!! Assistência perfeita de Diogo Spencer e Óscar Perea, já na área, ligeiramente descaído para a esquerda, remata rasteiro para o fundo das redes da baliza de Bernardo Fontes. Os nortenhos completam a cambalhota no marcador. 2-1.

62
Golo

G O O O O O L O - Óscar Perea marca de pé esquerdo!

60

Que defesa incrível de Bernardo Fontes!! Tomané beneficiou de um pedaço de espaço à entrada da área e rematou de pronto, de pé direito, com o guarda-redes brasileiro do Tondela a voar para negar o golo ao ponta de lança do Aves SAD.

58

O jogo é reiniciado.

58

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

57
Cartão Amarelo

Hélder Tavares comete falta e é admoestado.

Os primeiros 10 minutos da etapa complementar ainda não ofereceram qualquer situação de verdadeiro perigo junto das duas balizas, mas ambas as equipas estão a entregar-se ao jogo com uma intensidade assinalável e, percebe-se, tanto Aves SAD como Tondela não estão satisfeitos com o empate. Falta, porém, melhor definição no último terço...

Apesar de estarmos na presença de duas equipas que estão nos dois últimos lugares da tabela classificativa, a verdade é que, neste momento, há três internacionais portugueses em campo: Rúben Semedo (Aves SAD), e Rony Lopes e Ivan Cavaleiro (Tondela).

Se João Pedro Sousa decidiu não mexer na sua equipa ao intervalo, Ivo Vieira promoveu duas mexidas no Tondela: saíram Yarlen (lesionado) e Jordan Pefok, entraram Ivan Cavaleiro e Yefrei Rodríguez. São, no fundo, duas trocas diretas, pelo que os auriverdes mantêm-se no mesmo sistema, ou seja, em 4x2x3x1.

48

O jogo é reiniciado.

48

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Sidi Bane, aos 43 minutos, apontou o golo do empate para o Aves SAD:

46
Substituição

Jordan Pefok sai do campo e é substituído por Yefrei Rodríguez.

46
Substituição

Yarlen sai do campo e é substituído por Ivan Cavaleiro.

46

Início da segunda parte.

Foi desta forma que Rony Lopes colocou o Tondela em vantagem, aos 14 minutos:

INTERVALO! AVES SAD 1 TONDELA 1. Primeira parte marcada pelo equilíbrio. Ambas as equipas tiveram algumas aproximações às balizas contrárias, é um facto, mas percebe-se que a necessidade de pontos retira, por vezes, a capacidade de definição aos artistas. Ainda assim, dois golos: Rony Lopes beneficiou da inoperância de João Gonçalves para colocar os beirões em vantagem (14'), Sidi Bane aproveitou um remate prensado para dar a igualdade aos avenses (44'). Está tudo em aberto para a etapa complementar de um duelo que coloca frente a frente os dois últimos classificados da presente edição da Liga e que começam a ter urgência na conquista de pontos...

45 +4

O árbitro apita para o intervalo

46

Que oportunidade para o Tondela! Excelente passe de Tiago Manso e Pedro Maranhão, já no interior da área, rematou cruzado, mas ao lado do poste direito da baliza à guarda de João Gonçalves.

45 +1

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

43

GOOOOOOOLOOOOOOOO DO AVES SAD!! Sidi Bane aproveitou uma bola que lhe chegou aos pés na sequência de uma jogada de insistência e rematou de pé direito (o esférico foi prensado em Yarlen) para o fundo das redes da baliza à guarda de Bernardo Fontes. Está feito o empate. 1-1.

43
Golo

G O O O O O L O - Sidi Bane marca de pé direito mas a bola teve um desvio.

38

Que corte absolutamente incrível de Cristian Devenish! Transição rápida do Tondela através da velocidade de Yarlen, pela esquerda, com o jovem extremo a assistir Jordan Pefok. O ponta de lança não se fez rogado e tentou, de imediato, o remate, no coração da área, mas valeu aos avenses Cristian Devenish, que deu, literalmente, o corpo às balas, e evitou o segundo golo dos auriverdes.

38
Cartão Amarelo

Brayan Medina puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

30

O jogo é reiniciado.

28

Grande oportunidade para o Aves SAD! Cruzamento da direita de Sidi Bane e Rafael Barbosa, já no interior da área, rematou de primeira, de pé esquerdo, ao lado do poste direito da baliza à guarda de Bernardo Fontes.

28

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

18

Mais uma tentativa de Rony Lopes! O criativo tondelense voltou a explorar a meia distância, mas, desta feita, João Gonçalves foi ao relvado e segurou o remate do internacional português.

14

GOOOOOOLOOOOOOOOO DO TONDELA!! Rony Lopes, descaído para a direita, rematou forte, de pé esquerdo, com a bola a bater à frente de João Gonçalves (que não ficou nada bem na fotografia...) e a entrar na baliza avense. Os beirões estão na frente do marcador. 0-1.

14
Golo

G O O O O O L O - Rony Lopes do Tondela marca de fora da área com o pé esquerdo!

12

Primeira tentativa pertence ao Aves SAD! Óscar Perea ousou o remate à baliza contrária, mas a bola sofreu um desvio num defensor tondelense e saiu pela linha final.

Há vontade de ambas as equipas, percebe-se, mas, para já, ainda não houve declaração de interesses: o equilíbrio é a nota dominante e João Gonçalves e Bernardo Fontes têm sido meros espectadores.

7

O jogo é reiniciado.

7

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

1

Aves SAD sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

O Aves SAD vai jogar com o seu equipamento principal - camisola vermelha e branca listada na vertical e calção vermelho -, ao passo que o Tondela apresenta-se com o equipamento alternativo - todo escuro e com alguns toques de amarelo na gola e na manga.

Entram as três equipas no relvado. Depois da tradicional saudação ao público e da escolha de campo e bola estará tudo a postos para o apito inicial do árbitro Luís Filipe.

Ivo Vieira, técnico do Tondela, mexe em cinco peças tendo como termo de comparação o encontro frente ao Benfica (0-3), dos quartos de final da Taça da Liga, que decorreu na noite da passada quarta-feira, no Estádio da Luz: saem Lucas Cañizares, Joe Hodge, Afonso Rodrigues, Hugo Félix e Yefrei Rodríguez, entram Bernardo Fontes, Yaya Sithole, Pedro Maranhão, Rony Lopes e Jordan Pefok.

João Pedro Sousa, treinador do Aves SAD, faz três alterações relativamente ao jogo com o Santa Clara (0-2), da 9.ª jornada da Liga, realizado no passado dia 25 de outubro: saem Tunde, Pedro Lima e Kodisang, entram Rúben Semedo, Rafael Barbosa e Óscar Perea.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio da Vila das Aves. A tarde está ensolarada, mas há uma brisa no ar. O relvado parece estar em boas condições para a prática do futebol e os adeptos vão tomando os seus lugares nas bancadas do anfiteatro avense. Os sócios e simpatizantes da equipa da casa estão, naturalmente, em maior número, mas também há algumas dezenas de aficionados dos auriverdes que prometem puxar pela formação orientada por Ivo Vieira.

Há uma estreia absoluta na equipa do Aves SAD: Rúben Semedo. O defesa-central, de 31 anos, foi apresentado pelos avenses a meio do mês de outubro (encontrava-se livre de compromissos e, como tal, pôde ser inscrito de imediato) e esta tarde vai debutar no conjunto nortenho. Recorde-se que Rúben Semedo (três vezes internacional por Portugal) tem um currículo de respeito - Sporting, Reus, Villarreal e Huesca (todos de Espanha), Vitória de Setúbal, Rio Ave, FC Porto, Olympiakos (Grécia) e Al-Duhail, Al Markhiya e Al-Khor (todos do Qatar).

Tondela (treinador): Ivo Vieira

Tondela (suplentes): Lucas Cañizares (30), Bebeto (2), Christian Marques (4), Yefrei Rodríguez (11), Ivan Cavaleiro (17), Juan Rodríguez (32), Maviram (60), Hugo Félix (79) e Cícero (97)

Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Tiago Manso (48), João Afonso (5), Brayan Medina (20) e Rémy Vita (21); Yaya Sithole (15) e Hélder Tavares (8) C; Pedro Maranhão (7), Rony Lopes (16) e Yarlen (67); Jordan Pefok (29)

Aves SAD (treinador): João Pedro Sousa

Aves SAD (suplentes): Simão Bertelli (93), Paulo Vítor (3), Pedro Lima (8), Tunde (11), Leonardo Rivas (12), Bruno Lourenço (17), Nenê (18), Tiago Galletto (19) e Diego Duarte (20)

Aves SAD (titulares): João Gonçalves (99); Sidi Bane (4), Rúben Semedo (35) e Cristian Devenish (42); Diogo Spencer (2), Gustavo Assunção (6), Jaume Grau (15) e Kiki Afonso (24) C; Óscar Perea (14), Tomané (7) e Rafael Barbosa (10)

Árbitro: Luís Filipe (AF Lisboa); Assistentes: Vasco Marques e Ricardo Carreira; 4.º Árbitro: Vítor Lopes; VAR/AVAR: Manuel Mota e Paulo Miranda

Já há equipas oficiais!

Há um outro dado que une as duas equipas à entrada para esta 10.ª jornada: Aves SAD e Tondela são os dois piores ataques da Liga. Os avenses marcaram cinco golos em nove jogos, os beirões apontaram apenas quatro no mesmo número de partidas.

Olhando apenas à caminhada de Aves SAD e Tondela na presente edição da Liga, poucos motivos para sorrir haverá de parte a parte. Os nortenhos levam oito derrotas e um empate - o único ponto conquistado pelo conjunto da Vila das Aves foi no reduto do SC Braga (2-2) -, os beirões têm uma vitória - Santa Clara (2-1) -, dois empates - Estoril (2-2) e Estrela da Amadora (0-0) - e seis desaires.

Também o Tondela vem de um resultado negativo: 0-3 com o Benfica, na passada quarta-feira, em duelo referente aos quartos de final da Taça da Liga. Antes desse embate com os encarnados, os auriverdes tinham defrontado outro dos grandes do futebol português, no caso, o Sporting. Faz hoje uma semana, os beirões baquearam na receção ao bicampeão nacional, perdendo (também) por 0-3.

O Aves SAD vem de uma derrota (0-2) diante do Santa Clara. O conjunto orientado por João Pedro Sousa voltou aos desaires na presente temporada, isto depois de na semana anterior ter goleado (7-0) o Fornos de Algodres, logrando, dessa forma, o apuramento para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Estamos na presença dos dois últimos classificados da tabela. O Aves SAD carrega a lantera-vermelha, tendo apenas 1 ponto, o Tondela segue no 17. posto, com 5 pontos somados. Ainda que estejamos somente na 10.ª jornada, começa a ser imperial que as duas equipas comecem a somar pontos para não se abrir um fosso ainda maior relativamente aos lugares de salvação.

O Aves SAD recebe, esta tarde (15h30), o Tondela, numa partida referente à 10.ª jornada da Liga e que vai ser disputado no recinto do emblema nortenho. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!