Luís Pinto durante a final - Foto: Miguel Nunes
Luís Pinto durante a final - Foto: Miguel Nunes

Para Luís Pinto, Leiria existe mesmo: das origens aos sucessos do treinador do Vitória

Das origens aos troféus, a carreira de treinador principal do técnico do Vitória de Guimarães está ligada à Cidade do Lis

«Vamos ver no sábado.» Foi esta a resposta de Luís Pinto quando, após derrotar o Sporting por 2-1 na meia-final da Taça da Liga, foi questionado sobre se Leiria era, para ele, uma cidade-talismã. Este sábado, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa voltou a ser palco de felicidade para o técnico do Vitória de Guimarães, que comandou os vimaranenses à conquista da primeira Allianz Cup da história do clube.

Foi na Cidade do Lis que o treinador de 36 anos assumiu o primeiro papel de treinador principal, sucedendo, em 2018, a Rui Amorim no comando da equipa principal da UD Leiria, conjunto do qual já havia sido treinador-adjunto nos dois anos anteriores.

Sete anos depois, na época 2024/2025, foi precisamente neste recinto que, ao comando do Tondela, Luís Pinto conquistou o primeiro troféu da carreira de treinador. À entrada para a última jornada da Liga Portugal 2, ainda nenhuma equipa havia garantido a subida de divisão. Os tondelenses, que haviam entrada na ronda derradeira da segunda divisão com 61 pontos, mais um que o Alverca e mais dois que o Vizela, cumpriram o seu papel, derrotaram a UD Leiria por 2-0 e garantiram não só o acesso ao primeiro escalão, mas também a conquista da Segunda Liga.

Luís Pinto rumou, no verão, à Cidade-Berço. Ao serviço do Vitória de Guimarães conseguiu, este sábado, pouco mais de sete meses depois de ter sido feliz no Tondela, o segundo troféu da carreira: os vimaranenses deram a volta ao dérbi frente ao SC Braga, venceram por 2-1 e ganharam a Taça da Liga, em jogo disputado, precisamente, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Foi em Leiria que começou a carreira de treinador principal, foi em Leiria que ganhou a Liga 2 e foi em Leiria que conquistou a Taça da Liga. «Leiria não existe» é uma piada conhecida por toda a internet: segundo a página Visite Leiria, tornou-se viral após uma publicação em 2020 no Reddit, foi popularizada pelo videojogo Euro Truck Simulator 2, que, em 2021, omitiu a cidade do mapa ibérico e já foi, até, inspiração para uma canção. Para Luís Pinto não há dúvidas de que Leiria existe mesmo e provou-se este sábado que é mesmo cidade-talismã.