Plantel do FC Porto solidário com jovem Francisca Fonseca
Francesco Farioli, bem como os jogadores Cláudio Ramos e William Gomes, não ficaram indiferentes à história de vida da jovem Francisca Fonseca, autora do poema que emocionou o treinador quando visitou a oncologia da ala pediátrica do Hospital São João, no Porto, numa jornada de solidariedade.
Na altura, a menina leu um poema que deixou o técnico italiano e os futebolistas sensibilizados e essa mensagem chegou ao balneário do Olival. O plantel fez uma foto e foi feita mesma uma videochamada para Francisca Fonseca a convidá-la para visitar o Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa assim que a sua saúde o permitir.
«Tudo bem? Mostrámos o poema aos jogadores e tirámos uma fotografia que vai chegar a ti em breve. Estamos à tua espera para nos vires visitar. Assim que estiveres bem, estamos à tua espera. Estou muito feliz que tudo tenha corrido bem. Um grande abraço de todos nós», falou Farioli na videochamada, deixando Francisca emocionada e a limpar a lágrima do canto do olho enquanto dizia «obrigado, estou muito feliz».
O poema escrito por Filipa Fonseca
«Sou do FC Porto desde que nasci/Nas minhas veias corre o azul e branco/Na alma trago dragão dentro de mim/Ser deste clube é simplesmente assim
Quando entramos em campo/Algo em nós dispara/E a alma do clube sussurra em nós/Vamos a isto, nós somos um só
Com a bola nos pés/O hino no coração/Tornamos o jogo numa magia/E cada golo é motivo de alegria
O que o FCP nos ensina/É que mesmo nas maiores adversidades/Se a fé nos acompanha/Vencemos as nossas dificuldades.»
Aquando da visita, as palavras faltaram a Francesco Farioli: «Foi espetacular. Ficámos com uma cópia, e assim que voltarem todos [os jogadores] vamos ter a oportunidade de partilhar um poema fantástico da Francisca, que amanhã vai ter uma cirurgia, por isso desejamos-lhe uma boa recuperação e as suas palavras vão estar connosco a época toda.»