Salem Al-Dawsari é o Futebolista do Ano na Ásia
Salem Al-Dawsari, da Arábia Saudita, foi eleito o melhor futebolista da Ásia pelo segundo ano consecutivo, enquanto no setor feminino o prémio da Confederação Asiática de Futebol (AFC) foi atribuído a Hana Takahashi, do Japão. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu numa gala no Centro de Congressos de Riade.
Al-Dawsari, que contribuiu significativamente para a qualificação do seu país para o terceiro Campeonato do Mundo de futebol consecutivo, alcança o título de número 1 da Ásia pela terceira vez na sua carreira tendo recebido o primeiro reconhecimento em 2022. Desta vez, superou Akram Afif, do Catar, e Arif Ayman, da Malásia.
«Estou feliz e grato pelo prémio. Ganhá-lo pelo segundo ano consecutivo é algo especial, porque desta vez foi realmente fruto de um enorme esforço», continuou Salem Al-Dawsari.
Excellence has a name and it’s Salem Al-Dawsari 🥶💙
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) October 16, 2025
pic.twitter.com/pqqy2ZFI9c
«Conquistar títulos com a minha equipa é muito mais importante, mais valioso e mais emocionante do que ganhar prémios individuais. Este, no entanto, é especial, porque complementa também as conquistas da nossa equipa. Agradeço o apoio que recebi de todos, dos adeptos, dos meus colegas na seleção nacional e no meu clube. Este prémio é para eles», concluiu o jogador treinado por Simone Inzaghi.
A vitória de Al-Dawsari é a sétima para um futebolista da Arábia Saudita, depois de Said Al-Owairan ter sido o primeiro a ser eleito o número 1 da Ásia em 1994.
No setor feminino, Hana Takahashi, que joga como defesa, superou na votação Holly McNamara, da Austrália, e Wang Shuang, da China. Assim, tornou-se a sexta futebolista japonesa a ser distinguida desta forma. A melhor futebolista feminina da Ásia é eleita desde 1999 e a primeira vencedora do troféu foi a chinesa Sun Wen.
Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0