Shakhtar vence Taça ucraniana... e trama SC Braga
O Shakhtar Donetsk vencer, esta quarta-feira, a Taça da Ucrânia, batendo o grande rival, o Dynamo Kiev na final (1-1, 6-5 g.p.). A alegria do emblema de Donetsk contrasta com a tristeza do Dynamo... e do SC Braga.
Isto porque, os bracarenses já não conseguirão garantir o apuramento direto para a fase de liga da UEFA Europa League na próxima época, caso terminem no quarto lugar, mesmo com a possibilidade de vagas adicionais através do Betis ou Chelsea, que disputam a final da UEFA Conference League.
A vitória do Shakhtar Donetsk na Taça foi determinante para este desfecho, ao assegurar o único lugar disponível para o país na competição - mesmo que seja apenas nas pré-eliminatórias.
Como o Shakhtar já não pode conquistar o campeonato ucraniano, a vaga europeia associada ao vencedor da Taça vai automaticamente para a formação de Donetsk.
Shakhtar won 🇺🇦 Cup and is set to participate in 🟠 UEL qualifiers.
— Football Meets Data (@fmeetsdata) May 14, 2025
This means that:
🇦🇹 Salzburg
🇵🇹 Braga
are 🚫 OUT of the race to enter UEL directly via UECL title-holder rebalancing!
Shakhtar 🇺🇦 will be first in line to enter 🟠 UEL directly if Dinamo Zagreb win 🇭🇷 league… pic.twitter.com/RN1mn9woCr
O Shakhtar fica, agora, à espera de saber se iá direto para a fase de liga da prova ou terá de passar pela qualificação. E tudo depende do ranking. Para os ucranianos conseguirem o apuramento direto, o Dínamo Zagreb terá de ganhar a liga croata ou o Slaven terá de conquistar a Taça da Croácia.
Certo é que o SC Braga não poderá ultrapassar o Shakhtar no coeficiente de acesso, ficando assim definitivamente afastado dessa hipótese.