Ríos no Benfica deixa clube da terceira divisão do Brasil a sorrir
A transferência de Richard Ríos do Palmeiras para o Benfica tornou-se uma verdadeira prenda para o modesto Guarani, da Serie C do campeonato brasileiro, que vai receber de acordo com parte dos direitos económicos e o mecanismo de solidariedade da FIFA.
O colombiano jogou no Guarani em 2022 e 2023, antes de se transferir para o Palmeiras, e o clube ficou detentor de 13.34% dos direitos económicos do jogador, de acordo com o Globoesporte, o que signfica que Guarani deverá receber 3.6 milhões de euros, somando a parte no mecanismo de solidariedade da FIFA (cerca de 0,3% de 5% da negociação).
Atualmente 12.º classificado da Serie C, o Guarani usará o dinheiro para pagar dívidas, refere a mesma publicação.
Se Ríos se torna na contratação mais cara do Benfica, é, ao mesmo tempo, a maior «transferência» do clube, ainda que evidentemente indireta.
Resgatado em 2022 sem custos ao Flamengo, que o tinha emprestado ao Mazatlan do México, foi vendido por pouco mais de um milhão de euros ao Palmeiras, depois de ter chamado a atenção de Abel Ferreira no Paulistão, em duas parcelas, e agora é valorizado em três vezes mais.
Ríos fez apenas 20 jogos pelo Guarani.