Chiquinho brilhou na vitória do Alverca sobre o Casa Pia (Foto: Lusa/FILIPE AMORIM)
Chiquinho brilhou na vitória do Alverca sobre o Casa Pia (Foto: Lusa/FILIPE AMORIM)

Vento ribatejano empurrou os visitantes de volta a Casa (crónica)

Alverca soma segunda vitória consecutiva e assegura praticamente a manutenção. Chiquinho esteve imparável e anulou uma primeira parte quase irrepreensível dos gansos

O Alverca estará, quase de certeza, na Liga na época 2026/27. Com 35 pontos alcançados na receção ao Casa Pia (3-1), este projeto provou ser viável no mais alto patamar do futebol nacional. Já os gansos não aproveitaram o empate (1-1) com o Benfica e continua na posição de play-off.

O momento alto da 1.ª parte veio logo aos 40 segundos. Livolant teve muito espaço perante Meupiyou num contra-ataque e encontrou João Marques a surgir à entrada da área. O internacional sub-21 não perdeu tempo e disparou uma bomba para o fundo das redes, bem ao sabor do vento. Excelente estreia a marcar para o jogador emprestado pelo SC Braga na estreia a titular na época.

Larrazabal (como todos) via que o vento estava a favor dos gansos e quase aproveitou (6’) isso quando tirou tinta ao poste da baliza num livre direto que deixou Matheus pregado ao chão. O espanhol, que parece não saber o que é jogar mal, obrigou o guardião a defesa apertada aos 13’.

Num duelo entre duas equipas alinhadas em 3x4x3, o Casa Pia era mais forte na pressão aos centrais alverquenses, que só encontravam soluções de progressão pelas alas, onde Figueiredo e Chiquinho tinham dificuldades em aparecer. E os gansos não desaceleravam no ataque, com Rafael Brito a obrigar (29’) Matheus a nova defesa difícil com um remate picado.

Chiquinho ainda sacou um cruzamento da cartola em cima do intervalo, que encontrou Touaizi na pequena área, mas o marroquino falhou o cabeceamento. Já Chiquinho não perdeu o ânimo e voltou a tirar um cruzamento milimétrico, no reatar do encontro; desta feita, e já a favor do vento, a bola pareceu pairar rumo à cabeça de Figueiredo, que marcou (49’) e revolucionou o jogo.

Do nada, o Alverca começou a mandar, criando muitas dificuldades ao Casa Pia. Álvaro Pacheco reagiu ao colocar Clau Mendes no lugar de Cassiano, mas os gansos perderam as asas na 2.ª parte e sofreram com isso.

Num lance em que Khaly deixou Sandro Lima e Chiquinho desmarcados na área e Patrick Sequeira defendeu o remate do brasileiro para a frente, deixando que o internacional jovem português encostasse (63’) para a baliza deserta.

O Casa Pia nunca conseguiu entrar em jogo após o intervalo e viu o Alverca selar (83’) a questão perto do fim: Figueiredo lançou Marezi, que deixou a bola em Touaizi. O marroquino atrasou para Rhaldney, que combinou na perfeição com Marezi para fazer um remate colocado para o fundo das redes.

Matheus Mendes ainda foi chamado a intervir num pontapé fortíssimo de Larrazabal e assegurou que o Alverca não sofreria mais sobressaltos até final.

Melhor em campo: Chiquinho (8)
Criou a única chance do Alverca na 1.ª parte com um cruzamento para Touaizi e assistiu o golo de Figueiredo com um passe mágico semelhante. Deixou Patrick Sequeira em sentido com remate forte, antes de consumar a reviravolta ribatejana, dedicando o golo ao colega lesionado, Francisco Chissumba. Classe com e sem a bola nos pés.

Notas dos jogadores do Alverca: Matheus Mendes (7); Naves (5), Sergi Gómez (5), Bastien Meupiyou (6); Nabil Touaizi (5), Rhaldney (6), Lincoln (6), Isaac James (5); Figueiredo (6), Sandro Lima (5), Chiquinho (8). Marezi (6), Vasco Moreira (-), Cédric Nouozzi (-), Zakaria Kassary (-), Davy Gui (-).

Figura do Casa Pia: Jérémy Livolant (7)
Tal como Larrazabal, é difícil encontrar uma má exibição de Livolant, que assistiu o golo de João Marques. Na 1.ª parte ficou com queixas após ficar com a perna esquerda presa num carrinho, mas lutou contra as dores e continuou em campo para dar consistência ofensiva à equipa e mostrar o porquê de ser um jogador indispensável para esta.

Notas dos jogadores do Casa Pia: Patrick Sequeira (4); João Goulart (5), David Sousa (5), Khaly (4); Gaizka Larrazabal (7), Seba Pérez (6), Rafael Brito (5), Pedro Rosas (4); Jérémy Livolant (7), Cassiano (4), João Marques (6). Clau Mendes (5), Dailon Livramento (5), Iyad Mohamed (5), Lawrence Ofori (5) e André Geraldes (-).

Reações dos treinadores

Álvar Pacheco lamenta à Sport TV a falta de eficácia do Casa Pia, após uma primeira parte dominante.

Aproveitámos muito bem o vento na 1ª parte e criámos muitas oportunidades de golo, se estivéssemos a ganhar por 3-0 ou 4-0 ao intervalo era o mais justo. Na 2.ª parte, sabíamos que tínhamos de lidar com o vento, cometemos alguns erros que foram fatais, mas também criámos algumas oportunidades de golo, o guarda-redes do Alverca faz algumas intervenções de golo. O que fez a diferença foi a eficácia. Agora temos de nos focar no nosso objetivo.

Já Custódio Castro não quer respirar de alívio, apesar de a equipa ter praticamente a manutenção assegurada.

Na 1.ª parte tivemos mais bola, mas não criámos grandes oportunidades. O Casa Pia podia ter feito o 2-0 num livre que foi ao poste. Na 2.ª parte podíamos ter mais um ou dois golos. Os jogadores das duas equipas sofreram muito em campo, é muito difícil jogar nestas condições. A vitória sorriu-nos, conseguimos o objetivo de chegar aos 35 pontos. Não vamos respirar de alívio, o nosso propósito sempre foi a manutenção, chegámos aos 35 pontos, mas não há alívio. O meu pensamento já vai para tentar vencer o jogo com o Nacional.