VÍDEO: um golaço em jeito de escorpião faz furor no México
Tornou-se viral nas redes sociais o golo marcado por Jacqueline Ovalle, jogadora do Tigres, no jogo contra o Chivas, do campeonato feminino do México e que pode muito bem vir a ser nomeado para o Prémio Marta de 2025.
La locura de gol de @lizbethovalle7.
— Club Tigres Femenil 🐯 (@TigresFemenil) March 4, 2025
Hey @fifacom_es te tenemos una nominada al premio Puskás. pic.twitter.com/TQIcKXK499
O cruzamento saiu dos pés da espanhola Jenni Hermoso, pela esquerda, e Ovalle apareceu ao primeiro poste, e em pelno voo, rematou de calcanhar, ao ângulo superior oposto. De se lhe tirar o chapéu.
No final do encontro, Ovalle foi desafiada a dar um nome ao gesto técnico que acabara de fazer e a resposta estava na ponta da língua: «El camaroncín», ou seja, camarão.
La Maga Ovalle’s scorpion kick . pic.twitter.com/rQfhgctfco
— ProfHelix24🎨⚽️ (@ProfHelix24) March 4, 2025
Jacqueline Ovalle, de 25 anos, nasceu em Aguascalientes, no México, e sempre jogou em equipas de rapazes. Até que recebeu uma bolsa escolar para jogar no Tigres, um dos melhores clubes do México, a mais de 500 quilómetros de casa, mas não pensou duas vezes: seguiu viagem.
E depressa começou a dar nas vistas. Aos 18 anos sagrou-se campeã das Américas do Norte e Central e do Caribe, em 2019 estreou-se pela seleção principal do México, tendo, em 2023, vencido a medalha de ouro do torneio de futebol feminino dos Jogos Pan-Americanos e ficou em 2.º lugar da Wold Cup, a nova prova continental da Concacaf, em 2024.
Ao serviço do Tigres, já conquistou dois Torneios Apertura e outros tantos Clausura e ainda dois Guardianes. Esta temporada, em 34 jogos, já marcou 28 golos e fez quatro assistências.