Prémio de consolação
Seleção portuguesa sub-19 (foto: FPF)

Prémio de consolação

OPINIÃO11.04.202409:03

Portugal e as suas seleções precisam de ter à sua frente os melhores treinadores formadores

A Seleção Nacional Feminina sub-19 venceu, na última terça-feira, a congénere da Suíça por 1-0. À primeira vista pode parecer uma boa notícia… e uma vitória é sempre uma boa notícia. Na realidade, esse resultado mais não foi do que um prémio de consolação. Porque nos permitiu manter a Seleção sub-19 na Liga A da Ronda de Elite. Porém, e esta é a má notícia, a Seleção portuguesa partiu para este jogo já sem hipóteses de apuramento para o Europeu sub-19, que terá lugar na Lituânia de 14 a 27 de julho.

E é isso que tem de ser tema de profunda reflexão. Porque esta Seleção junta só as duas melhores gerações de sempre de jogadoras, as nascidas em 2005 e sobretudo 2006. Falhámos o apuramento porque empatámos com a Itália e perdemos com a Inglaterra. Mas falhámos porque existe em redor das seleções de formação do futebol feminino uma tremenda falta de exigência. No ano passado, com esta mesma geração de 2006, já tínhamos perdido também o apuramento para o Euro sub-17. Nada se passou, ninguém questionou, não se pediram responsabilidades. O resultado foi agora um novo falhanço, desta vez com as sub-19. E curiosamente - ou talvez não - os responsáveis são os mesmos.

Estes resultados espelham, no fundo, o desleixo nas camadas jovens das seleções (menos mal que as sub-17 conquistaram o apuramento para o Europeu) que, a manter-se, terá repercussões no futuro. Situação que, confesso, não consigo entender tendo em conta que as jogadoras chegam atualmente melhor preparadas para estes contextos, temos muito mais talento e qualidade em quantidade. Mas os resultados (insisto, sub-17 à parte) não aparecem. Recentemente perdemos, em sub-15, 11-1 com a Alemanha e 9-1 com a Espanha em sub-19. Uma catástrofe. Parece que importante é participar… mas sem o mínimo grau de exigência.

Portugal e as suas seleções precisam de ter à sua frente os melhores treinadores formadores. Porque se há trabalho que está a ser bem feito, se há talento a aparecer nos clubes, as seleções têm de saber tirar proveito disso mesmo.

Fica o alerta.