Flaco Lopez, jogador do Palmeiras
Flaco Lopez, jogador do Palmeiras

O Palmeiras deu um passo de gigante rumo às meias-finais da Taça do Brasil ao vencer o Santos por 3-0, em jogo da primeira mão dos quartos de final disputado esta quarta-feira no Nubank Parque, em São Paulo. Flaco López foi a grande figura da partida ao bisar, com Andreas Pereira a selar o resultado que deixa a equipa de Abel Ferreira numa posição extremamente confortável para a segunda mão. O jogo serbiu também de despedida para o jovem Allan, que foi vendido ao Manchester City por 40 milhões de euros. O Santos não levou Neymar - o jogo era num relvado sintético, algo que costuma evitar.

A primeira parte foi de domínio da equipa da casa, que desde cedo assumiu o controlo das operações ofensivas. Apesar da pressão inicial, a primeira grande oportunidade surgiu apenas aos 21 minutos, com Vitor Roque a obrigar o guarda-redes Gabriel Brazão a uma defesa difícil num remate de fora da área. O Santos respondeu pouco depois, aos 26 minutos, mas Igor Vinícius falhou o alvo.

O golo inaugural chegou aos 34 minutos, quando Flaco López, com um remate de longe, conseguiu bater Brazão. O Palmeiras não abrandou e, à beira do intervalo, aos 44 minutos, ampliou a vantagem. Após um remate de Marlon Freitas defendido pelo guardião do Santos, a bola sobrou para Andreas Pereira, que não desperdiçou e fez o 2-0.

Na segunda parte, o Palmeiras continuou a criar as melhores oportunidades e o terceiro golo acabaria por surgir aos 60 minutos. Giay cruzou com precisão para a área, onde Flaco López se elevou mais alto que Lucas Veríssimo e cabeceou para o fundo das redes, bisando na partida e fixando o resultado final.

Ausência de Neymar

Alexandre Mattos, executivo de futebol do Santos, explicou a ausência de Neymar do clássico contra o Palmeiras. Apesar de constar na lista de convocados do treinador Cuca, o astro brasileiro acabou fora da ficha de jogo e nem esteve no estádio . Mattos desvalorizou a situação, sublinhando que a decisão de poupar o jogador se deveu à gestão do calendário competitivo e a gestão estratégica.

«Após acordo com a equipa técnica e a direção de futebol, achámos melhor preservar, até porque temos um duelo contra o Corinthians na quarta-feira e precisamos de todos, foi questão de estratégia», afirmou ao Globoesporte. «O nosso calendário é muito insano. O Santos conseguiu, com competência, estar em três competições. É difícil até para os jovens de 18 anos. Neymar tem 34 anos, temos de preservar», explicou.

«Deixar claro que o Neymar está 1.000% disponível para o Santos sempre. Ele jogaria aqui na maior tranquilidade. Uma coisa é a pessoa gostar. A outra é a pessoa ser profissional e cumprir. Neymar está disponível, é um profissional, lidera o vestiário, ajuda muito o Santos».

Recorde-se que, apesar de o Santos ter incluído o nome de Neymar na convocatória, numa aparente tentativa de iludir o adversário, o jogador não viajou com a equipa. uma vez que não aprecia jogar em relvados sintéticos, sendo assim poupado para os próximos compromissos contra o Corinthians, no domingo, e para a segunda mão contra o Palmeiras.

Pedro Emanuel ganha vantagem

No outro jogo da madrugada, o Vasco da Gama de Pedro Emanuel conseguiu ganhar vantagem sobre o Vitória, ao triunfar em casa por 1-0, apesar de ter ficado reduzido a dez jogadores logo aos 15 minutos, por expulsão do médio Cauan Barros, que jogou a bola com a mão.

Num duelo equilibrado, Andrés Gómez fez o único golo do encontro aos 59'. A segunda mão, na Bahia, será jogada na próxima semana.

A iniciar sessão com Google...