Stephen Curry e a mulher Ayesha na estreia do filme 'Goat'       Fotografia Imago
Stephen Curry e a mulher Ayesha na estreia do filme 'Goat' Fotografia Imago

Pagou €7,7 milhões para almoçar com Warren Buffett e a estrela dos Warriors Stephen Curry

Ainda não se sabe quem foi o vencedor do leilão que esteve em curso no site eBay até quinta-feira, mas este juntar-se-á a outros sete convidados escolhidos por si e também lá estará a mulher do quatro vezes campeão da NBA e o jogador que mais camisolas vende na Liga

Um licitante anónimo pagou 9 milhões de dólares (7,7 milhões de euros) por um almoço com o multimilionário investidor Warren Buffett, Stephen Curry, e a atriz e empresária mulher deste Ayesha Curry. O valor angariado vai reverter a favor de duas instituições de caridade às quais os três estão associados.

De acordo com um comunicado, Warren Buffett irá igualar o valor da licitação vencedora para cada uma das duas fundações beneficiadas, duplicando assim o donativo para as organizações Glide e Eat. Learn. Play e que totalizará o montante de 27 milhões (23,084 milhões).

O vencedor anónimo e sete convidados à sua escolha irão jantar com o lendário investidor de 95 anos, um dos homens mais ricos do mundo, mas mais conhecido pela sua filantropia, e o casal Curry em Omaha (Nebraska), no Oracle of Omaha, a 24 de junho. Onde fica a sede da Berkshire Hathaway, o conglomerado de Buffett.

«Estou entusiasmado com a resposta a este leilão e honrado por apoiar o importante trabalho que está a ser feito pela Glide e pela Eat. Learn. Play. Foundation», afirmou Buffett em comunicado emitido esta sexta-feira. Um dia após ter terminado o leilão que decorreu no site eBay ao longo da semana.

Warren Buffett Fotografia Imago

Em comunicado, o casal Curry expressou igualmente a sua gratidão: «Estamos esmagados de gratidão por esta oportunidade, que reflete a crença partilhada de que, quando diferentes gerações e instituições se unem com um propósito, podemos criar um impacto mais profundo e duradouro para as pessoas que mais precisam».

A Glide Foundation, sediada em São Francisco, presta serviços essenciais a pessoas carenciadas, sem-abrigo e a quem luta contra a toxicodependência. A ligação de Buffett a esta organização é antiga, tendo angariado cerca de 53,2 milhões (45.48 milhões) em 21 leilões entre 2000 e 2022. O seu apoio começou por influência da sua primeira esposa, Susan, que foi voluntária na instituição antes de falecer em 2004.

O último leilão realizou-se em 2022, quando um licitante anónimo pagou um valor recorde de 19 milhões (16,24 milhões). A licitação deste ano superou o recorde anterior de 4,6 milhões (3,9 milhões), pago em 2019 pelo empresário de criptomoedas Justin Sun.

Entre os vencedores de edições anteriores contam-se o gestor de fundos de cobertura David Einhorn e Ted Weschler, que, após o almoço com o bilionário, se tornou selecionador de ações para a Berkshire Hathaway, empresa de Buffett.

Por sua vez, a Eat. Learn. Play., fundada por Steph e Ayesha Curry, apoia crianças em Oakland, cidade californiana nos arredores de São Francisco onde antigamente jogavam os Warriors, através de diversas iniciativas. Entre elas, fornece refeições nutritivas, e procura melhorar a literacia infantil e promover estilos de vida ativos para as crianças.

O convite de Buffett ao casal Curry para se juntarem ao leilão solidário une os mundos da alta finança e do desporto de elite por uma causa maior. Enquanto o filantropo de 95 anos, cuja fortuna é estimada pela Forbes em 143,3 mil milhões (122,5 mil milhões), se aproxima do fim de uma carreira de seis décadas dedicada à caridade, a família Curry começa a solidificar o próprio legado de ajuda ao próximo.

A iniciar sessão com Google...