Sinfonia austríaca ao ritmo de Gyokeres e Diomande
No país de Mozart, e de muito má memória para os leões, não houve uma sinfonia perfeita. Pelo contrário. O ritmo foi bem agitado logo nos primeiros minutos com um Sturm Graz, muito empolgado pelas bancadas vibrantes do Merkur Arena, a aparecer destemido e com vontade de agudizar a maldição do leão em terras austríacas. Num onze com muitas mudanças (Rúben Amorim fez cinco alterações em relação ao jogo com o Moreirense), a equipa leonina apenas conseguiu soltar-se à passagem da meia hora de jogo.
E para tal muito contribuiu o crescimento de Hjulmand, que começou a ganhar mais duelos no meio-campo, muito ativo a tentar servir, sobretudo Gyokeres que sofreu marcação cerrada. Na primeira parte, ainda assim, foi o leão que acabou por cima, com Paulinho a estar perto do golo em duas ocasiões, apesar dos ataques quase sempre prometedores do Sturm Graz. O relvado, em muito mau estado, não ajudou um espetáculo que foi marcado, nesta etapa inicial, pela entrega, garra e luta dos protagonistas.
Trincão, um dos mais apagados na etapa inicial, quase marca logo nos primeiros minutos da segunda parte, num golpe de cabeça, a cruzamento de Geny Catamo, mas o gigante Scherpen (tem mais de dois metros…) evitou males maiores. Mas o sinal estava dado. Mas para o lado do Sturm Graz. Que acordou com um golo de Boving, na recarga a excelente remate de Kiteishvili ao ferro da baliza de Adán. Estava feito o 1-0 e Rúben Amorim mexeu de pronto na equipa com as entradas de Nuno Santos e Pedro Gonçalves.
E nesse período o Sporting cresceu. Mas, curiosamente, até contra a corrente do jogo, foi também nessa altura que apareceu novamente o gigante Scherpen a evitar o pior com defesas incríveis a Paulinho. E foi resistindo, resistindo… até cair. Por um instrumento sueco que faz parecer toda a sinfonia perfeita. Falamos de Gyokeres que haveria de ser decisivo a finalizar um lance construído por Pedro Gonçalves a tirar com habilidade um adversário e a rematar para mais uma espantosa defesa de Scherpen. Só que desta vez… apareceu Gyokeres que levou tudo à frente e aproveitou a defesa incompleta do neerlandês.
E não estava tudo acabado. Os poucos minutos ainda serviram para fechar uma maldição. Diomande (enorme exibição!) a subir no terreno e após um livre de Pedro Gonçalves (quem mais..) ganhou a bola à entrada da área e atirou forte com o pé direito a trair Scherpen. Contas fechadas. Com o Sporting a fazer história. E a quebrar mais um enguiço. Desta vez na Áustria.
APITO FINAL! O Sporting dá a volta ao marcador e consegue a primeira vitória no reduto de equipas austríacas. Boving deu vantagem ao Sturm Graz, mas Gyokeres e Diomande deram a volta ao marcador (1-2).
84) MARCA O SPORTING! Diomande faz o 1-2. A defesa do Sturm Graz corta um livre para a entrada da área e o central domina, tira um adversário do caminho e atira para o golo, com a bola a sofrer ainda um desvio.
Ousmane Diomande! 🔥
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
O Sporting está na frente! ⚡#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/AdxOMhnQ3M
Números oficias: 13.517 espetadores
77) Morita, Fresneda e Edwards para os lugares de Hjulmand, Geny Catamo e Fresneda.
76) EMPATA O SPORTING! Gyokeres aproveita a recarga a uma defesa de Scherpen, após remate de Pedro Gonçalves. A bola ainda ressalta no corpo de um defesa, mas depois o avançado sueco encosta para o fundo da baliza.
Viktor Gyökeres⚡
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
Tudo empatado! #sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mUJCmS0XB5
66) INCRÍVEL! Dupla intervenção de Scherpen, sensacional, a negar o golo a Paulinho e Gonçalo Inácio!
62) Amorim lança Nuno Santos e Pedro Gonçalves para os lugares de Matheus Reis e Trincão.
58) Golo do Sturm Graz! Boving, na recarga a remate de Kiteishvili que vai ao poste, faz o primeiro!
Boving mete o Sturm Graz em vantagem! 🙄#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mElyJEDdlD
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
56) Kiteishvili, um dos melhores do Sturm Graz, começa a criar problemas a Matheus Reis no corredor.
48) Sporting quase marca! Trincão de cabeça permite enorme defesa a Scherpen.
46) Já rola a bola no Merkur Arena. O Sporting sai com a bola.
Jogadores regressam ao relvado. A segunda parte vai iniciar-se dentro de momentos.
45) Cartão amarelo, o primeiro do jogo, a Gazibegović, após derrube a Gyokeres.
41) Paulinho quase chega ao golo após cruzamento de Matheus Reis na esquerda. O português, de cabeça, atira por cima mas sai perto da barra da baliza defendida por Scherpen
Caminhamos para o final da primeira parte e nada se altera. Um jogo de alta intensidade, muitos duelos, mas ainda nenhum jogador conseguiu desbloquear a partida. O Sporting cresceu nos últimos minutos, com mais bola, depois de início de jogo ameaçador dos austríacos.
33) Jogo não se altera, apesar do Sporting passar a controlar melhor as ações do Sturm Graz. Gyokeres, com marcação cerrada, ainda não se conseguiu soltar e Hjulmand vai aparecendo nesta fase.
24) Rúben Amorim não está a gostar do que está a ver e mandou três jogadores para o aquecimento: Pedro Gonçalves, Neto e Ricardo Esgaio.
20) Sporting a sentir muitas dificuldades para entrar no último terço do terreno dos austríacos. Gyokeres ainda não encontrou espaço, Paulinho e Trincão ainda sem conseguirem desequilibrar pelos corredores.
11) Jogo começa com muitos duelos no centro do terreno, com forte intensidade, com os leões a conseguirem afastar a pressão inicial dos austríacos.
5) Kiteishvili responde, também de cabeça, para defesa apertada de Adán. Está vivo o jogo.
3) Primeiro sinal de perigo para Coates, num golpe de cabeça, após livre de Trincão.
Adeptos lançam fumos e tochas antes da bola começar a rolar. Apesar dos avisos...
Já se joga em Graz.
As equipas vão subir ao relvado dentro de momentos. Tudo preparado.
🎯⚽ #STUSCP pic.twitter.com/DdLudycx12
— Sporting CP (@SportingCP) September 21, 2023
Ambiente fantástico no Merkur Arena no apoio dos adeptos austríacos na saída da equipa para o balneário
Nota para a presença de muitos adeptos leoninos presentes em Graz, alguns deles muito especiais, como é o caso de Manuel Fernandes, uma das referências do emblema leonino, que também aproveitou para marcar presença na estreia europeia do leão esta temporada.
Aí estão os Leões 💪 #STUSCP pic.twitter.com/eC77QwNbFf
— Sporting CP (@SportingCP) September 21, 2023
As duas equipas já se encontram a cumprir os habituais exercícios de aquecimento. Noite amena em Graz, depois de uma timida e ameaça de chuva a meio da tarde. O relvado, para já, aparenta estar em boas condições.
Our line-up for #STUSCP! 📋 #sturmgraz #UEL pic.twitter.com/JFfidlulfT
— SK Sturm Graz (@SKSturm) September 21, 2023
Os Leões 👥 titulares no jogo de hoje! #STUSCP pic.twitter.com/N5bKIZ2YiI
— Sporting CP (@SportingCP) September 21, 2023
Nota para as muitas novidades no onze de Rúben Amorim. Cinco entradas: Geny Catamo, Daniel Bragança, Trincão, Matheus Reis e Paulinho para os lugares de Nuno Santos, Morita, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio.
Muitos adeptos na entrada do Merkur Arena. Está prevista casa cheia nesta noite europeia
ONZE DO SPORTING: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Daniel Bragança e Matheus Reis; Trincão, Paulinho e Gyökeres
Suplentes: Franco Israel, Diego Callai, Morita, Pote, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Essugo, Fresneda, Esgaio, Eduardo Quaresma e Rodrigo Ribeiro
ONZE DO STURM GRAZ: Kjell Scherpen, Jusuf Gazibegovic, Gregory Wüthrich, David Affengruber, Amadou Danté, Gorenc Stanković, Otari Kiteishvili, Alexander Prass, Stefan Hierländer, Willian Boving, Manprit Sarkaria
Suplentes: Luka Maric, Henry Obi, Max Johnston, David Schnegg, Dimitri Lavalée, Niklas Geyrhofer, Tomi Horvat, Samuel Stuckler, Mohammed Fuseini , Szymon Wlodarczyk, Leon Grgic, Bryan Teixeira
Já são conhecidos os onzes de Sporting e Sturm Graz
Já chegámos 🦁 #STUSCP pic.twitter.com/sA1LL4jN1W
— Sporting CP (@SportingCP) September 21, 2023
Artigos Relacionados: