Treinador do Brest ataca UEFA: «Tentam eliminar clubes como o nosso»
O Brest está a ser a melhor equipa francesa na Liga dos Campeões, ocupando o 7.º lugar da classificação na sua estreia na prova milionária. Mas o seu treinador não está satisfeito com o facto de a UEFA impedir a equipa de jogar em casa, no Stade Francis-Le Blé.
Em conferência de imprensa, Éric Roy abordou o desempenho europeu do Brest: «Vamos fazer os oito jogos da fase de grupos fora de casa, o que torna a nossa caminhada ainda mais extraordinária. Temos consciência de que estas competições são apenas para os grandes clubes e que tentam eliminar os pequenos clubes como o nosso. A UEFA quer o dinheiro pelo dinheiro. Para os pequenos clubes como nós, tentam minimizar ao máximo a sua capacidade de atuação.»
A equipa tem feito os jogos caseiros na Liga dos Campeões no Stade de Roudourou, casa do Guingamp, atualmente na Ligue 2. E segundo o L’Équipe, o Brest paga 20 mil euros por jogo pelo aluguer do recinto.
El Brest debutará en la Champions League esta temporada. No podrá jugar en su estadio, sino que lo hará en el Stade Roudourou, del Guingamp. El estadio tiene capacidad para 18.000 habitantes y el pueblo apenas supera los 6.000. Real Madrid, Leverkusen y PSV lo visitarán. pic.twitter.com/keZtyTo8KD
— Andrés Onrubia Ramos (@AndiOnrubia) August 29, 2024
«O que me irrita é que estão a tentar eliminar todas as pessoas que gostam de futebol porque apreciam a incerteza do resultado, o facto de o pequeno poder vencer o grande», continuou a criticar Roy, «é por isso que o futebol continua a ser o desporto número um, porque é o desporto que gera mais incerteza. Em vez de tentarmos promover o que há de extraordinário no nosso desporto, onde todos podem sonhar, estamos a ir no sentido de eliminar tudo isso».
O último jogo do Brest no Stade de Roudourou será frente ao Real Madrid, na 8.ª jornada da fase de liga da Champions. Antes, a equipa jogará com o Shakhtar Donetsk, enquanto luta por um lugar no top-8 da classificação e pelo apuramento direto para os oitavos de final da prova.
Artigos Relacionados: