Os milhões que o Benfica garantiu ao qualificar-se para a fase de liga da Champions
O Benfica qualificou-se para a fase de Liga da UEFA Champions League e os cofres do clube agradeceram. Assim que Slavko Vincic apitou para o final da partida diante do Fenerbahçe, no Estádio da Luz, as águias encaixaram 18,620 milhões de euros, valor definido pela UEFA para cada clube participante na fase final da prova milionária.
Dessa verba, 17,87 milhões serão transferidos já a 19 de setembro pela UEFA. O Sporting, e todos os outros 34 participantes na fase de liga, recebem os mesmos 18,62 milhões.
Depois, pelo sucesso desportivo cada clube vai receber entre 275 mil euros e muitos milhões. Os 275 mil euros é o valor que corresponde ao último (36.º) lugar na fase de liga. Se algum clube perder todos os jogos e ficar em último, é apenas isso que recebe. Cada lugar acima vale mais 275 mil euros, até aos 9,9 milhões de euros para quem terminar a primeira fase no topo.
A esse valor pela classificação final há que juntar 2,1 milhões de euros por cada vitória na fase de liga e 700 mil euros por cada empate. E depois há vários bónus por classificação e por ir disputando cada eliminatória a seguir. Os oitavos de final valem 11 milhões de euros e os prémios vão subindo a cada ronda, até 18,5 milhões para quem se apurar para a final. Um clube que vença todos os jogos da fase de liga e seja campeão europeu receberia, de prémios desportivos, 92,2 milhões de euros.
Para além dos prémios desportivos e dos de participação, há também o pilar valor, que pretende representar o peso de cada clube no mercado dos direitos televisivos. No total, serão 853 milhões a distribuir pelos 36 clubes, divididos em 622,7 milhões pelos contratos televisivos na Europa (73 por cento do total) e 230,3 pelos fora da Europa (27), que têm uma distribuição diferente.
Os da Europa têm a ver com quanto cada país pagou pelos direitos televisivos, o que prejudica Portugal, e com o ranking da UEFA a cinco anos. Para os de fora da Europa é apenas usado o ranking a dez anos para a distribuição. O Benfica, como 12.º nesse ranking entre os 36 participantes, encaixa 8,65 milhões de euros (25 fatias do bolo, cada uma vale 346 mil euros). O Sporting, 19.º, 6,228 milhões de euros (18 fatias do bolo). Juntando aos outros valores já garantidos, o Benfica já passou a fasquia dos 27,5 milhões de euros. Tem mais 2,422 milhões que o Sporting.
Na época passada, o Benfica recebeu 71,4 milhões e o Sporting 49 milhões na UEFA Champions League. As águias chegaram aos oitavos de final da Champions, os leões caíram no play-off a seguir à fase de liga.