Arbeloa - Foto: IMAGO
Arbeloa - Foto: IMAGO

Real Madrid: Arbeloa comenta 'farpa' de Mourinho

Português falou recentemente em «treinadores sem história»

Álvaro Arbeloa, treinador do Real Madrid, foi confrontado com recentes palavras de José Mourinho, treinador do Benfica, que antes do jogo com a Juventus se mostrou «surpreendido» com treinadores sem experiência em clubes de topo.

Mourinho foi questionado sobre se tinha ficado surpreendido por Luciano Spalletti ter sido designado treinador da Juve, e respondeu isto: «A única surpresa para mim é quando um treinador sem história, sem trabalho feito, tem a possibilidade de treinar os maiores clubes do mundo. Quando o Milan contrata o Allegri, quando a Juve contrata o Luciano, quando a Roma contrata Gasperini, não é uma surpresa porque estamos a falar de treinadores com experiência. Quando acontece o contrário é sim uma surpresa.»

O português não disse nomes, mas o chapéu pode caber a muitos e Arbeloa foi direto: «Todos sabem o que o José Mourinho representa para mim. Se um treinador com a experiência dele fala, e especialmente ele, eu ouço e analiso.»

Confrontado com as críticas ao seu discurso e gestos, como o que teve junto às taças da Liga dos Campeões - estava a ser filmado e parou em frente à parede de Taças, o que gerou críticas, pois é um sítio onde passa muitas vezes, Arbeloa explicou. «Era a primeira vez que ia ao estádio como treinador e nunca tinha passado por ali. Quando vemos todas aquelas Taças dos Campeões, senti o peso da história e da responsabilidade do Real Madrid», explicou, acrescentando: «Quanto às críticas, estou muito tranquilo e focado no meu trabalho e em tirar o máximo dos jogadores.»

Mercado de transferências e o futuro de Vinícius

O treinador do Real Madrid alinhou-se com a direção do clube ao descartar contratações no mercado de janeiro, sublinhando a confiança no plantel atual e na formação: «Tenho um plantel com o qual estou muito contente. Se alguma vez precisarmos de algo, temos uma excelente formação.»

Quanto à renovação de Vinícius Júnior, o técnico demarcou-se: «Isso não me compete a mim, é um assunto entre o clube e o jogador. O meu trabalho é tirar o melhor dos jogadores. O meu desejo é que o Vinícius continue a fazer história no Real Madrid, claro.»

Elogios a Bellingham e Brahim

O treinador não poupou elogios a Jude Bellingham: «Nos jogos que fez comigo, demonstrou as suas capacidades como futebolista, a sua liderança e personalidade. O esforço que fez no outro dia foi maravilhoso. Ele reúne tudo o que um jogador do Real Madrid precisa. Estou encantado com ele, com a sua mentalidade e o seu esforço.»

Brahim Díaz, que esteve envolvido na polémica final da CAN entre Marrocos e o Senegal, ao falhar um penálti 'à Panenka', também mereceu palavras de apreço: «Estou muito feliz por tê-lo connosco. Já demonstrou aqui as suas capacidades. Pode dar-nos muito, tem uma grande maturidade e mentalidade. Está disposto a ajudar e estou muito contente», disse.