Tiroteio em campo de futebol no México faz onze mortos
Onze pessoas morreram e doze ficaram feridas na sequência de um tiroteio em massa num campo de futebol na cidade de Salamanca, no estado de Guanajuato, no México.
O ataque ocorreu no domingo quando um grupo de quatro homens armados começou a disparar contra pessoas que assistiam a um jogo de futebol e foi o presidente da câmara, César Prieto, quem confirmou a tragédia: «Há poucas horas, foi reportado um lamentável e cobarde ataque na comunidade de Loma de Flores, no qual onze pessoas perderam a vida», especificando que dez das vítimas morreram no local e uma outra já no hospital e que entre os doze feridos se encontram uma mulher e um menor.
O autarca contextualizou ainda o incidente, afirmando que este se soma a uma onda de violência que tem assolado o estado e, em particular, a cidade de Salamanca.
«Este acontecimento junta-se a uma onda de violência que, infelizmente, sofremos no estado e particularmente na cidade de Salamanca. No sábado tivemos cinco pessoas assassinadas na comunidade de Cuatro de Altamira, em San Vicente de Flores, e na semana passada houve também uma ameaça de um engenho explosivo numa instalação federal», relatou.
César Prieto disse ainda que há grupos criminosos «a tentar controlar as autoridades», mas garantiu que estes «não o conseguirão» fazer.
Por fim, o autarca assegurou que está em contacto com a Procuradoria e com a Secretaria de Segurança do Governo do México, que «estão a colaborar» para prestar todo o apoio às famílias das vítimas.