«Os assobios a Rafael Leão podem ser um incentivo extra»
O Milan perdeu os últimos três jogos nos quais Rafael Leão jogou, não marcando em qualquer um deles. A derrota mais recente em casa foi a mais dolorosa: 0-3 para a Udinese, num encontro em que o internacional português foi vaiado pelos adeptos no San Siro e até já foi apontado à saída do clube no verão
No entanto, Serginho acredita que há uma luz ao fundo do túnel. O antigo lateral, que ganhou tudo o que havia para ganhar no Milan, acredita que «na última temporada e meia, Leão nem sempre conseguiu expressar o seu grande potencial», disse à Gazzetta dello Sport, comentando também as vaias que o jogador foi alvo.
«O San Siro é um estádio exigente que já o aplaudiu muitas vezes no passado quando marcou e teve desempenhos importantes», recorda Serginho. «No futebol, tudo muda rapidamente. Talvez os assobios de sábado dirigidos a Leão sejam um incentivo extra para ele provar o seu valor no final desta época. Às vezes, basta um golo para reacender o amor. Por exemplo, se ele marcasse o golo decisivo para vencer a Juventus», atirou.
«Leão sacrificou-se»
Serginho também acredita que a má forma de Rafael Leão (dois golos nos últimos 12 jogos) está relacionada com o 3x5x2 imposto por Massimiliano Allegri. «É um sistema que confere solidez à equipa e valoriza muitos jogadores individualmente, mas não os avançados», defende o brasileiro.
«Leão e Pulisic são dois alas ofensivos e não têm as características necessárias para jogar de costas para a baliza: precisam de espaço para jogar em situações de um contra um, para centrar ou para rematar. Leão, em particular, é penalizado se não tiver a capacidade de correr pela esquerda. Ele sacrificou-se para ser avançado-centro e, em alguns jogos, teve um bom desempenho e marcou, mas não é a sua posição natural», acrescentou Serginho.
Nas últimas seis jornadas da Serie A, o Milan quer garantir a qualificação para a Champions League, o principal objetivo traçado pelo clube para esta época, após o desapontante 8.º lugar na época passada. O jogo com a Juventus, na 34.ª jornada é a partida de maior gabarito para os rossoneri até ao final da temporada.