Villas-Boas e Pereira da Costa (foto: IMAGO)
Villas-Boas desmente SAD: «É falso que exista um acordo no sentido da cooptação»
Novo presidente diz que atuais administradores recusam renunciar aos cargos
Depois do comunicado da SAD do FC Porto, que anunciou a cooptação do CFO Pereira da Costa com plenos poderes a partir de terça-feira, André Villas-Boas ataca a Administração de Pinto da Costa, garantindo que os atuais administradores nunca quiseram renunciar aos cargos e estão a atrasar a entrar em funções da nova Direção. E desmente que haja um acordo para a cooptação de Pereira da Costa no imediato.
O comunicado na íntegra
Tomámos conhecimento do comunicado hoje divulgado pelo Futebol Cube do Porto, em que se dá conta que o “Dr. José Pedro Pereira da Costa será coaptado como administrador executivo com plenos poderes já na terça-feira, ocupando uma vaga que não estava preenchida no Conselho de Administração, tendo-lhe sido já atribuído um gabinete de trabalho no Estádio do Dragão com todos os meios, bem como livre acesso a todas as áreas
do universo empresarial da SAD”.
Cumpre esclarecer o seguinte:
1. Depois do resultado eleitoral do passado Sábado, ocorreram várias reuniões com responsáveis do FC Porto e da FC Porto SAD, tendentes a assegurar um processo de transição ordenado das pastas e pelouros.
2. Os atuais administradores da SAD exprimiram a sua indisponibilidade para renunciar aos cargos que ocupam. Face a essa indisponibilidade, foram procuradas e exploradas soluções alternativas que passariam, no essencial, pela cooptação de um administrador, o Dr. José Pedro Pereira da Costa, e pelo acordo da Administração de, em atos de gestão não corrente, e até à Assembleia Geral da SAD, esse administrador ter poderes reforçados. Ontem foi-nos transmitido que a administração da SAD não estaria de acordo em atribuir esses poderes reforçados, o que nos levou
a comunicar inequivocamente que, nesses termos, o Dr. Pereira da Costa não aceitaria a cooptação.
3. É por isso falso que exista um acordo no sentido da cooptação.
4. O nosso entendimento é que (i) os resultados da esmagadora votação do passado Sábado, (ii) o facto de os mandatos nos órgãos sociais do FC Porto, SAD, terem terminado no dia 31 de dezembro de 2023, (iii) o imperativo de não comprometer a próxima época desportiva, começando imediatamente a sua preparação, e (iv) a absoluta premência e urgência da atual situação financeira do FC Porto, não são compatíveis com calendários como aqueles que nos são apresentados, em que, apenas após a tomada de posse dos órgãos sociais, se poderá convocar uma assembleia geral da SAD para eleição dos novos órgãos sociais.
5. Desconhecemos, por isso, qualquer decisão que possa vir a ser tomada na próxima terça-feira, expressando perante os Associados do FC Porto que, por respeito à vontade por si inequivocamente manifestada no Sábado, não aceitaremos qualquer solução transitória que não passe pela renúncia faseada dos atuais administradores executivos, com cooptação dos novos membros do Conselho de Administração, e sujeição a ratificação da cooptação na próxima assembleia geral, ou pela integração do Dr. Pereira da Costa na atual Comissão Executiva com poderes reforçados que lhe permitam exercer algum controlo ou veto sobre as decisões a tomar.
Destaques
Alverca-SC Braga: primeira parte chega ao fim com um golo no marcador!
Foi Benito para o Estrela, mas o Famalicão teve Koutsias largas (crónica)
Central do Betis não perdoa Mourinho: «Vi o documentário dele...»
Bournemouth de António Silva volta a sofrer à beira do fim e continua sem vitórias
Superbike: Miguel Oliveira cai e desiste em mais um dia de reinado absoluto de Bulega
F1: Gasly vinga-se e choca tudo e todos com a 'pole' em Monza
FC Porto: as etapas que Froholdt terá de cumprir até ser dado como apto
Regresso às aulas: os 5 ténis que vão acompanhar o ritmo do novo ano letivo
Opinião
Opinions
Últimas
19:04
A chegada do autocarro do Nacional a Alvalade
18:55
FC Porto sofre primeiro desaire na pré-temporada
18:45
Vote no MELHOR EM CAMPO do Marítimo-Benfica
18:44
Roma-Atalanta: Rodrigo Mora para o ataque à liderança
18:42
Foi Benito para o Estrela, mas o Famalicão teve Koutsias largas (crónica)
18:42
Atlético Madrid sofre derrota pesada no País Basco (resumo)
18:40
Em Viseu acredita-se que nunca é tarde para ser-se feliz
18:39
Equipa feminina do Sporting goleia Racing Power
18:39
Leandro Barreiro adianta o Benfica na Madeira (vídeo)
18:37
Nuno Espírito Santo soma segunda vitória consecutiva no Championship
A não perder