Max Verstappen agraciado no pódio, após conquistar segunda vitória da conta pessoal esta época #DAZNF1

Verstappen foi super e garantiu vitória dominante em Ímola

Piloto neerlandês liderou desde a primeira volta e nem um 'safety car' prejudicou a exibição notável rubricada em Itália

Max Verstappen foi mesmo super em Ímola, no Grande Prémio da Emilia-Romagna, e garantiu a segunda vitória da temporada. O piloto neerlandês até partiu da segunda posição, mas precisou apenas de duas curvas para ultrapassar Oscar Piastri, que tinha conquistado a pole no dia anterior.

O piloto neerlandês apresentou a frieza característica ao longo de toda a corrida e aproveitou a indefinição dos concorrentes para ganhar uma vantagem considerável à entrada para a reta final. Oscar Piastri, que começou com pneus médios, precisou de os trocar ao fim de 12 voltas e foi forçado a cavalgar dez posições para regressar ao pódio.

Lando Norris foi mais regular do que o companheiro de equipa, mas viu a vitória fugir quando Esteban Ocon foi forçado a abandonar a corrida e precipitou um safety car virtual, durante a 30.ª volta. Verstappen aproveitou a bandeira amarela para ir às boxes pela primeira vez e alargar para 20 segundos a vantagem para o britânico.

A vitória neerlandesa parecia uma certeza, mas mais um abandono podia ter baralhado as contas. Kimi Antonelli relatou «um problema» no motor que o forçou a encostar e precipitou a presença do safety car em pista. Por consequência, a vantagem de Verstappen diminuiu, mas o piloto da Red Bull mostrou porque é que é o tetracampeão em título.

Verstappen chegou à meta com mais seis segundos do que Norris e selou a segunda vitória da temporada. Oscar Piastri fechou o pódio e perdeu margem na liderança do campeonato de pilotos. A Ferrari não alcançou os três primeiros lugares, mas rubricou uma corrida positiva.

Lewis Hamilton, que partiu de 12.º terminou na quarta posição, enquanto Leclerc saltou do 11.º para o sexto lugar. Alex Albon foi uma dor de cabeça para os dois pilotos na reta final, resistiu aos ataques do monegasco e conseguiu finalizar a corrida no quinto posto.

Ainda assim, a maior recuperação pertenceu a Tsunoda, que partiu na cauda da tabela e terminou em 10.º, na zona dos pontos. Em sentido contrário, George Russell desiludiu e terminou em sétimo.

Apesar de ter terminado em terceiro lugar, Oscar Piastri permanece na liderança do campeonato de pilotos com 146 pontos, seguido de Norris, com 133. Graças à vitória em Ímola, Verstappen passa a somar 124 pontos e aproxima-se da segunda posição.

#DAZNF1