Rotação e pontaria a afinar: o plano de Farioli para o primeiro teste do FC Porto
Dez dias depois do regresso ao Olival e do arranque oficial da pré-temporada 2026/27, o FC Porto tem pela frente o primeiro adversário num jogo-treino particular, à porta fechada.
Esta tarde, depois de uma sessão matinal no CTFD Jorge Costa, os pupilos de Francesco Farioli medem forças com o Hibernian, clube que terminou a última edição do Premiership escocês no quinto posto.
A ideia do treinador passa por dar minutos a grande parte dos jogadores e testar praticamente todo o plantel que tem à disposição nesta altura, com tempo reduzido para cada atleta, sendo que, como se sabe, ainda se aguarda a chegada dos internacionais Diogo Costa, Stephen Eustáquio e Deniz Gul — os dois primeiros estão a gozar um período de férias e regressam à casa-mãe apenas depois do estágio a realizar em Inglaterra e o último volta a tempo da partida da comitiva portista para terras de Sua Majestade, na segunda-feira.
Os restantes sete dragões que estiveram ao serviço das respetivas seleções — Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Oskar Pietuszewski, Victor Froholdt, Zaidu, Pablo Rosario e Dominik Prpic — já se apresentaram ao serviço na última segunda-feira e também vão ser utilizados pelo italiano diante da formação escocesa, comandada por David Gray.
FINALIZADORES À PROVA
Nesta fase, face às ausências de Gul e de Samu — o espanhol prossegue a recuperação da grave lesão que sofreu em fevereiro e apenas deve voltar aos relvados com a época em andamento — restam apenas duas opções na frente atacante: o retornado André Silva e o jovem Eduardo Ferreira são as armas no inventório de Farioli para esta tarde e os dotes de finalização de ambos vão ser colocados à prova.
A eficácia é, de resto, um dos aspetos que o técnico quer aprimorar na época que se avizinha. Na reta final de 2025/26, sobretudo, o transalpino apontou várias vezes a falta de acerto em frente à baliza como motivo para a equipa não vencer: saltam à memória as igualdades com o Benfica, na Luz (2-2), e com o Nottingham Forest, no Dragão (1-1). Só Samu e William chegaram aos dois dígitos na lista de artilheiros.