SC Braga-Arouca: Daniel Sousa no centro das atenções
O embate entre SC Braga e Arouca, referente à 28.ª jornada da Liga, será indubitavelmente marcado pelo encontro entre Daniel Sousa, ainda no comando dos arouquenses, e o seu futuro clube.
Anunciado na quarta-feira, por António Salvador, como técnico dos minhotos a partir da próxima temporada, o atual timoneiro dos lobos de Arouca, muito criticado por Joel Pinho pela forma como negociou com os arsenalistas, visita a sua futura casa com o objetivo de vencer... ao clube para o qual se mudará no verão.
Numa partida que assinalará também a estreia de Rui Duarte no banco dos bracarenses, a formação da casa procura garantir os três pontos, de modo a pressionar o FC Porto, na luta pelo terceiro lugar. Caso o SC Braga vença, aliás, os dragões iniciarão o duelo ante o Vitória de Guimarães no quarto posto, a um ponto dos arsenalistas.
Já o Arouca, a cinco pontos do Moreirense, quer dar sequência ao triunfo contra o Farense, na última ronda, e aproximar-se do sexto lugar, ocupado pelos cónegos.
Histórico de confrontos
Apenas por uma vez na história o emblema da serra da Freita levou a melhor sobre os minhotos, e foi já há quase 10 anos, na época 2014/15. Ao todo, os dois clubes mediram forças 16 vezes, e a vitória sorriu em 11 ocasiões para os bracarenses.
Nos duelos na Pedreira, então, o domínio é ainda mais acentuado: 6 vitórias para os homens da casa e apenas 2 empates.
Refira-se que na primeira volta da presente edição do campeonato, a turma de Artur Jorge bateu os arouquenses por 1-0, com um golo de Álvaro Djaló.
SC BRAGA
Novo ciclo no clube minhoto, depois de terminada a ligação com Artur Jorge. No banco estará o estreante Rui Duarte, até agora técnico dos sub-23, que não deverá promover uma grande revolução no onze arsenalista, que goleou o Portimonense (5-3), na última segunda-feira.
Sistema tático: 4x4x2
Onze provável: Matheus; Víctor Gómez, Niakaté, Serdar, Joe Mendes; Roger Fernandes, Zalazar, João Moutinho, Bruma; Abel Ruiz, Banza.
Lesionados/em dúvida: Ricardo Horta, Paulo Oliveira, Adrián Marín, Cristian Borja
Figura: Banza. O ponta de lança franco-congolês é o maior artilheiro de sempre dos bracarenses numa só época na Liga, somando já 21 remates certeiros. Em Portimão, na jornada transata, fez um bis, e continua de pé quente...
Antevisão de Rui Duarte:
AROUCA
Em final de contrato, Daniel Sousa faz os últimos sete jogos da Liga antes de partir para Braga, com uma das melhores pontuações do Arouca em mente.
A equipa que regressou ao principal escalão do futebol português em 2021/22 já não poderá superar a assinalável marca dos 54 pontos obtidos na época passada, que valeram o quinto lugar, mas ocupa a confortável sétima posição, ainda com esperanças de ultrapassar o Moreirense.
Na 27.ª jornada, os arouquenses receberam e venceram o Farense (2-1).
Sistema tático: 4x2x3x1
Onze provável: Arruabarrena; Bogdan Milovanov, Javi Montero, Galovic, Weverson; David Simão, Pedro Santos; Jason, Morlaye Sylla, Cristo González; Rafa Mújica.
Castigados: Alfonso Trezza (acumulação de amarelos)
Impedimentos: Tiago Esgaio (emprestado pelo SC Braga)
Figura: Cristo González. Um tento decisivo coroou mais uma boa exibição do atacante dos lobos de Arouca. Numa jogada 100 por cento espanhola, combinou com Mújica para o 2-0 frente aos leões de Faro. Entre golos e assistências, são já 19 contribuições ofensivas do jogador de 26 anos, que militava no Sporting Gijón e conta com uma passagem pelo Real Madrid.
Antevisão de Daniel Sousa: