Liveblog Aves SAD vs Alverca outubro 2025
Obrigada por ter estado desse lado. Não perca já de seguida a crónica e as reações dos intervenientes no site de A BOLA. Até à próxima.
Remontada do Alverca não merece contestação face a um Aves SAD inibido mesmo depois de ter estado em vantagem no jogo. Passo a passo, com um plantel que tem 30 caras novas, os ribatejanos enveredam pelo caminho da tranquilidade no seu regresso à Liga, 21 anos depois. Os avenses, com João Pedro Sousa a cumprir o segundo jogo no comando técnico, a não conseguirem sacudir a pressão de carregar a lanterna vermelha, sofreram três golos pelo quarto jogo consecutivo.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Grande jogada individual do lateral Gonçalo Esteves, ex-Sporting, que arrancou da zona da bandeirola de canto, tirou vários jogadores da frente no drible e num remata rasteiro 'matou' o jogo.
90+4': Kodisang cruzou para a zona central onde apareceu Bruno Lourenço a cabecear, mas a bola não levou a melhor direção. Nenê esperava a bola ao segundo poste.
Eis o golo de Figueiredo que vai dando vantagem ao Alverca.
O quarto árbitro mostra nove minutos de compensação.
Alex Amorim sai do campo e é substituído por Gian Cabezas.
Lincoln sai do campo e é substituído por Gonçalo Esteves.
Nenê, jogador mais velho da Liga, com 42 anos, vai entrar no Aves SAD.
Está tomada a decisão. O golo não é válido, a bola bateu na mão de Sandro Lima.
Através de livre, Lincoln cruzou para o segundo poste, Bruno Lourenço desvia para uma primeira defesa do guarda-redes, a acabou por bater em Sandro Lima e entrou na baliza.
Lance a ser analisado pelo VAR.
Jogo conhece momento menos bonito, com muitas alterações e jogo muito mastigado.
Lucas Figueiredo sai do campo e é substituído por Cedric Nuozzi.
Davy Gui sai do campo e é substituído por Tomás Mendes.
Gustavo Assunção sai do campo e é substituído por Kobamelo Kodisang.
Rafael Barbosa sai do campo e é substituído por Gustavo Mendonça.
Veja o primeiro golo do Alverca.
Cartão amarelo a Meupiyou (Alverca), por demorar na reposição da bola.
A Direção do Aves SAD ofereceu capas de chuva aos adeptos do Alverca.
Marezi sai do campo e é substituído por Sandro Lima.
João Pedro Sousa reage ao segundo golo com duas substituições.
Leonardo Rivas sai do campo e é substituído por Bruno Lourenço.
Pedro Lima sai do campo e é substituído por Kiki Afonso.
As linhas do VAR assinalam que Figueiredo estava em jogo por 10 cm.
GOLO! Depois de rever, o árbitro reverte a decisão inicial e atribui um golo a equipa Alverca!
Está validado o golo, revertida a anulação! Golaço de Figueiredo!
O lance está a ser analisado pelo VAR.
Lucas Figueiredo fez as redes balançar, após jogada individual, mas o árbiro David Silva assinalou-lhe fora de jogo.
Alverca está a explorar bem a lateral direita rumo ao ataque, com duas incursões na área do Aves SAD em apenas cinco minutos.
Início da segunda parte.
Para já não há alterações nos onzes!
Veja o golo do Aves SAD.
O Aves SAD acabou por sucumbir ao caudal ofensivo dos ribatejanos que, mesmo ao cair do pano para o intervalo, chegaram ao empate com um golo de se lhe tirar o chapéu de Alex Amorim.
Remate de fora da área, Alex Amorim encheu o pé direito, a bola ainda tocou em Tomané e entrou em arco na baliza por cima de Bertelli.
O árbitro apita para o intervalo
45+3': Lincoln cheio de cerimónias à entrada da área, com remate de pé direito (é esquerdino) a sair ao lado.
45+1: Que defesa de Bertelli! Pára remate de Simão Figueiredo e depois a recarga de Marezi.
O quarto árbitro mostra quatro minutos de compensação.
Tunde Akinsola a fazer valer-se da velocidade para conduziu contra-ataque do Aves SAD, mas Meupiyou desarmou-o com classe.
O Alverca está cada vez mais instalado no meio-campo dos avenses que de tudo fazem para defender a vantagem.
Cartão amarelo para Babatunde Akinsola após falta sobre Bastien Meupiyou.
Há 50/50 de posse de bola, com o três remates para o Aves SAD e cinco para o Alverca.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque Naves (Alverca) está a ser assistido.
Leonardo Rivas voltou a pisar mesmo terreno no lance do golo, fez novo cruzamento precioso, mas, desta feita, André Gomes agarrou a bola.
A jogada do Alverca foi boa, mas o passe final para Marezi saiu longo demais e a bola perdeu-se.
Após ter chegado ao golo, logo aos 11 minutos, o Aves SAD tem tido muitas dificuldades em sair com a bola no pé face à pressão alta dos ribatejanos.
O árbitro não considera ter havido motivo para grande penalidade e manda seguir o jogo.
Esteve à vista o empate! Figueiredo aproveitou um desentendimento entre Simão e Galletto, mas o remate foi defendido pelo guardião, após uns saltos de peixe que deram resultado.
O Alverca beneficiou de uma série de três cantos consecutivos, fruto de algum ascendente na partida à procura do empate.
Lance a ser avaliado pelo VAR em que há contacto entre Davy Gui e Pedro Lima, com o médio do Alverca a pedir penálti.
Canto à moda curta, com Figueiredo a meter na área, mas Rivas saltou mais alto e limpou a jogada.
Grande arrancada de Nabil Touaizi, internacional sub-20 por Marrocos, pelo flanco direito, mas o cruzamento saiu direto às mãos de Simão Bertelli.
A equipa ribatejana está a sentir algumas dificuldades na circulação de bola e em desvantagem os jogadores sentem mais pressão.
Remate de Davy Gui à entrada da área, mas a bola subiu em demasia num lance que acabou por não levar perigo à baliza defendida por Bertelli.
Responde o Alverca com uma boa jogada coletiva que terminou com Lincoln, no lado direito, a cruzar muito para o segundo poste, mas o esférico acabou por sair pela linha de fundo.
Grande movimento de Diego Rivas a fazer um cruzamento com conta, peso e medida para a zona de penálti, onde Pedro Lima a finalizar de forma perfeita, sem hipóteses para André Gomes, numa altura em que o Alverca está com dez, devido à lesão de Chissumba, que estava a ser assistido fora das quatros linhas.
Chissumba continua a ser assistido.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque Chissumba está a ser assistido, devido a um problema no joelho esquerdo, depois de a sua perna ter ficado presa no relvado.
Remate de Rafael Barbosa, que recebeu a bola na esquerda do ataque avense, mas o remate foi parar às mãos de André Gomes.
Cruzamento de Rafael Barbosa, mas a defesa do Alverca resolve.
Alverca sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Nuvens carregadas na Vila das Aves, a escurecer o ambiente às 18h00, e alguma chuva a cair.
Os jogadores do Aves SAD entraram em campo com rosas cor de rosa, em homenagem ao mês do cancro da mama, que se cumpre em outubro.
As equipas estão a perfilar-se no relvado, seguindo-se escolha do lado de campo onde começam por parte dos capitães Jaume Grau e Sergi Gómez.
Na equipa da casa o central Paulo Vitor cumpre castigo, aparecendo Sidi Bane no onze. Do lado do Alverca é o médio Sabit Abdulai que cumpre um jogo de suspensão.
De realçar que o espanhol Ángel Algobia e o colombiano Cristian Devenish que foram titulares na última jornada não constam da ficha de jogo do Aves SAD.
Faltam 20 minutos para o apito inicial.
As equipas já estão no relvado a fazer os habituais exercícios de aquecimento.
A equipa de arbitragem é liderada por David Rafael Silva (AF Porto), assistido por Carlos Campos e Fábio Silva. Fábio Melo é o 4.º árbitro, enquanto no VAR/AVAR estarão Ricardo Moreira e Rui Cidade.
Reciclar é cada vez mais fundamental. Decorre uma ação junto ao estádio da Vila das Aves.
Veja a chegada da equipa ribatejana ao estádio.
Suplentes do Alverca: Matheus Oliveira, Cédric Nuozzi, Tomás, Tiago Leite, Gonçalo Esteves, Stéphane Diarra, Gian Rodríguez, Diogo Martins e Sandro Lima.
Suplentes do Aves SAD: João Gonçalves, Jordi Fernandez, Kobamelo Jodisang, Bruno Lourenço, Nenê, Diego Garcete, Guilherme Silva, Gustavo Mendonça e Kiki Afonso.
Onze do Alverca: André Gomes; Naves, Sergi Gómez (C) e Meupiyou; Nabil, Davy Gui, Amorim e Chissumba; Lincoln, Marezi e Lucas Santos.
Onze do Aves SAD: Simão Bertelli; Diogo Spencer, Tiago Galletto, Sidi Bane e Gustavo Assunção; Jaume Grau (C) e Baptiste Roux; Akinsola, Pedro Lima e Rafael Barbosa; Tomané.
📋 𝗟𝗜𝗡𝗘 𝗨𝗣 #AFSALV
— AFS Vila das Aves (@afs_viladasaves) October 4, 2025
#AVilaEmPrimeiro pic.twitter.com/wTRBJCuMPZ
Já há onzes!
Tudo pronto no balneário do Alverca.
Já Custódio Castro, treinador do Alverca, não escondeu que quer ver a equipa das continuidade à vitória da última jornada.
Na antevisão ao encontro, o treinador dos avenses, João Pedro Sousa, traçou a missão: «Temos de ser consistentes.»
Por sua vez, o Alverca procura a primeira vitória fora de casa, algo que escapa há já nove jogos! A equipa de Custódio Castro chega, este sábado, à Vila das Alves moralizada pela vitória diante do V. Guimarães (2-0) na última ronda.
A equipa agora orientada por João Pedro Sousa carrega a lanterna vermelha da Liga, com apenas um ponto conquistado na Pedreira, à 3.ª jornada, após empate a dois golos diante do SC Braga.
Pela Vila, pelas nossas cores 🔴⚪️#AVilaEmPrimeiro pic.twitter.com/0tCEFoWqev
— AFS Vila das Aves (@afs_viladasaves) October 4, 2025
A equipa da casa, que já viveu chicotada, com mudança no comando técnica, está ávida de pontos, principalmente em casa, o que ainda não aconteceu esta época. Aliás, há 10 jogos que os avenses não conquistam os três pontos dentro de muros.
Boa tarde. O Aves SAD recebe, este sábado, a partir das 18h00, o Alverca, em jogo referente à 8.ª jornada da Liga e A BOLA vai da-lhe conta de todas as incidências, fique por aí a acompanhar.