Novo formato a caminho na Ligue 1?
O futebol francês pode passar por uma revolução nos próximos meses se as diversas propostas apresentadas por Philippe Diallo, presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), forem aprovadas. Em cima da mesa estará uma mudança do formato da Ligue 1, dado o grande domínio do PSG.
A informação é adiantada pelo L’Équipe, que acrescenta que poderá ser criada uma sociedade de clubes. A liga profissional desapareceria e a FFF iria ter poderes reforçados.
A ideia passaria por ter uma fase regular e, depois, os primeiros quatro iriam jogar meias-finais e final para decidir o campeão. Nas últimas temporadas, o PSG, que conta atualmente com Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, tem dominado e de que maneira o futebol francês: venceu 11 dos últimos 13 títulos.
As exceções foram o Lille, orientado por Christophe Galtier, em 2020/2021, que acabou a Ligue 1 com 83 pontos, mais um que o PSG, e, antes, em 2016/2017, o Mónaco — fez 95 pontos e superou o PSG, que ficou com 87. Nessa equipa comandada por Leonardo Jardim estavam jogadores como Bernardo Silva, João Moutinho, Ivan Cavaleiro, Falcao e... Mbappé, na altura com 18 anos.
O L’Équipe adianta que a hipótese agrada a vários jogadores. Contudo, não é certo que o PSG veja o novo formato com bons olhos.