Portugal pode fazer o que nunca foi feito
Portugal corre atrás de um objetivo que só oito seleções conseguiram na história de qualificações para Campeonatos da Europa: terminar a fase de qualificação só com vitórias. Porém, todas elas acabaram por sofrer golos. Diogo Dalot falou na primeira conferência de imprensa e, confrontado com a possibilidade de terminar a fase de grupos só com vitórias e sem sofrer golos, o lateral atirou: «Será sempre um objetivo. De cada vez que terminamos um jogo sem sofrer golos ficamos satisfeitos, claro. Pequenos objetivos dentro de um grande objetivo.»
França foi a seleção que esteve mais perto de conseguir fazer uma qualificação só com vitórias e… sem sofrer golos. No apuramento para o Euro-2004, os franceses venceram todos os jogos e sofreram apenas dois golos, frente a Chipre e Israel. As outras seleções que conseguiram concluir a fase de apuramento só com triunfos foram França (Euro-1992), Rep. Checa (Euro-2000), França (Euro-2004), Alemanha e Espanha (Euro-2012), Inglaterra (Euro-2016), Bélgica e Itália (Euro-2020). Espanha de 2012 e Itália de 2020, acabaram por conquistar a competição, após uma qualificação imaculada.
Na atual qualificação, além de Portugal, também Escócia e França ainda não perderam pontos. Os escoceses têm 12-1 em golos e os franceses vão em 11-0. Só Portugal e a França podem fazer o que nunca uma seleção conseguiu: ganhar todos os jogos de qualificação para um Europeu e sem sofrer golos.